Autor Tópico: Quais foram as mais rápidas mudanças culturais?  (Lida 3674 vezes)

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
Re:Quais foram as mais rápidas mudanças culturais?
« Resposta #25 Online: 08 de Julho de 2012, 20:22:18 »
Na utilização da Internet há uma mudança no sentido de ser uma nova maneira das pessoas buscarem informações, divulgarem as mesmas e, principalmente, interagirem. Eu converso contigo sempre, mas nunca te vi na vida, meu caro.

E tudo isso ao mesmo tempo.

O mais impressionante foi a velocidade com que a mudança ocorreu. Um pivete de 10 anos de idade pensa da Internet o mesmo que eu pensava da Televisão. Que sempre existiu. Que não é possível um mundo funcional sem ela.

Eu não vejo televisão já tem um bom tempo.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 08 de Julho de 2012, 20:27:28 »
Eu vejo filmes e telejornais. Séries, de vez em quando. Mas cada vez mais, assisto menos TV.
A Internet também se tornou uma necessidade inerente ao trabalho, principalmente o de gestão. A maioria dos gerentes passam quase metade do dia respondendo mails.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 08 de Julho de 2012, 20:33:55 »
Acho que não vejo essencialmente nada de TV desde 2009. Antes já ia declinando mesmo mas dava uma assistida de vez em quando, hoje nem tenho uma por perto então é só rádio e PC, TV só eventualmente na casa dos outros mesmo.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #28 Online: 08 de Julho de 2012, 20:58:06 »
Nem jornal impresso eu leio mais. Eu tenho links para os maiores jornais do mundo todo no meu computador.

Só não tô lendo muito a folha de são paulo porque agora é pago. Mas provavelmente vou começar a pagar.

Para não dizer que eu não vejo nada de TV, todo dia eu almoço vendo a gostosa da Renata Love Fan em um restaurante.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 08 de Julho de 2012, 21:28:11 »
Os gráficos mostram mais ou menos o que falei. Lembre-se que a China possui uma política estatal do filho único. Se você desagregar as faixas etárias verá uma inclinação ainda mais acentuada entre 20 e 30 anos. Por outro lado, Existe uma inclinação menor entre adolescentes e mulheres com mais de 40 anos. Estou tentando puxar de memória da minha aula de demografia. As causas disso podem ser a Aids nos anos 80/90, a hiperinflação e a maior entrada no mercado de trabalho que adia a opção da mulher em engravidar. Lembre-se que tudo isso sem um movimento estatal de controle de natalidade.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 08 de Julho de 2012, 21:38:34 »
Os gráficos mostram mais ou menos o que falei. Lembre-se que a China possui uma política estatal do filho único. Se você desagregar as faixas etárias verá uma inclinação ainda mais acentuada entre 20 e 30 anos. Por outro lado, Existe uma inclinação menor entre adolescentes e mulheres com mais de 40 anos. Estou tentando puxar de memória da minha aula de demografia. As causas disso podem ser a Aids nos anos 80/90, a hiperinflação e a maior entrada no mercado de trabalho que adia a opção da mulher em engravidar. Lembre-se que tudo isso sem um movimento estatal de controle de natalidade.

Mesmo porque quando houve a interferência estatal, ela foi um fracasso.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 08 de Julho de 2012, 22:05:37 »
Eu tenho a impressão que os gráficos mostram algo consideravelmente homogêneo tirando um ou outro "outlier" como Chile e Argentina, e acho que para dizer que o Brasil bateu algum recorde temos que pegar algum segmento seleto no tempo, pois parecem haver  outros países com a inclinação mais aguda na queda não tanto ao todo, onde estão todos bem aproximados, mas em segmentos onde o mesmo período no Brasil tinha um ângulo um pouco mais reto. Isso ou se focar não na velocidae da queda na natalidade, mas no número "final".

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #32 Online: 09 de Julho de 2012, 07:03:56 »
As geradas pelas navegações no séc. XV e XVI...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #33 Online: 12 de Julho de 2012, 02:40:56 »
os brasileiros conseguiram se tornar nos maiores desgraçados da internet, especalmente nos espaços interativos gratuitos.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #34 Online: 12 de Julho de 2012, 08:46:13 »
Os brasileiros se destacam em todos os aspectos ruins de comportamento na internet, maldita inclusão digital.

Esse tópico não deveria estar na área "Música, Arte e Cultura"?
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 12 de Julho de 2012, 13:30:17 »
Na utilização da Internet há uma mudança no sentido de ser uma nova maneira das pessoas buscarem informações, divulgarem as mesmas e, principalmente, interagirem. Eu converso contigo sempre, mas nunca te vi na vida, meu caro.

E tudo isso ao mesmo tempo.

O mais impressionante foi a velocidade com que a mudança ocorreu. Um pivete de 10 anos de idade pensa da Internet o mesmo que eu pensava da Televisão. Que sempre existiu. Que não é possível um mundo funcional sem ela.

Eu não vejo televisão já tem um bom tempo.

O "problema" de internet como mudança cultural, é que ao meu ver não foi uma "mudança" no sentido de guinada, de que as pessoas fariam algo diferente do que naturalmente fariam antes. É um pouco mais como uma ampliação ou aceleração de uma tendência que já existia, como redes de fast-food e obesidade, só que com um pouco mais de aspectos positivos, enquanto uma "mudança" seria um país que praticamente abandonasse os fast food e/ou reduzisse drasticamente seus índices de obesidade a partir de sucesso de sanduíches menos gordurosos, ou mais opções de salada, uma campanha de conscientização, ou algo assim.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 12 de Julho de 2012, 13:33:07 »
Esse tópico não deveria estar na área "Música, Arte e Cultura"?

Fiquei em dúvida sobre "laicismo, política e economia" e "história, filosofia e etc/o que quer que seja", porque a intenção não é tanto discutir sobre cultura (ou arte, etc) mas sobre mudanças comportamentais culturais, e se for o caso, políticas que as desengataram.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 12 de Julho de 2012, 21:12:43 »
O "problema" de internet como mudança cultural, é que ao meu ver não foi uma "mudança" no sentido de guinada, de que as pessoas fariam algo diferente do que naturalmente fariam antes. É um pouco mais como uma ampliação ou aceleração de uma tendência que já existia, como redes de fast-food e obesidade, só que com um pouco mais de aspectos positivos, enquanto uma "mudança" seria um país que praticamente abandonasse os fast food e/ou reduzisse drasticamente seus índices de obesidade a partir de sucesso de sanduíches menos gordurosos, ou mais opções de salada, uma campanha de conscientização, ou algo assim.
E quando foi que houve uma mudança drástica e em tão pouco tempo? Quando foi que repentinamente deixamos de fazer algo pra fazermos outra coisa, oposta? Mais, existem graus de mudança? Tipo, vc tem certeza do que essa sua pergunta tem resposta possível? :P 
Pela amplitude da Internet que alcança o mundo inteiro e vários aspectos do comportamento das pessoas, eu acho que é das mais rápidas que já ocorreram. Muito da nossa forma de interação e trabalho vem sendo transformada. As pessoas sempre compraram coisas, se relacionaram entre si, compartilharam conhecimento, trabalharam. Jamais deixamos de fazer isso e agora, cada vez mais, fazemos isso com completos desconhecidos, em casa, no meio da rua. Buck, vc consegue viver sem internet? Obviamente que consegue, mas já imaginou sua angústia e ansiedade?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 12 de Julho de 2012, 21:42:14 »
Eu não estou dizendo que é ruim, que não é uma mudança grande, apenas não é o tipo de mudança que eu tinha a intenção de abordar, por ser mais uma continuidade/aceleração do que já existia uma mudança em muitos aspectos.

O tipo de mudança que eu imaginava/pretnedia abordar não seriam coisas do tipo se inventassem uma internet um bilhão de vezes mais rápida possibilitando a todos que tinham internet mais lenta fazer muito mais coisa muito mais rapidamente na internet, e/ou combinasse isso a um barateamento de tecnologias 3d e kinetic, fazendo com que uns proto-holodecs praticamente substituíssem salas de bate-papo em texto ou fóruns como esse, mas se em algum lugar onde as pessoas tenham acesso universal à internet, a maior parte delas passasse muito menos tempo sentado em frente a um computador (ou manuseando um smart phone) do que em outros lugares (sem que isso também fosse por se tornarem miseráiveis, ou religiosos radicais de algum tipo).

Ou ainda, para tirar internet de vez e voltar a um dos exemplos originais, se, em um lugar onde antes costumavam haver muitos assassinatos por armas de fogo, estes praticamente acabassem, seja por desarmamento efetivo dos assassinos ou por uma "salto na evolução cultural" da região (sendo o último caso ainda mais interessante, não por poder se argumentar ser "preferível", mas apenas por parecer ser algo mais radical).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!