Mas sério: dificilmente um tópico deste conseguirá continuar por muito tempo sem descambar para subjetivismos ao vento. É algo bastante difícil avaliar algo objetivamente quando se gosta e, ainda mais difícil, quando não se gosta. Vamos a alguns exemplos, com a esperança de que possam avaliar objetivamente algumas coisas (do qual é necessário um mínimo de incursão pelo tema avaliado, do que mais problemas certamente surgirão - a já surgiram até aqui):
Se eu fosse elencar grandes cantoras (por enquanto), usando como categoria de análise itens como afinação, range de voz (espectro de timbres), potência de voz:
Whitney Houston
Celine Dion
Mariah Carey
Christina Aguilera
Percebam que não apresentei minhas preferências, já me adiantando que elas não se encontram nesta lista (posso mencioná-las mais tarde). Ou seja, gostaria de ver aqui a capacidade de discernimento entre o que se gosta e entre o que possui qualidades que transcendem meros subjetivismos. Ainda, abaixo, os comentários negativos são subjetivismos meus, o porquê de eu não gostar, e, os positivos, são relativamente consenso, mas naturalmente discutíveis:
Bandas que
não gosto, e que objetivamente guardam qualidades:
Pink Floyd
Deep Purple
E coisas parecidas...
Autores:
Machado de Assis (além de chato, muito chato, não tem nada a transmitir... mas é um grande estilista da língua, do que sua posição de f@dã@ estará pra sempre garantida - acho)
Clarice (chato - mas muito bem escritos, seus livros)
Sartre (bom escritor - não foi Nobel por acaso - e interessante, mas só até se conhecer, por exemplo, Hesse).
Só exemplos ao vento, naturalmente.
Filmes que não gosto:
Quase todos os do Tim Burton (qualidades artísticas indiscutíveis, ambientação peculiar e original... mas muuito artificial e indigesto, para mim. Exceção para "Peixe Grande")
Quase todos os preto e branco.
Quase todos os da Disney, exceto os da Pixar.
Em relação a bandas, fica muito difícil. A maioria absoluta é composta por músicos medíocres que chegam ao estrelato por motivos vários, mas praticamente todos além do talento musical para se tocar um instrumento e compor. Exceção absolutíssima: Dream Theater (professores de música de faculdades, além de instrumentistas virtuoses: Petrucci e Portnoy são referências, cada um em seu insrtrumento). E, mais uma vez, não é muito a minha praia.
Já outros não são virtuoses, mas me agradam muito mais (a subjetividade falando). (dica de algo muito simples e meigo... e muito mais musical que este mar de estrelinhas sem brilho:
http://www.youtube.com/watch?v=FlDGFrP4NgI)
Bem, continuemos...