O Hal foi a única coisa que me interessou ali.
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Ainda bem, ele na verdade, e os conflitos com Bowman, são o centro da historia. É uma historia sobre o futuro. O futuro da espécie, o futuro da inteligência, o futuro em si. As imagens do 'olho' de HAL olhando Bowman são memoráveis. Aliás, 'Alien' faz referência também ao mesmo assunto iniciado por 2001, se não percebeu
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(Supostamente o nome 'HAL' vem das letras precedentes a IBM, nunca encontrei uma prova disto, mas tudo indica que é um tipo de homenagem).
No livro (e fime) 2010 além da explicação dos motivos da psicose de HAL, há uma forma de inocentá-lo (coisa que o mesmo Bowman já tinha feito ao perceber que HAL quis no fim proteger a todos). Essa 'compreensão' do dilema ético de HAL é inédito não só nos filmes, senão na ciência-ficção. Isso é que é ciência-ficção e não robozinhos matando ETs. Stalney Kubrick pediu isso a Clarke, queria fazer 'O' filme de ciência-ficção.
Casualmente anos depois Starkovsky filmou outro clássico do gênero da ciência-ficção: Solaris. A crítica da época, influenciada pela guerra fria, a interpretaram como "a resposta russa a '2001'", nada mais imbecil para dizer, primeiro porque Tarkovsky era claramente contra os comunistas, e filmou na Suécia, depois exilando-se em Itália. Segundo porque o filme não tem relação com 2001, claro que Tarkovsky adorava ciência-ficção, mas ele se sentiu atraído pela idéia da incompreensão entre as raças, um assunto que NENHUM outro filme tem. Nenhum. E é uma coisa que Hollywood não entende, o que demonstra o fiasco total que foi a sua refilmagem, centrada no conflito psicológico, que fica artificial sem estes fatos.
A cena final de Solaris também é memorável, para quem não tem saco de ver o filme todo, pode ver esta parte:
http://www.youtube.com/v/5_0UPh5FELg