Autor Tópico: Curiosity em Marte  (Lida 10046 vezes)

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
Re:Curiosity em Marte
« Resposta #75 Online: 07 de Janeiro de 2013, 16:23:31 »
Acima de tudo, parece ser uma idéia carissima.
Hum...caríssimo é relativo...

"Imaginando que seja possível" poderiam "teoricamente" lotear marte, e recuperar o investimento...sei lá.
Talvez a curto prazo não seja viável...afinal...é mais fácil cuidar do nosso planeta do que tentar alguma coisa em Marte...mas a cada dia que passa, arrumar outro planeta para colonizar se torna "menos inviável", talvez um dia seja "interessantíssimo" (e apostaria nisso!)

Outra coisa...o maior problema que vejo sobre isso é a ausência de água na superfície de Marte...se houver água em reservatórios subterrâneos suficientes, enviar uma "alga transgênica" que se reproduza em massa, mas que possamos "matar" com certa facilidade após cumprirem seu trabalho, não custaria muito! Era só colocar na sacola do Curiosity e mandar pra lá....
O custo real seria "criar a tal alga mágica"....talvez as tecnologias facilitem e barateiem isso em breve....

Voltando a minha pergunta... economicamente a viabilidade depende de muitos aspectos e pode mudar (e vai) com o tempo...mas essa ideia seria tecnicamente viável?
:)

Offline alersson

• Nível 10
  • *
« Resposta #76 Online: 08 de Janeiro de 2013, 00:57:03 »
Bom....mudando a direção do debate...
Acreditam que seja possível aplicar um processo de geo-morfismo ao planeta marte, similar por exemplo ao sugerido no filme "Planeta Vermelho" - onde seriam enviadas para marte uma espécie alga capaz de processar material disponível em marte para produzir oxigênio e adequar sua atmosfera a presença humana??

Será  que é viável "ajustar a atmosfera de uma planeta inteiro" como marte para que possamos viver lá??
Ao menos teoricamente...essa ideia é palpável ou pura "viagem"??

mesmo que você derreta todo o CO2 da sua superfície para criar um efeito estufa, isso não seria uma solução definitiva, porque marte não possui gravidade suficiente e nem um campo magnético forte o suficiente para manter uma atmosfera densa igual a da terra,em poucos milênios , o vento solar iria varrer essa atmosfera extra.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #77 Online: 08 de Janeiro de 2013, 08:53:59 »
mesmo que você derreta todo o CO2 da sua superfície para criar um efeito estufa, isso não seria uma solução definitiva, porque marte não possui gravidade suficiente e nem um campo magnético forte o suficiente para manter uma atmosfera densa igual a da terra,em poucos milênios , o vento solar iria varrer essa atmosfera extra.
É...de fato...a ausência de um campo magnético parece praticamente inviabilizar a ideia.
E realmente, criar um campo magnético de proporções planetárias (ao menos por enquanto) me parece totalmente inviável... (Acho que a gravidade não seria um problema assim tão relevante, se houvesse um capo magnético suficiente para desviar o vento solar.)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #78 Online: 08 de Janeiro de 2013, 09:21:44 »
A única forma de viver em Marte é no subsolo, com atmosfera artificial.

Acho que seria mais viável tentar terraformar Vênus, que é geologicamente ativo e tem boa gravidade e campo magnético. Teria de descobrir uma forma de dispersar a atmosfera e fazer o planeta esfriar primeiro.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #79 Online: 08 de Janeiro de 2013, 09:34:06 »

Acho que seria mais viável tentar terraformar Vênus, que é geologicamente ativo e tem boa gravidade e campo magnético. Teria de descobrir uma forma de dispersar a atmosfera e fazer o planeta esfriar primeiro.
Viajando na ideia...fiquei pensando que o que me parece mais simples seria adaptar a LUA...afinal, poderia-se criar um campo magnético artificial, mas criar uma atmosfera lá já me parece muito complicado...mas é menor e mais próxima...
Mas não sei se num futuro "médio ~ longo" não se tornaria viável terraformar Marte mesmo...ele bem parecido com nossa terra em vários aspectos...criar uma atmosfera me parece "complicadíssimo" mas possível...criar um campo magnético não é totalmente inviável se houver alguma forma de energia que possamos produzir em abundância lá (nuclear? Fissão?).
Enfim....eu tenho uma impressão que num futuro imprevisível...isso acabará por tornar-se objetivo da humanidade, encontrar (ou "adaptar") outros lugares para a vida humana.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #80 Online: 08 de Janeiro de 2013, 10:04:40 »
Enfim....eu tenho uma impressão que num futuro imprevisível...isso acabará por tornar-se objetivo da humanidade, encontrar (ou "adaptar") outros lugares para a vida humana.

Tenho a mesma impressão.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #81 Online: 08 de Janeiro de 2013, 10:29:31 »

Dúvida sincera: Vênus geologicamente ativa, sério? E em lugar de "boa gravidade" eu diria "péssima gravidade". Esta é próxima da da superfície da Terra, isso quer dizer que, mesmo se sua atmosfera não fosse um caldo infernal de CO2 com nuvens de H2SO4, se você quisesse entrar em órbita de Vênus partindo de sua superfície, você teria que usar foguetes semelhantes aos que usamos na Terra, com múltiplos estágios e all that jazz.

Sou cético em relação a colonização do espaço, mas na minha opinião os melhores locais para se estabelecer uma colônia são os asteróides. Existem até aqueles que cruzam a órbita da Terra e de Marte, o que os torna bons pontos de partida para missões de exploração planetária tripulada.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #82 Online: 08 de Janeiro de 2013, 10:43:24 »

Dúvida sincera: Vênus geologicamente ativa, sério? E em lugar de "boa gravidade" eu diria "péssima gravidade". Esta é próxima da da superfície da Terra, isso quer dizer que, mesmo se sua atmosfera não fosse um caldo infernal de CO2 com nuvens de H2SO4, se você quisesse entrar em órbita de Vênus partindo de sua superfície, você teria que usar foguetes semelhantes aos que usamos na Terra, com múltiplos estágios e all that jazz.

Sou cético em relação a colonização do espaço, mas na minha opinião os melhores locais para se estabelecer uma colônia são os asteróides. Existem até aqueles que cruzam a órbita da Terra e de Marte, o que os torna bons pontos de partida para missões de exploração planetária tripulada.

Sei não...posso estar errado...mas acho que pensando em colônias...visando como um posto remoto para missões espaciais, a Lua é um candidato mais viável do que asteroides. Contudo, pode ser uma visão limitada das possibilidades...

Mas minhas intenções com essas questões refere-se a possibilidade de uma vida humana plena fora do nosso planeta...não uma colônia de cientistas. 
Sem dúvida inviável hoje...já é possível vislumbrar algumas maneiras de converter alguns lugares do sistema solar em locais habitáveis por humanos em condições "quase" normais...mesmo entendendo que todas as idéias ainda estão num campo mais filosófico do que científico ou prático.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #83 Online: 08 de Janeiro de 2013, 17:34:56 »
Posso estar enganado, até bisolhei na Wiki mas, no tempo do curso no On, aprendi que Vênus não tem campo magnético. Perdi boa parte do material de estudo. Alguém pode confirmar minha suspeita?  :?
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 08 de Janeiro de 2013, 21:43:00 »
Posso estar enganado, até bisolhei na Wiki mas, no tempo do curso no On, aprendi que Vênus não tem campo magnético. Perdi boa parte do material de estudo. Alguém pode confirmar minha suspeita?  :?

Até o momento não foi detectado nenhum campo magnético em Vênus, sugerindo que se ainda existe alguma atividade tectônica por lá, ela é reliquiar.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 08 de Janeiro de 2013, 21:46:19 »
[...]
Mas não sei se num futuro "médio ~ longo" não se tornaria viável terraformar Marte mesmo...ele bem parecido com nossa terra em vários aspectos...criar uma atmosfera me parece "complicadíssimo" mas possível...criar um campo magnético não é totalmente inviável se houver alguma forma de energia que possamos produzir em abundância lá (nuclear? Fissão?).
[...]

Eu não sei calcular nem a energia necessária e nem os meios tecnológicos para produzir uma magnetosfera em Marte, mas acho que é impraticável mesmo para um futuro distante.
Foto USGS

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #86 Online: 08 de Janeiro de 2013, 21:49:09 »
[...]
[...]

Eu não sei calcular nem a energia necessária e nem os meios tecnológicos para produzir uma magnetosfera em Marte, mas acho que é impraticável mesmo para um futuro distante.

Geo,

Você parece ser um dos caras mais capacitados para postar uma opinião sobre a possibilidade de "geomorfose" de outros corpos celestes para abrigar vida humana permanente.
Poderia expor seu ponto-de-vista a respeito?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 08 de Janeiro de 2013, 21:54:05 »
[...]
[...]

Geo,

Você parece ser um dos caras mais capacitados para postar uma opinião sobre a possibilidade de "geomorfose" de outros corpos celestes para abrigar vida humana permanente.
Poderia expor seu ponto-de-vista a respeito?

Sim. Depois eu escrevo a minha opinião.

Mas antes quero vasculhar o fórum porque algo semelhante já foi discutido.

Então "tenha paciência irmão".  :P
Foto USGS

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 09 de Janeiro de 2013, 09:39:26 »

Cientistas descobrem vulcões ativos em Vênus

Por Vanessa Daraya, de INFO Online• Terça-feira, 04 de dezembro de 2012 - 08h35

Divulgação/ESA

São Paulo – A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que Vênus pode ter vulcões ativos em sua superfície. Vários dados geológicos já apontavam que o planeta tinha vulcões, mas ainda não se sabia se eles estavam em plena atividade.

A descoberta foi feita com ajuda de dados sobre a atmosfera do planeta, principalmente sobre a concentração de dióxido de enxofre na atmosfera. Ela só foi possível graças à sonda Venus Express.

A sonda chegou ao planeta em 2006. Desde então, a Venus Express registrou grandes variações na quantidade desse gás. Isso seria explicado pelas erupções, apesar de elas não acontecerem em um volume constante.

Segundo um estudo liderado por Emmanuel Marcq, da Universidade de Versalhes-Saint Quentin, na França, praticamente todo o dióxido de enxofre presente na atmosfera da Terra vem das erupções vulcânicas. Por sua vez, a atmosfera de Vênus tem um volume mais de 1 milhão de vezes superior ao dióxido de enxofre da Terra.

Apesar do grande volume, boa parte da substância fica escondida no planeta. Isso acontece porque o dióxido de enxofre é destruído pela luz do Sol assim que passa por nuvens densas e chega ao topo da atmosfera. Consequentemente, todo o gás descoberto no local deve ser proveniente de erupções recentes.

A Venus Express também encontrou evidências geológicas da atividade vulcânica. A sonda descobriu rochas de formação de menos de um milhão de anos. Para os geólogos, além de ser uma formação geologicamente recente, ela sugere a influência da lava na superfície.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/cientistas-descobrem-vulcoes-ativos-em-venus-04122012-2.shl

O fato de Vênus possuir atividade vulcânica implica a existência de atividade tectônica?
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2013, 09:44:39 por Pregador »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #89 Online: 09 de Janeiro de 2013, 09:46:13 »
Sem querer-querendo, encontrei algo relacionado ao assunto...
Uma apostila do observatório nacional sobre o "campo magnético de outros planetas".

Segue o link: http://www.on.br/ead_2012/pdf/modulo4/campos_magneticos_outros.pdf

Essa apostila é de um "Curso de Magnetismo da Terra". Lí até aqui apenas o primeiro módulo e "gostei"...possui conteúdo mas não é profundo ao ponto de se tornar massante. (Tinha um lá de cosmologia também (uns 2 anos atrás)que não estou mais conseguindo localizar...se alguém ajudar fico grato!?!)

EDIT: Link do curso completo: http://www.on.br/ead_2012/site/

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #90 Online: 09 de Janeiro de 2013, 09:58:14 »
Opa! Pai Google deu um jeito...hehehe

Para quem interessar:
http://www.on.br/escola_inverno_astro_2011/download.html

Pergunta: Exite algum tópico para postar (condensar posts) com links para apostilas/cursos/apresentações científicas??
Caso negativo...é uma ótima idéia...não?

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #91 Online: 09 de Janeiro de 2013, 10:26:57 »
Exelente ideia amigão!  :ok:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 09 de Janeiro de 2013, 18:22:56 »
[...]
O fato de Vênus possuir atividade vulcânica implica a existência de atividade tectônica?

Vênus certamente não possui Tectônica de Placas, por diversos motivos e que inclui a ausência de oceanos. No entanto ele pode possuir alguma tectônica ligada à isostasia e ao próprio vulcanismo, sendo que este denota a existência de um manto análogo, e provavelmente muito menor, ao do tipo 'externo' terrestre.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 09 de Janeiro de 2013, 18:24:28 »
[...]
Pergunta: Exite algum tópico para postar (condensar posts) com links para apostilas/cursos/apresentações científicas??
Caso negativo...é uma ótima idéia...não?

Eu acho que não existe.

E, sim, é uma boa ideia desde que não quebre nenhum direito autoral.
Foto USGS

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #94 Online: 13 de Janeiro de 2013, 01:24:52 »
Só como UM exemplinho:

"E SIM, se encontrarmos vida em Marte, teríamos um indício "importante" de que ela está por toda a parte."

Deve ter muito crente que dirá que isso é uma bela afirmação. Opinarão, talvez, a mesma coisa junto contigo. Eu não vejo sentido nenhum nisso, sua quebra de encanto. E você só afirma! Mais nada!
Se não consegue enxergar que "1 + 1 = 2", como argumentar contigo?
P..!

Só agora noto que tenho sido muito rígido com você. Frequentemente termino por fazer isso... Eu deveria me tornar um pouquinho mais humano...

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #95 Online: 17 de Janeiro de 2013, 01:17:19 »
Só como UM exemplinho:

"E SIM, se encontrarmos vida em Marte, teríamos um indício "importante" de que ela está por toda a parte."

Deve ter muito crente que dirá que isso é uma bela afirmação. Opinarão, talvez, a mesma coisa junto contigo. Eu não vejo sentido nenhum nisso, sua quebra de encanto. E você só afirma! Mais nada!
Se não consegue enxergar que "1 + 1 = 2", como argumentar contigo?
P..!

Só agora noto que tenho sido muito rígido com você. Frequentemente termino por fazer isso... Eu deveria me tornar um pouquinho mais humano...

kkk Eu também te adoro!

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #96 Online: 17 de Janeiro de 2013, 12:23:56 »
A máquina geradora de resultados empíricos está de volta. Apertem os cintos.

Eu achei que era o gerador de lero-lero  :lol:
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2013, 12:27:51 por _Juca_ »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 17 de Janeiro de 2013, 16:55:47 »
Já ouviram falar desta empresa: Mars One, que quer iniciar a colonização de Marte em 2023?

Mars One procura candidatos para colonizar Marte

Author Escrito por: Lucas Rabello 

A Mars One, organização sem fins lucrativos que pretende iniciar a colonização de Marte em 2023, anunciou recentemente os requisitos básicos para o seu programa de seleção de astronautas, que terá início já no primeiro semestre de 2013.

Se você quiser ajudar no processo de colonização de Marte, deve possuir mais de 18 anos e não é necessário ter formação militar ou experiência em pilotagem de aeronaves. É importante que o candidato tenha uma boa saúde mental e física, e esteja disposto a dedicar oito anos para formação e aprendizagem antes de embarcar para sua nova casa em Marte.

Além disso, os candidatos precisam ter um profundo senso de propósito, vontade de construir e manter relacionamentos saudáveis, capacidade de auto-reflexão e confiança. Eles devem ser resistentes, adaptáveis, curiosos, criativos e inventivos. Embora qualquer experiência do mundo real possa um trunfo, todas as habilidades necessárias em Marte serão aprendidas durante o treinamento.

A princípio, somente alguns astronautas serão selecionados para o treinamento. Ao longo do tempo, cada vez mais serão levados, até que em um futuro não muito distante, já tenhamos verdadeiras cidades no planeta vermelho.

Antes dos primeiros chegarem em 2023, a Mars One já terá levado diversos robôs entre 2016 e 2021 com as cargas necessárias para se iniciar a colonização, entre elas as habitações dos astronautas.

Toda a missão será televisionada, inclusive quando os primeiros astronautas estiverem chegando em Marte.

Candidatos de todo os países poderão se inscrever, e o processo de seleção e o treinamento serão realizados em diversos idiomas. Contudo, é recomendável que se tenha um bom inglês.

E você, leitor, embarcaria nessa aventura de colonizar Marte? Lembre-se que é uma viagem sem volta! [Para maiores informações, acesse o site da MarsOne]

Site Mars One: http://mars-one.com/en/mars-one-news/press-releases/11-news/364-mars-one-issues-requirements-for-2013-astronaut-selection

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #98 Online: 17 de Janeiro de 2013, 17:33:00 »
Olha o trabalhão que a NASA teve para pousar a Curiosity, e eles me dizem que vão enviar robôs, com cargas para iniciar uma colonização, já em 2016? Duvidei.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #99 Online: 19 de Janeiro de 2013, 00:35:47 »

Curiosity encontra mais evidências de ação de água no passado da cratera Gale.

Na imagem podemos observar que o solo está repleto de pequenas esferas, estas esferas são concreções, chamadas informalmente de "Blueberries".

Concreções se formam pela ação da água que deposita sedimentos em espaços preexistentes em uma rocha matriz. Através de algum tipo de erosão, normalmente eólica em Marte, a rocha matriz é desgastada sobrando apenas as duras esférulas.

O robô Opportunity encontrou estas blueberries por toda a vasta planície de Meridiani Planum. Encontra-las na superfície da cratera Gale é mais um fortíssimo indício que os modelos sobre a cratera podem estar corretos e ela ter sido um lago (perene ou transítório) no passado geológico de Marte.

Mais em - http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/pia16706.html
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!