Por outro lado, embora concorde na maior parte com os comentário do forista 'Cientista'. O que haveria de extraordinário em se encontrar vida em qualquer outro lugar do sistema solar é o obvio...tiraríamos uma "pulga de traz da orelha" e teríamos a confirmação de algo que (ao menos para mim) parece obvio: Existem vida em muitos e muitos lugares no universo!
Se se comprovasse a existência de vida, em dois locais diferentes num espaço tão pequeno do universo quanto o nosso sistema solar....a conclusão óbvia é que existe vida por todo lado!!!
Seria realmente um grande impacto no meio científico, mais um tapa-na-cara dos religiosos de plantão, mais uma "rasteira no criador", mais verba para as pesquisas e exploração espacial, e por aí vai....
Para alguns seria comprovar o óbvio....mas "comprovado" é BEM melhor que "óbvio"!
O problema é que sou dogmático, sabe? Pergunte ao pessoal por aí. Não tenho essa "pulga atrás da orelha". Para mim, se existe vida, existe vida, já está confirmado. Associado e correlato ao sentimento de religião está esse de irmanação. É uma coisa tipo infantilóide-bairrista: "aqui é Terra, lá Marte". Como se, independentemente das condições físicas, "houvesse algo a mais envolvido". Isso é pensamento mágico. Acreditar mesmo que se houvesse outra Terra no universo, geologicamente equivalente, quimicamente equivalente, fisicamente em suma, evoluindo de forma equivalente, ainda restaria a questão "será que existe vida lá"? É o que sobra do epistemoilodismo, o coincidentismo questionado paranóico.
Para você, a diferença entre "haver vida por todo lado (do universo)" (de modo garantido) ou não está na questão de se existe em um ou dois lugares "próximos" confirmados? Um lugar só é pouco? Dois são suficientes?
De onde olho, seres com arsênio no lugar de fósforo encontrados aqui mesmo na Terra já seriam comparavelmente tão extraordinários quanto qualquer forma de vida extraterrestre encontrada.
Muito mais impacto teria, e a mim muito mais interesse e empolgação despertaria se descobrissem aqui mesmo, na Terra, por exemplo, que as reservas de cádmio, boro e hélio no Brasil são 1 milhão de vezes maiores. Não sendo nacionalmente ufano, que se descobrisse que o mundo todo está mais lotado de nióbio que se pensa. Em marte, se encontrassem coisas valiosas que temos relativamente pouco aqui, acho que gálio, índio, neodímio... em abundância e de alta extratibilidade, seria muito mais interessante e de impacto muito maior, até para mover investimentos e a expansão humana no universo. Vida só vai impactar a religiosidade humana e ser mais um nicho para biólogos, o que não é desprezável, é claro. Mas não tenho religiosidade; esse tipo de coisa não me impacta.
Talvez, o maior problema seja a crença enrustida, essa coisa grudenta. Descoberta de vida em outro bairro do "mundo do senhor" daria alívio para muitos se sentirem menos blasfemos, menos desgarrados, se sentirem mais confiantes para darem as costas ao deus predileto. Poderem dizer algo como: "puxa vida, não estou fazendo besteira!"
Me perdoe a sinceridade....mas sinto você muito radical nos seus pensamentos!
Tirou conclusões que considero precipitadas sobre meu comentário e expressou uma opinião que me parece muito restrita sobre a coisa toda.
Não há dúvidas que encontrar qualquer coisa que possa ser explorada em outro planeta, asteroide ou mesmo aqui na terra tem um impacto positivo e interessante...aliás, tenho certeza que este é um dos principais motivadores da exploração espacial atual.
Contudo...não é porque algo é mais interessante o resto seja inútil...
- Vida em um lugar é pouco e dois é bom? Não exatamente...mas (como já disse) se ele ocorre duas vezes num espaço tão pequeno, o que dizer de todo o espaço que o universo dispõe! Então, encontrar vida (qualquer tipo de vida) em qualquer lugar que não seja a própria Terra seria sim algo extraordinário, equivalente a provar que a Terra é redonda e que ela gira em torno do Sol, mesmo que para aqueles que provaram o resultado já era certo.
A vida parece precisar de condições muito especiais, mesmo que existam extremófilos em locais inacreditáveis, ainda assim esse lugar aparentemente inóspito onde eles vivem é MUITO mais propicio a vida que a maior parte dos lugares que conhecemos superficialmente no universo. Então, sim, existe a possibilidade de jamis encontrarmos vida em qualquer outro lugar que possamos chegar no universo...é uma possibilidade, até que se PROVE o contrário!
A vida extraterrestre não precisa ser nada além de vida, não precisa ser especial, extraordinária, muito diferente e nem nada do tipo...nem precisa estar mesmo viva...apenas comprovarmos que esteve viva um dia....as condições para a vida (toda a vida ) que conhecemos são muito restritas e muito especial, e existe por um período e daqui alguns milênios, mesmo aqui na Terra deixará de existir...e a Terra também será esterilizada. Não importa o pensamento singular das pessoas, encontrar vida fora do planeta seria um marco. Talvez não pareca útil....mas seria sim....
Os resultados seriam similares a encontrar um enorme depósito de minerais especiais em Marte: Mais recursos para exploração planetária, mais missões, mais resultados, mais desenvolvimento e a longo prazo, coisas como a "velocidade de dobra" e viagens interestelares podem tornar-se realidade....então você teria um suprimento virtualmente inesgotável de recursos para exploração e talvez, para colonização!
É preciso um passo de cada vez, é preciso manter a mente aberta, cada detalhe pode ter impactos positivos e negativos a longo prazo....o imediatismo, o excesso de objetividade para os resultados não é saudável para algo tão desconhecido como a exploração espacial.
Hoje eu posso dizer: "Acredito que existe vida lá fora!" Não posso dizer: "Sei que existe vida lá fora!"
Acredito que existem asteróides de ouro, mas não "sei" que há um asteróide de ouro!
Isso faz MUITA diferença...