Autor Tópico: As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia  (Lida 2684 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Online: 14 de Agosto de 2012, 15:24:09 »
Sempre que vejo notícias sobre essas empresas brigando por patentes, tenho a impressão de que esse sistema de patentes de tecnologia causa muitas confusões e deveria ser mudado. Essa notícia me fez ter certeza

Citar
Apple X Samsung: em duas semanas, disputa revela detalhes interessantes

Disputa de patentes chega à cortes dos EUA



Desde 30 de julho, quando houve a escolha do júri, dois gigantes da tecnologia, Apple e Samsung se encontram em um tribunal da Califórnia para a última fase e mais importante da tão falada disputa de patentes. Longa, a luta envolve empresas que produzem 50% dos smartphones em todo o mundo. O resultado pode custar centenas de milhões de dólares, ou até bilhões, ao perdedor, enquanto o vencedor leva para casa uma importante vantagem na guerra pelos mercados de smartphones e tablets.

Pelo que eles estão realmente brigando? Quem está processando quem?

Cópias?



A Apple foi quem processou primeiro, afirmando que os smartphones e tablets Android da Samsung da linha Galaxy copiam o design do iPhone e do iPad. As reivindicações da Apple são em grande parte sobre a aparência, o aspecto geral dos produtos, bem como alguns elementos da experiência do usuário como o 'tap-to-zoom', ou simplesmente toque para fazer o zoom. Eles dizem que depois que o iPhone saiu, a Samsung mudou drasticamente seus telefones para copiar o estilo do iPhone.

A Samsung respondeu às acusações processando a Apple por patentes mais técnicas, duas que são especificamente relativas à forma como os telefones utilizam o 3G, e outras três presentes em outros recursos como a de tocar música em segundo plano enquanto o usuário utiliza um app. Eles inclusivem argumentam que já haviam projetado um telefone tipo iPhone anos antes do lançamento da Apple e ainda afirmam que o smartphone da Apple é fortemente influenciado por designs da Sony.

O fato da Samsung ser uma grande fornecedora para a Apple - são eles que fazem as novas telas de retina para o novo iPad, por exemplo, acrescenta uma dose extra de ironia ao caso.

O que está em jogo?



Perder o caso pode custar milhões de dólares às empresas. Mesmo: a Apple exige mais de US$ 2,5 bilhões em danos, enquanto a Samsung estaria pedindo Us$ 10 por cada iPhone vendido, referente ao uso não licenciado de suas patentes 3G.

Mas tudo pode piorar: existe a possibilidade da venda dos produtos envolvidos - no caso, de quem perder - serem proibidos de serem vendidos nos Estados Unidos por infrigir as patentes alheias. Seria fácil de resolver essa questão se fosse possível fazer algumas mudança de interface, mas uma transformação mais profunda dos aparelhos acabariam por excluí-los do mercado. Ou seja, além de vendas, a empresa perdedora prejudica a sua marca.

O caso está previsto para durar mais de um mês, então não é preciso se preocupar já.

Em todo o mundo



O caso dos Estados Unidos é a primeira ação judicial proposta entre as duas empresas, com potencial de ser o mais significativo e o mais caro, mas tanto a Apple quanto a Samsung têm se ocupado de processar o rival em outros mercados desde o início de 2011. Casos semelhantes ao que ocorrer nos EUA estão acontencendo no Japão, Reino Unido, Coréia do Sul, Alemanha, França, Austrália, Holanda e Itália, com muitos deles ainda em curso. Até agora, os resultados têm sido um pouco para cada

Vitórias da Apple



Muitos dos casos ainda não tiveram conclusão, ainda assim, a Apple teve algumas vitórias temporárias. Eles conseguíram proibir vendas e importações de alguns produtos da Samsung nos Estados Unidos, Holanda e Alemanha, sendo que o tribunal alemão ordeou a proibição do Samsung Galaxy Tab 10.1 em toda a Europa.

Vitórias da Samsung



A Samsung conseguiu anular a proibição das vendas na Holanda e na Alemanha e já obteve vitórias no Reino Unido. O juiz britânico Colin Birss decidiu que a série Galaxy não é uma cópia do iPad e que era pouco provável que fosse confundir os consumidores. Ele também obrigou a Apple a publicar no seu site no Reino Unido e em jornais do país que não, a Samsung não havia copiado o iPad. Infelizmente para a Samsung, a razão de sua decisão foi de que os tablets Galaxy não são tão 'cool' como o iPad.

Apple na batalha das patentes



A Samsung não é a primeira empresa a se envolver em uma disputa de mão dupla por patentes com a Apple. A empresa de Cupertino já brigou com as empresas 'amigas' da Samsung, HTC e Motorola, duas outras fabricantes de smartphones Android numa tentativa coordenada de barrar o frenético crescimento da plataforma Android, o arquival do iOs.

A Apple também já entrou em disputa com a finlandesa Nokia, que finalmente decidiu usar a sua enorme quantidade de patentes para tentar recuperar um pouco da vantagem perdida no mercado de smartphones desde que a Apple lançou seu iPhone e acabou com a supremacia da Nokia.

Kodak se junta à brincadeira



A briga por patentes não é exlcusividade das fabricantes de smartphones. A Kodak, uma das grandes prejudicadas pelo 'boom' dos celulares com câmeras decidiu entrar na brincandeira, processando não só a Apple, mas também a LG, RIM (BlackBerry) e, é claro, a Samsung. Com Samsung e LG já foram feitos acordos, mas não resolveu o problema da Kodak, que em janeiro deste ano pediu concordata. Os processos ainda estão em curso.

Basicamente, todo mundo está processando todo mundo



Mas não, a brincadeira não para por aí. A situação chegou a um nível que praticamente todas as empresas do mercado de telefonia móvel está ou já esteve envolvido em uma disputa de patentes. A Microsoft também já mirou nas fabricantes de aparelhos Android e busca um acordo de licenciamento como já fizeram com HTC e Amazon no passado (em azul na imagem acima). Isso significa que a Microsoft efetivamente ganha algo com as vendas dos smartphones Android de algumas companhias. A Nokia entrou com ações contra a RIM e HTC, assim como contra a fabricante de chips Qualcomm. A empresa de software Oracle processou o Google pelo código do Android e perdeu. A Sony e a LG também já brigaram entre si por patentes de smartphones, TVs e até do PlayStation 3 da Sony antes de acordarem um licenciamente cruzado.

O juiz da luta



Uma das características interessantes dessas disputas é que juízes diferentes tratam casos parecidos, mas de forma diferente. Nos Estados Unidos, a juíza Lucy Koh, que preside o caso Apple Vs Samsung na Califórnia - tem levado à sério os argumentos e tem sugerido que considera o caso da Apple forte.

Enquanto isso, em Chicago, o juiz Richard Posner (na foto), membro sênior e respeitado do poder judiciário de Chicago, jogou fora um caso em que a Apple e a Motorola (agora do Google) processavam um ao outro, descrevendo o sistema de patentes como um completo caos.

Em outros lugares, como a Austrália, Annabelle Bennett, chamou algumas das manobras legais de 'ridiculas', o que pode indicar que alguns juizes podem estar ficando fartos do assunto.

Trégua?

Mesmo com tantas disputas, nenhuma das gigantes parece disposta a recuar facilmente. Muitas estão numa busca por novas carteiras de patentes de outras empresas, tal qual o Google, que adquiriu a Motorola e, sendo assim, suas patentes. Recentemente, entraram em disputa as patentes da Kodak, que vão à leião numa tentativa de salvar a empresa falida no dia 8 de agosto.

De qualquer modo, qualquer que seja resultado do litígio Apple Vs Samsung, é provável que terminem em acordos de licenciamento, sendo a batalha nos tribunais uma etapa importante para obter as melhores condições comerciais possíveis. Diante da natureza prolongada e generalizada das disputas envolvendo patentes, é fácil concordar com o juiz britânico Richard Posner de que o sistema de patentes em todo o mundo é um caos é clama por uma revisão dramática.

Primeiros dias



Semana 1: Em uma semana, o julgamento entre Apple e Samsung já deu o que falar. De início, a Apple mostrou rapidamente o F700 em um slide. Por isso a Samsung quis, mais uma vez, incluí-lo no processo: o principal advogado da Samsung, John Quinn, disse estar 'implorando para o tribunal'. A juíza negou. Então a empresa resolveu divulgar slides sobre o aparelho - e sobre o protótipo 'baseado' em produtos da Sony - para a mídia.

Os slides acompanhavam um texto curto, dizendo: 'A prova excluída teria estabelecido sem dúvida que a Samsung não copiou o design do iPhone'. A juíza ficou furiosa ao ver a Samsung driblando sua ordem: ameaçou sancionar a empresa e pediu uma reunião com John Quinn. O processo continuou, mas a Samsung pode ter perdido alguns pontos com a juíza ao fazer isso.

Desde antes do julgamento, a Samsung queria falar do F700, um celular com touchscreen e um botão que ela teria desenvolvido antes do iPhone ser anunciado. Nós já falamos sobre ele: visto pela primeira vez em fevereiro de 2007, ele foi chamado de 'iPhone da Samsung' devido às semelhanças.

Porém, há um prazo máximo para incluir provas no processo. Como a Samsung demorou demais, o F700 ficou de fora. Eles pediram diversas vezes para a juíza incluí-lo fora do prazo, mas ela negou. Leia mais.

2001: Uma Odisseia no Espaço



A Samsung está mesmo em dificuldades na disputa judicial com a Apple sobre patentes de tablet. Desta vez, a juíza Lucy Koh negou o pedido da Samsung em usar como prova parte do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço.

A Samsung queria usar este filme, além do programa de TV britânico The Tomorrow People, como provas de que o design do iPad existia antes do próprio iPad. Os vídeos mostram personagens usando tablets. Para a Samsung, isto serve de anterioridade, ou seja: uma prova pré-existente de que as patentes da Apple não seriam de fato originais. Leia mais.

Segunda Semana



Semana 2: A disputa entre Apple e Samsung pela patentes móveis completou duas semanas revelando detalhes do iPhone, da linha Galaxy e números interessantes das fabricantes...

Scott Forstall



Vice-presidente sênior da Apple, Scott Forstall foi ao tribunal da Califórnia para explicar alguns e-mails trocados com o falecido CEO da Apple, Steve Jobs, sobre o Samsung SGH-E910 com clickwheel, aquela rodinha que funciona como controle do iPod. Segundo documentos reunidos pela Samsung, a equipe que criou o iPhone teria se inspirado no celular da Samsung para evoluir no desenvolvimento do seu próprio smartphone. Em um e-mail de 2005, Steve comentava o celular Samsung SGH-E910 com clickwheel, e dizia: 'esta pode ser nossa resposta'. Na época, a Apple considerava criar um iPhone com clickwheel - como o iPod - mas não havia decidido como posicionar os botões. No seu depoimento, Forstall também deu detalhes de como a Apple se organizou para criar seu celular revolucionário. Leia mais.

O iPhone se tornou o padrão



A Samsung diz que não, não é não, não copio a Apple, mas documentos internos da própria empresa revela o quão preocupados estavam seus executivos com o novo e surpreendente rival. Em um dos documentos, alguém comentou: 'Todo esse tempo, nós concentramos toda nossa atenção na Nokia, e concentramos nossos esforços em coisas como Flip, Barra, Slider, mas quando nossa experiência de uso é comparada ao concorrente inesperado Apple iPhone, a diferença é verdadeiramente de Céu e Terra'. Leia mais.

Crise de design



Na segunda semana de julgamento, documentos revelam que o iPhone gerou uma 'crise de design' na Samsung, e executivos disseram que 'o iPhone se tornou o padrão'. Mas parece que eles levaram isso ao pé da letra: uma apresentação de 132 slides, feita pela Samsung, mostra como o Galaxy S se inspirou fortemente na experiência do iPhone.

O documento interno 'Instruções para Melhorias', de 2010, mostra em quais aspectos a Samsung acha que o iPhone é melhor, e sugere como implementar algo semelhante no Galaxy S. Leia mais.

Números reveladores



Com certeza, a melhor parte da disputa judicial Samsung X Apple são os dados confidenciais que as empresas precisam revelar. Desta vez, foram citados os números de vendas de cada smartphone e tablet, entre iPhones e Galaxies, ao longo dos anos. Dentre os destalhes, estão as informações de que, de fato, a Samsung vendeu pouquíssimos tablets nos Estados Unidos: 1,4 milhão de Galaxy Tabs desde 2010 contra 34 milhões de iPads. Leia mais.

http://tecnologia.br.msn.com/fotos/apple-x-samsung-em-duas-semanas-disputa-revela-detalhes-interessantes-1

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2012, 17:10:02 »
A Apple preocupada com design?

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Price

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Manjo das putarias
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2012, 00:26:36 »
Torço para que a Sansung não ganhe. Embora eles tenham melhor qualidade, não quero ver as minhas ações da AAPL caírem. :)
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2012, 16:01:19 »
Uma coisa que não entra na minha cabeça é como os hipsters conseguem defender um discurso "liberdade e divisão de riquezas para todos" e ao mesmo tempo, se postarem como fiéis fanboys da apple...

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Price

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Manjo das putarias
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2012, 16:06:48 »
A riqueza sai da classe dominante e é distribuida aos trabalhadores em forma de salário.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2012, 16:12:37 »
A riqueza sai da classe dominante e é distribuida aos trabalhadores em forma de salário.

Não é esse o discurso deles. Durante toda aquele super revolucionário "Occupy Wall Street", o discurso dos new hippies era homogêneo: As grandes corporações oprimem os pequenos e ficam com todo o lucro, enquanto os nãoseiquantosporcento ficam somente com migalhas e isso não é justo, além de como o governo, através das malditas corporações, manipula e força as pessoas à conformidade. Bando de conformistas...

Os caras com roupas da GAP, com aparelhos Iphone e Ipad bradavam isso aos quatro ventos e em um dos vídeos, um cara sacaneando eles, pediu pro hipster dividir o IPhone dele, no que o moleque imediatamente respondeu: "Não... esse é meu.".

Como sempre, socializar o dos outros.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Price

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Manjo das putarias
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2012, 16:37:56 »
Isso porque a socialização não tem, necessariamente, que envolver direitos de propriedade, mas isso é outra história.

Que se mantenham assim . É de gente que pensa desse modo que a economia gosta.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2012, 20:58:49 »
Se a Samsung quiser desaguar os aparelhos aqui no Brasil por 1/4 do preço, quem serei eu a reclamar... ::)

Citar
Samsung deve pagar US$ 1,05 bilhão a Apple por infringir patentes
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após três dias de deliberações, o júri formado para decidir o caso envolvendo patentes de Apple e Samsung nos EUA determinou que a empresa sul-coreana pague US$ 1,052 bilhões à rival por infração de patentes.

A decisão está ocorrendo durante a noite desta sexta (24) e não teve todos os seus pontos divulgados.

A Samsung foi determinada culpada por intencionalmente infringir cinco de sete patentes da Apple em questão, envolvendo smartphones, tablets e os seus sistemas operacionais.http://www1.folha.uol.com.br/tec/1142891-samsung-deve-pagar-us-105-bilhao-a-apple-por-infringir-patentes.shtml
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2012, 21:16:04 »
Hoje, no mundo corporativo deste porte, uma multa de litígio, mesmo de um ou mais bilhão, nem é grande coisa. A questão são as  restrições. São essas que estou esperando. Sem restrições, um bilhão é uma multa de trânsito.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2012, 23:32:00 »
E como a Samsung fabrica muita coisa para a Apple, metade do dinheiro acaba voltando.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2012, 14:17:45 »
Confirmando o que dissemos:                 :P


Citar
Afinal, US$ 1 bilhão é muito para a Samsung?

Pode parecer estranho para os fãs das duas empresas, que vibraram (no caso dos partidários da Apple) ou ficaram revoltados (no caso dos fãs da Samsung) com o resultado, mas Apple e Samsung são e continuarão sendo parceiras comerciais em muitos negócios, inclusive em alguns dos produtos que estiveram em disputa nos tribunais.

Para se ter uma ideia, cerca de 25% de um iPhone ou iPad é construído com peças fabricadas pela Samsung. Segundo informações do site Bloomberg, apenas no último trimestre a Apple pagou à Samsung pelo fornecimento de componentes o equivalente a US$ 3,8 bilhões.

“É como se a empresa pegasse um cupom de descontos do Groupon e agora fosse economizar parte do valor”, brinca Harry McCracken da Revista Time. Se em termos de valores, a multa não chega a pesar tanto assim no bolso da Samsung, os danos com relação à imagem parecem ser os mais significativos.



http://www.tecmundo.com.br/patente/28964-saiba-tudo-sobre-a-vitoria-da-apple-contra-a-samsung-nos-tribunais.htm
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Price

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Manjo das putarias
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2012, 12:20:31 »
As ações da AAPL subiram graciosamente. Já acumulam 15% de aumento desde quando eu as comprei. Viva a especulação!  :amira:
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2012, 14:04:36 »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2012, 14:07:29 »
Convincente, certo?
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #14 Online: 26 de Agosto de 2012, 14:10:45 »
Errado. Basta escolher os modelos.




"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #15 Online: 26 de Agosto de 2012, 14:17:31 »
Quem viu "Piratas do Vale do Silício" sabe que essa briga toda tem um fundo de hipocrisia e até mesmo de cinismo por parte de ambas as empresas.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #16 Online: 27 de Agosto de 2012, 20:26:23 »
Decisão sobre patentes acirra briga de gigantes do mercado de celulares

Para analistas, vitória da Apple provocará rearranjo na disputa por negócio bilionário

A vitória em primeira instância da Apple sobre a Samsung pela violação de patentes de smartphones nos Estados Unidos acirrou a disputa pela liderança no mercado de celulares e tablets.

A expectativa é de que a decisão tenha impacto não só para as empresas envolvidas como também nos planos de outras gigantes do mercado, como Google e Microsoft, que também podem ter seus negócios afetados.

Em meio à possibilidade de que, com o veredito, produtos comecem a ser retirados do mercado, analistas já preveem um rearranjo do duelo entre as principais empresas do setor.

'Um ajuste nos próximos dias é inevitável, uma vez que o prejuízo pode ser maior do que o esperado pelo mercado, e há várias incertezas nesse jogo, como a possibilidade de uma proibição às vendas da Samsung', afirma John Park, da consultoria Daishin Securities.

No final da semana passada, um tribunal da Califórnia considerou a Samsung culpada de ter violado inúmeras patentes da Apple, em especial aquelas relacionadas ao software e ao design dos produtos fabricados pela empresa fundada por Steve Jobs.

A fabricante sul-coreana informou que vair recorrer da sentença, pela qual teria de pagar US$ 1 bilhão (R$ 2 bilhões).

Google

Na prática, como muitos dos smartphones fabricados pela sul-coreana são equipados com o sistema operacional da Google, o Android, uma eventual proibição nas vendas poderia gerar um impacto sobre o faturamento da gigante de buscas.

Segundo dados da consultoria IDC (baseados em novos pedidos, e não em total de vendas), o Android respondeu por 68,1% do mercado global de smartphones entre abril e junho deste ano.

No mesmo período, o iOS, o sistema operacional da Apple, acumulou uma fatia de 16,9%, contra 5,4% do Windows Phone/Windows Mobile, da Microsoft.

Além disso, segundo analistas, a Apple, com quem a própria Google já trava outras disputas na esfera judicial, deverá usar a vitória sobre a Samsung como um precedente para tentar bloquear outros aparelhos que funcionam com a tecnologia Android e que violariam elementos de sua interface com o usuário, incluindo modelos não só da sul-coreana, como de outros fabricantes.

Ciente do possível impacto da decisão judicial no caso Apple-Samsumg, a Google informou, em comunicado, que espera que o processo não 'limite' o acesso dos consumidores aos aparelhos dotados do sistema operacional Android.

'A indústria de dispositivos móveis está avançando rapidamente e todos os players - incluindo os mais novos - aproveitam-se de ideias concebidas décadas atrás para criar novos produtos', diz o comunicado da Google.

'Nós trabalhamos com nossos parceiros para fornecer aos consumidores produtos inovadores e acessíveis, e não queremos que nada limite isso', acrescenta a empresa.

Microsoft

Especialistas avaliam que a decisão judicial também pode encorajar outros fabricantes de smartphones a instalar o sistema operacional da Microsoft, o Windows Phone.

A vitória da Apple foi comemorada pelo diretor de marketing da Divisão de Windows Phone da Microsoft, Bill Cox.

Dell, HTC, Samsumg, LG e ZTE já criaram aparelhos baseados na tecnologia da Microsoft, mas apenas a finlandesa Nokia concentrou seus esforços no Windows Phone.

Para os analistas, a partir de agora a Microsoft passa a ter um 'trunfo adicional' para convencer os fabricantes a adotarem a nova versão de seu sistema operacional.

'Acredito que a decisão forçará uma rearranjo nos produtos com tecnologia Android, uma vez que eles terão de ser readaptados para se conformar às patentes da Apple', disse Rob Enderle, analista da consultoria de tecnologia Enderle Group.

'O resultado da batalha jurídica também confere uma excelente oportunidade às novas plataformas da Microsoft - Windows 8 e Windows Phone 8 - porque estão mais imunes a qualquer processo movido pela Apple', acrescentou.

Apple X Android

A Apple indicou que buscará proibir a venda de 17 modelos de smartphones, como resultado da decisão judicial da semana passada.

A lista não inclui o principal smartphone vendido hoje pela Samsung, o Galaxy S3, mas abrange versões antigas do modelo.

A Apple também poderá usar o veredito para tentar suspender as vendas de outros modelos que, acredita, infrinjam suas patentes.

Durante o processo, a companhia fundada por Steve Jobs revelou que havia licenciado algumas de suas tecnologias para a Microsoft.

Seus advogados também mostraram imagens do Nokia Lumia - que funciona com o sistema operacional Windows Phone 7 - como um exemplo de um aparelho que não se assemelha aos seus.

A Apple também permanece envolvida em processos contra dois outros fabricantes de smartphones dotados de tecnologia Android, da Google: a Motorola - cuja divisão de dispositivos móveis foi comprada pela Google - e a taiwanesa HTC.

Impacto

Caso as patentes da Apple sejam mantidas na apelação, a Google pode recodificar o Android para garantir que não exista quebra de lei. Os fabricantes de aparelhos podem pagar à Apple por uma licença de uso.

Outra alternativa é, no fim, a Apple buscar um acordo com a Google para uso de patentes, apesar da promessa feita por Jobs de 'destruir o Android'.

No decorrer do caso com a Samsung, a Google também entrou com um processo contra a Apple acusando a empresa de sete quebras de patentes - uma delas envolvendo o Siri, sistema de busca ativados por voz do iPhone.

Se a Google vencer, pode restringir as vendas dos produtos da Apple baseados no iOS, pressionando possivelmente a rival a aceitar um acordo.

http://noticias.br.msn.com/mundo/story-bbc.aspx?cp-documentid=253471305

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #17 Online: 27 de Agosto de 2012, 21:52:17 »
Apple quer parar venda de oito produtos da Samsung nos EUA

Em documento entregue à Justiça dos Estados Unidos, empresa pede paralização das vendas do Galaxy S II e Galaxy Tab 10.1, além de outros produtos

A Apple buscará banir preliminarmente a venda nos Estados Unidos de oito produtos móveis da Samsung, de acordo com um arquivamento feito pela Apple na Justiça nesta segunda-feira. O pedido por uma liminar preliminar afeta telefones da Samsung Electronics incluindo o Galaxy S II e o Droid Charge.

A maior parte dos aparelhos da lista é de aparelhos mais antigos, isto é, ela não inclui os lançamentos mais recentes da empresa nos Estados Unidos, como o Galaxy S III. A lista completa dos aparelhos inclui quatro versões do Galaxy S II (inclusive a que suporta redes 4G), o Galaxy S Showcase, o Droid Charge e o Galaxy Prevail.

De acordo com a agência de notícias Bloomberg , a Apple também pretende tentar bloquear, na Justiça, as vendas do tablet Galaxy Tab 10.1 na versão 3G. O produto não estava na lista de produtos que fizeram parte do processo de patentes entre a Samsung e a Apple, vencido pela fabricante do iPad na última sexta-feira (24).

Em um documento entregue à corte de San José, a Apple afirmou que colocará o tablet na lista de produtos da Samsung que devem ser banidos nos Estados Unidos, por violar patentes da empresa. "Apesar de a versão 3G do Galaxy Tab 10.1 não estar incluido no veredito, ele não é diferente de outros produtos que o júri analisou e afirmou que infringiam patentes da apple e, por isso, deve ser coberto no processo contra a venda de produtos que infringem estas patentes."

http://tecnologia.ig.com.br/2012-08-27/apple-quer-parar-venda-de-oito-produtos-da-samsung-nos-eua.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #18 Online: 28 de Agosto de 2012, 17:01:32 »
No fundo, a Samsung venceu

Ao copiar o iPhone, a sul-coreana ultrapassou a Nokia e se consolidou como a maior fabricante de smartphones

Foi rápido. Uma vitória parcial da Apple no caso que move contra a Samsung era razoavelmente esperada. Que os jurados fossem demorar apenas três dias e que o placar fosse de goleada, muito pouca gente imaginava. O resultado não é final. A juíza pode decidir não seguir o voto dos jurados, mas é improvável. A Samsung provavelmente vai recorrer, mas isso demorará muitos meses. No ritmo em que as decisões são tomadas em empresas de tecnologia, este resultado basta. Mudanças acontecerão. Hora de perguntar: quem perde o quê?

A briga da Apple se dava em dois campos. No dos smartphones e no dos tablets. No dos tablets, não ganhou nada. Então, neste cenário, tudo continua como está. O impacto no mundo dos smartphones, porém, é gigantesco.

A briga da Apple tinha a sul-coreana Samsung como alvo primário e o Google, que faz o sistema Android, como secundário. Há uma vitória clara no primeiro caso, no segundo bem menos.

Vencer a Samsung não é pouco. Segundo a Gartner, a Samsung lidera a venda de celulares no mundo. Foram 86 milhões de unidades nos primeiros três meses deste ano, quase 21% do mercado. É de longe a maior fabricante de celulares Android. A Nokia, em segundo, tem 20% do mercado e a terceira, Apple, tem 7,9%. Em número dois dentre fabricantes que utilizam o sistema Google está a ZTE chinesa, que vendeu 17 milhões de aparelhos. É um quinto do tamanho da Samsung, meia Apple.

A Samsung copiou a Apple

Tem gente que não gosta de encarar o fato. Como em brigas políticas, as disputas de partidários de uma plataforma e outra, na internet, toma cores irracionais. Têm mais a ver com filosofia ou gosto pessoal do que com fatos frios. O iPhone foi uma ousadia. Não tinha teclado, quase todo o corpo do celular era tela, privilegiava a navegação pela web. Não quer dizer que ninguém tivesse pensado em fazer algo assim antes. Quem lançou e impôs este novo padrão, porém, foi a Apple.

Mas, a partir do momento em que há um novo padrão no mercado, quais os limites para os concorrentes? Esta era a pergunta que os jurados tinham à frente.

O iPhone é um pacote sofisticado. Ele tem um jeito de ser. Quando o usuário desliza o dedo até o fim de uma tela, a janela quica levemente informando que é o fim. Para ampliar uma imagem, é preciso antes tocá-la com polegar e indicador para, depois, afastar os dedos um do outro. Parece, e é, intuitivo. Mas o intuitivo não é simples. Alguém tem de imaginar cada detalhe desta relação com o aparelho. Testar, jogar ideias fora, testar novamente e aí botar à venda e torcer para que o impacto, entre consumidores, seja bom.

O Android original não tinha tela quicando ou zoom com dedos neste gesto. O resultado é uma experiência menos fluida, menos bem acabada. Sobre este Android cru, a Samsung colocou uma camada de interface que batizou Touchwhiz. Até os ícones lembram os do iPhone. Não é suficiente para enganar o consumidor, mas é um esforço milimétrico de cópia da experiência.

A mais nova versão do Android, Jelly Bean, é fluida e suave como o sistema num iPhone mas não tem nada a ver com o jeito da Apple. Uma experiência própria. Por isso mesmo, o Google correu para afirmar: foi a maneira como a Samsung implementou o Android que foi condenada, não o sistema.

Este é um ponto importante. Tecnologia demora para ser desenvolvida. O iPhone demorou entre um ano e dois para virar o padrão. Naqueles anos iniciais, a Samsung ganhou tempo copiando. Ganhou mercado. O Google teve tempo para aperfeiçoar o Android e dar a ele personalidade. Mas este é tempo perdido.

Correndo por fora, o mais recente Windows Phone não lembra nem de longe a experiência que Apple e Google oferecem. Tem lógica bem distinta, mas é também a seu jeito elegante. Daqui para a frente, tais diferenças serão provavelmente mais incentivadas.

Para a Samsung, porém, saiu barato. É o argumento de Nilay Patel, do site The Verge. Com o Android adaptado para parecer ainda mais o iPhone, ela passou a Nokia e virou o maior fabricante de smartphones do mundo. Lucrou dezenas de bilhões de dólares. Mesmo que o processo terminasse nesta fase, com uma indenização de US$ 1,049 bilhão, a conta saiu barata. No mundo real, as coisas funcionam assim.

http://oglobo.globo.com/economia/no-fundo-samsung-venceu-5918705

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #19 Online: 08 de Setembro de 2012, 22:43:00 »
Da série: trollando

Citar
Empresa registra suposto layout do iPhone 5 e promete processar a Apple

Baseando-se em supostos layouts do iPhone 5 vazados na Internet, uma empresa chinesa tomou uma atitude um tanto quanto curiosa: registrou uma patente do design do aparelho, lançou um modelo nos mesmos moldes e agora avisa que pretende processar a Apple caso ela lance um smartphone parecido com o seu.


Chineses podem processar a Apple no lançamento do iPhone 5

Os “fanfarrões” por trás disso são os membros da companhia GooPhone. Há alguns dias, ela colocou no mercado um telefone muito semelhante ao das supostas imagens vazadas do iPhone 5. O aparelho chinês tem sistema operacional Android e, uma das poucas mudanças em relação ao futuro iPhone é o desenho de uma abelha no lugar da maçã da empresa norte-americana, na parte traseira.

O pior não é a “cópia”, mas sim o fato de que, segundo o site Gizmodo China, a GooPhone registrou uma patente na China com este design e pretende utilizá-la para acionar a Apple na Justiça quando o iPhone 5 for lançado. O argumento dos chineses é simples: o telefone deles saiu primeiro, portanto, o layout pertence a deles.

O curioso é que a polêmica acontece poucos dias antes do lançamento do novo iPhone, que será lançado no próximo dia 12 de setembro, e é visto pela Apple como um produto com muito potencial no mercado da China –  conhecida por ser dominada pelas imitações do telefone da empresa norte-americana.

Confira um vídeo (em chinês) que mostra o design do celular da GooPhone:
<a href="http://www.youtube.com/v/AdfJCDdQuzE" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/AdfJCDdQuzE</a>

http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/09/empresa-registra-suposto-layout-do-iphone-5-e-promete-processar-apple.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Skorpios

  • Visitante
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #20 Online: 09 de Setembro de 2012, 08:23:23 »
É, nem precisa ir tão longe para ver coisas parecidas. Em Brusque tem uma das festas de outubro que acontecem aqui, chamada de Fenarreco "A festa nacional do marreco", baseada no prato típico do marreco recheado com repolho roxo.
A alguns anos uma empresa de Itajaí, ou Balneario Camboriu, não lembro, registrou a marca Fenarreco. Não sei como foi resolvido isso, mas a prefeitura de Brusque teve que rebolar para conseguir fazer a festa sem ter que pagar direitos.

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #21 Online: 09 de Setembro de 2012, 14:17:50 »
Eu não sei como conseguiram registrar uma patente disso, uma vez que já é uma cópia descarada do IPhone 4. Se conseguem pedir patente desse design, então o próprio sistema chinês de patentes é fanfarrão e deveria ser processado pela Apple. Isso não vai dar em nada, a não ser estas notícias.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #22 Online: 09 de Setembro de 2012, 14:44:21 »
Eu não sei como conseguiram registrar uma patente disso, uma vez que já é uma cópia descarada do IPhone 4. Se conseguem pedir patente desse design, então o próprio sistema chinês de patentes é fanfarrão e deveria ser processado pela Apple. Isso não vai dar em nada, a não ser estas notícias.

O sistema de patentes americano também não é lá essas coisas e permite aberrações deste tipo. Na verdade, todos eles. Nem os signatários da Convenção de Paris são lá muito éticos quanto a patentes alheias...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #23 Online: 09 de Setembro de 2012, 16:37:46 »
Eu não sei como conseguiram registrar uma patente disso, uma vez que já é uma cópia descarada do IPhone 4. Se conseguem pedir patente desse design, então o próprio sistema chinês de patentes é fanfarrão e deveria ser processado pela Apple. Isso não vai dar em nada, a não ser estas notícias.
O sistema de patentes americano também não é lá essas coisas e permite aberrações deste tipo. Na verdade, todos eles. Nem os signatários da Convenção de Paris são lá muito éticos quanto a patentes alheias...
Fato.
Além disso, fica esquisito acusar alguém de ter copiado algo sendo que esse alguém lançou primeiro o produto. Vide Tupolev Tu-144 x Concorde.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:As brigas de patentes entre as gigantes da tecnologia
« Resposta #24 Online: 09 de Setembro de 2012, 19:05:19 »
Eu não sei como conseguiram registrar uma patente disso, uma vez que já é uma cópia descarada do IPhone 4. Se conseguem pedir patente desse design, então o próprio sistema chinês de patentes é fanfarrão e deveria ser processado pela Apple. Isso não vai dar em nada, a não ser estas notícias.
O sistema de patentes americano também não é lá essas coisas e permite aberrações deste tipo. Na verdade, todos eles. Nem os signatários da Convenção de Paris são lá muito éticos quanto a patentes alheias...
Fato.
Além disso, fica esquisito acusar alguém de ter copiado algo sendo que esse alguém lançou primeiro o produto. Vide Tupolev Tu-144 x Concorde.

O Tupolev é uma cópia descarada do Concorde, baseado nos projetos roubados deste por espiões soviéticos e franceses, a mando daqueles.
Foto USGS

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!