Autor Tópico: Astronáutica - A "não" ida do homem para a Lua  (Lida 5962 vezes)

Offline Luiz Carlos

• Nível 10
  • *
Re:Astronáutica - A "não" ida do homem para a Lua
« Resposta #25 Online: 31 de Agosto de 2012, 14:55:06 »
Com o recente falecimento de Neil Armstrong, que foi o primeiro humano a pisar em um corpo planetário qua não a Terra, reapareceu a famosa teoria conspiratória de que a descida na Lua não passou de uma encenação preparada pelo EUA.

A despeito de existir farto material na Internet que contrapõe e "derruba" todos os argumentos conspiratórios, eu criei este tópico com o intuito de apresentar (e discutir se for o caso) quais são estes argumentos.

Eu vou começar citando um que não é da minha área de maior conhecimento: O 'silêncio' da URSS. Entendo que se a ida à Lua tivesse sido uma farsa e a URSS a descobrisse, ela alardearia isto para todo o mundo, pois não perderia a chance de mostrar ao planeta como o "capitalismo era um sistema mentiroso", visto que os anos 60 foram o auge da Guerra Fria.

Bem observado. Acrescentaria também o fato que uma "farsa" desse porte dependeria da colaboração de inúmeras pessoas envolvidas (técnicos, astronautas, etc.). É muito difícil controlar a língua de tanta gente e desconheço qualquer revelação bombástica que tenha partido de algum deles, todo o "material" produzido é de gente de fora.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #26 Online: 31 de Agosto de 2012, 15:46:33 »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #27 Online: 31 de Agosto de 2012, 15:56:09 »
Ou seja, foto de estúdio.
... :|

Dunning e Kruger atacam novamente!

Sobre o tópico: os teóricos de conspiração que defendem que a ida à Lua foi uma farsa superestimam tremendamente a qualidade dos efeitos especiais do cinema dos anos 60.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #28 Online: 31 de Agosto de 2012, 16:30:15 »
[conspiracionista]

Ah, é? E você sabia que os processadores da nave que "levou" os astronautas eram menos potentes que o processador do seu celular?! Desmonte ele aí e vai pra lua, espertalhão! Não consegue, né? Há!

[/conspiracionista]
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 31 de Agosto de 2012, 19:14:26 »
Hoje, 31 de agosto de 2012, dia do enterro de Armstrong é dia de "Lua Azul". Uma linda coincidência.
http://g1.globo.com/platb/observatoriog1/
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Kubrick

• Nível 10
  • *
  • "O hábito é o grande guia da vida humana"
« Resposta #30 Online: 02 de Setembro de 2012, 15:04:20 »
Aqui um site que responde várias questões levantadas pelos conspiracionistas
http://zeca.astronomos.com.br/afraudedafraude/afraudedafraude.htm

Chamo atenção para esse trecho:
----------------------------------------
Provas extras

Pêndulo Lunar

A gravidade lunar é 1/6 da gravidade terrestre. Isso faz com que os movimentos verticais de saltos e movimentos de pêndulo, que dependem diretamente da gravidade, se comportem diferente de movimentos semelhantes na Terra. Uma alegação dos que acreditam em fraude é que os filmes teriam sido descelerados e passados em câmera lenta para simular esta gravidade fraca. Se isso fosse verdade, se os filmes tivessem sido feitos na Terra e depois desacelerados, todos os movimentos ficariam lentos. Na verdade, na Lua, como eu disse acima, somente os movimentos que dependem da gravidade deveriam ser afetados. A seguir veremos um filme onde aparece uma fita pendurada na borda do módulo lunar e que balança como um pêndulo lentamente de acordo com a gravidade luanr. Depois o autor do estudo acelera o flme para simular este mesmo pêndulo como seria na gravidade terrestre. Isso realmente torna o movimento pendular igual ao na Terra, mas os demais movimentos dos astronautas ficam evidentemetne acelerados,o que indica que a velocidade correta do filme é a original, sob fraca gravidade lunar.

Vídeo do Pêndulo Lunar : http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kojsfbN8ulc#!
"Abra a porta HAL".Deixe o medo e o mistério da aventura invadir você.

Offline Tonto

• Nível 13
  • *
« Resposta #31 Online: 03 de Setembro de 2012, 16:57:29 »
Com o recente falecimento de Neil Armstrong, que foi o primeiro humano a pisar em um corpo planetário que não a Terra, reapareceu a famosa teoria conspiratória de que a descida na Lua não passou de uma encenação preparada pelo EUA.

A despeito de existir farto material na Internet que contrapõe e "derruba" todos os argumentos conspiratórios, eu criei este tópico com o intuito de apresentar (e discutir se for o caso) quais são estes argumentos.

Eu vou começar citando um que não é da minha área de maior conhecimento: O 'silêncio' da URSS. Entendo que se a ida à Lua tivesse sido uma farsa e a URSS a descobrisse, ela alardearia isto para todo o mundo, pois não perderia a chance de mostrar ao planeta como o "capitalismo era um sistema mentiroso", visto que os anos 60 foram o auge da Guerra Fria.
Conheço uma pessoa que não acredita(va)  e o argumento que uso (ei) para convece-la é exatamente o seu, Geotecton
"Se quiser realizar seus sonhos primeiro você terá que acordar"

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 03 de Setembro de 2012, 17:33:57 »
Conheço uma pessoa que não acredita(va)  e o argumento que uso (ei) para convece-la é exatamente o seu, Geotecton

E deu certo?

Porque eu já soube de gente que não acreditou porque "se a lua tá lá em cima, eles iam chegar de ponta cabeça nela, mas no filme aparece eles de "cabeça pra cima" então só pode ser mentira!" :|
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Tonto

• Nível 13
  • *
« Resposta #33 Online: 04 de Setembro de 2012, 09:41:47 »

E deu certo?

Porque eu já soube de gente que não acreditou porque "se a lua tá lá em cima, eles iam chegar de ponta cabeça nela, mas no filme aparece eles de "cabeça pra cima" então só pode ser mentira!" :|
Ele ainda não está plenamente convencido, argumenta por que não se seguiram outras, hoje temos muito mais tecnologia que há 50 anos
"Se quiser realizar seus sonhos primeiro você terá que acordar"

Offline ss

• Nível 05
  • *
  • Skeptical
« Resposta #34 Online: 05 de Setembro de 2012, 19:50:06 »
conspirazétis
Somos uma espécie de macaco!!!
Qual o problema nisso?

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #35 Online: 04 de Outubro de 2012, 12:28:15 »
Parece que nos últimos anos, com a Internet mais acessível as pessoas, mais delas parecem não acreditar na ida do homem à lua.  :stunned:

Antigamente eu debatia e conversava, mas na maioria das vezes era em vão. Depois de um tempo eu fiquei sem paciência e ignoro porque sempre acabo me estressando, e aí pra evitar um ad hominen da minha parte...

Ou então eu mando o link do que considero o melhor site em português que quebra "mastigadamente" todos os supostos furos que os conspiracionistas afirmam existir para provar que o homem não foi a lua:
http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html

Explicam tudo. A questão das sombras na lua; por que não há as estrelas no céu; linhas atrás de objetos; fotos com fundo idêntico; a presença da Terra no céu; a qualidade das fotos; por que a bandeira está trêmula se não há vento; resistência do filme fotográfico a temperaturas altas; as pegadas; e por aí vai.

Se mesmo depois de ler tudo a pessoa insistir no argumento conspiracionista... bem, que "Darwin" se encarregue dele... :caveira:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 04 de Outubro de 2012, 13:30:30 »
[...]
Ou então eu mando o link do que considero o melhor site em português que quebra "mastigadamente" todos os supostos furos que os conspiracionistas afirmam existir para provar que o homem não foi a lua:
http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html
[...]

E ainda assim falta o argumento geológico, representado pelas amostras de rochas coletadas na Lua e trazidas para cá.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 04 de Outubro de 2012, 13:33:55 »
E ainda assim falta o argumento geológico, representado pelas amostras de rochas coletadas na Lua e trazidas para cá.

:histeria:

Você acredita mesmo que eles trouxeram pedras da Lua? Você viu as rochas? Eles deixam você fazer análises nelas? Ou você tem que acreditar no que eles dizem ser as análises? Se eles mentiram sobre a ida à Lua, você acha que eles não se dariam ao trabalho de pintar umas pedrinhas de cinza e dizer que são da Lua? Mas ninguém pode encostar nem ver de perto, né? Conveniente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :histeria:

::)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #38 Online: 04 de Outubro de 2012, 13:58:57 »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 04 de Outubro de 2012, 14:07:44 »
Quando eu fui no cinema ver "A Vila", do Midnight, por algum motivo, em algumas cenas apareceu esse microfone usado nas gravações do filme :lol:

O filme já era mais ou menos, isso foi o balde de água fria para acabar com a imersão dele.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 05 de Outubro de 2012, 09:41:50 »
Tem certeza? Não é incomum de aparecer nos filmes, mas geralmente aparece refletido em alguma coisa, ou como uma sombra, e não são detectados com facilidade. Segundo o IMDb, só ocorre esse erro uma vez nesse filme, e de uma forma bem sutil.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 05 de Outubro de 2012, 15:34:56 »
Na verdade, muitos filmes aparecem com o boom mic no canto do quadro. Na hora de fazer a projeção, o projetador (hehe) coloca umas máscaras em cima e em baixo do quadro para cortar o mic. Como isso depende de competência do funcionário do cinema, às vezes ele escapa e acaba aparecendo.

Eu lembro que eu vi isso no Bruce Almighty, justamente na cena que estão o Jim Carrey e Deus no céu, então era tudo azul claro e branco e tinha um BAGULHO preto boiando em cima das cabeças dos caras hehehe
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 05 de Outubro de 2012, 16:50:01 »
Pois é, me parece ser esse o caso quando fui ao cinema ver A Vila. Era meio cômico aquele microfone felpudo do nada ali na cena.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #43 Online: 05 de Outubro de 2012, 17:06:56 »
Pois é, me parece ser esse o caso quando fui ao cinema ver A Vila. Era meio cômico aquele microfone felpudo do nada ali na cena.

Pior é o caboco de calça jeans andando de costas no meio de uma cena do Gladiador. :lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 05 de Outubro de 2012, 17:10:51 »
Romanos sempre foram conhecidos pelo conhecimento avançado em moda para a época. :lol:

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #45 Online: 05 de Outubro de 2012, 17:44:19 »
Curto mais os erros de continuidade, como aquele vidro do carro que o Wolverine quebra no acidente em X-Men e depois reaparece inteiro na cena seguinte
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 06 de Outubro de 2012, 12:25:21 »
Na verdade, muitos filmes aparecem com o boom mic no canto do quadro. Na hora de fazer a projeção, o projetador (hehe) coloca umas máscaras em cima e em baixo do quadro para cortar o mic. Como isso depende de competência do funcionário do cinema, às vezes ele escapa e acaba aparecendo.
Legal! Não sabia.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 06 de Outubro de 2012, 12:26:55 »

Pior é o caboco de calça jeans andando de costas no meio de uma cena do Gladiador. :lol:
E o que dizer do carro moderno que aparece dando uma banda em pleno western em Rio Bravo The Searchers?

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #48 Online: 06 de Outubro de 2012, 15:18:36 »
Argumento comum dos conspiracionistas é o "porque de não terem havido mais missões tribuladas à lua".

Pessoalmente, penso que mesmo uma civilização superavançada optaria por explorar o espaço por meio de máquinas, a exemplo do que fazemos hoje com nossas sondas e rovers.

O espaço sideral não é lugar para nenhum ser "planetário" que evoluiu durante bilhões de anos para viver em um ambiente específico - a fisiologia simplesmente não funciona e os agentes e as condições externos são extremamente ofensivos/maléficas ao organismo.

É muito mais fácil, prático e seguro para uma civilização tecnologicamente avançada usar máquinas exploratórias, quem sabe até mesmo corpos artificiais (semelhantes a avatares), a depender do nível tecnológico. Seria possível visitar um outro planeta, interagir e operar com o ambiente apenas vestindo uma roupa e entrando numa câmara de realidade virtual. Acredito ser esse o futuro da nossa exploração espacial e se alguma vez mantivermos contato com inteligências extraterrestres visitantes eles serão em primeiro lugar máquinas controladas a distância. Só excepcionalmente se recorreria à viagens tripuladas.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #49 Online: 06 de Outubro de 2012, 15:23:38 »
O espaço sideral não é lugar para nenhum ser "planetário" que evoluiu durante bilhões de anos para viver em um ambiente específico - a fisiologia simplesmente não funciona e os agentes e as condições externos são extremamente ofensivos/maléficas ao organismo.

Pois é. Tudo trabalha contrariamente, a começar pela gravidade.

É muito fácil fazer um filme de exploração espacial e colocar nele todas as características da Terra, atmosfera, gravidade, camada filtrante de radiação, ar respirável e tudo o mais. E é muita ingenuidade ver esses filmes como se essa fosse a realidade de um ambiente extraterrestre.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!