Acho que o que o Juca não concorda é que mesmo que existisse um método para mudar a orientação sexual isso não poderia ser denominado tratamento, pois esse nome carregaria implicitamente (ou subrepticiamente) "cura" e doença".
Não sei... ele parece incomodado com o fato de alguém se adaptar a sociedade, tal como ela é, majoritariamente, especialmente se para isso tenha que adotar uma postura politicamente incorreta e supostamente preconceituosa. Se é uma questão de nomenclatura, tudo bem, podemos chamar de qualquer outra coisa, não faz diferença em toda a minha linha de raciocínio. Nesse caso, eu estava defendendo a vontade individual acima de qualquer conceito coletivo de certo e errado.
Nesse caso a nomenclatura faz toda a diferença, como você mesmo afirmou em:
Mas Juca, não se usa mais a expressão "opção sexual", e sim "orientação sexual", justamente porque não é uma questão de preferência.
Ninguem sabe até hoje o que determina a orientação sexual, na medida que adotamos termos como tratamento e cura implicitamente fazemos um link entre homafetividade e doença.
A não ser que se proponha usar o termo tratamento com um sentido beeeeeem mais amplo.
Não costumo ser tão cri cri assim com a terminologia, mas ache que nesse caso faz diferença sim.
Acho que o que o Juca não concorda é que mesmo que existisse um método para mudar a orientação sexual isso não poderia ser denominado tratamento, pois esse nome carregaria implicitamente (ou subrepticiamente) "cura" e doença".
Poderíamos chamar de "calibração" ou "realinhamento" do instinto sexual com os órgãos sexuais. A pessoas receberia a opção de mudar o instinto para adequá-lo ao corpo ou mudar corpo para adequá-lo ao instinto. 
Nem todo homoafetivo deseja modificar o corpo, o que não faltam são variações, e a transexualidade não é a regra (mesmo quando permitida). De qualquer maneira gostei dos termos

Considerando que não se sabe a causa da homoafetividade, qualquer tipo de proposição de tratamento, e qualquer tratamento por si só, é mera estupidez.
Totalmente de acordo, mas o tópico já mudou da discussão sobre o tratamento de jovens gays na california para uma
masturbação mental discussão hipotética sobre a possibilidade de realinhamento sengundo o intinto sexual de cada um.