O instinto homicida
O que nos leva, afinal, ao mote que me levou a escrever esta coluna: o homo sapiens sapiens, apesar de se achar sabido, é uma espécie tão predatória que, tanto quanto eu tenha conhecimento, é a única capaz de matar seu semelhante por motivos banais ou até mesmo sem qualquer motivo além do prazer que sente com isto.
Falso. Estudos de estologia ja comprovaram que chimpanzés cometem atos de extrema crueldade e violência contra chimpanzés de outros grupos, um exemplo de "nós e os outros".
Reconheço que quando li o artigo eu também me questionei sobre essa afirmação. Além dos exemplos que você deu, eu mesmo também já fui testemunha de ver um gato brincando de joguete com uma pobre lagartixa antes de matá-la por simples prazer, porque não a comeu depois disso. Também já vi o cachorrinho do vizinho correndo e "brincando de matar" galinhas de outro vizinho do sítio de um primo. E deve haver mais exemplos.
Concordo que a natureza é violenta e nem toda essa violência é respaldada pela ética/instinto/necessidade.
Um livro que versa sobre a temática da agressividade na natureza (primatas) é "O Macho Demoníaco " , ainda não o li, só conheço a resenha, mas já está na minha lista de compras.
Sinopse - O Macho Demoníaco - As Origens da Agressividade Humana
A cada dia, percebe-se com assombro o crescimento da violência em nossa sociedade. Os jornais do mundo inteiro estampam diariamente cenas de crimes hediondos. Os hooligans transformam uma simples competição esportiva numa batalha de ódio e pancadaria. Conflitos cotidianos são resolvidos à bala e sangue, transformando em selvageria a vida nas cidades. Onde está a origem disso tudo? Existe na humanidade uma tendência natural para reações violentas? Em "O MACHO DEMONÍACO", lançamento da Objetiva, Richard Wrangham e Dale Peterson apresentam respostas surpreendentes a estas questões.
Partindo de um estudo sobre o comportamento social agressivo dos primatas, Wrangham e Peterson revelam muito sobre a própria condição humana. Após 27 anos de rigorosa pesquisa, eles observaram chimpanzés machos da África praticando estupros, ataques nas fronteiras de seus territórios, surras brutais e guerras contra grupos rivais. Com isso, concluíram que a violência dos chimpanzés precedeu e abriu o caminho para as guerras e o comportamento agressivo entre os homens. Ao estender a pesquisa aos bonobos, primatas que não apresentam tais comportamentos violentos, outra revelação instigante - são as fêmeas da espécie que asseguram a paz e as leis do grupamento.
O inglês Richard Wrangham é professor da Universidade de Harvard e dirige o Kibale Chimpanzee Project de Uganda, patrocinado pela National Geographic Society. Dale Peterson é pesquisador especializado em primatas e escritor de livros científicos.
O Macho Demoníaco - As Origens da Agressividade Humana
http://www.skoob.com.br/livro/22743-o-macho-demoniacoE aqui outro comentário:
http://www.vetmovel.com.br/mostra.php?id=56O Macho Demoníaco
21/05/2009 15:38:08
Livro retrata as origens biológicas da agressividade humana.
Assistimos diariamente nos noticiários ao crescimento assombroso da violência em nossa sociedade. Diante de tantas cenas trágicas, nos sentimos atormentados e inseguros, sem conseguir entender o que acontece ao redor de nós.
O que leva o ser humano a agressão? Haveria em nós uma tendência natural para reações violentas? Por que nos tornamos tão agressivos, a ponto de fuzilar crianças dentro de uma escola e de matar o próprio filho?
O livro O Macho Demoníaco, escrito por Richard Wrangham e Dale Peterson, propõe respostas surpreendentes sobre as origens da agressividade humana. Pesquisando sobre o comportamento agressivo dos primatas e desmistificando a imagem “pacata” dos chimpanzés da selva, o livro nos leva a concluir que o homem contemporâneo é um atordoado sobrevivente de uma longínqua tendência à agressão.
Wrangham e Peterson observaram, desde 1971, chimpanzés machos da África praticando estupros, ataques nas fronteiras de seus territórios, surras brutais, guerras contra grupos rivais, infanticídios entre gorilas, práticas violentas praticadas por machos. Cenas chocantes, como o cruel assassinato de uma chimpanzé e seu bebê recém-nascido, que entraram por engano em território inimigo...
Pela perspectiva proposta no livro, a violência dos chimpanzés precedeu o comportamento agressivo do homem. A agressividade humana seria portanto herança genética de nossos parentes mais próximos. Como se tivéssemos dentro de nós uma natureza sanguinária latente, irracional, instintiva.
Acompanhando as noticias sobre o caso da pequena Isabella, garota de 5 anos brutalmente assassinada em São Paulo, uma cena particularmente me chamou a atenção. Diante de uma multidão que se aglomerava em frente à delegacia, lá estava ele – Estopa - um cãozinho vira-lata que foi adotado e virou mascote da delegacia. Alheio a tudo aquilo, o cão parecia não se incomodar com o tumulto, tirava uma soneca tranquilamente, ao lado de policiais com coletes à prova de bala e feições apreensivas.
Uma cena singela, que reacende a esperança de um mundo menos cruel, mais justo, mais puro. Valeu Estopa!
.