Como o Fabrício já disse, houve MUITA melhora na mentalidade das pessoas também. Violência e maltrato a animais e pessoas eram muito mais comuns e aceitos há séculos atrás, não precisando ninguém ser "psicopata" para praticá-las ou apoiá-las. Eu discordo que a evolução se deu apenas nos meios e instituições de combate à violência.
Concordo que houve evolução.
Mas onde ocorreu essa evolução? Na essência do ser humano? Nos seus instintos básicos? Nas suas eternas e permanentes paixões e apelos emocionais?
Você enumerou bons exemplos da evolução do pensamento social, dos valores éticos de uma sociedade, de uma cultura como um todo.
Algumas mudanças na mentalidade média dos indivíduos ocorridas no Ocidente:
Você até tomou cuidado em falar em
Ocidente. De fato, hoje a consciência global, pelo menos no ocidente, é bem mais evoluída do que no passado. A isso se somam os avanços no campo dos instrumentos de prevenção e controle dos excessos sociais, tendo a polícia o seu maior exemplo.
Mas e a natureza interna, própria do indivíduo? Aquele fogo que está sempre prestes a explodir quando de uma vontade contrariada e todo aquele rol de sandices que eu já enumerei lá atrás?
O ser humano carrega esse instinto. Está intacto, está impregnado no DNA. Eras geológicas são necessárias para uma ínfima alteração nesses genes, seja para melhor, ou até quem sabe, para pior.
Mas estou caminhando muito bem para o novo ângulo que Gaúcho abriu:
para uma melhor abordagem do assunto há que se tomar uma ótica no sentido das estatísticas.
Sempre haverá um percentual de indivíduos que vão necessitar de controle mais rigoroso. E, felizmente, também sempre haverá um percentual de pessoas ditas "evoluídas" no campo moral e da ética.