Quanto a evolucao do sexo eu nao sei ou nao me lembro de nada que nao deva ter nesses livros do Dawkins, de forma que qualquer googladinha basica nao deve ser dificil encontrar mais (e mais certo) do que eu poderia tentar colocar. So me lembro vagamente de algo como que a heterogamia teria evoluido de isogamia por ser possivel haver uma especie de competicao onde essas "estrategias" acabam sendo um outro equilibrio. Mas isso e' so' uma das coisas que se pode entender por "sexo". Na verdade o termo foi inclusive "aparelho reprodutor", revendo agora.
Bem, mesmo ai ha uma porcao de modelos diferentes, nao so um (ou dois). Acho que ha algusn anos no blog pharyngula tinha algo especificamente sobre a evolucao da vagina. Uma explicacao mais abrangente e provavlemente pouco esclarecedora talvez fosse de que seriam geralmente exaptacoes/cooptacoes do sistema excretor, seja para excretar ou injetar gametas, ou mesmo a propria prole no caso dos viviparos e ovoviviparos. Acho que nos livros do Dawkins nao tinha sobre esse aspecto, mas pode ser que nao me lembre apenas. Acho interessante o aspecto do desenvolvimento, de como inclusive os orgaos masculino e feminino (ao menos em mamiferos euterios, mas nao deve ser muito diferente disso desde bem la atras) se desenvolvem a partir de um ponto de partida comum, em vez de serem coisas completamente distintas, por mais que possam parecer no fim do processo.
Talvez o Dawkins tenha colocado algo sobre isso tambem em algum livro, acho que foi dele que li a colocacao da curiosidade de que inclusive um homem pode herdar da mae o gene para o tamanho do penis, e isso nao quer dizer que va' ser mau dotado. Mas acho que talvez fosse um contexto apenas de genetica e nao desenvolvimento.
...
Como isso se encaixa com deus(es), e origem da vida... nao entendi. So vejo conexao entre todas essas coisas na narrativa de Adao e Eva...