Quando penso em origem da vida e evolução eu procuro ligar aos pontos.
Veja bem, em nosso sistema solar já é de conhecimento publico que a vida pode sustentar-se sem muitos problemas pela união de vários fatores.
Quando comecei a estudar a Teoria do Caos, junto aos estudos de Alan Turing comecei a ligar mais ainda as lacunas, logico que não posso demonstrar a nenhum de você como foi feito o processo de criação da vida e evolução, mas eu raciocino da seguinte maneira:
Em um universo caoticamente organizado, as probabilidades de existir vida são iguais a dela não existir, por isso temos vida e ao mesmo tempo não temos (em outros lugares), em nosso planeta de alguma forma ela veio a existir, e isso é uma consequência da soma de vários fatores ainda não desvendados, mas lhe garanto que não foi Deus. O porque? Simples, quando você fala de probabilidades, obviamente temos que liga-las a numero, e o conjunto de numero é infinito, mas nós temos um universo finito (é o que dizem), então temos infinitas possibilidades finitas, numa escala desse tamanho é aceitável a ideia de que a vida venha a existir.
A evolução é nada mais do que todos esses fatores se desenrolando visivelmente para que ela continue, como é proposto por Darwin, a seleção natural, é um excelente esquema para apoiar essa ideia, mas acredito que não seja a única, não sou biólogo então não posso bater o martelo, mas pelo Caos você pode perceber que tudo isso faz parte de um todo. Claro que as Leis evolutivas são perfeitas, mas só podem existir se houver um lugar propicio para isso, caso o contrario elas se anulariam com outras Leis.