Autor Tópico: Deus imperfeito, origem da vida e evolução  (Lida 6012 vezes)

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Deus imperfeito, origem da vida e evolução
« Online: 17 de Outubro de 2012, 17:59:15 »
Vou fazer uma pergunta a la Erivelton. Eu acredito que a evolução foi dirigida intencionalmente em alguns momentos chaves por Deus. Pode ser um apelo à ignorância, mas ainda estou nessa fase. Se existir algum dado já conhecido que me faça jogar o meu Deus das lacunas pra escanteio assim procederei, como já fiz algumas vezes. Para acreditar que Ele interveio, tenho que acreditar que Ele propositadamente quis nos enganar. Fazer o quê? :? Nunca quis acreditar nisso mas estou sendo obrigado. Pra mim Ele deixou a evolução fazer uma parte e interveio em outras. Se Darwin ouvisse isso iria ficar decepcionado.

Quero saber o que já temos em termos da evolução do aparelho reprodutor. Como passamos da reprodução assexuada para sexuada.

Eu sei que evolução não tem a ver com origem da vida, só pra deixar claro, mas quero saber sobre como uma máquina tão maravilhosa quanto a célula veio a existir.

Gostaria de uma explicação parecida com a de Dawkins´como os vários exemplos que ele dá em seus livros. Já li O Relojoeiro Cego e O Maior Espetáculo da Terra.

Se não temos a explicação de algo, eu sei que não devemos atribuir automaticamente a Deus, mas isso não impede uma troca de idéias. Não quero provar nada a ninguém, só quero jogar Deus pra escanteio e ainda não consegui. Quer dizer, estou torcendo para que não consiga, mas tenho coragem suficiente para fazê-lo. Eu por enquanto acredito num Deus poderoso, mas não todo poderoso, não onisciente e não onipresente.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Deus imperfeito, origem da vida e evolução
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2012, 18:10:03 »
Espero que algum forista mais entendido de biologia venha lhe responder com mais detalhes, mas só queria chamar sua atenção para o seguinte fato: afirmar que a evolução foi "guiada" de alguma maneira por um agente inteligente parece ser uma alegação não-refutável: você (e não estou dizendo que você faria isso) poderia sempre reduzir o foco dessa "orientação" para detalhes cada vez menores da fisiologia dos organismos, caso surgisse uma explicação naturalista para outros aspectos. No final das contas, somos obrigados a apelar para a Navalha de Ockham para descartar essa hipótese.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Edu

• Nível 02
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2012, 18:37:34 »
De cabeça, o que eu posso te respnder é que organismos que trocavam informação genética deram origem a populações mais adaptáveis a fatores ambientais (eg, nem todos os indivíduos seriam suscetíveis a certa toxina). Com o passar do tempo, a complexidade deles foi aumentando, assim como a do aparelho reprodutor.

Agora, eu não sei te explicar como evoluímos a seres sexuados, ao invés de assexuados, mas há claras vantagens nisso.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2012, 19:54:03 »
No final das contas, somos obrigados a apelar para a Navalha de Ockham para descartar essa hipótese.

"Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenômeno, a mais simples é a melhor"

William de Ockham

Dr. Manhattan, é isso que procuro fazer enquanto luto contra os meus fantasmas. Vou empurrando Deus quando vejo uma explicação mais simples.

afirmar que a evolução foi "guiada" de alguma maneira por um agente inteligente parece ser uma alegação não-refutável

Sim, o que eu descrevi acima é uma alegação não-refutável, não está em discussão, apenas espero dicas, no que for possível, pra ir eliminando as lacunas já eliminadas pela ciência.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2012, 19:58:15 »
De cabeça, o que eu posso te respnder é que organismos que trocavam informação genética deram origem a populações mais adaptáveis a fatores ambientais (eg, nem todos os indivíduos seriam suscetíveis a certa toxina). Com o passar do tempo, a complexidade deles foi aumentando, assim como a do aparelho reprodutor.

Agora, eu não sei te explicar como evoluímos a seres sexuados, ao invés de assexuados, mas há claras vantagens nisso.

Lí uma matéria que dizia que fomos impelidos a transformar-nos em seres sexuados como uma defesa contra os parasitas, uma vez que a variabilidade genética proporcionada pelos sexuados é bem maior.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2012, 08:16:21 »
O Deus das lacunas é uma maneira não muito esperta de analisar os mistérios do mundo, é um tipo de coringa. Mas lembra da estorinha do lobo e as mentiras? Vocês acham que esse tipo de pensamento pode sabotar a ciência ou a procura pela verdade? Alguém que não acredita nos dogmas ridículos das religiões, mas não tem resposta pra tudo, é invalido se utilizar de um Coringa nem que seja efêmero enquanto se busca a verdade?
« Última modificação: 18 de Outubro de 2012, 08:18:24 por Pasteur »

Offline Edu

• Nível 02
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2012, 18:13:18 »
O Deus das lacunas é uma maneira não muito esperta de analisar os mistérios do mundo, é um tipo de coringa. Mas lembra da estorinha do lobo e as mentiras? Vocês acham que esse tipo de pensamento pode sabotar a ciência ou a procura pela verdade? Alguém que não acredita nos dogmas ridículos das religiões, mas não tem resposta pra tudo, é invalido se utilizar de um Coringa nem que seja efêmero enquanto se busca a verdade?

Acho que quando não se tem resposta, o mais honesto é admitir que não se tem resposta. Isso não só evita que outros se utilizem dos teus falsos conhecimentos para gerar ainda mais conhecimentos (pense aqui no Newton apoiado em um ombro bambo, prestes a desabar), como também convida o resto dos cientistas a investigar essa questão.

Se, eventualmente, você necessite dessa resposta para algum fim prático, bom, daí depende de cada situação.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2012, 18:55:43 »

Acho que quando não se tem resposta, o mais honesto é admitir que não se tem resposta. Isso não só evita que outros se utilizem dos teus falsos conhecimentos para gerar ainda mais conhecimentos (pense aqui no Newton apoiado em um ombro bambo, prestes a desabar), como também convida o resto dos cientistas a investigar essa questão.

Se, eventualmente, você necessite dessa resposta para algum fim prático, bom, daí depende de cada situação.

:ok:

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2012, 16:42:38 »
Argumento da ignorância não é válido em qualquer situação.

Tem uma resposta num livro de Douglas Futuyma:

6 - É quase infinitamente improvável que até mesmo a vida mais simples pudesse surgir de matéria não viva. A probabilidade de uma reunião ao acaso de uma seqüência funcional de nucleotídeos de 100 bases é ¼ elevado a 100, um número sumamente pequeno. E os cientistas nunca sintetizaram vida de matéria não viva.

É verdade que um sistema completamente auto-replicativo de ácidos nucléicos e enzimas replicase não tem, contudo, surgido de componentes orgânicos simples em laboratório, mas a história dos progressos científicos mostra que seria tolice e arrogância afirmar que o que ciência não realizou em algumas décadas não pode ser realizado. (E até mesmo se, determinadas nossas limitações humanas, nós nunca deveríamos ter sucesso neste empenho, por que isso deveria nos exigir que invocássemos o sobrenatural?). Passos críticos na origem provável da vida, como a síntese abiótica de purinas, pirimidinas, e aminoácidos e a auto-replicação de RNAs curtos, foram  demonstrados em laboratório (veja Capítulo 5). E não há nenhuma razão para pensar que os primeiros ácidos nucléicos auto-replicativos ou codificadores de polipeptídios tiveram que ter tido qualquer seqüência particular. Se houver muitas possíveis seqüências com tais propriedades, a probabilidade das suas formações sobe abruptamente. Além disso, a origem da vida é um problema completamente diferente da modificação e diversificação da vida que já surgiu. Nós não precisamos saber qualquer coisa sobre a origem da vida para entender e documentar a evolução de diferentes formas de vida a partir dos seus ancestrais comuns.

Fonte: xa.yimg.com/kq/groups/24818817/25225654/name/Futuyma-Prova+oral.doc

De um tópico que abri chamado "Os dois paradigmas sobre a origem da vida " (com adaptações devido à correção de alguns erros gramaticais):

A ribose permaneceu por muito tempo impossível de ser sintetizada em experiências de laboratório. Stanley Miller observou que a instabilidade da ribose derivada de seu grupo carbonil impede o uso da ribose e outros açúcares como reagentes pré-bióticos. Mas um cenário pré-biótico cheio de minerais contendo boro estabilizaria carboidratos como a ribose, além de o borato fornecer eventualmente um papel para impedir a decomposição da ribose. Isso mostra o quanto é arriscado descartar linhas de pesquisa apenas porque algumas de suas peças problemas ainda não foram solucionadas.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2012, 17:16:41 por -Huxley- »

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2012, 18:08:33 »
Minha sugestão: leia O GENE EGOÍSTA, de Dawkins. :ok:

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Outubro de 2012, 19:12:45 »

Argumento da ignorância não é válido em qualquer situação. [...]

Valeu Huxley, obrigado pela resposta.  :ok:

Minha sugestão: leia O GENE EGOÍSTA, de Dawkins. :ok:

Já li "O Relojoeiro Cego" e "O Maior Espetáculo da Terra" e quero ler esse que você indicou e também A ESCALADA DO MONTE IMPROVÁVEL. Vamos ver que essa minha cabeça dura chute de vez esse "ser inteligente" pra escanteio.

Tive certeza absoluta que a evolução é um fato depois que li um pouco de biologia molecular, sobre o citocromo C, também o estranho caminho do nervo laríngeo recorrente principalmente na girafa, entre dezenas de outras evidências. Gostaria de saber se alguém tem algo sobre a evolução do aparelho reprodutor masculino e feminino, como passou de assexuado para sexuado.

Obrigado pela dica. :)

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #11 Online: 21 de Outubro de 2012, 19:52:31 »

Já li "O Relojoeiro Cego" e "O Maior Espetáculo da Terra" e quero ler esse que você indicou e também A ESCALADA DO MONTE IMPROVÁVEL. Vamos ver que essa minha cabeça dura chute de vez esse "ser inteligente" pra escanteio.

Tive certeza absoluta que a evolução é um fato depois que li um pouco de biologia molecular, sobre o citocromo C, também o estranho caminho do nervo laríngeo recorrente principalmente na girafa, entre dezenas de outras evidências. Gostaria de saber se alguém tem algo sobre a evolução do aparelho reprodutor masculino e feminino, como passou de assexuado para sexuado.

Obrigado pela dica. :)

Bem, ainda não li- embora o tenha aqui em minha biblioteca- mas desconfio que no livro EVOLUÇÃO, de Mark Ridley (aluno de Dawkins) você possa encontrar essa resposta.

Tem um comentário aqui: ../forum/topic=26364.0.html

Saudações

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Outubro de 2012, 15:04:47 »
Eu por enquanto acredito num Deus poderoso, mas não todo poderoso, não onisciente e não onipresente.

Interessante e pouco habitual... Contudo, há alguns teólogos cristãos que defendem precisamente que a omnipotência do seu Deus apenas quer dizer que não há outra entidade igual ou mais poderosa do que Javé... Daí não ele conseguir eliminar o mal do mundo...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 31 de Outubro de 2012, 14:18:29 »
Venho por meio desta mensagem avisar a moderação que autorizo a todo e qualquer forista, criticar ou elogiar o conteúdo dos meus posts desse tópico, tendo a oportunidade de ridicularizar, tirar o sarro de qualquer idéia contida. Asseguro que não vou ficar com os meus sentimentos feridos, irei receber as críticas como se fossem elogios. Falem mal, mas falem desses posts. Agradeço a atenção. Pasteur

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #14 Online: 31 de Outubro de 2012, 14:25:19 »
Venho por meio desta mensagem avisar a moderação que autorizo a todo e qualquer forista, criticar ou elogiar o conteúdo dos meus posts desse tópico, tendo a oportunidade de ridicularizar, tirar o sarro de qualquer idéia contida.

Criticar? Tirar sarro? Ora, mas que nada! De minha parte eu tenho só a agradecer esse tipo de assunto que você colocou para todos nós. Essas questões que você apresenta são, por natureza, profundamente instigantes e eu sempre me interesso muito em lê-las.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 31 de Outubro de 2012, 15:43:27 »
Venho por meio desta mensagem avisar a moderação que autorizo a todo e qualquer forista, criticar ou elogiar o conteúdo dos meus posts desse tópico, tendo a oportunidade de ridicularizar, tirar o sarro de qualquer idéia contida.

Criticar? Tirar sarro? Ora, mas que nada! De minha parte eu tenho só a agradecer esse tipo de assunto que você colocou para todos nós. Essas questões que você apresenta são, por natureza, profundamente instigantes e eu sempre me interesso muito em lê-las.

Obrigado Canopus, acho que essa seção toda é meio parada porque não tem muito o que discutir.  :(

Offline natanfalbo

• Nível 00
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Novembro de 2012, 23:50:35 »
Quando penso em origem da vida e evolução eu procuro ligar aos pontos.

Veja bem, em nosso sistema solar já é de conhecimento publico que a vida pode sustentar-se sem muitos problemas pela união de vários fatores.

Quando comecei a estudar a Teoria do Caos, junto aos estudos de Alan Turing comecei a ligar mais ainda as lacunas, logico que não posso demonstrar a nenhum de você como foi feito o processo de criação da vida e evolução, mas eu raciocino da seguinte maneira:

Em um universo caoticamente organizado, as probabilidades de existir vida são iguais a dela não existir, por isso temos vida e ao mesmo tempo não temos (em outros lugares), em nosso planeta de alguma forma ela veio a existir, e isso é uma consequência da soma de vários fatores ainda não desvendados, mas lhe garanto que não foi Deus. O porque? Simples, quando você fala de probabilidades, obviamente temos que liga-las a numero, e o conjunto de numero é infinito, mas nós temos um universo finito (é o que dizem), então temos infinitas possibilidades finitas, numa escala desse tamanho é aceitável a ideia de que a vida venha a existir.

A evolução é nada mais do que todos esses fatores se desenrolando visivelmente para que ela continue, como é proposto por Darwin, a seleção natural, é um excelente esquema para apoiar essa ideia, mas acredito que não seja a única, não sou biólogo então não posso bater o martelo, mas pelo Caos você pode perceber que tudo isso faz parte de um todo. Claro que as Leis evolutivas são perfeitas, mas só podem existir se houver um lugar propicio para isso, caso o contrario elas se anulariam com outras Leis.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #17 Online: 04 de Novembro de 2012, 12:53:07 »
Vou fazer uma pergunta a la Erivelton. Eu acredito que a evolução foi dirigida intencionalmente em alguns momentos chaves por Deus. Pode ser um apelo à ignorância, mas ainda estou nessa fase. Se existir algum dado já conhecido que me faça jogar o meu Deus das lacunas pra escanteio assim procederei, como já fiz algumas vezes. Para acreditar que Ele interveio, tenho que acreditar que Ele propositadamente quis nos enganar. Fazer o quê? :? Nunca quis acreditar nisso mas estou sendo obrigado. Pra mim Ele deixou a evolução fazer uma parte e interveio em outras. Se Darwin ouvisse isso iria ficar decepcionado.

Quero saber o que já temos em termos da evolução do aparelho reprodutor. Como passamos da reprodução assexuada para sexuada.

Eu sei que evolução não tem a ver com origem da vida, só pra deixar claro, mas quero saber sobre como uma máquina tão maravilhosa quanto a célula veio a existir.

Gostaria de uma explicação parecida com a de Dawkins´como os vários exemplos que ele dá em seus livros. Já li O Relojoeiro Cego e O Maior Espetáculo da Terra.

Se não temos a explicação de algo, eu sei que não devemos atribuir automaticamente a Deus, mas isso não impede uma troca de idéias. Não quero provar nada a ninguém, só quero jogar Deus pra escanteio e ainda não consegui. Quer dizer, estou torcendo para que não consiga, mas tenho coragem suficiente para fazê-lo. Eu por enquanto acredito num Deus poderoso, mas não todo poderoso, não onisciente e não onipresente.

Eu passei por algo semelhante quando não compreendia muito bem o assunto e ainda tinha influências teístas para tentar explicar o que não entendia. Então, sobre deus, isso é algo bem mais psicológico, não tem lá muita coisa a ver com o seu entendimento sobre a Evolução. Como disse o Manhatan, vc vai sempre empurrando esse deus para algum lugar.

Lí uma matéria que dizia que fomos impelidos a transformar-nos em seres sexuados como uma defesa contra os parasitas, uma vez que a variabilidade genética proporcionada pelos sexuados é bem maior.

Agora falando sobre a Evolução especificamente, pelo que deu pra entender é que vc está incorrendo num erro básico sobre o entendimento dela. Vou reescrever a sua frase para evidenciar isso:

Lí uma matéria que dizia que o surgimento de seres sexuados mostrou-se vantajoso como uma defesa contra os parasitas, uma vez que a variabilidade genética proporcionada pelos sexuados é bem maior.

Consegue perceber a sutil diferença?

Outra coisa que vc deve abandonar sobre Evolução é a divinização dos seres vivos, abandone frases do tipo "algo tão perfeito cmo uma célula", "a incrível sintonia da co-evolução", "a perfeição que é uma grande floresta, auto-suficiente", etc, etc. Lembre-se sempre do fator TEMPO, a Evolução teve milhões e milhoes de anos para agir, para eliminar os que não se adaptaram e para os sobreviventes se espalharem pela Terra.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Novembro de 2012, 14:19:00 »
Lí uma matéria que dizia que o surgimento de seres sexuados mostrou-se vantajoso como uma defesa contra os parasitas, uma vez que a variabilidade genética proporcionada pelos sexuados é bem maior.

:ok: É, a frase agora está melhor, em conformidade com o darwinismo.

« Última modificação: 04 de Novembro de 2012, 16:10:07 por Pasteur »

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Novembro de 2012, 18:49:15 »
Nunca quis acreditar nisso mas estou sendo obrigado.

Cara, como assim? Alguém está apontando uma arma pra sua cabeça?
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Novembro de 2012, 19:32:17 »
Nunca quis acreditar nisso mas estou sendo obrigado.

Cara, como assim? Alguém está apontando uma arma pra sua cabeça?

Grande Feynman,

sempre acreditei em Deus, não por causa das religiões que para mim são todas falsas, mas unicamente pela beleza da vida, principalmente ao do organismo humano. Mas ao saber que a evolução de fato ocorreu fiquei pasmo. Como a vida como conhecemos pode evoluir a tanta complexidade e beleza, mesmo levando-se em conta milhões, bilhões de anos? O problema é que mesmo tendo certeza que a evolução ocorreu, não conseguí aceitar que tudo isso veio de uma força cega. Ou seja, algo sobrenatural comandou o processo da evolução. Eu sei que é duro de se ler isso e sei que é um apelo à ignorância...Quando uma pessoa fala do sobrenatural a discussão acaba...

Feynman, você já tinha citado algo de deriva genética...pode desenvolver um pouco esse assunto?

abraço

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Novembro de 2012, 20:15:22 »
Deriva genética nada mais é que a vicissitude natural, onde os seres que estatisticamente se sobressaem, persistem. É a noção estatística da evolução, e um termo mais adequado para esta mesma, uma vez que o termo evolução dá a entender uma teleologia, o que de modo algum acontece na natureza. Pode-se pensar na convergência adaptativa, que pode ser em parte preditiva (um mamífero que passa a viver na água tenderá a desenvolver alguns "designs" (fenótipo) em comum com os peixes), mas mesmo esta é resultado estatístico da deriva natural. Dá uma olhada em Humberto Maturana para (muito mais) detalhes.

Tirando as leis simples de afinidade química e física (eu diria apenas física :-)), é, no mínimo, contraproducente precisar de "algo sobrenatural para comandar a evolução". E algo totalmente subjetivo, sem nenhum apoio no que se conhece. Mas parece que já sabes disso.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Novembro de 2012, 20:32:32 »
Deriva genética nada mais é que a vicissitude natural, onde os seres que estatisticamente se sobressaem, persistem. É a noção estatística da evolução, e um termo mais adequado para esta mesma, uma vez que o termo evolução dá a entender uma teleologia, o que de modo algum acontece na natureza. Pode-se pensar na convergência adaptativa, que pode ser em parte preditiva (um mamífero que passa a viver na água tenderá a desenvolver alguns "designs" (fenótipo) em comum com os peixes), mas mesmo esta é resultado estatístico da deriva natural. Dá uma olhada em Humberto Maturana para (muito mais) detalhes.

Tirando as leis simples de afinidade química e física (eu diria apenas física :-)), é, no mínimo, contraproducente precisar de "algo sobrenatural para comandar a evolução". E algo totalmente subjetivo, sem nenhum apoio no que se conhece. Mas parece que já sabes disso.

É, é, quis dizer deriva natural e não genética... vou ver Humberto Maturana. Será que ele tem um livro específico sobre deriva natural? Vou ver...

Anteriormente esqueci de falar como é duro acreditar nisso tudo e ter que conviver com o fato estranho da confecção do caminho do nervo laringeo recorrente. Por isso falei que Ele quis enganar...
« Última modificação: 04 de Novembro de 2012, 20:37:58 por Pasteur »

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Novembro de 2012, 23:48:20 »
Ele quis fazer as coisas de um modo onde tudo se comporta de um jeito como se ele não existisse.  :-)

A propósito, dá uma olhada nesse, quando puder. Não é difícil achar nas BU's de boas Universidades Federais.

« Última modificação: 04 de Novembro de 2012, 23:52:11 por Feynman »

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Novembro de 2012, 00:22:52 »
Ele quis fazer as coisas de um modo onde tudo se comporta de um jeito como se ele não existisse.  :-)

É isso!  :)

A propósito, dá uma olhada nesse, quando puder. Não é difícil achar nas BU's de boas Universidades Federais.

Muito obrigado!  :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!