Autor Tópico: Os abusos da publicidade dirigida às crianças  (Lida 4970 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Os abusos da publicidade dirigida às crianças
« Resposta #25 Online: 23 de Outubro de 2012, 13:13:13 »
Tazos era genial. :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 23 de Outubro de 2012, 13:48:00 »
Qual o problema de vincular brinquedo a comida?. E só vendem se os pais levarem os filhos.

Claro, é só nunca levar seu filho ao Shopping, e se levar, ao passar em frente ao McDonald´s, é só negar veementemente, não importando se ele entende ou não o fato de você negar algo tão simples na mente dele, pode também não deixar ele assistir TV. Hmmm, peraí, tem os amiguinhos na escola... Vou ter que tirar ele da escola, também... :?

Se não consegue negar coisas que fazem "mal" ao seu filho, não tenha filhos.

Vincular brinquedo a comida é trapaça, mas não é o "fim do mundo". Essa trapaça não tem o mesmo peso do que outros males que contraindiquem a procriação. Prefiro ser conivente com algumas trapaças e fazer a vontade do moleque do que parecer "azedo" e "azedar" o dia dele.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 23 de Outubro de 2012, 14:13:56 »
Qual o problema de vincular brinquedo a comida?. E só vendem se os pais levarem os filhos.
Claro, é só nunca levar seu filho ao Shopping, e se levar, ao passar em frente ao McDonald´s, é só negar veementemente, não importando se ele entende ou não o fato de você negar algo tão simples na mente dele, pode também não deixar ele assistir TV. Hmmm, peraí, tem os amiguinhos na escola... Vou ter que tirar ele da escola, também... :?

Você tem quantos filhos Barata?
Foto USGS

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #28 Online: 23 de Outubro de 2012, 14:21:31 »

Se tiver filhos, o Barata deve ter assistido muito Supernanny.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 23 de Outubro de 2012, 14:22:09 »
Quanto drama por causa de um brinquedinho junto com comida.... :P

Na minha infância eu comprava chiclete só por causa da figurinha (ok, o chiclete era um bônus).

Era uma das coisa mais legais que me lembro, uma ótima lembrança da minha infância. Nem por isso levei meus pais à falência, porque quando não podiam comprar algo para mim, simplesmente eles diziam não.

Pobre de nós se hoje em dia precisamos da proteção do Estado para não ter que dizer não a um bando de moleques catarrentos  :hihi:...
"Deus prefere os ateus"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #30 Online: 23 de Outubro de 2012, 14:24:34 »

Nenhuma, mas já fui criança e sei que ouvir "não", não mata, não traumatiza e não faz a crianca amar menos os pais.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 23 de Outubro de 2012, 14:26:13 »
Nenhuma, mas já fui criança e sei que ouvir "não", não mata, não traumatiza e não faz a crianca amar menos os pais.

Calma, foi só uma pergunta para entender o contexto.
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 23 de Outubro de 2012, 14:31:59 »

Na minha infância eu comprava chiclete só por causa da figurinha (ok, o chiclete era um bônus).

Era uma das coisa mais legais que me lembro, uma ótima lembrança da minha infância. Nem por isso levei meus pais à falência, porque quando não podiam comprar algo para mim, simplesmente eles diziam não.

Pobre de nós se hoje em dia precisamos da proteção do Estado para não ter que dizer não a um bando de moleques catarrentos  :hihi:...

Vou fazer uma passeata na Av. Paulista: "abaixo a figurinha acompanhada do chiclete". Quem vai aderir?  :P

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 23 de Outubro de 2012, 14:44:31 »

Vou fazer uma passeata na Av. Paulista: "abaixo a figurinha acompanhada do chiclete". Quem vai aderir?  :P

Se for para eliminar os chicletes...
Foto USGS

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #34 Online: 23 de Outubro de 2012, 15:15:36 »

Não é fundamentada na lei, a figurinha faz parte da embalagem. :hihi:
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #35 Online: 24 de Outubro de 2012, 13:30:43 »
Dos problemas relacionados na reportagem a obesidade, realmente tem se tornado uma epidemia 9% da população brasileira já é obesa.  Algumas politicas repressoras trouxeram benefícios como as relacionadas com o tabaco,outra já não surtiram tanto efeito como as restrições a propaganda farmacêutica. Pois as industrias mtas vezes vão procurar meios para burlar as restrições. 
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 25 de Outubro de 2012, 09:53:16 »
A questão não é se a estratégia de marketing é "trapaceira" e que as redes de fast-food vendem produtos maléficos à saúde.

Eu não sou pai, mas tenho certeza o quão nauseante deve ser passar por anos tendo que segurar o ímpeto consumista de nossas crianças, competindo com os estímulos da televisão e dos amigos. A questão é se não podemos conviver com isso, tomando decisões por nossa conta e assumindo a responsabilidade por elas. Ou então viver em um mundo onde um punhado de burocratas decide por nós como devemos viver, regulando o que não for de seu gosto.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #37 Online: 25 de Outubro de 2012, 11:08:03 »
A questão não é se a estratégia de marketing é "trapaceira" e que as redes de fast-food vendem produtos maléficos à saúde.

Eu não sou pai, mas tenho certeza o quão nauseante deve ser passar por anos tendo que segurar o ímpeto consumista de nossas crianças, competindo com os estímulos da televisão e dos amigos. A questão é se não podemos conviver com isso, tomando decisões por nossa conta e assumindo a responsabilidade por elas. Ou então viver em um mundo onde um punhado de burocratas decide por nós como devemos viver, regulando o que não for de seu gosto.

Isso mesmo.O problema para a classe média é achar um ponto de equilíbrio.

Temma

• Visitante
« Resposta #38 Online: 25 de Outubro de 2012, 18:53:01 »
Eu acho engraçado a comparação que muitos adultos hoje fazem com a própria infância. O comentário padrão é "na minha época não tinha nada disso, e eu comia o insira-aqui-seu-doce-de-infância-preferido só quando minha mãe deixava, e hoje estou aqui."

Só que esquecessem que naquela época os limites eram muito mais de ordem material, e não exatamente porque os pais tinham bolas pra fazer seus filhos cumprirem ordens, tendo esses hoje se tornado uma geração mole.

Até meados da década de 90, muitos produtos eram considerados luxos cujo preço só permitia que os pais fizessem alguns agrados esporádicos aos filhos. A própria obesidade chegava a ser sinônimo de riqueza, quase o inverso de hoje, em que os mais abastados se tornaram muito mais adeptos de dietas balanceadas, academia, e os caros alimentos naturais.

Temma

• Visitante
« Resposta #39 Online: 25 de Outubro de 2012, 19:01:16 »
E pra mim, ainda que seja por irresponsabilidade de pais hoje moles demais com as crianças, eu aprovo a medida. O fato é que as crianças são extremamente suscetíveis a essas febres/modinhas, e elas não tem que pagar pelos erros de seus pais. Até o Pelé, o poeta que sempre deveria estar calado, acertou essa uma vez: "-Pensem nas crianças". Não é exatamente algo difícil, é só não ver o mundo através de outros olhos do individualismo.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 25 de Outubro de 2012, 21:04:20 »
Eu acho engraçado a comparação que muitos adultos hoje fazem com a própria infância. O comentário padrão é "na minha época não tinha nada disso, e eu comia o insira-aqui-seu-doce-de-infância-preferido só quando minha mãe deixava, e hoje estou aqui."

Só que esquecessem que naquela época os limites eram muito mais de ordem material, e não exatamente porque os pais tinham bolas pra fazer seus filhos cumprirem ordens, tendo esses hoje se tornado uma geração mole.

Até meados da década de 90, muitos produtos eram considerados luxos cujo preço só permitia que os pais fizessem alguns agrados esporádicos aos filhos. A própria obesidade chegava a ser sinônimo de riqueza, quase o inverso de hoje, em que os mais abastados se tornaram muito mais adeptos de dietas balanceadas, academia, e os caros alimentos naturais.

Fale por você mesmo... na minha família sempre fomos de classe média, quase todos os meus amigos também. Hoje o poder aquisitivo de praticamente todos nós é maior, e a maioria pode comprar playstations, computadores e celulares para os filhos, e brinquedos eletrônicos. Mas naquela época nossos pais podiam nos comprar ferroramas, ataris, e mesmo em famílas com menor poder aquisitivo, revolveres de espoleta, carrinhos de plástico, bolas, chuteiras, etc. A questão era meramente de proporção.

Não nego que o assédio hoje é maior, mas os pais são infinitamente mais frouxos. E ficam procurando subterfúgios para não ter que exercer sua autoridade.

E pra mim, ainda que seja por irresponsabilidade de pais hoje moles demais com as crianças, eu aprovo a medida. O fato é que as crianças são extremamente suscetíveis a essas febres/modinhas, e elas não tem que pagar pelos erros de seus pais. Até o Pelé, o poeta que sempre deveria estar calado, acertou essa uma vez: "-Pensem nas crianças". Não é exatamente algo difícil, é só não ver o mundo através de outros olhos do individualismo.

Quanto drama, "pagar pelos erros dos pais" :umm:... a propaganda é de brinquedos, não de urânio enriquecido. Ganhar um presente não vai matar criança nenhuma, pelo contrário. Os pais é que tem que saber dosar o quanto podem gastar para agradar seus filhos, sem precisar do Estado babá.

Não é exatamente algo difícil, é só não ver o mundo através de outros olhos do individualismo.

Não entendi bulhufas do que isso quer dizer. Mas talvez seja só para encerrar com uma frase de efeito mesmo...

"Deus prefere os ateus"

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #41 Online: 25 de Outubro de 2012, 21:38:51 »
Falar não para os filhos é uma arte e infelizmente nem todos conseguem.

E não só crianças são extremamente influenciadas por modismos e propagandas. Me parece que adolescentes e adultos o são tanto quanto. Aí como faz? Proíbe propaganda para esses públicos também?
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Temma

• Visitante
« Resposta #42 Online: 25 de Outubro de 2012, 22:47:55 »

Fale por você mesmo... na minha família sempre fomos de classe média, quase todos os meus amigos também.

Minha intenção não é falar por mim nem por você ou seus amigos. É sobre a média da população, sobretudo em como distribuiam-se as classes sociais. É só pensar em uma das bandeiras do FHC em sua reeleição. Que o brasileiro comia mais yougurte e frango. Hoje consideradas pra lá de banais e plenamente acessíveis à população. Eu ter passado fome ou você ter se fartado em sua infância são dados irrelevantes.

Quanto drama, "pagar pelos erros dos pais" ... a propaganda é de brinquedos, não de urânio enriquecido. Ganhar um presente não vai matar criança nenhuma, pelo contrário.

Vou te dizer que não li a notícia inicial do tópico, fui pulando pra uma leitura dinâmica das mensagens. Acabei fazendo isso por já conhecer algumas das oposições contra as propagandas e campanhas publicitárias voltadas ao público infantil. Coisas como associar alimentos a brinquedos (ex: mcdonalds), ou ainda promoções da Coca-Cola, chicletes, etc. Sobretudo foi pensando nisso que me referi ao falar de crianças pagando pelos erros dos pais,  na obesidade infantil. Se você acha isso irrelevante, então discordamos em princípios.

Temma

• Visitante
« Resposta #43 Online: 25 de Outubro de 2012, 22:56:05 »
Falar não para os filhos é uma arte e infelizmente nem todos conseguem.

E não só crianças são extremamente influenciadas por modismos e propagandas. Me parece que adolescentes e adultos o são tanto quanto. Aí como faz? Proíbe propaganda para esses públicos também?

Eu não acho essa uma oposição muito forte. Toda a civilização ocidental diferencia em algum grau adultos de crianças, exigindo mais responsabilidades dos primeiros. Todo nosso código civil considera salvo algumas exceções menores incapazes juridicamente. É uma ficção que assimilamos sem sair por aí dizendo "mas depois dos dezoito ninguém é tão mais capaz assim que alguém de dezessete".

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #44 Online: 25 de Outubro de 2012, 23:16:07 »
Acredito que a proibição não seja necessária, mas uma maior regulamentação, sim.

Concordo que seja função dos pais a educação dos filhos, mas considero algumas abordagens publicitárias inadequadas. Por exemplo, o uso excessivo de efeitos especiais em propagandas infantis, especialmente para as crianças mais novas, que não tem plenas condições de separar o que é o produto do que é apenas um efeito da propaganda. Nos anos 90, a Mattel teve problemas com algumas propagandas da Barbie, que aparecia se movimentando sozinha, trocando os acessórios como se fosse mágica e outros efeitos que iludiam as crianças (uma pena, não achei nenhum desses vídeos, mas eu lembro muito bem deles) e por isso hoje em suas propagandas sempre deve aparecer a mão da menina segurando e manipulando a boneca.

A imagem das crianças como sendo pequenos adultos e alguns roteiros, aparentemente inocentes, mas que trazem mensagens que podem exercer uma influência negativa sobre as crianças, também são fatores que eu acredito que deveriam ser melhor observados pelos profissionais de marketing.

Alguns exemplos:

<a href="http://www.youtube.com/v/tpTc97HclzE&amp;feature=endscreen" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/tpTc97HclzE&amp;feature=endscreen</a>
"Mas tem uma coisa que só as princesas de verdade podem ter: o colar de luzes mágicas!", enquanto passarinhos colocam o colar na menina. As pequenas consumidoras são tratadas por Vossa Majestade… e uma majestade, deve ser obedecida (me chamem de exagerada, mas é o que eu percebo, especialmente por razões profissionais).

<a href="http://www.youtube.com/v/cKStoFdL7sw&amp;feature=related" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/cKStoFdL7sw&amp;feature=related</a>
Como se já não bastasse as garotas maquiadas como adultas, o nome desse set de maquiagem musical é Patito Feo… para ser bonita, você tem que estar maquiada (aliás, pouca coisa parece mais importante do que ser bonita no universo infantil feminino. E isso, muitas vezes, se estende até a fase adulta, ou eu estou louca?)

Esse não consegui postar direto aqui, sei lá porque.
http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=5M2SsHTmrkk

É um exemplo que eu considero positivo; as meninas estão vestidas como meninas, estão brincando e se divertindo de forma infantil e a única competição citada (sim, afinal competição é natural e faz parte da infância) é "quem pula mais alto", ou seja, está baseada em uma habilidade individual e não em um bem material, como o colar mágico, que precisa ser possuído para fazer de sua dona uma princesa de verdade. Não passa, nitidamente, uma imagem mais saudável e alegre da infância? Então, acredito que é possível anunciar e ainda adotar uma postura mais ética e cuidadosa com a auto estima e os valores de quem ainda não tem filtros para julgar.

O mercado publicitário é gigantesco, a indústria de brinquedos e artigos infantis também. São empresas que empregam milhões de pessoas ao redor do mundo, pagam impostos e precisam vender. Publicidade infantil existe há muito tempo e não criou gerações inteiras de crianças infelizes e consumistas. E, afinal, faz parte do aprendizado ouvir não, não ter o colar mágico, ganhar o que quer porque fez algo positivo e não ganhar algo que deseja desesperadamente e que, com certeza, dói mais nos pais que dizem um não disciplinar-mesmo com o coração apertado- do que na criança que terá um novo desejo visceral já no mês que vem.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #45 Online: 25 de Outubro de 2012, 23:33:52 »
E quanto a educação das crianças acerca de alimentação, lembrei de um trecho da entrevista do chef Jun Sakamoto, que li há algum tempo na revista Meio & Mensagem:
Meio & Mensagem ›› Qual é sua opinião, como chef de cozinha e presidente da ANR, sobre as discussões em relação à restrição das propagandas de alimentos, sejam eles gordurosos, calóricos ou com gordura trans?
Jun Sakamoto ›› Toda restrição é uma forma de censura. Devia ser o contrário: deviam obrigar a colocar a informação correta. É função dos pais educar o filho, dizer o que comer, o que não comer e com que frequência. Eu deixo meus filhos comerem no McDonald’s. Sou um ícone da comida saudável, do sushi, mas eu como no McDonald’s com meu filhos, só não quero que eles comam todo dia. Mas de vez em quando, não vejo problema nenhum: é divertido, gostoso, é um momento de sair com meus filhos. Creio que simplesmente proibir por proibir, não é correto. A associação não vê isso de maneira eficiente e produtiva. Acho uma restrição de mercado apenas.

A entrevista completa: http://www.meioemensagem.com.br/home/gente/sapo_de_fora/2011/12/05/jun-sakamoto.html#ixzz2A8Rh10Bu

Penso como ele. Os lanches do McDonald’s e similares não são saudáveis, mas se consumidos com moderação não vão matar ninguém e aprender sobre moderação alimentar também faz parte da educação.

----

Ter filho dá um trabalho, não? Quando falam nesse assunto de crianças, consumo e a dura missão da educação, sempre lembro desse comercial :lol::

<a href="https://www.youtube.com/v/nojWJ6-XmeQ" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/nojWJ6-XmeQ</a>

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 26 de Outubro de 2012, 03:35:17 »
Acredito que a proibição não seja necessária, mas uma maior regulamentação, sim.

Concordo que seja função dos pais a educação dos filhos, mas considero algumas abordagens publicitárias inadequadas. Por exemplo, o uso excessivo de efeitos especiais em propagandas infantis, especialmente para as crianças mais novas, que não tem plenas condições de separar o que é o produto do que é apenas um efeito da propaganda. Nos anos 90, a Mattel teve problemas com algumas propagandas da Barbie, que aparecia se movimentando sozinha, trocando os acessórios como se fosse mágica
Um de 2010:
feature=related

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #47 Online: 26 de Outubro de 2012, 08:58:04 »

Concordo que seja função dos pais a educação dos filhos, mas considero algumas abordagens publicitárias inadequadas. Por exemplo, o uso excessivo de efeitos especiais em propagandas infantis, especialmente para as crianças mais novas, que não tem plenas condições de separar o que é o produto do que é apenas um efeito da propaganda. Nos anos 90, a Mattel teve problemas com algumas propagandas da Barbie, que aparecia se movimentando sozinha, trocando os acessórios como se fosse mágica
Um de 2010:
feature=related

Então... a Estrela ainda está muito sem noção, essa propaganda de 2008 também ilustra perfeitamente o que a Mattel fazia antigamente: http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=DnxuB5LtIag&feature=endscreen

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #48 Online: 26 de Outubro de 2012, 16:31:28 »
Crianças pequenas naonsabem separar fantasia da realidade? Se ela compra imprensa brinquedo achando que ele se movimentar sozinho magicamente, o que o impede de marcar o irmão mais novo achando que ele não morre como no pica-pau?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #49 Online: 26 de Outubro de 2012, 17:31:36 »
Crianças pequenas naonsabem separar fantasia da realidade? Se ela compra imprensa brinquedo achando que ele se movimentar sozinho magicamente, o que o impede de marcar o irmão mais novo achando que ele não morre como no pica-pau?

Acho que a diferença é que o pica-pau é um desenho animado, nitidamente irreal, além de estar inserido dentro de uma história, algo que as crianças já desde muito cedo percebem como fantasia. Quando um produto é apresentado em uma propaganda filmada, com a boneca real (não uma ilustração ou um 3D) e se mexe, porque uma criança de 5 ou 6 anos, por exemplo, não pode pensar que ela realmente irá se mexer? Afinal, existem bonecas que abrem e fecham os olhos, choram, mexem os braços. Porque a criança deve, automaticamente, entender a diferença entre uma e outra?

A propaganda citado pelo Herr Kaleun, por exemplo, vende uma boneca com uma simples luminária. Mas pela propaganda, a criança pode pensar que essa luminária é um projetor como esse: http://www.chicco.com.br/ProdottiChicco/SchedaProdotto/tabid/978/art/00071762000000/Default.aspx

Não se trata de não saber diferenciar fantasia de realidade, mas de o anunciante sugestionar em sua propaganda qualidades e tecnologias que seu produto não possui, para um público com menor capacidade de julgamento.

E vale lembrar que não é comum, mas crianças se ferem e até morrem ao imitar personagens de animações:
http://abcnews.go.com/US/MindMoodNews/story?id=4430328&page=1#.UIrjt2l26RY
http://www.anmtv.xpg.com.br/menina-se-fere-ao-imitar-cena-do-filme-toy-story-3-nos-estados-unidos/

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!