Não, senhor! Leia O Livro dos Médiuns!
Sabe pq cara? Que é para tu saber por você mesmo. Há bastantes idiotas que dizem terem estudado a Doutrina Espírita e saem por aí repassando "conhecimentos"...
Eu penso assim: busque por você mesmo! Investigue! Que é para você mesmo - sem intermediários - poder criticar aquilo lá.
É isso. E não me venham com essa do ânus ônus da prova, que eu não estou querendo provar nada aqui. Apenas recomendei a leitura de um livro;
Máscaras, você é kardecista?
Não. Fui durante 20 anos. Recentemente conheci uns caras espiritualistas, com que aprendi coisas novas (outras doutrinas espiritualistas), e que faziam um trabalho no Fórum Espírita de "reinterpretação" de O Livro dos Espíritos. Pois os espíritas acreditam que o Ser Humano possui livre-arbítrio de atos, mas no Livro dos Espíritos, é dito que somente o Espírito exerce o livre-arbítrio na escolha das provas. Uma vez reencarnado, ele vive num determinismo, já que tem que, necessariamente, submeter-se à prova que escolheu. Eu mesmo nunca tinha atentado para essa questão.
Agora, quando eu digo "leia esse livro", é no intuito de você poder melhor criticar. Contudo, se você não gosta daquilo, recomendo que não leia, pois, por que você irá ler algo contrariado? Para passar nervoso? E você passa! Para que eu descobrisse os erros grosseiros na explicação espírita, sobre o bem e o mal (A velha questão "Deus é perfeito, mas o homem criou o mal"), tive ler outras doutrinas, conhecer o espiritualismo de outras culturas, mormente o das culturas orientais.
É nesse sentido que recomendo o conselho de Paulo "Estudai tudo, retende o que for bom".
Não dá para desbancar algo só por uma questão de crença. É preciso que você examine cuidadosamente os argumentos em contrário, para poder localizar exatamente onde estão as contradições desta ou daquela crença ou literatura, seja religiosa, filosófica e até mesmo científica.
Vocês estudam História da Ciência? Se vocês se interessarem por essa nova disciplina - que surge somente nas últimas décadas, na Academia - verão que a própria ciência está o tempo todo sob um julgamento severo das escolas ou comunidades científicas que defendem paradigmas (Tommas Kuhn).
Quando os "Espíritos" escreveram e/ou ditaram a Doutrina Espírita a Allan Kardec, eles se valeram de uma estratégia: aproveitaram a deturpação - pela Filosofia Liberalista do século XIX - do conceito de
evolução em Charles Darwin, para dizer que o Espírito estava evoluindo, ou seja, se melhorando moral e intelectualmente a cada reencarnação, aos pouquinhos...
Fiz algumas pesquisas científicas sobre isto, quando terminei a minha graduação. O Livros dos Espíritos, foi escrito numa linguagem católica, porque, sendo o catolicismo a tradição religiosa dominante no ocidente, os primeiros espíritas foram todos de origem católica, como Bezerra de Menezes.
Então aquilo ali - Doutrina Espírita - foi escrita numa "linguagem católica", e a Doutrina Espírita difere em poucas coisas da Doutrina Católica. Ela diz que você volta para a Terra para pagar pecados, enquanto a Católica diz que todos vão esperar o fim dos tempos para serem julgados.
Percebo que neste fórum há seriedade por esses temas, há respeito, no sentido de que, o simples
mencionar as religiões não causam
surto - como em outros fóruns de ateístas, já já respondo ao BHC
.
Então as minhas origens são outras. Eu não questiono as religiões institucionalizadas por uma questão de crença (Ser Ateu), mas porque, em décadas de estudos, e em confrontando com outras literaturas, com outras doutrinas espiritualistas e com a própria ciência, enfim posso desbancar (do tipo "matar a cobra, mostrar o pau e a cobra morta) uma doutrina espiritualista tal qual a Doutrina Espírita.
É nesse sentido que se deve estudar, ler de tudo um pouco para, enfim, reconhecer e atestar os equívocos desta ou daquela denominação filosófica e religiosa.
Apenas negar porque, "não creio nisso, logo isso é bobagem", não é a meu ver um critério justo, e muito menos científico.
Abçs,