Não. O Universo não é "burro" e nem é "inteligente", porque tais palavras representam atributos humanos.
Concordo.
Eu não entendi.
Você está sugerindo que o Universo possui algum tipo de atributo "inteligente" e de "consciência" por existirem entes astronômicos nele, como galáxias, estrelas e planetas?
Não. Eu não sugeri isto. Sugeri apenas que o que universo lida é diferente de zero (nada). Qualquer denominação disto, como o Giga disse, vem da mente humana.
Bem, nós já sabemos alguma coisa sobre o Universo e, até o momento, não existe nenhuma evidência que mostre que ele possua algum tipo de inteligência ou consciência inata e, muito menos, que exista algo com estas propriedades fora do 'dito cujo'.
Tem razão, porém este
alguma coisa, não é correspondente a universo
vazio e nem
ocioso.
Resumindo, discordo totalmente da ideia de que "o universo não lida com nada" porque ele se transforma sempre. Só que, dentre todas as denominações humanas, nenhuma satisfaz de forma unânime. E quanto a ideia de inteligente e tals, eu solicitei que definisse esta expressão e definiram, portanto me satisfaço com as explicações dadas por você e pelo Fabricio.
Edit: Espero uma prova baseada numa amostragem grande o suficiente para nos dar um ótimo nível de confiança de que o universo não lida com nada. Já que esta afirmação do Giga baseia-se em estatística, uma vez que só se conhece
alguma coisa do universo. Lembrando que minha posição é de que é diferente de zero e sem outras denominações.