Autor Tópico: Evangélicos se recusam a apresentar projeto sobre cultura africana, no AM  (Lida 5646 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Evangélicos se recusam a apresentar projeto sobre cultura africana, no AM
« Resposta #50 Online: 11 de Novembro de 2012, 22:57:32 »
Se a escola é particular, vai denunciar o que na secretaria da educação?

Ela é particular mas não é confessional. Ou seja, há alunos de todos os credos e os que não tem credo.

Por isto ela não pode ministrar aulas de ensino religioso de forma prosélita.

Onde a lei diz que não?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 11 de Novembro de 2012, 22:59:07 »
Nossa!!! O treco rendeu como nunca imaginei!  :hihi:

Já vi que vou ter muito trabalho! Mas vamos lá!  :)

Primeira resposta pro meu querido Barata  :coracao:

Já, já...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 11 de Novembro de 2012, 23:07:48 »
Ela é particular mas não é confessional. Ou seja, há alunos de todos os credos e os que não tem credo.

Onde a lei diz que não?

Na revisão de 1997 do artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996).

Se não estiver enganado.
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 11 de Novembro de 2012, 23:13:14 »

Tá comendo  :hihi:
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #54 Online: 11 de Novembro de 2012, 23:13:29 »

Onde a lei diz que não?

Na revisão de 1997 do artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996).

Se não estiver enganado.

Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. (Redação dada pela Lei nº 9.475, de 22.7.1997)

Acho que voce esta enganado....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 11 de Novembro de 2012, 23:18:35 »

Onde a lei diz que não?

Se não estiver enganado.

Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. (Redação dada pela Lei nº 9.475, de 22.7.1997)

Acho que voce esta enganado....

Talvez não:

Citação de: A identidade do Ensino Religioso no contexto da laicidade
[...]
A perspectiva de um Ensino Religioso compatível com a postura de um país que respeita a liberdade religiosa de sua população resguarda o direito de não comprometimento com nenhuma tradição religiosa. O texto que orienta esse componente curricular, aprovado em 1997 na revisão do artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996), assegura o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo, assim como garante a matrícula facultativa na disciplina, considerada parte integrante da formação básica do cidadão. E estabelece que o conteúdo e a orientação para habilitação e admissão dos professores é de competência dos sistemas de ensino.
[...]
Fonte.
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 11 de Novembro de 2012, 23:20:58 »
Eu quero educar o meu filho sem a influência de nenhuma religião. Jesus Cristo não está só no Cristianismo, como também é parte importante do Islamismo, religião de minha esposa e do meu pai.

Falei pra ele que há a possibilidade de Jesus nunca ter existido com intuito de desmontar a crença no Islamismo. Meu filho estranhou a afirmação e falou que todo mundo sabe que Jesus existiu!

Minha esperança era a professora de História me auxiliar, e eu estava confiante que ela daria a resposta que o Geotecton acredita ser a mais adequada: não há evidência física da existência de Jesus e os evangelhos são fontes suspeitas.

Quando ele veio com a resposta fiquei chateado com a resposta que ela deu. Então pedi pra ele perguntar quais os documentos históricos ela se baseou para afirmar isso. Ela disse que foi a Bíblia.

Veja bem, eu pedi pra ele fazer a pergunta a sós no final da aula e sem questioná-la. Ninguém contestou a crença dela. Foram duas "conversas" de alguns segundos cada sem questionamentos.

Filho: Jesus existiu?
Professora: Sim, é claro

Filho: Quais os documentos históricos que a senhora se baseou pra afirmar isso?
Professora: A Bíblia.

Ninguém saiu machucado, humilhado, nada. Tudo supernatural.

Quanto escândalo por causa dessas duas perguntas!

Pai nosso que estás no céu!!!  :o  :o  :o

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #57 Online: 11 de Novembro de 2012, 23:22:06 »
Acho que sim, olha o titulo da tese:

Dossiê: Laicidade, Estado e Religião – Artigo original

Todo PDF é sobre educação pública.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 11 de Novembro de 2012, 23:23:21 »

Tá comendo  :hihi:

Ainda não consegui conquistá-lo!   :histeria:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 11 de Novembro de 2012, 23:28:07 »

Tem razão. A própria lei trata sobre a escola pública e eu não havia reparado:

Citação de: Lei Federal
[...]
[...]

Desculpe pela falha.

Só me resta retirar o meu filho da escola e reclamar administrativamente.
Foto USGS

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #60 Online: 11 de Novembro de 2012, 23:30:40 »
Eu quero educar o meu filho sem a influência de nenhuma religião. Jesus Cristo não está só no Cristianismo, como também é parte importante do Islamismo, religião de minha esposa e do meu pai.

Falei pra ele que há a possibilidade de Jesus nunca ter existido com intuito de desmontar a crença no Islamismo. Meu filho estranhou a afirmação e falou que todo mundo sabe que Jesus existiu!

Minha esperança era a professora de História me auxiliar, e eu estava confiante que ela daria a resposta que o Geotecton acredita ser a mais adequada: não há evidência física da existência de Jesus e os evangelhos são fontes suspeitas.

Quando ele veio com a resposta fiquei chateado com a resposta que ela deu. Então pedi pra ele perguntar quais os documentos históricos ela se baseou para afirmar isso. Ela disse que foi a Bíblia.

Veja bem, eu pedi pra ele fazer a pergunta a sós no final da aula e sem questioná-la. Ninguém contestou a crença dela. Foram duas "conversas" de alguns segundos cada sem questionamentos.

Filho: Jesus existiu?
Professora: Sim, é claro

Filho: Quais os documentos históricos que a senhora se baseou pra afirmar isso?
Professora: A Bíblia.

Ninguém saiu machucado, humilhado, nada. Tudo supernatural.

Quanto escândalo por causa dessas duas perguntas!

Pai nosso que estás no céu!!!  :o  :o  :o

O próprio tópico sugere este tipo de discussão.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #61 Online: 11 de Novembro de 2012, 23:33:17 »

Tem razão. A própria lei trata sobre a escola pública e eu não havia reparado:

Citação de: Lei Federal
[...]
[...]

Desculpe pela falha.

Só me resta retirar o meu filho da escola e reclamar administrativamente.

E a escola que estudei desrespeitou toda essa lei (mencionei este fato no tópico). Primeiro por ser fora de horário normal de aula...
Por isso passei de ano sem nunca ter assistido nenhuma aula. Não concordei e não fui.

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 11 de Novembro de 2012, 23:43:51 »
Pasteur, amigo velho, acho bom você começar a procurar um bom advogado...
daqueles bem versados em Supremo.
:lol:

Se depender de LaraAS você já estaria enjaulado...

Obrigado Canopus, pela preocupação!!!

Canopus que você acha de eu contratar o Barata? Será que ele aceita?  :? 

:biglol:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #63 Online: 11 de Novembro de 2012, 23:50:47 »
Meu cachê é caro. Ainda mais em ações sem chance alguma de vitoria.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 11 de Novembro de 2012, 23:51:34 »
Também não estou querendo fazer uma guerra com a professora, só estaria fazendo um favor a ela em corrigí-la num ponto.

Sendo sincero com você, pensar dessa forma é muita ingenuidade. As chances dela aceitar sua argumentação e reagir de forma racional ao invés de totalmente passional são absolutamente nulas.

Se nem aqui no CC, em um ambiente em que se consegue discutir com tempo e calma, pesquisando e linkando fontes é impossível convencer alguém do contrário (a última discussão nesse sentido teve forista batendo o pé que existem mais evidências para a existência de Jesus do que de figuras comprovadamente históricas,  como Alexandre, o Grande, Cleópatra e Júlio César...), imagine então discutir com alguém que provavelmente baseia suas afirmações em crenças pessoais (e vai considerar seus questionamentos como questionamentos à própria crença, e portanto, ofensas).

A única coisa que você vai conseguir é atrair o ressentimento da professora contra o seu filho (mesmo que seja você que discuta pessoalmente com ela), e, dependendo do nível de crença dela, de uma cruzada evangelizadora contra ele. A situação mais grave seria ela envolver a classe inteira nessa missão, em um "bullying institucionalizado" contra ele.

Angelo, isso que você disse tem tudo a ver com a assinatura do forista Temma:

"A compreensão humana, após ter adotado uma opinião, coleciona quaisquer instâncias que a confirmem, e ainda que as instâncias contrárias possam ser muito mais numerosas e influentes, ela não as percebe, ou então as rejeita, de modo que sua opinião permaneça inabalável"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 11 de Novembro de 2012, 23:53:40 »

Cachê?

Além de advogado você é artista?  :P
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 11 de Novembro de 2012, 23:56:22 »
         E quem pode corrigir uma professora são os com formação maior que ela no ramo, e/ou a mistura disso com a justiça e não só um pai de aluno, que fala as coisas dogmaticamente.

:olheira: :olheira: :olheira:

Gigaview, você tem toda razão!

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 12 de Novembro de 2012, 00:05:14 »
Mas é triste constatar que a maioria das demais crianças 'repete a cartilha' sob total apoio de seus pais, pois estes já foram ideologizados em priscas eras.

Geo, você está de parabéns de querer mudar o seu filho de escola! Melhor não facilitar. É bom que no lugar da carga horária das fábulas da religião, o seu filho aproveitará o tempo com algo que preste!!!

Eita cabra inteligente da peste!  :hihi:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #68 Online: 12 de Novembro de 2012, 00:09:32 »

Cachê?

Além de advogado você é artista?  :P

Advogar é uma arte :lol:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 12 de Novembro de 2012, 02:40:04 »
Acho que a notícia traz discussões bem pertinentes, mas acabei por não ler as mensagens do tópico porque desvirtuaram para outro assunto. Acho que seria interessante a moderação dividi-lo para manter o foco.

Acho difícil que 14 adolescentes se preocupem de tal forma com uma questão religiosa assim. Provavelmente foram orientados por alguém. O ponto principal do ocorrido é descobrir ao certo quem foi e combater esse tipo de intolerância religiosa.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #70 Online: 12 de Novembro de 2012, 07:21:14 »
Quem cria um problema onde não existe nenhum é babaca.

Considero o termo "babaca" muito agressivo e violento. Respeito sua forma de se expressar, mas pelo meu lado eu nunca o utilizo. É quase o mesmo que dar cotoveladas nas pessoas, socos no estômago. Poderia se usar expressões mais civilizadas como "tolo". Da forma como a frase foi dita é um convite à guerra.

A existência histórica de Jesus não faz parte da grade de graduação de historia, logo ela não precisa ter esse conhecimento para dar aula e não pode ser cobrada por isso.

Pode não fazer parte da grade curricular, mas faz parte da história. Se ela é profissional de história e desconhece esse assunto especificamente por não ter estudado na graduação, poderia dizer que vai pesquisar e que voltará com uma resposta no dia seguinte. Isso não é pressão para que ela seja contra sua própria crença. Isso é o que deve fazer qualquer educador. Não pode, como formador de cultura (principalmente de crianças e adolescentes que estão ainda moldando o caráter) arrotar qualquer crença pessoal como uma verdade histórica. Justamente por isso: por ser professora de história! Se não conhece o ofício, vá estudar mais. Não passe o que não sabe com roupas de verdade, porque consta na bíblia.

Em qualquer assunto, onde existe falta de conhecimento, entra a crença, ainda mais numa pergunta saída do nada, totalmente fora do conteúdo. Quando pega de surpresa a professora respondeu espontaneamente, de acordo com o que ela conhece sobre o assunto.

Nesse ponto, eu concordo com você: foi uma pergunta surpresa. Mesmo assim, ela não pode se valer de "achismos" para dar resposta que dizem respeito ao seu ramo de conhecimento e profissão.

Em tempo:
Escrevi o texto acima ontem, no começo da noite, e não postei imediatamente. Hoje pela manhã, vi que a conversa amenizou e os ânimos seguiram para o lado da brincadeira. Melhor. Mesmo assim, Barata, não tome como uma crítica, mas como uma informação para a maneira como me comporto e como vejo as coisas. Longe de mim querer criticar seu jeito de se expressar e/ou pensar.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #71 Online: 12 de Novembro de 2012, 08:46:36 »

Acho difícil que 14 adolescentes se preocupem de tal forma com uma questão religiosa assim. Provavelmente foram orientados por alguém. O ponto principal do ocorrido é descobrir ao certo quem foi e combater esse tipo de intolerância religiosa.

Não é dificil caso consideremos a hipótese de que participem de algum grupo de jovens de sua respectiva igreja e tenham chegado a este consenso. Participar de um grupo nesta faixa etária é até comum.

- Skid Row

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #72 Online: 12 de Novembro de 2012, 10:06:33 »
O melhor são os depoimentos:

Jefferson Carlos, um dos alunos, explicou as razões de sua equipe não concordar com o tema. "Tivemos que ler um livro chamado Jubiabá do Jorge Amado, onde um garoto tem amizade com um pai de santo. Eu achei muito estranho isso porque teríamos que relatar essa história no trabalho. Queríamos apresentar de outro modo, sem falar sobre isso".

Mãe de uma das alunas, Wanderléa Noronha, contou estar decepcionada. "A discriminação aconteceu conosco. Minha filha não quis apresentar o tema e sofreu bullyng pelo os outros alunos. Por que não pode haver espaço para a religião evangélica na feira?", indagou.

O pastor Marcos Freitas do Ministério Cooperadores de Cristo, do qual os alunos fazem parte, não gostou da literatura que foi estudada nos trabalhos. "Tinha homossexualismo no meio, eles querem que os alunos engulam isso?", disse.
Fonte

- Skid Row

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!