Enquete

O que preferes quando morrer?

Ser enterrado.
Ser cremado.
Outros.
Sou fresco e supersticioso, não quero falar disso.

Autor Tópico: Cremado? Enterrado?  (Lida 4539 vezes)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
Cremado? Enterrado?
« Online: 23 de Novembro de 2012, 15:19:39 »
Outro dia me perguntei qual seria a opção geral (se é que existe) entre os membros de um fórum cético.

Então: qual sua preferência e justificativa (se existir) para a mesma?

Já indico a minha:

Pedirei (minha família já sabe disso) pra ser cremado, e minhas cinzas jogadas na natureza, em uma floresta (não por um mero simbolismo, mas por razões inclusive ecossistêmicas). Além dos problemas associados à superpopulação de pessoas e consequentemente de mortos, acho a ideia de apodrecer em um caixão bastante ridícula e nojenta. Por mais que eu não esteja mais lá.

Ainda tem todo o ritual do enterro, que abomino. Uma cerimônia simples em torno de uma cremação me parece menos angustiante para os familiares. (já é angustiante ter que jogar terra em cima de um animalzinho de estimação, quem dirá de um parente ou conhecido).

(Ah, claro, ainda por cima esta opção elimina a possibilidade de se contribuir com uma hecatombe zumbi).
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Cremado? Enterrado?
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2012, 15:26:46 »
Sepultamento.

Questão de opção mesmo. Nada de terra e nem fogo.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Skorpios

• Visitante
« Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2012, 15:26:57 »
Cremado, sem dúvida.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2012, 15:33:41 »
Cromado...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2012, 15:34:24 »
Sepultamento.

Questão de opção mesmo. Nada de terra e nem fogo.

É, eu pensei em incluir isso na enquete. Mas você apodrece do mesmo jeito: não importa se debaixo da terra, ou em uma sepultura toda adornada. Mas sem julgamentos.   :-)
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2012, 15:36:31 »
Cromado...

Cromado... tipo o surfista prateado?  :P

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2012, 15:37:31 »
Outros - reciclado.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2012, 15:40:07 »
Cromado...

Piada interna de motociclista... somos loucos por cromados, nas motos classicas!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Skorpios

• Visitante
« Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2012, 15:41:08 »
Cromado...

Fiquei imaginando o Contini sendo mergulhado naquela solução, numa oficinazinha suja de fundo que quintal.... :twisted:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2012, 15:43:09 »
Cromado...

Fiquei imaginando o Contini sendo mergulhado naquela solução, numa oficinazinha suja de fundo que quintal.... :twisted:
Não vou ser cromado em qualquer lugar, vai ser um uma oficinazinha suja DE MOTOS CLASSICAS de fundo de quintal...

Offline Javier P

• Nível 11
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2012, 15:47:34 »
Cremado, sem dúvida (tenho problemas de claustrofobia). E jogar as cinzas ao mar no meu cantinho favorito de pesca.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2012, 15:48:41 »
No tópico que pergunta que música os foristas gostariam que tocasse em seu funeral, escrevi:

Nenhuma, por mim nem há necessidade de funeral. Depois de pegarem todos os órgãos que ainda prestarem para alguma coisa, sugiro que meu corpo seja doado para o artista Joel-Peter Witkin, porque aprecio seu trabalho, em especial as fotografias surreais com a utilização de cadáveres.

http://www.edelmangallery.com/witkin.htm

Mas, se tudo der certo, ele morrerá muito antes de mim, pois é muito mais velho. Então, poderiam doar o corpo para qualquer necrotério de escola ou universidade, com os meus mais sinceros votos de que o mesmo tivesse alguma utilidade.

Minha família já sabe disso, mas não apreciaram muito as sugestões. Então, prefiro cremado.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2012, 16:28:07 »
Ser enterrado pra facilitar a vida de nossos parentes mais distantes.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2012, 16:30:43 »
Por mim tanto faz. O que der menos trabalho pra minha família e for menos dispendioso pra ela.

Alguém sabe o valor de uma cremação?

Já trabalhei em um cemitério particular onde um pedacinho de  terra custava entre R$1500,00 e R$1800,00 + o aluguel mensal pra manter o local + o caixão (não me lembro o preço, mas não era barato) + aluguel do local para o velório + transporte do corpo e + alguma coisa que devo estar esquecendo. Isso em 2000 ou 2001 sei lá. Concluindo: morrer sai caro.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Novembro de 2012, 16:32:42 »
Cremado, sem dúvida (tenho problemas de claustrofobia). E jogar as cinzas ao mar no meu cantinho favorito de pesca.

Bem observado, problemas de claustrofobia realmente devem ser levados em consideração...   :lol:

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Novembro de 2012, 16:44:09 »
Por mim tanto faz. O que der menos trabalho pra minha família e for menos dispendioso pra ela.

Alguém sabe o valor de uma cremação?

Já trabalhei em um cemitério particular onde um pedacinho de  terra custava entre R$1500,00 e R$1800,00 + o aluguel mensal pra manter o local + o caixão (não me lembro o preço, mas não era barato) + aluguel do local para o velório + transporte do corpo e + alguma coisa que devo estar esquecendo. Isso em 2000 ou 2001 sei lá. Concluindo: morrer sai caro.

No Crematório Metropolitano* de Porto Alegre, sai por 6,5k, incluindo o transporte até o local, o caixão (precisa de um para o corpo ficar durante o funeral) e a urna mais baratos.

Edit: *onde, por sinal, o atendimento foi ótimo.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Novembro de 2012, 16:50:57 »
Nenhum "cliente" voltou pra reclamar?

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Novembro de 2012, 16:57:07 »
Nenhum "cliente" voltou pra reclamar?

Nesses tempos de epidemia zumbi é bom se certificar da qualidade do serviço.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #18 Online: 23 de Novembro de 2012, 17:43:03 »
Tem alguém aqui querendo testar céticos e ateus... fazendo-os pensar na morte individual :hihi:

Eu acho que a morte do indivíduo não significa nada, frente a morte da espécie e a morte da vida toda no planeta ou universal...

O planeta está inchado, metros de terra estão cada vez mais caros, então esse negócio de ser enterrado com o tumuluzinho em granito,  pros crentes por flores e fazerem orações ... aí você vai ficar se remexendo no túmulo :biglol:
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Novembro de 2012, 18:07:47 »
É tenebroso ter que exumar algum conhecido. :down:
« Última modificação: 23 de Novembro de 2012, 18:11:05 por Pasteur »

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Novembro de 2012, 19:02:41 »

Não entendi.  :?

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Novembro de 2012, 19:13:44 »
Doado.

Mais detalhes no mesmo tópico a que Laura se referiu, sobre música no funeral.

A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Novembro de 2012, 19:17:29 »
Cremado, não vejo motivo para ficar ocupando espaço com a porcariada que ficará para trás oferecendo risco de contaminação.

Virou cinzas pode jogar no lixo se quiser.

Tô nem aí.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Novembro de 2012, 19:21:59 »

Não entendi.  :?

Serei alimento de bactérias, vermes, nossos parentes mais distantes evolutivamente falando. Facilitar a vida deles alimentando-os. Desculpe, não expliquei direito...

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 23 de Novembro de 2012, 19:31:25 »
 :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!