Enquete

O que preferes quando morrer?

Ser enterrado.
Ser cremado.
Outros.
Sou fresco e supersticioso, não quero falar disso.

Autor Tópico: Cremado? Enterrado?  (Lida 4541 vezes)

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
Re:Cremado? Enterrado?
« Resposta #50 Online: 24 de Novembro de 2012, 09:56:21 »
Queria que meu velório fosse uma festa, com bebida,dança, alegria.E  que fosse uma celebração da vida que um dia habitou em mim.

Gelado, eis um exemplo do que você poderia querer:

<a href="http://www.youtube.com/v/ptEowkL4gXU" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/ptEowkL4gXU</a>

Veja os detalhes aqui.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Rafhaelbass

• Nível 03
  • *
    • CineMasmorra
« Resposta #51 Online: 24 de Novembro de 2012, 10:30:41 »
O fórum talvez não queira ouvir/ler sobre esse tipo de campanha, mas julguei ser uma oportunidade muito boa para sensibilizar mais pessoas no sentido de enxergar algo que acontece com muita frequência, que é o desperdício de órgãos saudáveis, em detrimento da necessidade de muitos infelizes que amargam não terem acesso àqueles órgãos.

Confesso que nunca pensei no assunto, eu (falando sério agora) prefiro ser cremado, espero que quando decidir ser doador não seja tarde demais. Minha esposa é tão neurótica que tem medo de ser doadora e derem um "jeitinho" nela no hospital caso ela seja internada... :P

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #52 Online: 24 de Novembro de 2012, 11:38:47 »
Eu ainda não fiz o balanço de massa-enargia e nem a relação de benefício/custo, mas em uma primeira análise eu prefiro ser cremado porque em um enterro formal há um desperdício de madeira no caixão e, com raríssimas exceções, os cemitérios são antiquados e grandes fontes de poluição do lençol freático por meio do chorume.
Sem querer, de maneira nenhuma interferir nem julgar seus desejos pós-mortem, eu não entendi muito bem a preocupação com o desperdício de madeira.

De fato há um desperdício de madeira, metais e materiais de construção, todos extraídos da natureza e com impactos significativos.

Os crematórios brasileiros queimam o caixão junto com o corpo, retirando apenas as alças metálicas e após a queima, retiram-se os pregos e parafusos das cinzas. De acordo com normas ambientais o caixão usado na cremação não pode conter verniz e nenhum outro tipo de pintura, evitando assim a liberação de substâncias tóxicas. Então, é de praxe adquirir o caixão mais simples disponível.

Segundo um funcionário do crematório que citei, a madeira contribui para o aumento da temperatura e aceleração da total mineralização dos ossos, mais resistentes que os outros tecidos, diminuindo o tempo da queima.

Em alguns países, como nos Estados Unidos, um procedimento mais inteligente é adotado pelos crematórios; o corpo fica em um caixão alugado durante o funeral (apenas a forração de tecido é substituída após cada uso) e momentos antes da incineração é colocado em um caixão de papelão, próprio para esse fim. 

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #53 Online: 24 de Novembro de 2012, 12:02:41 »
Quando penso na minha morte, só me importo com as pessoas que vão sofrer com isso - então prefiro que elas escolham o que as deixem mais confortáveis. A cremação me parece menos sofrida. No que dependesse de mim, baniria o enterro. Não é nada confortável a inevitável idéia de um corpo em decomposição, principalmente alguém querido.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #54 Online: 25 de Novembro de 2012, 06:40:47 »
Cremado, não vejo motivo para ficar ocupando espaço com a porcariada que ficará para trás oferecendo risco de contaminação.

Virou cinzas pode jogar no lixo se quiser.

Tô nem aí.

:ok:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 25 de Novembro de 2012, 08:16:28 »
Cremado, não vejo motivo para ficar ocupando espaço com a porcariada que ficará para trás oferecendo risco de contaminação.

Virou cinzas pode jogar no lixo se quiser.

Tô nem aí.

Comecei a pensar assim há uns anos atrás quando um parente próximo faleceu e minha tia precisou mandar exumar um corpo para enterrar o parente, vi o cara do cemitério pegar os ossos e colocar em uma urna que seria levada para outro lugar no cemitério.

Morreu, acabou, é fim, então não vejo motivo para guardar os restos mortais de alguém por décadas.

O cara do cemitério falou que antigamente (até pelos anos 50 ou 60) era comum até enterrar gente rica com objetos valiosos como relógios de ouro, alianças e etc como se fosse fazer alguma diferença para o falecido, então ele soube de gente que foi enterrada e depois desenterrada no meio da noite logo após a família virar as costas...

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #56 Online: 25 de Novembro de 2012, 13:39:11 »
Queria que meu velório fosse uma festa, com bebida,dança, alegria.E  que fosse uma celebração da vida que um dia habitou em mim.

Gelado, eis um exemplo do que você poderia querer:

<a href="http://www.youtube.com/v/ptEowkL4gXU" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/ptEowkL4gXU</a>

Veja os detalhes aqui.

E New Orleans existe os "Jazz Funeral's", onde em um primeiro momento a banda transmite a tristeza dos familiares (geralmente quando se dirigem ao cemitério), e um momento onde tudo vira uma festa em homenagem ao falecido:

<a href="http://www.youtube.com/v/EG6KH905cGU" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/EG6KH905cGU</a>
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 25 de Novembro de 2012, 14:47:48 »
Sobre a doação, qual a porcentagem de mortos em que existe a possibilidade de doação. Quero dizer, qualquer morto, por qualquer motivo, pode doar? Ou existem situações especificas em que existe essa possibilidade?

Não sou médico nem conheço os detalhes técnicos, mas creio que basta haver o consentimento do falecido e/ou da família, no que tange ao aspecto legal.

Na parte médica, creio que o órgão a ser retirado deve ainda estart em condições propícias à doação, o que inclui não sofrer de alguma patologia e também estar em condições de retomar as suas funções em outro organismo. Também deve-se checar a compatibilidade sanguínea e/ou genética.

O doador, de uma forma bem abrangente, precisa ter morrido de algum acidente ou algo que não esteja diretamente relacionado a doença, como morte violenta por assassinato/latrocínio/congêneres. Ou pelo menos, que o órgão a ser retirado para doação não esteja afetado por patologia.

Minhas explicações acima podem não estar totalmente corretas e carecerem de uma complementação por parte de alguém mais diretamente relacionado à área, com mais conhecimento do assunto e mais propriedade para falar.

A opinião de um médico seria boa para esclarecer o assunto. A impressão que eu tenho é que é necessária uma situação bem especifica, clinicamente falando, para se poder retirar os órgãos de uma pessoa. Fiquei na dúvida agora.

Com exceção das córneas, é necessário que ainda haja circulação sanguínea para que os órgãos sejam viáveis para transplante. Ou seja, há batimentos cardíacos, apesar da morte encefálica. Então, não é qualquer morto que pode ter os órgãos retirados. Por exemplo, se um indivíduo sofrer um acidente, for levado ao hospital e lá ocorrer e for constatada a morte encefálica e ainda houver circulação, ele poderá ser doador, se os demais requisitos também forem cumpridos. Mas se esse mesmo indivíduo sofrer uma parada cardiorrespiratória e vier a falecer disso, então já era. Só as córneas poderão ser doadas.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #58 Online: 25 de Novembro de 2012, 14:53:42 »
[...]
Mas se esse mesmo indivíduo sofrer uma parada cardiorrespiratória e vier a falecer disso, então já era. Só as córneas poderão ser doadas.

Eu desconhecia esse detalhe.

Sempre pensei que havia um tempo limite, a partir da parada do batimento cardíaco, em que ainda seria viável a retirada do(s) órgão(s).
Por isso, agora fiquei sem entender a seguinte situação: mesmo com morte encefálica, mas com batimentos, segundo esse raciocínio, por que o órgão continua apto a transplante depois que foi retirado do corpo, se depois de retirado, não há mais circulação de sangue nele? Ou seja, de que adianta o batimento se depois de retirado do corpo esse órgão não mais terá batimentos que o mantenham "vivo"? Como ele se mantém apto?

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #59 Online: 25 de Novembro de 2012, 14:57:34 »
Fazendo outra pergunta dentro do mesmo tema:
Não há um prazo depois da parada cardiorrespiratória para a retirada do órgão? Depois dessa parada não se tem nem algumas horas? É imediato?
Eu pensei que podia se ter ainda umas 24 horas, preservando o órgão em soluções e temperaturas apropriadas

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 25 de Novembro de 2012, 15:26:01 »
Que órgãos podem ser doados após a morte?         

Doador em Morte Encefálica (com o coração batendo):

coração, fígado, pulmão, rins, pâncreas, córneas, pele, ossos, valva cardíaca e intestino.

Doador com o coração parado:

córneas, pele, valvas cardíacas e ossos.

Tempo para retirada de órgãos e tecidos

Cada órgão tem um tempo médio de sobrevida entre sua retirada do doador e o transplante no receptor. Esse intervalo varia de acordo com as condições de quem doa e de quem recebe.

Órgãos / Tecidos  Tempo para retirada              Tempo de Preservação

Coração               Antes da PC                           Até 4 a 6 h

Pulmão                Antes da PC                           Até 4 a 6 h

Rins                     Até 30 min pós-PC                 Até 48 h

Fígado                  Antes da PC                          Até 12 a 24h

Pâncreas               Antes da PC                          Até 12 a 24h

Córneas                Até 6 h pós-PC                      Até 7 dias

Ossos                   Até 6 h pós-PC                      Até 5 anos

Pele                      Até 6 h pós-PC                      Até 5 anos

Valva cardíaca        Até 10 h pós-PC                    Até 5 anos

*PC = Parada cardíaca

http://www.transplantes.pe.gov.br/como_funciona.htm

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 25 de Novembro de 2012, 15:47:13 »
Fazendo outra pergunta dentro do mesmo tema:
Não há um prazo depois da parada cardiorrespiratória para a retirada do órgão? Depois dessa parada não se tem nem algumas horas? É imediato?
Eu pensei que podia se ter ainda umas 24 horas, preservando o órgão em soluções e temperaturas apropriadas

A questão é que logo após a parada cardiorrespiratória cessa a perfusão dos órgãos e estes começam a sentir imediatamente os efeitos da falta de oxigênio, ocorrendo o início da morte celular.

Para conservar um órgão retirado, primeiro ele precisa estar perfundido. Então, o corpo é aberto, com o coração ainda batendo e de acordo com um protocolo específico, os vasos são ligados e o sangue circulante do órgão é substituído por uma solução conservante adicionado a um anticoagulante. Só então ele é retirado e conservado em baixa temperatura.

Com essa solução conservante e com o metabolismo reduzido devido a baixa temperatura o órgão é capaz de suportar algumas horas em isquemia sem sofrer lesões significativas, que varia para cada um.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 25 de Novembro de 2012, 16:10:16 »
Por isso, agora fiquei sem entender a seguinte situação: mesmo com morte encefálica, mas com batimentos, segundo esse raciocínio, por que o órgão continua apto a transplante depois que foi retirado do corpo, se depois de retirado, não há mais circulação de sangue nele? Ou seja, de que adianta o batimento se depois de retirado do corpo esse órgão não mais terá batimentos que o mantenham "vivo"? Como ele se mantém apto?

Como eu escrevi no último post, a questão é reduzir o metabolismo o suficiente antes que o órgão comece a sofrer lesões irreversíveis.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #63 Online: 25 de Novembro de 2012, 16:42:05 »
Então a minha noção de uma certa restrição na doação de órgãos parece proceder, o que talvez ajude a explicar a insuficiência de órgãos, e não somente o 'desperdício' puro e simples.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #64 Online: 25 de Novembro de 2012, 16:45:22 »
Angelo Melo, muito obrigado pela sua atenção na pronta resposta.
Esclareceu completamente todas as dúvidas que eu tinha sobre esse assunto.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #65 Online: 25 de Novembro de 2012, 16:49:23 »
Luiz F., de fato, não é assim tão simples aproveitar um órgão para doação. É necessária a presença de uma equipe que conheça bem os labirintos para a preservação do órgão, como explicou Angelo Melo.

Mas havendo o desejo do falecido e/ou de sua família, esses aparentes impedimentos podem ser transpostos e mais vidas possam ser salvas a partir de uma que se foi.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 26 de Novembro de 2012, 19:50:56 »
Quero que meu corpo seja conservado e posto em um mausoléu para que as próximas gerações tenham o prazer de me reverenciar.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 26 de Novembro de 2012, 22:12:11 »
Quero que meu corpo seja conservado e posto em um mausoléu para que as próximas gerações tenham o prazer de me reverenciar.

Salve Herr Kaleun, Primeiro e Único.
Foto USGS

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 26 de Novembro de 2012, 22:59:48 »
Ou, como diria o Mano Lima:

"Quando eu morrer, não quero ser enterrado. Só larguem meu corpo numa coxilha, que é pra os urubu me come e saírem me cagando pelo Rio Grande afora"

:'(

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!