Peraí, quem eu chamei de conservador direitista em tom pejorativo?
Parece que quando se diz que alguém é conservador e de direita, automaticamente já se está ofendendo o outro. Não é assim camarada, e você me conhece muito bem como forista para saber que há tempos eu evito usar qualquer tom ofensivo.
Não me referia especificamente a você, parece ser um "costume" comum, como coloquei no fim da mensagem. Mas mesmo quando isso não é feita de forma a rotulação não ser defensavelmente "pejorativa", me parece que acaba no mínimo traçando a linha nós/eles e desqualificando automaticamente a "eles". Novamente, não estou me referindo especificamente a você mas a padrões gerais, sou péssimo nisso de traçar "perfis" individuais dos foristas, e isso só acaba acontecendo quando são menos moderados. Não deve ser difícil de encontrar petistas destilando veneno contra as direitistas Marina da Silva* e Soninha Francine, e outros esquerdistas rotulando os petistas de "neoliberais-e-logo-errados-vilões", da mesma forma que os petistas fazem com FHC/Serra/PSDB.
Se há uma tendência política à direita das maioria dos foristas isso não os desqualifica, está aí o Geotecton, direitista assumido que não me desmente.
De outro modo, não vejo indignação aqui quando se provém adjetivos como petelhos, esquerdinhas, vai curintia, entre outros, quando usado por outros foristas, esses sim claramente pejorativos.
Acho que isso se deve a não ter muitos foristas realmente de direita, fazendo críticas exageradas à esquerda. E quando isso ocorre, a discussão me parece se focar mais no assunto do que no termo usado para rotular a oposição. Mas minha impressão pode bem ser distorcida.
* Primeiros resultados por "marina silva direitista" no google:
NA PRÁXIS: Marina Silva revela-se ainda mais à direita
napraxis.blogspot.com/2010/06/marina-silva-revela-se-ainda-mais.html
24 jun. 2010 ... Marina Silva revela-se ainda mais à direita. Três pérolas de Marina, o suficiente para matar qualquer a esperança de qualquer incauto em ...
CMI Brasil - Marina Silva e o verde da direita
www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/08/476118.shtml - Cached - Similar
23 ago. 2010 ... MS é um personagem interessante, na proporção de seu perigo. Por isso digo: Essa é uma crença importante para nós brasileiros: Ninguém ...
Carta Maior - Blog do Emir Sader - Marina no colo da direita
www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1... - Cached - Similar
Foi se aproximando do bloco de direita, seguindo as trilhas do Gabeira – que .... "A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, declarou que ...
TUDO EM CIMA: A queda de Marina Silva para a direita: O mesmo ...
tudo-em-cima.blogspot.com/.../queda-de-marina-silva-para-direita-o.html - Cached
11 ago. 2009 ... O problema do sujeito que é de direita, portanto conservador e reacionário, é que essa postura o impede de progredir e de melhorar sua ...
Ruptura com o PV reafirma: Marina Silva é de direita :: Notícias ...
pco.jusbrasil.com.br/.../ruptura-com-o-pv-reafirma-marina-silva-e-de-direita - Cached
1 jul. 2011 ... A votação obtida por Marina Silva, por exemplo, foi fundamental para evitar a vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno, fato que agravaria ...