Enquete

Quantos livros que tenham como principal foco ateísmo ou crítica à religiosidade vocês já leram?

nenhum
18 (47.4%)
1
6 (15.8%)
2
3 (7.9%)
3
3 (7.9%)
4
3 (7.9%)
5
0 (0%)
6
0 (0%)
mais de 6
5 (13.2%)

Votos Totais: 38

Autor Tópico: Ateus: quantos livros sobre ateísmo vocês já leram?  (Lida 14186 vezes)

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
Re:Ateus: quantos livros sobre ateísmo vocês já leram?
« Resposta #25 Online: 12 de Janeiro de 2013, 09:43:36 »
Li estes aqui (não necessariamente nesta ordem):
  • Tratado de Ateologia
  • Carta a Uma Nação Cristã
  • O Mundo Assombrado Pelos Demônios
  • Deus, Um Delírio
Mas todos muito depois de me tornar ateu (graças a Bíblia! :diabo:)
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #26 Online: 12 de Janeiro de 2013, 11:25:05 »
Em que creem os que não creem?, do Humberto Eco, mas só li porque tinha gostado de alguns livros dele lidos anteriormente. Já era ateu tinha um tempão...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lecina

• Nível 14
  • *
  • “A verdade nunca perde em ser confirmada.”
« Resposta #27 Online: 22 de Janeiro de 2013, 18:43:37 »
livro "ATEU", eu li só o "Deus, um delírio", apesar de ter lido vários de tendência Ateista (pró-ceticismo e pró-ciência).
Fabio Lecina Marin

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 22 de Janeiro de 2013, 20:14:28 »
Estou querendo comprar "The Cambridge Companion to Atheism", de Michael Martin. O autor é filósofo analítico e tem argumentos muito mais rigorosos e consistentes do que os dos Dawkins da vida, ele também fala das implicações do ateísmo sobre vários assuntos, como psicologia, sociologia, feminismo, ética, etc.

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/E-BOOK/CAMBRIDGE-COMPANION-TO-ATHEISM-THE/17608485

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 22 de Janeiro de 2013, 21:07:05 »
Estou querendo comprar "The Cambridge Companion to Atheism", de Michael Martin. O autor é filósofo analítico e tem argumentos muito mais rigorosos e consistentes do que os dos Dawkins da vida, ele também fala das implicações do ateísmo sobre vários assuntos, como psicologia, sociologia, feminismo, ética, etc.

http://www.livrariacultura.com.br/Produto/E-BOOK/CAMBRIDGE-COMPANION-TO-ATHEISM-THE/17608485

Aliás, tenho referências pessoais de que o Dawkins não é muito bem visto no meio acadêmico inglês quando se mete a falar de ateísmo. Parece que seus argumentos são considerados rasos demais.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 23 de Janeiro de 2013, 07:16:47 »

Aliás, tenho referências pessoais de que o Dawkins não é muito bem visto no meio acadêmico inglês quando se mete a falar de ateísmo. Parece que seus argumentos são considerados rasos demais.

Common Sense Atheism: Why the New Atheists Failed, and How to Defeat All Religious Arguments in One Easy Step

What the New Atheists have failed at, rather, is something different, but something very important to the New Atheists, and that is: they’ve failed at giving a strong intellectual case for atheism.

Now I’m sure Richard Dawkins would be upset by this claim. But it’s uncontroversial among those who argue about the existence of God for a living: professional philosophers. I’ve spoken with dozens of them, believers and atheists, and none of them think the New Atheists have made a strong intellectual case for atheism.

Of course the religious philosophers write a lot about the New Atheists because they’re quite eager to show how bad their arguments are, but atheistic philosophers mostly just ignore the New Atheists, because they’re working with better arguments already, and there’s just nothing to work with in the New Atheists.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 23 de Janeiro de 2013, 08:08:20 »

A propósito, olhem o sumário desse livro, que interessante:

The Cambridge Companion to Atheism

General Introduction by Michael Martin

Background
Atheism in Antiquity by Jan N. Bremmer
Atheism in Modern History by Gavin Hyman
Atheism: Contemporary Numbers and Patterns by Phil Zuckerman

The Case against Theism
Theistic Critiques of Atheism by William Lane Craig
The Failure of Classical Theistic Arguments by Richard M. Gale
Some Contemporary Theistic Arguments by Keith Parsons
Naturalism and Physicalism by Evan Fales
Atheism and Evolution by Daniel C. Dennett
The Autonomy of Ethics by David O. Brink
The Argument from Evil by Andrea M. Weisberger
Kalam Cosmological Arguments for Atheism by Quentin Smith
Impossibility Arguments by Patrick Grim

Implications
Atheism and Religion by Michael Martin
Feminism and Atheism by Christine Overall
Atheism and the Freedom of Religion by Steven G. Gey
Atheism, A/theology, and the Postmodern Condition by John D. Caputo
Anthropological Theories of Religion by Stewart E. Guthrie
Atheists: A Psychological Profile by Benjamin Beit-Hallahmi

Supplementary Material

Na verdade, ao contrário do que eu pensei, Michael Martin é o organizador, há vários autores, inclusive alguns nomes bem conhecidos, como Phil Zuckerman, Daniel C. Dennet e William Lane Craig.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2013, 08:10:21 por uiliníli »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #32 Online: 23 de Janeiro de 2013, 10:06:58 »
Na Amazon tá 9,99...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #33 Online: 26 de Janeiro de 2013, 11:25:56 »
Votei em nenhum. O mais perto de um livro sobre ateísmo que já li foi "O Anti-cristo" de Nietzschie (seilacomoescreve). A bíblia conta? :D
Eu pessoalmente não sei se Nietzsche era ateu, eu tenho minhas duvidas quanto a isso. Muitas dessas passagens podem ser uma forma de ambivalência do autor como um recurso retórico. O proprio anticristo não é uma critica a Cristo, mas sim a ao cristianismo que foi tudo contrario ao que Jesus pregou palavras do livro. Ele achava que Cristo era uma espécie de Übermensch(espirito livre como fala no livro).
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #34 Online: 26 de Janeiro de 2013, 20:20:50 »
Votei em nenhum. O mais perto de um livro sobre ateísmo que já li foi "O Anti-cristo" de Nietzschie (seilacomoescreve). A bíblia conta? :D
Eu pessoalmente não sei se Nietzsche era ateu, eu tenho minhas duvidas quanto a isso. Muitas dessas passagens podem ser uma forma de ambivalência do autor como um recurso retórico. O proprio anticristo não é uma critica a Cristo, mas sim a ao cristianismo que foi tudo contrario ao que Jesus pregou palavras do livro. Ele achava que Cristo era uma espécie de Übermensch(espirito livre como fala no livro).

Sim, concordo. O que eu quis foi mais enfatizar que nunca li um livro especificamente sobre ateísmo e, ao mesmo tempo brincar com essa visao que alguns incautos tem sobre esse livro.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 30 de Janeiro de 2013, 12:07:52 »
Eu pessoalmente não sei se Nietzsche era ateu,
Não queria comentar essa frase, porque faz tempo que não leio bulhufas de "nit", mas... Por que vc acha isso?

Um dos grandes filósofos a ser conhecido por seu ateísmo... E por que vc não acha?

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #36 Online: 30 de Janeiro de 2013, 13:24:38 »
Li somente o "Ateismo e Liberdade" de Cancian a uns 20 anos atras.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #37 Online: 30 de Janeiro de 2013, 20:03:06 »
Eu pessoalmente não sei se Nietzsche era ateu,
Não queria comentar essa frase, porque faz tempo que não leio bulhufas de "nit", mas... Por que vc acha isso?

Um dos grandes filósofos a ser conhecido por seu ateísmo... E por que vc não acha?
Olha não posso afirmar o que falei de forma plena, é apenas um impressão que tenho. Pois Nietzsche foi um filosofo que critica a razão, e defende a força da vontade(fortes e fracos) e de certa forma a subjetividade vista a aqui como arte. Lembra de um Usuário do CC que foi expulso recentemente "Espirito Nunca mais" alguns de seus post que as vezes parecem céticas querem dizer justamente o contrario, ou seja as vezes isto pode ser um recurso retórico. Por exemplo quando Nietszche fala que é ateu desde criancinha,ele pode estar ironizando alguém se achar-se ateu, e que ser ateu não é uma grande coisa ou uma descoberta grandiosa. E quando ele fala que deus morreu em sua frase mais famosa ,aqui acredito que é uma "profecia" relativa a modernidade, e o que haveria depois dela. Só para exemplificar um trecho do contexto que esta  frase "Deus está morto",  quase no  final do paragrafo em que esta frase esta colocada:" Não teremos de nos tornar nós próprios deuses, para parecermos apenas dignos dele?"
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 31 de Janeiro de 2013, 10:26:34 »
Não lembro de muita coisa agora, mas já li diversos textos onde ele critica piamente a religião e se diz ateu. Na minha opinião ele era mesmo ateu, e afirmar que ele usou dessas frases, onde explana seu ateísmo, para mostrar algum tipo de sarcasmo, acho meio pretensioso. Geralmente, pessoas muito fisiologistas e racionalistas, tendem ao ateísmo. Principalmente as fisiologistas.

Não tem a ver com a conversa, mas já que estamos falando de "nit"... Uma frase dele que me deu um tapa na cara, foi mais ou menos assim:

"Aquele se humilha muito, na verdade, quer ser exaltado".

O motivo é que costumava ser assim... Mesmo sendo bom em alguma coisa, eu sempre falava que sabia muito pouco, até alguns amigos me falavam que esse meu modo era burrice. Hoje, não sou mais assim, só por causa dessa frase hehe. Se sou bom, digo. Se sou ruim, digo. Se sou excelente, aí é que digo mesmo. Se sou péssimo, também digo. E não levo isto só para meu mundo como indivíduo, faço o mesmo com todo o resto, gostando ou odiando. Se é bom, é bom... Se é ruim, é ruim, não importa minha opinião, o que importa é ser real.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2013, 10:30:49 por Mussain! »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 23:30:06 »
Comprei meu The Cambridge Companion to Atheism, já li a primeira parte inteira. É menor do que eu esperava, é um livro bem introdutório. Não gostei muito do capítulo do Phil Zuckerman, que é só uma infinidade de números e pouca discussão, mas gostei do restante, a história moderna do ateísmo é muito interessante -- o autor mostra como o ateísmo e toda a revolução filosófica-científica que começou a partir de Descartes ironicamente foi gestada dentro da própria teologia. Amanhã começo a parte com os argumentos teístas e ateístas.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #41 Online: 21 de Março de 2013, 09:52:32 »
Estou a ler "História do Ateísmo" de Georges Minois, relativo aos descrentes do mundo ocidental das origens aos nossos dias.

São 741 páginas (vou na 122)

A obra foi publicada com o apoio do Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, em 1998, pela Arthéme Fayard. Tenho a tradução portuguesa de 2004, que comprei este fim-de-semana num saldo.

Escreve o autor: "Este livro fala da história dos descrentes, reagrupando sob esse vócabulo todos os que não reconhecem a existência de um deus pessoal que intervenha na sua vida: ateus, panteístas, cépticos, agnósticos, mas também deístas, sendo infinitas as diferenças entre todas estas categorias. Todos eles constituem, sem dúvida, a maioria da humanidade. É de facto a história dos homens que apenas acreditam na existência dos homens."

Especialmente interessante (até onde li) é que desmistifica a ideia feita da Idade Média Cristã revelando a forte presença da descrença mesmo no mundo de então... Vou começar a ler o Renascimento....

È um livro deveras importante.   
« Última modificação: 21 de Março de 2013, 09:59:35 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #42 Online: 22 de Março de 2013, 13:32:03 »
Li somente o "Ateismo e Liberdade" de Cancian a uns 20 anos atras.

Não sabia que ele já escrevia aos 10 anos de idade. :shock:

Banzai, tambem estranhei quando vi [so recentemente]  que a idade dele é de trinta e algo mais. Dez anos é pouco, mas pelo menos uns quinze ele ja tinha quando escreveu.

Terminei a leitura do meu segundo livro sobre ateísmo (Ateísmo e Niilismo) também de Cancian.

Acho o trabalho dele muito bom. Cancian é, também, niilista e vê tal "filosofia" como uma espécie de evolução do ateísmo.
Recomendo a leitura.

Offline groo

• Nível 00
  • *
« Resposta #43 Online: 31 de Março de 2013, 17:50:18 »
Acho os livros de argumentos contra Deus um pouco inuteis. Prefiro textos positivos como esse:
http://calteches.library.caltech.edu/51/2/CargoCult.pdf

Offline Damásio

• Nível 04
  • *
« Resposta #44 Online: 03 de Abril de 2013, 08:46:47 »

Alguém leu a magnífica, como sempre, entrevista do biólogo Richard Dawkins, o maior cientista ateu da atualidade, na FOLHA DE S. PAULO do dia 1º de abril passado? Quem não o tiver feito, não perca o exercício de uma notável mente, por causa disso avessa a superstições.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 03 de Abril de 2013, 09:15:46 »
...entrevista do biólogo Richard Dawkins, o maior cientista ateu da atualidade,...

:o
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #46 Online: 03 de Abril de 2013, 10:26:59 »
É o maior cientista ( um dos) da atualidade, se fosse crente seria o maior cientista crente da atualidade.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 03 de Abril de 2013, 10:50:04 »
É o maior cientista ( um dos) da atualidade, se fosse crente seria o maior cientista crente da atualidade.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #48 Online: 03 de Abril de 2013, 10:56:38 »

:hein:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 03 de Abril de 2013, 11:07:31 »

:hein:

O tempo do verbo está errado e Wilson tem toda a razão.

"Would you like to talk about Dawkins?" he continues – and when I say yes, he laughs. "I hesitate to do this because he's such a popular guy, but Dawkins is not a scientist. He's a writer on science and he hasn't participated in research directly or published in peer-reviewed journals for a long time. In other words, there is no Wilson-versus-Dawkins controversy: it's Wilson versus … well, I could give you a goodly list of other scientists doing peer-reviewed research."

http://www.guardian.co.uk/science/2012/aug/18/edward-wilson-harvard-biologist-interview#start-of-comments

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!