Quando mais jovem, eu queria ser padre, posso estar errado, mas, pensando bem, acho que a leitura de textos de outras religiões e as contradições existentes entre eles somado às próprias contradições e paradoxos da noção da(s) deidade(s) cristã(s) é que me fizeram contestar a certeza da divindade. Estas informações, encontrei com a ajuda de vários debates e textos esparsos do site ateus.net.
O Mundo Assombrado Pelos Demônios - Carl Sagan (Não considero um livro ateísta, mas, sim, formador de pensamento crítico. Recomendo a todos independentemente da crença. É um abridor de portas para um pensamento mais racional.)
Porque Não Sou Cristão - Bertrand Russell (Considero uma obra simples, mas que aborda sem muito arrodeio, de maneira direta, o problema da divindade com a apresentação de argumentos interessantes e demonstra uma maneira corajosa de um homem genial.)
Ateísmo e Liberdade - André Cancian (Ótimo livro que condensa argumentos vistos em vários lugares. Admiro o modo inteligente e perspicaz de escrever do André Cancian. Um verdadeiro líbelo brasileiro contra a ignorância.)
Tratado de Ateologia - Michel Onfray (Particularmente, considero o mais fraco da lista. Não sei a razão, mas quando lembro dele só vem à cabeça uma hipotética conversa entre Onfray, falando sobre o seu "Tratado de Ateologia", e Harold Bloom, discursando sobre o seu "Jesus e Javé: Os Nomes Divinos", igualmente enfadonho.)
Lembrando mais, atualizo a lista.