Enquete

Quantos livros que tenham como principal foco ateísmo ou crítica à religiosidade vocês já leram?

nenhum
18 (47.4%)
1
6 (15.8%)
2
3 (7.9%)
3
3 (7.9%)
4
3 (7.9%)
5
0 (0%)
6
0 (0%)
mais de 6
5 (13.2%)

Votos Totais: 38

Autor Tópico: Ateus: quantos livros sobre ateísmo vocês já leram?  (Lida 14185 vezes)

Offline nikita

• Nível 13
  • *
Re:Ateus: quantos livros sobre ateísmo vocês já leram?
« Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2012, 19:15:05 »
"Deus um Delírio", " O Fim da Fé" e para me tornar absolutamente atéia " Bíblia, VT (mas não todo)".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2012, 19:21:13 »
Eu não sei se faz muito sentido contar a bíblia ou qualquer livro que objetive ser "pró" religião aqui.

Senão algum ex-evangélico que leu toda uma biblioteca de livros dos pastores-autores vai colocar que leu mais de 15, e por isso ficaria meio subentendido que eram todos os livros que se pudesse imaginar "pró ateísmo"... :hein:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2012, 20:36:15 »
Li "Deus, um delírio", li mais outros três livros do Dawkins ( não prórpiamente ateus), li mais alguns livros muito bons que só olhando na estante pra saber o nome e autor e só relendo pra lembrar de tudo. Tem um livro de um ex ministro da cultura francês que foi uma das portas de entrada para o ateísmo...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2012, 21:21:06 »
Eu não li nenhum e nem me lembro de qualquer um que tivesse me despertado o menor interesse. O que teria algum interesse em ler talvez fosse alguma coisa do Richard Price sobre a coisa toda de mito vs. historicidade de Jesus, mas ainda assim não é algo que me faz ir atrás de algo (e nem seria exatamente algo diretamente relacionado a ateísmo).

O interesse aumenta consideravelmente com algo um pouco menos focado em deus(es), esses sobre mais temas relacionados a "ceticismo em geral", como acho que o livro mais famoso do Shermer, "por que as pessoas acreditam em coisas estranhas", mas não li esse, e acho que não li nenhum que se enquadrasse solidamente nessa categoria também. Nem li ainda o "mundo assombrado por demônios", que é definitivamente um que quero ler. Acho que talvez "dragões do Éden", "cérebro de Broca" resvalem um pouco no assunto em um momento ou outro, bem como "Contato", apesar do último ser ficção então nem se encaixar muito bem.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2012, 00:05:17 »
Li o "mundo assobrado pelos demônios" em uma época que acreditava em deus e gostei. Também li "deus um delírio" mas achei cansativo
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline O Pistoleiro

• Nível 10
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2012, 13:47:03 »
Deus, um Delírio foi o suficiente, já estava com minha crença abalada e o livro somente derrubou o castelo de areia
A Morte da fé
E comprei agora Ateísmo & Liberdade do André Cancian, vou ler ano que vem.
Se Deus é nosso Pai (você que pensa), então Satã deve ser nosso Primo. Por que ninguém entende essas coisas importantes?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2012, 14:17:22 »
Li "Deus, um delírio", li mais outros três livros do Dawkins ( não prórpiamente ateus), li mais alguns livros muito bons que só olhando na estante pra saber o nome e autor e só relendo pra lembrar de tudo. Tem um livro de um ex ministro da cultura francês que foi uma das portas de entrada para o ateísmo...

Aprender a Viver - Luc Ferry - Não se enganem não é autoajuda.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2012, 15:05:04 »
Li "Deus, um delírio". Li o "Mundo Assombrado por Demônios" também, mas não o classificaria como ateísta.
"Deus prefere os ateus"

Offline Alexssc

• Nível 08
  • *
    • Digressões Filosóficas
« Resposta #9 Online: 18 de Dezembro de 2012, 16:25:09 »
Vou responder puxando cá pela memória do que tenho na minha biblioteca. Vou colocar mais ou menos em ordem, dos mais próximos aos mais afastados do tema:

1) MICHEL ONFRAY
1.1. Tratado de Ateologia

2) ANDRÉ COMTE-SPONVILLE
1.1. O Espírito do Ateísmo
1.2. A Filosofia

3) SAM HARRIS
3.1. Carta a Uma Nação Cristã
3.2. A Morte da Fé

4) BERTRAND RUSSELL
4.1.) Porque Não Sou Cristão
4.2.) No Que Acredito

5) DANIEL DENNET
5.1. Quebrando o Encanto

6) CHRISTOPHER HITCHENS
6.1. Deus Não é Grande

7) RICHARD DAWKINS
7.1. Deus, Um Delírio

8) CARL SAGAN
8.1. O Mundo Assombrado Pelos Demônios

9) ASSIS UTSCH
9.1. As Raízes de Deus

10) DAVID HUME
10.1. Diálogos Sobre a Religião Natural
"A vida é prá valer. E não se engane não... Tem uma só. Duas mesmo, que é bom, ninguém vai me dizer que tem sem provar muito bem provado, com certidão passada em cartório no céu, e assinado embaixo: Deus. E com firma reconhecida!"
Vinícius de Moraes & Baden Powell - Samba da Bênção/1967.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #10 Online: 18 de Dezembro de 2012, 17:10:36 »
Só a título de informação para os ateístas:
Vale livros budistas nas respostas?
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Dezembro de 2012, 23:16:18 »
Se acha que é "propaganda" o suficiente. A idéia por trás da enquete era testar a noção de "livros sagrados ateus".

Se bem que não vale nada por mais incomum que seja, porque só uns 0,4% dos cristãos devem ter lido a bíblia*, algo mais dos espíritas deve ter lido o livro principal deles, seja qual for... só os muçulmanos e os judeus devem ser mais rígidos nisso de "formação religiosa" a partir das leituras.

* se bobear, mais ateus a leram do que cristãos, validando então a resposta da Nikita lá em cima :biglol:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Dezembro de 2012, 00:57:18 »
Só a título de informação para os ateístas:
Vale livros budistas nas respostas?

Isso...provoca....cutuca....vai.... :hihi: :lol:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Dezembro de 2012, 01:09:17 »
Engraçado que só comecei a ler sobre o ateísmo depois de me tornar ateu.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #14 Online: 19 de Dezembro de 2012, 02:29:54 »
Quando mais jovem, eu queria ser padre, posso estar errado, mas, pensando bem, acho que a leitura de textos de outras religiões e as contradições existentes entre eles somado às próprias contradições e paradoxos da noção da(s) deidade(s) cristã(s) é que me fizeram contestar a certeza da divindade. Estas informações, encontrei com a ajuda de vários debates e textos esparsos do site ateus.net.

O Mundo Assombrado Pelos Demônios - Carl Sagan (Não considero um livro ateísta, mas, sim, formador de pensamento crítico. Recomendo a todos independentemente da crença. É um abridor de portas para um pensamento mais racional.)

Porque Não Sou Cristão - Bertrand Russell (Considero uma obra simples, mas que aborda  sem muito arrodeio, de maneira direta, o problema da divindade com a apresentação de argumentos interessantes e demonstra uma maneira corajosa de um homem genial.)

Ateísmo e Liberdade - André Cancian (Ótimo livro que condensa argumentos vistos em vários lugares. Admiro o modo inteligente e perspicaz de escrever do André Cancian. Um verdadeiro líbelo brasileiro contra a ignorância.)

Tratado de Ateologia - Michel Onfray (Particularmente, considero o mais fraco da lista. Não sei a razão, mas quando lembro dele só vem à cabeça uma hipotética conversa entre Onfray, falando sobre o seu "Tratado de Ateologia", e Harold Bloom, discursando sobre o seu "Jesus e Javé: Os Nomes Divinos", igualmente enfadonho.)

Lembrando mais, atualizo a lista.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, 02:35:23 por ReVo »
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #15 Online: 19 de Dezembro de 2012, 02:37:41 »
Aprender a Viver - Luc Ferry - Não se enganem não é autoajuda.

Graças a você, vou ler a edição de bolso deste livro que está lacrada há meses na minha estante.
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #16 Online: 19 de Dezembro de 2012, 16:55:43 »
Me demonstraram pessoalmente como crer em divindades não faz sentido, depois disso não vejo sentido em ler livros sobre ateísmo, no máximo alguns artigos variados.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Dezembro de 2012, 17:02:29 »
Acho que mesmo artigos que li foram pouquíssimos. Li a carta aberta do Dawkins para a filha de ~9 anos, um texto do Robert Ingersol... ambos bem depois de ser ateu... acho que praticamente todo o resto geralmente não era no sentido de "fundamentar o ateísmo", mas mais descendo a lenha nas religiões e seus males partindo do princípio que é tudo balela, sem perder muito tempo para justificar isso.

Acho que curiosamente talvez uma influência "ateísta" pré-ateísmo tenha sido o "documentário" "eram os deuses astronautas?" :biglol:

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 19 de Dezembro de 2012, 18:26:48 »
Li a introdução do Tratado de Ateologia do Sponville. Mas porque meu irmão insistiu. Fora isso, não li nenhum.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Dezembro de 2012, 19:16:55 »
Eu não li nenhum e nem me lembro de qualquer um que tivesse me despertado o menor interesse. O que teria algum interesse em ler talvez fosse alguma coisa do Richard Price sobre a coisa toda de mito vs. historicidade de Jesus, mas ainda assim não é algo que me faz ir atrás de algo (e nem seria exatamente algo diretamente relacionado a ateísmo).

O interesse aumenta consideravelmente com algo um pouco menos focado em deus(es), esses sobre mais temas relacionados a "ceticismo em geral", como acho que o livro mais famoso do Shermer, "por que as pessoas acreditam em coisas estranhas", mas não li esse, e acho que não li nenhum que se enquadrasse solidamente nessa categoria também. Nem li ainda o "mundo assombrado por demônios", que é definitivamente um que quero ler. Acho que talvez "dragões do Éden", "cérebro de Broca" resvalem um pouco no assunto em um momento ou outro, bem como "Contato", apesar do último ser ficção então nem se encaixar muito bem.

"O Mundo Assombrado Por Demônios" não é um livro que pregue o ateísmo em si. Ele é literalmente o manual dos céticos. Seu propósito é ensinar um crédulo a ser cético e guiar os céticos a uma forma de melhorar seu pensamento crítico. O "Dragões do Éden" é maravilhoso. O Sagan faz algumas especulações que se qualquer um aqui fizer vai ser meio que ridicularizado, só que ele faz com aquela forma peculiar dele. Não é um livro que fale contra deus e a religião, só que o assunto tratado - a inteligência -, é colocado de forma totalmente evolutiva. Não dá margem para contos de fadas.

"Dragões do Éden" é um livro que merece ser lido. É um assunto que pouquíssimas pessoas abordaram até hoje devido a sua complexidade e ele o faz de forma magistral.

"O Cérebro de Broca" eu nunca li e é difícil de encontrar em português.

Eu não tenho muito interesse por livros que preguem o ateismo.

Em algum tópico perdido por aqui sugeriram esse tópico:

http://adrianoped.blogspot.com.br/

É do forista Adriano mesmo. Tenho lido ele, na verdade, por ele ser pequeno, já li quase todo. Tem um post que me impressionou bastante, agora não o estou encontrando, muito bom mesmo, onde ele fala que o radicalismo do ateu tentando convencer um crédulo é improdutivo, que a crença em si é uma "muleta" psicológica para o religioso, se o ateu chegar "chutando" a muleta o crédulo vai se agarrar mais ainda a ela. O certo seria o ateu primeiro demonstrar a não necessidade da "muleta".

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #20 Online: 19 de Dezembro de 2012, 19:40:06 »
Eu tenho "O Ramo de Ouro" em PDF do James Frazer.

Deve ser muito interessante, mas eu não tive paciência de pegar no embalo com ele.

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #21 Online: 19 de Dezembro de 2012, 20:55:48 »
Eu não sei se faz muito sentido contar a bíblia ou qualquer livro que objetive ser "pró" religião aqui.

Senão algum ex-evangélico que leu toda uma biblioteca de livros dos pastores-autores vai colocar que leu mais de 15, e por isso ficaria meio subentendido que eram todos os livros que se pudesse imaginar "pró ateísmo"... :hein:
tudo bem. Votei no 3 mas tb li Tratado de ateologia, assim a resposta não muda. E tb O Mundo Assombrado pelos Demônios, mas pelo q li aqui este tb não conta.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #22 Online: 20 de Dezembro de 2012, 02:02:08 »
Votei em nenhum. O mais perto de um livro sobre ateísmo que já li foi "O Anti-cristo" de Nietzschie (seilacomoescreve). A bíblia conta? :D
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Dezembro de 2012, 14:17:11 »
kkkkkk Eu pensei que só eu era ateu nato hehehe....

Escolha: nenhum.
Percentual: 66.7%

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Dezembro de 2012, 14:25:11 »
Que eu me lembre, só esses:

Deus, um Delírio -- Richard Dawkins
O Espírito do Ateísmo -- André Comte-Sponville
Por que não sou Cristão -- Bertrand Russel
Confession of a Buddhist Atheist -- Stephen Batchelor

Pretendo ler em breve:

Religião para Ateus -- Alain de Botton

EDIT: Eu li O Mundo Assombrado pelos Demônios também, não contei porque não o acho um livro propriamente ateísta, mas já que tem um monte contando...
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2012, 14:27:45 por uiliníli »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!