Hehehe. E continuo precisando dos exemplos.
Eu sei, já vejo o futuro, vai precisar sempre, não importa quantos exemplos tenha.
Não há em nenhum desses livros exemplos de engenharia social ateísta;
Agora é "engenharia social"? Já deu uma 'upgradada' na coisa? Eu ainda estou nas ideias, princípios, diretivas (nem diretrizes)... ateístas para o que seria "melhor para a sociedade". Mas não tem tempo ruim não! Há sim, também, elaborados projetos de remodelação de sociedades. Esses loucos têm de tudo!
Só não me peça para procurar porque não é o que me proponho, tá OK? Eu fico só ali pelas ideias de proposições básicas desse pessoal.
talvez uma revisão do senso ético e da postura perante o erotismo no livro do Onfray, mas nada que transcenda atitudes pessoais, nem nenhuma tentativa de impôr comportamentos.
Tentativa também já é uma upgradada. Ideias não necessariamente já são impostas por serem expostas. E só o que interessa no que eu disse são suas elaborações.
Não sei, aliás, porque você sequer presumiu que havia, já que confessou não ter lido nenhum deles.
Primeiro, não os li mas, infelizmente, sei algo desses indivíduos. Segundo, por você tê-los lido, deve saber mais sobres os mesmos. E, como já apontei pela sua solicitação, o Sam Harris, só como exemplo, é um pregador. Outros aí também são, eu sei e, se você me vier com "não sei", já informo que duvido.
Mas talvez devesse, nem que seja para criticá-los com conhecimento de causa.
Não estou interessado em conhecer-lhes as 'causas' nada mais do que, lamentavelmente, já conheço. Essa bagagem eu evito ao máximo adquirir.
Pessoalmente, não curti o Gleiser nem o Onfray;
Congratulo-o.
o primeiro é muito ecumênico
Isso aí já seria até bom demais.
e o último me soou revoltadinho.
O Sam Harris também... e... meu Proteus amado! Eu estou dizendo isso?!!!
Harris é competente mas algo frio.
Muito vago... "frio". Dependento de uma arbitrariredade, poder ser, pode não ser. É um pregador de doutrinas "anti"rreligiosas.
Se um dia você mudar de idéia e resolver ler,
Espero que eu não dê esse defeito nunca!
sugiro o Hitchens e o Dennet, principalmente o último que tem o melhor conteúdo filosófico.
Depois da (contra)"propaganda" que antigo forista Adriano fez desse sujeito, quero esquecer que existe!
"Melhor conteúdo filosófico"... hahahahahahaha... faça-me o favor...
Mas leia mesmo "o universo elegante" e "um universo vindo do nada".
Posso dar uma chance a mais para o Gleiser pois ele poderia estar sob efeito de estado nervoso alterado ou sem tempo para elaborar coisas corretamente nivelando para o tipo de indivíduos com quem falava, coisas diversas que podem afetar uma mente... Mas a confiança ficou muito abalada.
Física e cosmologia são mais produtivos do que esses livros que apenas apresentam formas mais elaboradas de refutar o óbvio.
Não são mais produtivos, são os únicos, desses, produtivos.
As "formas mais elaboradas" fazem justamente isso que você disse! "Refutam o óbvio", de azar que o sujeito que mergulha no filosofismo só consegue mesmo fazer nada mais que viver a (tentar) refutar o óbvio. Você acertou!
Como você se reputa um cientista,
Concluiu isso por um nick?
presumo que pelo menos isso você vai apreciar em comum comigo,
Sim, sem dúvida. Mas, qual é o problema que tantas pessoas têm em não terem nada a apreciar em comum com alguma outra pessoa? Qual o problema se discordarmos de, absolutamente, tudo? Por que é tão importante alguma concordância? Não consigo entender...
embora pelo que já te conheço eu meio que espero mais uma tentativa de patada online.
Patada é aquilo desferido por animais com patas? Tipo... quadrúpedes ...equinos, muares, asininos...? Sugere que eu seja um desses para ir de mim uma tentativa de patada...?
Se quer saber sobre o marco de 10/11 anos, sem problema, eu digo! Minha mãe me pôs no catecismo. Péssima idéia para quem estava começando a pensar criticamente, pois me colocou na posição de avaliar o conteúdo das aulas. Mas, como eu disse - nunca dei bola para religião, muito antes de eu ter tido interesse em articular a minha heresia.
T+ .
Tão botando a garotada tarde assim hoje em dia no catecismo? Na minha época, fui mandado aos 7. Eu não queria ir; disse à minha mãe o de sempre que ela já sabia: "não acredito em nada disso, isso é tudo bobagem". Mas... ela acreditava... tanto que acreditava que algum "poder" poderia me influenciar e me mandou assim (e por isso) mesmo.
Mas, isso aí não explica o seu "talvez". Você tinha dúvida? Ainda tem? É normal crianças não darem bola para religião; nada de extraordinário nisso. Isso não diz nada sobre crença/descrença dela, muito o contrário.