Aquelas histórias de crianças selvagens dá um bom exemplo disso, alguém acha que uma menininha naturalmente seria o que entendemos por menina no contexto social atual? Alguém acredita que se houvessem um casalzinho de irmão, um menino e uma menina vivendo em estados selvagens eles apresentariam tantas diferenças quanto as que observamos entre homens e mulheres na sociedade??
E como começaram as diferenças?
Sei lá, seria impossível fazer uma historiografia disso, porque seu começo se deu em nossos antepassados que não estão mais aqui para que os observemos. Veja, eu acredito que isso que vivemos hoje é resultado de coisas que tiveram um porquê de ser. Se eu fosse criar aqui uma historinha provável, começaríamos nas savanas onde por motivos de sobrevivência machos e fêmeas de acordo com suas características biológicas como força, capacidade de gerar filhos e etc, foram TENDO de assumir determinados papeis sociais. Machos eram mais hábeis a caça pela força, mulheres que tinham os filhos, precisavam amamentar precisavam ficar nas cavernas, logo enquanto seus maridos caçavam, elas precisavam cuidar das coisas domésticas. Elas por terem filhos e não serem expostas a caçada podem ir se tornando mais dóceis, mais amáveis, já a vida do macho mais dura exigia temperamentos mais rígidos e menos "frescuras"... Se os machos é quem saiam para fora, é eles quem passaram a conhecer melhor o mundo externo, logo nas discussões sobre para onde mudar a tribo, onde encontrariam mais comedia e etc, não havia como as fêmeas participarem por falta de conhecimento pratico do mundo externo a sua caverninha. Pronto, a sociedade vai se "patriarcalizando" pois tudo o que diz respeito ao coletivo, ao espaço publico passa a ser de domínio do macho, aqui já vai se delimitando que "politica" vai sendo coisa de machos.
Enfim, cogitações da imaginação livre pode ir vindo até os dias de hoje e justificando todo ser como é... Mas o que justifica nossa necessidade de se apegar e querer manter isso a todo custo? O homem é ser cultural, ele deveria ir se tornando mais autônomo para ir percebendo quais estruturas sociais e regras AINDA são úteis e quais poderíamos substituir por outras... Mas não, nós somos muito conservadores (talvez vestígios também de necessidades primitivas), então estruturas que serviram há muito vão se reverberando na história ainda que a própria sociedade tenha mudado e já não precise mais daquilo, ao menos não da mesma forma.
É o caso do casamento e da monogamia e etc. Porque ainda hoje precisamos casar? Há algumas décadas atrás ainda era complicado pessoas viverem sozinhas, divorcio era impossível. Hoje a grande maioria vive sozinho sem grandes problemas ao menos por alguns períodos da vida. Hoje, com todo mundo casando e se divorciando, filhos são criados por somente um dos pais, ou por pais separados. Se pessoas transam antes do casamento, e casam e descasam a vontade, então já não existe monogamia, monogamia é ter apenas um parceiro pela vida. Como vou me dizer monogâmico só porque transo com uma unica pessoa durante um relacionamento que dura no máximo 1 ano? É risível, no fundo eu passo a vida transando com vários parceiros, mas só porque não traio ninguém durante o período efêmero de cada relacionamento me acho monogâmico?? Ah faça um favor...
Então são coisas assim que não percebemos, estruturas que não só poderiam cair, porque não servem mais para nada, mas que pior, estruturas que já caíram e as pessoas só não sabem disso. Qual a diferença então de eu ter 3 parceiros por ano, separadamente cada um num período de namoro especifico, ou ter 3 ao mesmo tempo, levando-os durante um ano. Alguém é monogâmico de fato nestes exemplos? Estamos falando de monogamia ou de costume e hipocrisia? Sinceramente não entendo....