Eu acredito que a vida deve ser vivida em comunidade, em família.
e como nem todo mundo tem uma família biológica (ou de criação), que realmente lhe apóie, cabe a ele procurar uma família nas comunidades.
Porém, como ateu, não me cabe participar de igrejas, me é sufocante, ainda que eu minta meu credo.
além do fato que igrejas prioritizam o culto à Deus, ao invés da comunhão das pessoas.
Por isso, é necessário uma comunidade, não religiosa, local e que venha a preencher este espaço que, antes de me tornar ateu, era da igreja.
Eu conheço o papel da igreja para com a comunidade. me refiro a boas igrejas, que são raras, mas que pessoas como eu encontram pq não procurei por uma grande placa, mas por uma boa vibração. ajudar seus membros com moradia, comida, festinhas e até problemas como casamento (é, fizemos um casamento e pagamos todas as despesas, além da pessoa morar em casa de presbitério, isto é, da igreja), gás, móveis, etc.
Acredito que uma comunidade deve cuidar dos seus em primeiro lugar.
E, assim como qualquer comunidade, deve ter um filtro, para que não seja qualquer um que entre, só pelo fato de ser ateu.
por isso uma comunidade precisa de um credo, para que seus membros tenham uma crença em comum.
pessoas que não possuem alguma crença em comum não conseguem ser parceiros.
1 - Um indivíduo justo não salvaria uma sociedade dos problemas que ela, pela própria ignorância, causa a si mesma.
O credo acima filtra qualquer tipo de pessoa que acredita em uma possivel intervenção divina para corrigir nossos problemas, seja de Deus, Alienigena, etc, etc...
O credo acima não filtra pessoas que acreditam em Deus, Alienigenas na terra, etc. Porém, estas pessoas seriam mais práticas e realistas do que as outras que acreditam em Deus, Alienigenas, etc.
2 - A única razão para o esforço, é a recompensa.
3 - O homem sensível que ajuda o homem tolo, não receberá recompensa.
Os credos 2 e 3 filtram as pessoas que acreditam que devemos ajudar a todos aqueles que passam necessidade, sem olhar a quem.
4, 5, 6, etc...
e assim vai, vocês já entenderam o exemplo dos credos.
E é claro, na igreja, se aceita qualquer um que diz acreditar no credo.
Em uma comunidade não religiosa como esta, que pretendo que exista, seriamos mais seletivos.
A todo aquele que sente a necessidade de uma comunidade, sinta-se à vontade para contribuir nesta discussão.