Autor Tópico: comunidade local na sua cidade  (Lida 2616 vezes)

Offline ShadowThinker

• Nível 02
  • *
comunidade local na sua cidade
« Online: 25 de Dezembro de 2012, 09:28:38 »
Eu acredito que a vida deve ser vivida em comunidade, em família.
e como nem todo mundo tem uma família biológica (ou de criação), que realmente lhe apóie, cabe a ele procurar uma família nas comunidades.
Porém, como ateu, não me cabe participar de igrejas, me é sufocante, ainda que eu minta meu credo.
além do fato que igrejas prioritizam o culto à Deus, ao invés da comunhão das pessoas.

Por isso, é necessário uma comunidade, não religiosa, local e que venha a preencher este espaço que, antes de me tornar ateu, era da igreja.

Eu conheço o papel da igreja para com a comunidade. me refiro a boas igrejas, que são raras, mas que pessoas como eu encontram pq não procurei por uma grande placa, mas por uma boa vibração. ajudar seus membros com moradia, comida, festinhas e até problemas como casamento (é, fizemos um casamento e pagamos todas as despesas, além da pessoa morar em casa de presbitério, isto é, da igreja), gás, móveis, etc.

Acredito que uma comunidade deve cuidar dos seus em primeiro lugar.

E, assim como qualquer comunidade, deve ter um filtro, para que não seja qualquer um que entre, só pelo fato de ser ateu.

por isso uma comunidade precisa de um credo, para que seus membros tenham uma crença em comum.

pessoas que não possuem alguma crença em comum não conseguem ser parceiros.

1 - Um indivíduo justo não salvaria uma sociedade dos problemas que ela, pela própria ignorância, causa a si mesma.

O credo acima filtra qualquer tipo de pessoa que acredita em uma possivel intervenção divina para corrigir nossos problemas, seja de Deus, Alienigena, etc, etc...

O credo acima não filtra pessoas que acreditam em Deus, Alienigenas na terra, etc. Porém, estas pessoas seriam mais práticas e realistas do que as outras que acreditam em Deus, Alienigenas, etc.

2 - A única razão para o esforço, é a recompensa.
3 - O homem sensível que ajuda o homem tolo, não receberá recompensa.

Os credos 2 e 3 filtram as pessoas que acreditam que devemos ajudar a todos aqueles que passam necessidade, sem olhar a quem.

4, 5, 6, etc...
e assim vai, vocês já entenderam o exemplo dos credos.

E é claro, na igreja, se aceita qualquer um que diz acreditar no credo.
Em uma comunidade não religiosa como esta, que pretendo que exista, seriamos mais seletivos.

A todo aquele que sente a necessidade de uma comunidade, sinta-se à vontade para contribuir nesta discussão.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2012, 09:31:03 por ShadowThinker »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:comunidade local na sua cidade
« Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2012, 09:34:50 »
[...]
por isso uma comunidade precisa de um credo, para que seus membros tenham uma crença em comum.
[...]

Seja bem vindo ShadowThinker.

A "comunidade de ateus" tem em comum a ausência de credos em deuses.

pessoas que não possuem alguma crença em comum não conseguem ser parceiros.
[...]

Será?

Eu tenho ótimas parcerias profissionais com pessoas crentes em deuses.
Foto USGS

Offline ShadowThinker

• Nível 02
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2012, 09:38:15 »
por favor, leia com mais calma.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2012, 15:05:10 »
Se captei a essência da coisa, acho que talvez algo parecido com isso, mas mais próximo da realidade/de ter algum resultado prático, seriam "comunidades de bairro/vila" não centradas em algum culto religioso, mas ao mesmo tempo não excluindo as pessoas religiosas.

Talvez até mesmo as tais "boas comunidades religiosas" possam ser eventualmente meio que "laicizadas"/"ecumenizadas" (se isso for uma palavra) em algumas de suas atividades, o que os próprios integrantes religiosos podem ver como algo positivo por aumentar a participação (até mesmo pela chance de algum eventual proselitismo, mas provavelmente não só por isso), ao mesmo tempo em que "se abrindo", acabam dando oportunidade de se encontrar um maior número de pessoas não-religiosas, e até mesmo ateístas, ainda que provavelmente não seja ideal ver isso como o começo de uma comunidade totalmente separada da original. O ideal deve ser ter o maior número de pessoas, e "deixar as diferenças de lado". 

Offline ShadowThinker

• Nível 02
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2012, 21:24:45 »
Se captei a essência da coisa, acho que talvez algo parecido com isso, mas mais próximo da realidade/de ter algum resultado prático, seriam "comunidades de bairro/vila" não centradas em algum culto religioso, mas ao mesmo tempo não excluindo as pessoas religiosas.
sim, esse é o meu objetivo.

Talvez até mesmo as tais "boas comunidades religiosas" possam ser eventualmente meio que "laicizadas"/"ecumenizadas"...O ideal deve ser ter o maior número de pessoas, e "deixar as diferenças de lado".
Em minha experiencia pessoal, as "boas comunidades religiosas" são bem mais laicas/ecumenicas. Porém, ainda assim não sinto que uma comunidade não-religiosa teria a liberdade que eu almejo, se nascesse de uma dessas igrejas.

+++
-----------------------------------------------
Essas igrejas possuem tanto membros mais voltados ao ecumenismo, quanto membros mais "conservadores", e depender de favores de tal igreja significa ter que aguentar certas inconveniências com os mais conservadores.
Se alguém tem paciência para aguentar, eu não vejo problema, porém eu não conseguiria.
Essa igreja que eu participei, é ecumenica o suficiente para apoiar tal projeto. E eu tenho influência o suficiente para receber apoio de sua liderança ->
fui um bom membro :D
eles não vêem os ex-cristãos como desviados, mas como alguém que está "descançando" e tomando tempo para sua alma aprender mais, porém que ainda continua com o mesmo espírito de sempre e a salvação (cristianismo calvinista presbiteriano).

resumindo, eles não acreditam na possibilidade de um salvo ser tomado pelo Diabo, apenas de experiências para aprendizado.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2012, 21:36:34 por ShadowThinker »

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #5 Online: 25 de Dezembro de 2012, 22:55:25 »
Essa comunidade aparenta ser uma mistura de Rotary Club com Maçonaria...
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2012, 00:15:16 »
Amizades! Você não precisa de comunidades, apenas tolerância e paciência.

Offline ShadowThinker

• Nível 02
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2012, 00:22:38 »
Essa comunidade aparenta ser uma mistura de Rotary Club com Maçonaria...
Sim. Embora eu não conheça profundamente sobre as duas.

Já pesquisei sobre maçonaria por me interessar em fazer parte. Mas ao perceber que:

1 -
    a) pessoas excessivamente violentas e mal resolvidas conseguem se tornar maçons. mesmo que uma minoria.
    Já fui preso e um cara extremamente violento (carcereiro/guarda) era maçon. Nenhum dos outros guardas sequer chegavam perto do nível de violência e brutalidade daquele cara.
    b) Me parece comum (observando externamente) membros não gananciosos socialmente, que apenas querem continuar com a sua vidinha, usando a maçonaria como segurança e alavanca financeira.

2 - Algumas frases de seus credos (em suas páginas principais), assim como a rigorosidade de seus rituais cheios de afirmações que considero insensíveis (ainda que apenas simbolismo para um significado mais brando).

perdi completamente o interesse, por isso, espero poder encontrar pessoas que tenham os mesmos interesses que eu e formar um comunidade.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2012, 00:27:03 por ShadowThinker »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2012, 00:40:46 »

Experimente se mudar de tempos em tempo de vizinhança, e provavelmente não vai demorar muito a concluir que algumas vizinhanças são muito melhores do que outras por haver um senso melhor de "comunidade" (não nesse sentido de maçonaria), de respeito ao próximo, e até algum suporte... e se tiver que escolher uma como definitiva preferirá infinitamente um lugar assim do que um em que fosse esperar que as coisas melhorassem na base da tolerância e paciência...

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2012, 01:04:46 »
Experimente se mudar de tempos em tempo de vizinhança, e provavelmente não vai demorar muito a concluir que algumas vizinhanças são muito melhores do que outras por haver um senso melhor de "comunidade" (não nesse sentido de maçonaria), de respeito ao próximo, e até algum suporte... e se tiver que escolher uma como definitiva preferirá infinitamente um lugar assim do que um em que fosse esperar que as coisas melhorassem na base da tolerância e paciência...
Sim, existem lugares bons e ruins pra se viver. E daí? Tolerância e paciência é uma coisa boa, também. Quantas vezes você mudou de lugar na vida, Buck?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Dezembro de 2012, 01:13:42 »
"Tolerância e paciência são coisas boas. E daí? Quantas vezes você trocou voluntariamente uma boa comunidade por paciência e tolerância?"

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Dezembro de 2012, 01:17:03 »
Juro, não estou te entendendo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2012, 01:23:58 »
Tolerância e paciência são boas, ninguém nega, mas não são "substitutos" para boas comunidades (nos moldes que eu mencionei, não vejo essa coisa de maçonaria do mesmo jeito).

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2012, 01:28:05 »
Sim, não são substitutos, são atributos que as pessoas deveriam assumir pra uma melhor convivência, em comunidades ou fora delas. Dei a entender errado.

Offline Squire

• Nível 00
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2013, 13:24:21 »
Você parece que quer uma comunidade que siga exatamente todos os seus padrões, ou seja, esteja totalmente de acordo com seus traços de personalidade. Nesse caso, é difícil.

Pessoas religiosas possuem um padronizador comum que, pelo menos deveria, rege uma base comum aos membros: a bíblia.

Comunidade ateísta soa meio estranho, não vejo como um grupo que é descrente de alguma coisa pode se unir por conta disso. " Ha, somos unidos porque não acreditamos em algo... juntos. " É como criar um grupo de pessoas que não torcem para o flamengo.

Como já foi dito antes, acho que o que você procura se chama amizade. :) Simplesmente.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Janeiro de 2013, 14:59:08 »
A "comunidade de ateus" tem em comum a ausência de credos em deuses.

Isso é só uma meia-verdade. A rigor ateu é meramente alguém que não crê em Deus, mas quantos ateus você conhece que acreditam em vida-após a morte, reencarnação e astrologia? E mesmo que você conhecesse esses tipos, supeito que não queira muito papo com eles.

Mas nós aqui somos parte de um movimento muito mais amplo que o mero ateísmo. Esse clube todo, assim como a quase totalidade dos ateus que você vai encontrar nas redes-sociais, na blogosfera, nas universidades e na sociedade em geral compartilha de um monte de opiniões em comum além da inexistência de Deus.

Quase todos aqui temos uma visão de mundo naturalista/fisicalista; acreditamos em valores éticos absolutos baseados nas experiências comuns humanas; acreditamos que a razão e a experimentação são os únicos instrumentos necessários para adquirir conhecimento, tomar decisões éticas e alcançar a felicidade; acreditamos que a religião não deve interferir na vida privada de pessoas que não a seguem, etc, e todas essas crenças vêm na bagagem do nosso ateísmo.

Nós lemos os mesmos livros, gostamos das mesmas pessoas, rejeitamos as mesmas "groselhas", então como assim a gente não tem nada a ver uns com os outros?

Offline Squire

• Nível 00
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Janeiro de 2013, 15:13:20 »
E eu disse que ateus não têm mais nada em comum além da falta de credo em deuses? Eu disse que soa meio estranho, se não me engano. Como se, SOMENTE isso não fosse motivo suficiente para se criar uma comunidade, saca? Parece um não-argumento. Não quis reduzir ateus a "meras pessoinhas que não acreditam no Deus que eu acredito". Jamais falaria isso nem para ateus, nem para ninguém.

Com relação a não querer papo com ninguém, não é assim que a coisa funciona. Primeiro que se eu não quisesse papo com ninguém por acreditar no que eu acredito, não estaria aqui conersando com você(s), e pior ainda, como minoria absoluta. Você não acha?

Pelo que você diz, então deveria ser criada uma cominidade de "pessoas",  pura-e-simplesmente, afinal, nada do que você falou no terceiro parágrafo (com exceção da ausência de credo) é exclusividade ateísta, nem teísta.

« Última modificação: 23 de Janeiro de 2013, 15:15:29 por MuitoCrente »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Janeiro de 2013, 15:20:50 »
MuitoCrente, eu estava falando com o Geotecton. Foi ele quem disse que os ateus não têm mais nada em comum além da falta de credo em deuses.

Offline Squire

• Nível 00
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Janeiro de 2013, 15:24:55 »
Mas é porque eu falei a mesma coisa em outras palavras, achei que você tinha entendido isso.

Só me justifiquei :)

Abraços

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Janeiro de 2013, 15:43:43 »

Empatia também faz muita falta
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Janeiro de 2013, 16:23:11 »
Eu acho que comunidades tanto fazem falta que, olhem só: estamos aqui em uma comunidade! É virtual, mas é comunidade. Por que não um espaço físico para falarmos das mesmas coisas que são caras a nós: a ciência, a razão, a ética... ou para encontrar apoio mútuo, celebrar as fases boas da vida e nos consolarmos nas ruins? Eu simpatizo com essas cerimônias humanistas de casamento, velório e o escambáu. Até o templo ateísta do Alain de Botton me parece uma boa ideia.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Janeiro de 2013, 00:30:44 »
Realmente.

Offline ShadowThinker

• Nível 02
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Janeiro de 2013, 01:27:23 »
Você parece que quer uma comunidade que siga exatamente todos os seus padrões, ou seja, esteja totalmente de acordo com seus traços de personalidade. Nesse caso, é difícil.

Pessoas religiosas possuem um padronizador comum que, pelo menos deveria, rege uma base comum aos membros: a bíblia.

Não todos os meu padrões, apenas alguns deles, que são comuns e benéficos.

Não faz sentido criar uma comunidade que aceita qualquer pessoa, independente de seus valores. Imagina isso:

criamos uma comunidade, aí aceitamos um cara barra pesada... outro, um drogado, ou um mal resolvido só pelo fato deles serem ateus...

Se vamos criar uma comunidade para nos ajudarmos, iremos aceitar aqueles que tem condição de ajudar e aceitar ajuda.

Por isso precisa-se de um padronizador comum, e como Ateus não podem utilizar nenhum livro em específico precisam de uma lista de doutrinas (melhor palavra do que credo :D). Além é claro, de um livrinho de regras processuais.

(nas igrejas presbiterianas, é chamado de livro negro, ou "livrinho negro", qualquer membro meio-entendido pode lhe dizer como conseguir uma cópia, mesmo você não sendo cristão).

----

Eu acho que comunidades tanto fazem falta que, olhem só: estamos aqui em uma comunidade! É virtual, mas é comunidade. Por que não um espaço físico para falarmos das mesmas coisas que são caras a nós: a ciência, a razão, a ética... ou para encontrar apoio mútuo, celebrar as fases boas da vida e nos consolarmos nas ruins?

Sim, e gostaria de adicionar que comunidade virtual, embora tenha seus benefícios, não oferece o nível de contato que teriamos em uma física.
Na comunidade virtual:
  Se quero agradar alguém, não posso lhe oferecer um doce.
  Não posso dar em cima das meninas.
  Não tenho como saber em que tom você disse aquilo...
  Não posso oferecer ajuda na sua vida pessoal/financeira.

resumindo:
  Não posso lhe oferecer nada além de palavras que, infelizmente, são vazias por si só.

+++
----------------------

complementando: Palavras e idéias, são tão utéis quanto a foto abaixo seria para acabar com a fome.

sim, essa é a diferença entre o prato virtual e o de verdade.
o virtual pode apenas lhe dar idéias, que podem ser usadas, porém apenas o de verdade é que resolve o problema.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2013, 02:24:57 por ShadowThinker »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 24 de Janeiro de 2013, 14:57:12 »
Somos seres sociais, não é? Mas ateu é um povo muito chato!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!