Autor Tópico: No teto do meu quarto...  (Lida 6771 vezes)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:No teto do meu quarto...
« Resposta #25 Online: 27 de Dezembro de 2012, 14:55:47 »
Não é necessário ter uma EQM ou conhecer alguém que tenha tido para possuir estas crenças post-mortem. Logo não se encaixa especificamente em seu argumento anterior.
E quanto a ser alucinação ou não, os estudos apontam como sendo provavel que seja, mas nada concreto ainda. Esta area de estudo ainda precisa ser evoluída para que se tenha um consenso sobre as causas deste efeito.
Talvez eu esteja enganado...mas me parece o mesmo esquema da inversão de ônus da prova que se questiona quando se fala em deus, por exemplo.
Quem está dizendo que "não são alucinações" precisa provar isso...e não passar para quem nega que prove que são alucinações! Se não há evidência concreta que NÃO são apenas alucinações...não há motivos para questionar que sejam.

Não é uma afirmação, é apenas uma constatação dos fatos.

Calma Jhonny...hehehe...não me referí exatamente a sua afirmação...apenas acredito que "quem" alega que não são alucinações...que prove isso...até lá...é a explicação mais simples e lógica.

Na verdade, o meio de prova cientifica neste caso é o cerébro. Então para afirmar com toda convicção que são alucinações, é necessário um estudo aceito e irrefutável de como o cerébro age nestas ocasiões.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #26 Online: 27 de Dezembro de 2012, 14:58:52 »
Esses exemplos são apenas uma amostragem do que realmente acontece antes de nascerem as crenças. As pessoas tendem a querer uma resposta sobrenatural para certas  coincidências, onde algumas até aumentam algum detalhe por conta própria ao repassar a história.

Exceto as crenças post-mortem.
Cuidado ao generalizar.

Não entendi. Dê-me um exemplo.

Crenças sobre reencarnação, céu, inferno, paraíso, alma, espirito, etc., não se encaixam nesta sua teoria. Só estou fazendo uma ressalva aos tipos de crenças na qual sua argumentação refere-se.

Será? Vou te dar um exemplo baseado num fato real e corriqueiro. Morre um ente querido e tempos depois nasce na família um bebê com diversos traços físicos e/ou de personalidade daquele indivíduo. Apesar do conhecimento de hoje isso ainda é solo fértil para fazer brotar tais crenças. Não me canso, ou melhor, morro de cansaço de escutar esse tipo de coisa.  :sleepy:

Este fato é variável...em familias tradicionais cristãs ou judias por exemplo, tomariam apenas como coincidência o fato da criança nascer com os traços e a personalidade dos entes falecidos.

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #27 Online: 27 de Dezembro de 2012, 15:11:01 »
Esses exemplos são apenas uma amostragem do que realmente acontece antes de nascerem as crenças. As pessoas tendem a querer uma resposta sobrenatural para certas  coincidências, onde algumas até aumentam algum detalhe por conta própria ao repassar a história.

Exceto as crenças post-mortem.
Cuidado ao generalizar.

Não entendi. Dê-me um exemplo.

Crenças sobre reencarnação, céu, inferno, paraíso, alma, espirito, etc., não se encaixam nesta sua teoria. Só estou fazendo uma ressalva aos tipos de crenças na qual sua argumentação refere-se.

Será? Vou te dar um exemplo baseado num fato real e corriqueiro. Morre um ente querido e tempos depois nasce na família um bebê com diversos traços físicos e/ou de personalidade daquele indivíduo. Apesar do conhecimento de hoje isso ainda é solo fértil para fazer brotar tais crenças. Não me canso, ou melhor, morro de cansaço de escutar esse tipo de coisa.  :sleepy:

Este fato é variável...em familias tradicionais cristãs ou judias por exemplo, tomariam apenas como coincidência o fato da criança nascer com os traços e a personalidade dos entes falecidos.

Variável com certeza, mas apesar de certas tradições religiosas algumas vezes irem de encontro a certas crenças, a sensibilidade da perda, principalmente quando recente, pode trazer tais sensações. Dor e esperança, principalmente unidas, são difíceis de vencer. Não por acaso mesmo as seitas mais tradicionais adquirem novos traços.   

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 27 de Dezembro de 2012, 15:17:07 »
O que acham? Embora essa "clarividência" seja em intervalos pequenos de tempo...alguns experimentos parecem indicar que elas existem....

Não, não existem. A "comprovação" é baseada em meta-análise de uma penca de experimentos diferentes e é altamente questionável do ponto de vista metodológico. Isso rendeu discussões acirradas entre eu, o Agnóstico e o Vitor Moura no antigo fórum do Ceticismo Aberto.

Legal!! É possível acessar esse tópico ainda??
Eu gostaria de ler os comentários...
Perguntinha chata...a afirmação de "não existem" baseia-se nas incertezas metodológicas...certo?
* Desculpe...é que esse é um assunto que eu não consigo chegar a conclusões...ao mesmo tempo que não vejo lógica alguma na existência dessas premonições, é a única "coisa" que realmente acontece comigo...
Nunca ví fantasmas, extraterrestres ou tive uma revelação divina. Mas "preví" que o carro ao lado poderia causar um acidente e reduzi a velocidade a tempo de poder observar sem riscos o camarada atravessar a minha pista e se arrebentar no poste. É "ilógico" mas é "intuitivo".

Infelizmente não está mais disponível.

A falha está na metodologia de análise e na escolha do que deve integrar o estudo. Basicamente, a análise reune um grande número de experimentos que alcançaram resultados positivos e negativos daí através de meta análise chega-se a uma conclusão final. O problema é essa tal de meta análise e essa penca de experimentos realizados com diferentes critérios e metodologias. Sentiu a confusão?

Em relação ao seu "causo", não vejo nada demais. Você não se lembra dos pensamentos que você teve e que não aconteceram e pode apostar que foram em número muito, mas muito superior mesmo aos pouquíssimos eventos que lhe deram essa sensação de ter pensado em algo que aconteceu. O seu cérebro selecionou os casos positivos e fez você esquecer dos casos negativos. Os casos positivos aconteceram por puro acaso. Analisado caso a caso você vai perceber que as coisas já estavam de certa forma "amarradas" para acontecer mais ou menos do mesmo jeito que você tinha pensado. O pensamento mágico entrou em ação fazendo você se sentir um pouco especial, o que reforça ainda mais o auto-engano que você nem imagina que estava se submetendo.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #29 Online: 27 de Dezembro de 2012, 15:19:20 »

Variável com certeza, mas apesar de certas tradições religiosas algumas vezes irem de encontro a certas crenças, a sensibilidade da perda, principalmente quando recente, pode trazer tais sensações. Dor e esperança, principalmente unidas, são difíceis de vencer. Não por acaso mesmo as seitas mais tradicionais adquirem novos traços.

Verdade, crenças reencarnacionistas tem esse fator como um de seus tonificantes mesmo.
Sendo assim, em alguns casos especificos destas crenças, entra de acordo com o que o Novag disse anteriormente.

- Skid Row

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #30 Online: 27 de Dezembro de 2012, 15:49:33 »
Em relação ao seu "causo", não vejo nada demais.
Pow Giga...Eu apenas citei o exemplo por que baseia a minha afirmação de que essa sensação é intuitiva.

Entendo que é uma tendência humana fazer esse tipo de associação para o que "dá certo" e desprezar o que "dá errado". - Mas sempre que passamos pela situação...aparece aquela interrogação na mente - que a razão precisa fazer mais um pouco de esforço para afastá-la.

E quando vejo esses "experimentos"...fico me coçando para tentar reproduzi-los e verificar se realmente terei resultados semelhantes aos desses sujeitos... Boa parte desses testes são bastante simples...e poderiam ser feitos com um pequeno programa...até no VBA...poderíamos fazer até com os participantes do CC.

Bem...se é tão simples...seria de se esperar que pipocassem pelos estudos de graduação, pós-graduação, etc... mas não acontece.
Será que ninguém tenta? Ou será que salvo alguns exemplos distorcidos para conseguir relevância estatística nunca chegam a resultados significativos?

:idea: (Querem bolar um teste para fazermos com os participantes do CC?  8-))
:)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 27 de Dezembro de 2012, 16:27:03 »
Sobre coincidências fantásticas, eu terminei ontem de ler a O Mundo de Sofia e li uma passagem interessante. Em um dos últimos capítulos do livro o professor de filosofia adverte Sofia sobre as pseudociências e ele cita o seguinte exemplo: uma pessoa pensa em um amigo que ela não vê há muito tempo e poucos minutos depois a pessoa telefona para ela. Eu já ouvi essa história milhões de vezes, inclusive no centro espírita que frequentava, como uma das milhões de evidências do sobrenatural. O livro oferece uma explicação simples e elegante para isso: o inconsciente.

É possível, por exemplo, que os dois amigos tivessem escutado no rádio uma música que tenha tocado na última vez em que eles se viram e suas lembranças um do outro tenham ficado associadas a essa música.

Embora o livro interprete o fenômeno do ponto de vista da psicanálise, que tem um monte de desconfiança no meio científico, o inconsciente em si é relativamente bem aceito e é um componente importante de outras linhas psicológicas menos controversas, como a psicologia cognitiva. Mas, enfim, armazenamos uma quantidade de informação muito maior do que somos capazes de tomar consciência, às vezes algumas informações ficam escondidas.

Outro exemplo citado no livro é o de uma suposta médium que começou a falar em hebraico apesar de nunca ter aprendido essa língua, o que muitos interpretaram como comunicação com espíritos ou lembranças de vidas passadas. Depois foi descoberto que essa médium teve uma babá judia quando criança e não se lembrava.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 27 de Dezembro de 2012, 17:05:11 »
O Pe. Quevedo conta o caso de um garotinho que começou a falar uma língua estranha depois de ter batido a cabeça. Alguém desconfiou que era chinês e levaram o menino até a lavanderia de uns chineses que moravam perto. Quando o garoto começou a falar, os chineses começaram a rir e depois disseram que o garoto estava falando como se estivesse conferindo peças de roupa suja.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #33 Online: 27 de Dezembro de 2012, 17:15:35 »
Mas "preví" que o carro ao lado poderia causar um acidente e reduzi a velocidade a tempo de poder observar sem riscos o camarada atravessar a minha pista e se arrebentar no poste. É "ilógico" mas é "intuitivo".

Uma amiga me contou que outra amiga sonhou 1 semana antes da morte do filho que ele morreria. E ja veio me dizendo coisas como premonição, além, espiritos e tudo mais. O que isso prova: nada?

Eu ja sonhei que varias pessoas proximas morreriam e que eu mesmo estava morrendo, isso ha muito tempo, é algo recorrente. Pela lógica dela, eu ja deveria, deste modo, estar morto.

Uma coisa que sempre noto dizerem tambem quando alguém morre: "acabei de ver ele bem e com saúde". Oras, alguém sempre tem de ser o ultimo a ver ele. E se o defunto disser algo antes de morrer como, "vou embora", "talvez eu não volte hoje", "não me espere". Pronto, prato cheio pras tolices começarem.

Quanto a prever um acidente, não creio que seja tão dificil num transito caotico como o nosso. Volta e meia tenho estas intuições de que alguem vai bater em mim ou algo parecido. Se fosse assim viveria batendo o carro.

Mas quando acontece ficamos tentando explicar sempre sobrenaturalmente.

É a vontade de crer em algo. Uma das coisas mais dificeis de se livrar.
Ceticismo é para poucos!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #34 Online: 27 de Dezembro de 2012, 17:28:10 »
Sobre sonhos supostamente precognitivos: um caso curioso é o de senhora que conheço. Ela não acredita no paranormal e é praticamente o estereótipo de uma típica católica fervorosa. Só que ela alega já ter tido sonhos desse tipo. Em um caso, ela sonhou que seu (então) marido a estava traindo. Não só isso: ela sonhou com o endereço da sua amante, e até com o fato de ela usar dentadura. No dia seguinte (diz ela) pegou um ônibus e foi até o local sonhado. Bateu à porta, e uma mulher com dentadura a abriu. Ela então perguntou se ela conhecia o seu marido... Bem, no final das contas, tratava-se realmente da amante do sujeito. A tal senhora não oferece explicação para isso, apenas diz que é "coisa de deus". E ela acabou dando um pé na bunda do safado.

Aproveito para oferecer meu próprio teste: essa mesma senhora está sabendo que minha esposa está grávida. Esperamos que o bebê vá nascer no final de Abril. Pois bem: ela disse que sonhou que minha esposa teria o bebê dentro do carro, numa estrada próxima daqui*, e que eu não estaria por perto nessa hora. O fato é que tenho uma viagem de trabalho programada para Março do ano que vem. Fica aqui registrada essa "previsão". Ano que vem saberemos se ela se concretizou. :).

*Ela dá detalhes: minha cunhada, que é enfermeira obstétrica, estaria dirigindo e pararia o carro no acostamento para realizar o parto.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #35 Online: 27 de Dezembro de 2012, 17:33:41 »
Sobre sonhos supostamente precognitivos: um caso curioso é o de senhora que conheço. Ela não acredita no paranormal e é praticamente o estereótipo de uma típica católica fervorosa. Só que ela alega já ter tido sonhos desse tipo. Em um caso, ela sonhou que seu (então) marido a estava traindo. Não só isso: ela sonhou com o endereço da sua amante, e até com o fato de ela usar dentadura. No dia seguinte (diz ela) pegou um ônibus e foi até o local sonhado. Bateu à porta, e uma mulher com dentadura a abriu. Ela então perguntou se ela conhecia o seu marido... Bem, no final das contas, tratava-se realmente da amante do sujeito. A tal senhora não oferece explicação para isso, apenas diz que é "coisa de deus". E ela acabou dando um pé na bunda do safado.

Aproveito para oferecer meu próprio teste: essa mesma senhora está sabendo que minha esposa está grávida. Esperamos que o bebê vá nascer no final de Abril. Pois bem: ela disse que sonhou que minha esposa teria o bebê dentro do carro, numa estrada próxima daqui*, e que eu não estaria por perto nessa hora. O fato é que tenho uma viagem de trabalho programada para Março do ano que vem. Fica aqui registrada essa "previsão". Ano que vem saberemos se ela se concretizou. :).

*Ela dá detalhes: minha cunhada, que é enfermeira obstétrica, estaria dirigindo e pararia o carro no acostamento para realizar o parto.

Pede pra ela os numeros da proxima mega sena. Seria mais últi, não acha?

Pois não vejo qual o sentido numa previsão destas. O que isso traz de bom ao mundo? No que isso pode auxiliar vc e sua esposa visto que tudo vai estar bem? E será que o fato dela já contar que sua cunhada estaria junto para realizar o parto não pode contaminar a experiência?
Sua cunhada pode começar a andar mais com sua esposa próxima a esta data influenciando num resultado positivo da experiência.

No outro caso...
sera que ela sonhou com alguem com dentadura, mesmo? Depois dela ter visto que a mulher tinha dentadura ela pode ter pensado ter sonhado isso...
Sera que ela ja nao desconfiava da pessoa que era a amante? o endereço podia ser ja conhecido dela...
Não temos mais como saber disso.

Pelo menos no seu caso agora, ela esta prevendo e vc registrando antecipadamente. Mesmo assim , seria bom gravar todos os acontecimentos pra gente ver se tudo ocorre como ela contou.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, 17:39:51 por homemcinza »
Ceticismo é para poucos!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 27 de Dezembro de 2012, 17:37:47 »

Pede pra ela os numeros da proxima mega sena. Seria mais últi, não acha?

Pois não vejo qual o sentido numa previsão destas. O que isso traz de bom ao mundo? No que isso pode auxiliar vc e sua esposa?

Alem do mais...sera que ela sonhou com alguem com dentadura, mesmo? Depois dela ter visto que a mulher tinha dentadura ela pode ter pensado ter sonhado isso...
Sera que ela ja nao desconfiava da pessoa que era a amante? o endereço podia ser ja conhecido dela...
Não temos mais como saber disso.

Pelo menos no seu caso agora, ela esta prevendo e vc registrando antecipadamente. Mesmo assim , seria bom gravar todos os acontecimentos pra gente ver se tudo ocorre como ela contou.

Ela afirma que não tem controle sobre o que sonha. Aliás, ela diz que já sonhou com um número de loteria, que passou para um conhecido. Ele (diz ela) deu parte do seu pequeno prêmio para ela. Fora isso, não sei mais detalhes das histórias. É por isso que estou registrando essa "previsão" aqui. A propósito: espero ardentemente que ela não se concretize. Quero estar aqui para testemunhar o nascimento do meu filho! :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #37 Online: 27 de Dezembro de 2012, 17:42:16 »

Por se tratar de pessoas céticas, suponho que sua esposa também o seja, não creio que acontecerá, mas se acontecer, meu cérebro já encontrou uma explicação lógica - sem querer duvidar da senhora, mas já duvidando - que malvada!  ::)

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #38 Online: 27 de Dezembro de 2012, 17:42:52 »

Ela afirma que não tem controle sobre o que sonha. Aliás, ela diz que já sonhou com um número de loteria, que passou para um conhecido. Ele (diz ela) deu parte do seu pequeno prêmio para ela. Fora isso, não sei mais detalhes das histórias. É por isso que estou registrando essa "previsão" aqui. A propósito: espero ardentemente que ela não se concretize. Quero estar aqui para testemunhar o nascimento do meu filho! :)

Parabens pelo bebê!

Eu modifiquei o post dizendo que saber antecipadamente de alguns detalhes poderia de alguma forma contaminar a experiencia e favorecer a vidente.

Faltam 3/4 meses, nos conte depois.

Ceticismo é para poucos!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 27 de Dezembro de 2012, 17:44:33 »
Já sonhei algumas vezes com amigos morrendo também. Até hoje não acertei uma única vez, felizmente :)

Quanto a sonhos com números de loteria, um ex-professor meu me contou uma história engraçada: seu irmão teria sonhado com alguns números perto de um sorteio da Mega-Sena com um prêmio bem gordo. O problema é que ele só se lembrava de cinco números, então ele e seu pai compraram um monte de bilhetes e sempre marcavam aqueles cinco enquanto chutavam o sexto. No fim das contas eles não acertaram um único número na Mega-Sena. Mas aqueles cinco números foram os sorteados na Quina, para a qual eles não fizeram apostas  :|

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 27 de Dezembro de 2012, 17:48:28 »

Parabens pelo bebê!

Eu modifiquei o post dizendo que saber antecipadamente de alguns detalhes poderia de alguma forma contaminar a experiencia e favorecer a vidente.

Faltam 3/4 meses, nos conte depois.

Obrigado! Em alguns meses vamos saber então.

Alan Watts

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #41 Online: 27 de Dezembro de 2012, 17:56:18 »
Que falta de noção a minha.  :vergonha:  Dr. Manhattan, parabéns pelo bebê!  ::) 

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 27 de Dezembro de 2012, 18:03:58 »

O problema com esse tipo de previsão é que realmente não é um evento muito difícil de ocorrer. Ou seja, se ela vier a "acertar" a previsão, não significa realmente que foi uma previsão...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #43 Online: 27 de Dezembro de 2012, 18:04:48 »
Que falta de noção a minha.  :vergonha:  Dr. Manhattan, parabéns pelo bebê!  ::)
Ah....só pra não ficar dúvida a quem leu meu post.
  Como resultado positivo eu quero dizer: acontecer exatamente como a vidente previu. Pode acontecer de nascer em qualquer outra situação e lugar.

Abraço
Ceticismo é para poucos!

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 27 de Dezembro de 2012, 18:05:26 »
Ah! E parabéns!  :hihi:
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #45 Online: 27 de Dezembro de 2012, 18:23:38 »
Ah....só pra não ficar dúvida a quem leu meu post.
  Como resultado positivo eu quero dizer: acontecer exatamente como a vidente previu. Pode acontecer de nascer em qualquer outra situação e lugar.

Abraço

Não teve relação.  :ok:  A "minha falta de noção" foi por deixar de comentar a parte mais importante da mensagem dele - a chegada do bebê, focando só na outra parte da história. É que me lembrou umas senhoras malvadas que lembram a senhora da história. Algumas das quais eu amo, apesar de detestar isso nelas.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 27 de Dezembro de 2012, 18:45:32 »
Parabéns pelo bebê, Dr. Manhattan!  :baby:

:ok:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 27 de Dezembro de 2012, 20:02:00 »
Obrigado a todos. E se não contei antes foi porque... longa história. Mas o resumo é que eu não queria comemorar prematuramente, como antes.

E de fato, não é improvável que aconteça o previsto (e diga-se de passagem, a tal senhora não trata o sonho como uma previsão, mas sim como um sonho qualquer). Minha esposa trabalha em uma cidade próxima e costuma pegar carona com a irmã. Mas eu queria registrar aqui, só por curiosidade.

Alan Watts

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 27 de Dezembro de 2012, 23:16:12 »

Parabéns pelo bebe!!!

Vou te dar duas previsões
1- a história que ela te contou do sonho da traição é auto-engano.
2- seu filho não vai passar por isso.

Sou poderoso..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 29 de Dezembro de 2012, 09:55:37 »
[...]
[...]

Parabéns Dr. Manhattan.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!