Resumindo:
Simples, não há fenômeno.
1) Estatistica: Muitas doenças terminais tem casos raros de remissão expontânea, como voce pode verificar em qualquer literatura médica. Então se a taxa de remissão for de 0,1% por exemplo, ou seja, muito baixa, mas tivermos milhares de pessoas com essa doença, alguem certamente se salvará. Porque apenas um ou outro entre tantos fiéis se salvariam de cancer e milhares de outros não tem a mesma sorte? Ah, eram pecadores´, deus quiz assim, etc... Assim até eu faço milagre. Veja, posso te deixar extremamente rico agora, mas... Não é o plano que tenho para voce, não é a hora certa ainda, etc...
2) Truques de mágica: Muitos líderes religiosos usam "artifícios" para conquistar fiéis, até Paulo (o apóstolo) já sugeriu isso na biblia. Eu vi David Copperfield sumir com um avião a jato, foi um milagre? Se foi é bem mais maneiro que transformar agua em vinho, né?
3) Falsidade: Pelo mesmo motivo acima. Quem te garante que fulano tinha mesmo a doença que alega ter sido curada? Se fosse realmente milagre o que acontece nesses templos, o pastor não se recusaria a provar enviando o fiel com a "doença" para uma junta médica antes e depois de operar o "milagre" para comprová-lo. Se ele conseguisse provar o dito milagre, seu templo estaria bombando! E voce já fez um calculo por baixo, com dados do IBGE de cadeirantes do estado x paraplégicos "curados" por milagre em templos? Eu já fiz, e o numero deveria estar reduzindo drasticamente e não aumentando como está.
4) No google voce pode ver retirada milagrosa de tumores, aparições de duendes, esqueleto de sereias e o que mais voce quizer.. Serão todas verdadeiras? Se esses ditos milagres existissem assim como alegam, e nessa profusão, não necessitariamos de médicos, não?
Aqui mesmo no Brasil temos e tivemos alguns "milagreiros" fazendo operações falsas e ganhando muito dinheiro indiretamente, através de doações, venda de livros e etc... Afinal são pessoas "de deus" e não cobram nada por seus "dons"
Se voce buscar aqui vai achar muitas refutações já feitas a outros foristas.