Autor Tópico: Gostaria da opiniao dos ceticos.  (Lida 5480 vezes)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Gostaria da opiniao dos ceticos.
« Resposta #25 Online: 05 de Janeiro de 2013, 15:59:44 »
Em relação às pizzarias em Jupiter, dizem que Mozart é frequentador.

Quando o Barata disse, eu imaginei que Mozart fosse um dos sócios.... :lol:
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 05 de Janeiro de 2013, 16:08:02 »
Dá no mesmo dizer que paranormal não existe e simplesmente mudar de opinião se novas evidências surgirem.

Se nos preocuparmos que todas as nossas crenças tenham rigor matemático de provas, temos que começar a duvidar até mesmo de que haja uma realidade material objetiva, em vez de todo o universo não passar de uma ilusão de nossa mente. Nós assumimos que a realidade é parecida com o mundo que observamos apenas por parcimônia, o solipsismo não nos ajuda a entender melhor o mundo e nem a fazer previsões úteis sobre ele.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #27 Online: 05 de Janeiro de 2013, 16:25:44 »
Pode-se dizer que "dá no mesmo" em termos práticos científicos, mas em termos "práticos filosóficos", está o problema do comportamento arraigado da máquina filosofista, que já parte do horror de estar errada e ter que se corrigir. Não é possivel fazer ciência com esse medo. Mas filósofos não entendem isso e atacam os outros como se as certezas deles fossem iguais, da mesma "natureza"

Na verdade, pura desculpa esfarrapada, talvez até incosciente, para continuar acreditando em todas as besteiras que se puder enrolando-se a si mesmos e (tentando) aos outros de que não acreditam (ainda chegam a acusar os outros de crença porque se fundamentam no... que é conhecido!).
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, 16:30:39 por Cientista »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 05 de Janeiro de 2013, 16:26:40 »
Não temos evidências da existência do paranormal mas na minha opinião isso ainda é insuficiente para afirmar que ele não existe. Talvez um dia podemos afirmar isso mas todos os estudos científicos sérios aps quais tive acesso e que refutam o paranormal são bastante prudentes nas conclusões destacando invariavelmente que não são conclusões definitivas, sugerindo estudos futuros.

Talvez seja tambem interessante lembrar que se for eventualmente constatado alguma especie de fenomeno "paranorma" este nao sera necessariamente (ou mesmo provavelmente) muito correspondente/igual a algum conceito "tradicional" de um mesmo fenomeno paranormal.

Digamos que se faca um experimento onde a conclusao tradicional seria de que a pessoa "saiu do corpo" e viu coisas por ai. Suponhamos que o experimento tenha sido impecavel, nao havendo possibilidade de fraude e suas visoes sejam absolutamente inambiguas, algo que convencesse a qualquer cetico. Isso ainda nao significa que de fato o "mecanismo" por tras foi uma especie de "fantasma" que saiu flutuando de seu corpo e viu as coisas, isso nao decorre inevitavelmente dessa "observacao da visao a distancia". Se o que se observou foi apenas visao, basta que seus olhos-fantasma tenham voado fora do corpo, quando o resto de seu corpo-fantasma (se este existir, talvez exista apenas olhos-fantsma) permaneceu la deitado o tempo todo.

Se ele pode ouvir, entao voaram seus olhos e seus ouvidos fantasma. Estes estavam la e captaram luz-fantasma e ar/sons-fantasma ainda desconhecidos pela fisica. Nao sei se seria possivel olhos-fantsma serem capaz de formar imagens a partir de luz nao-fantasma em suas foveas-fantasma, sem que isso fosse algo visivel a um observador nao-fantasma ordinario. Ouvidos fantasma tambem deveriam ser similarmente detectaveis por suas interacoes com as vibracoes com o ar nao-fantasma ordinario.  Talvez os olhos fantasmas se desliguem do corpo-fantasma e se comuniquem com uma antena-fantasma. Ou ainda, dependendo da distancia, talvez os olhos-fantasma invisiveis voadores sejam ligados ao corpo por uma especie de nervo-otico-fantasma extremamente longo.

Essas hipoteses parecem parodias, mas nao sao nem um pouco "menos provaveis" com relacao a nocao tradicional de "sair do corpo", nao e como se a ideia tradicional tivesse qualquer evidencia a mais do que isso. Possibilidades que talvez parecam menos caricatas seriam de que a pessoa nao saiu do corpo, mas criou uma "realidade virtual" nao fundamentemente diferente de um sonho, atraves de telepatia e dados das visoes e/ou pensamentos de outras pessoas. E se pode inventar ainda outras explicacoes alternativas para a mesma observacao experimental.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #29 Online: 05 de Janeiro de 2013, 17:00:29 »
O átomo como o seu próprio nome diz é indivisível certo?? Ops, não é não, mas já foi durante muito tempo para a ciência pautada por séculos de estudos comprovados por aparelhos super modernos, que logicamente vão ficando super velhos e dando lugares a outros que vão nos trazendo outras verdades para a ciência...
É indivisível e, *exatamente* "como o próprio nome diz", continua sendo. O que ocorreu foi que o termo desviou-se da rota e prosseguiu sendo usado para nomear outra coisa. Esse o labirinto da linguagem.

É também o que deve ter ocorrido com o termo ateu, que não faz sentido algum para o que é aplicado atualmente.

Então, "Até onde se conhece" é uma afirmação meramente temporária e contextualizada,
Exatamente a afirmação que se pode fazer cientificamente.

não é uma afirmação universal e imutável,
Isso que está fazendo já é uma afirmação. Se baseia em que para fazê-la? No progresso já visto no passado? Nos erros do passado? Nas transformações que já ocorreram? Como você sabe que tudo o que existe não se resume ao que já se sabe?

Até quando se tenta criticar o processo científico real só se tem meio por ele mesmo.

então não é afirmação de verdade... E para se tirar alguma verdade dai, só espremendo muito, ou com uma pitadinha da boa e usual fé na ciência...  :hihi:
Só sei que dessa "espremedura" tem saído caldo que não acaba mais...

E o caldo é bom pra caramba, não é não? Dá até para te permitir ficar dizendo... coisas.

É que como já foi dito aqui algumas vezes, não há até onde se conhece nenhuma estrutura cerebral com perfil ou capacidade para o normal. Seria algo anti-biológico, da maneira como conhecemos o corpo hoje. Por isso que podemos ser mais arrojados na afirmação de não existência do fenômeno.

Não concordo. O máximo que podemos afirmar é que até o momento não temos evidências da existência da paranormalidade e que a ausência de evidências, em sí, não é uma evidência da inexistência do fenômeno. Bater o martelo na inexistência é adotar uma atitute dogmática que não combina com a caraterística de falseabilidade da ciência.

O que significa "bater o martelo" nesse contexto?

E se em vez do paranormal estivéssemos falando da capacidade do ser humano voar batendo os braços para cima e para baixo como se fossem asas? Sabemos que nossos braços são curtos e finos, de forma que não conseguem criar sustentação suficiente, que nosso peso é enorme para o tamanho deles, que não somos capazes de agitá-los na frequência necessária, etc.

Então se o Agnóstico tivesse dito: "não há até onde se conhece nenhuma estrutura em nosso corpo com perfil ou capacidade para voar. Seria algo anti-biológico, da maneira como conhecemos o corpo hoje. Por isso que podemos ser mais arrojados na afirmação de que uma pessoa não pode voar agitando os braços para cima e para baixo."

Isso é dogmatismo? Para mim parece uma conclusão bastante sensata. Creio que o dogmatismo não está na maneira como você enuncia uma frase ("É impossível voar agitando os braços para cima e para baixo"), o dogmatismo está na maneira como você se comporta ao ser apresentado a novas evidências que contrariam sua conclusão ("Oh, puxa, uma pessoa que voa agitando os braços... cavalheiros, eu estive enganado por todo esse tempo!")
E essa maneira de se comportar é o comportamento científico. É intrínseco a algumas máquinas, embora eu ainda espere por descobrir máquinas que transitem de um modo a outro ou um modo de fazer isso. Ocorre que o Gigaview acredita que isso não existe. Ele é um comunista científico, "ninguém é melhor, cientificamente, que ninguém; basta doutrinar-se pelo método e qualquer um pode alcançar as gloriosas maravilhas da ciência". Ele implica porque, para ele, incomoda a ideia de que haja "pessoas especiais".

O que é inacessível à compreensão de pensadores mágicos é que, para fazer ciência, É MISTER ERRAR, porque é empírico o processo. É mais que necessário se ter absoluta certeza em ciência, é a própria essência do processo. Sem certeza absoluta, o que se faz é filosofia, não ciência. Filosofia é que se baseia no horror ao erro e na busca de perfeição impossível.

O problema é aquele apresentado pelo uiliníli aqui (que eu já devo ter dito mais de um dezena de vezes por esse forum). O problema está na máquina pensadora.

Concordo que qualquer merda pode ser justificada com apelo à ignorância mas também é preciso cautela em não se deixar dominar por certezas absolutas, baseadas no estado atual do conhecimento, que por definição não podem existir na ciência.
"Se deixar dominar por certezas absolutas"? Ato falho? Então é esse o seu problema? O seu medo? Já aconteceu! Você está dominado por uma certeza absoluta e não percebe.

Ciência é feita de certezas absolutas e da derrubada delas, não da ausência de certezas. Isso aí é uma crendice bonitinha e cativante para desprovidos que começou a ser criada e propalada no último século ou dois pelo que, talvez, poderia ser chamado de pré-pósmodernismo filosofóide enraizante. Crentes adoraram, claro. Por motivos óbvios só para quem não é crente.

Não temos evidências da existência do paranormal mas na minha opinião isso ainda é insuficiente para afirmar que ele não existe. Talvez um dia podemos afirmar isso mas todos os estudos científicos sérios aps quais tive acesso e que refutam o paranormal são bastante prudentes nas conclusões destacando invariavelmente que não são conclusões definitivas, sugerindo estudos futuros.

Em relação às pizzarias em Jupiter, dizem que Mozart é frequentador.
Essa conversa pra dar sono em bovino de que "não temos evidências mas isso não é evidência de ausência" sempre passa sorrateiramente por trás da montanha das evidências que, apreendidas cientificamente, deixam bem claro que a coisa não deve existir de modo algum. E acreditam que a montanha não os oblitera completamente. É a mesma conversa do The Lucks no outro tópico da Curiosity em Marte.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 05 de Janeiro de 2013, 18:38:29 »
Incrível como essa máquina geradora de resultados empíricos adora filosofar.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 05 de Janeiro de 2013, 18:41:51 »
Volta lá no outro tópico, Cienfista, e esclarece aquele bullshit filosófico que você tentou prduzir empiricamente.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #32 Online: 05 de Janeiro de 2013, 20:12:50 »
Acreditamos em Mágicas? A resposta é esta, ou acreditamos ou não. Se a paranormalidade não é uma mágica, e se ela pode ser observada, fotografada, filmada, então dessa observação poderíamos tentar explicá-la, mas o que parece é que estas fantasias nunca são observadas, ninguém apresenta alguma amostra, fica só na especulação. E eu vou então ter fé nestas bobagens mágicas?

As bobagens mágicas são citadas, e há méritos sim em dizer que elas não existem, pois fica o ônus para os espalhadores de bobiças fantasiosas mostrarem e provarem as tais coisas sobrenaturais.  Eu tenho certeza que paranormalidade não existe. Gostaria que alguém me convencesse ao contrário.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #33 Online: 05 de Janeiro de 2013, 20:23:22 »
Volta lá no outro tópico, Cienfista, e esclarece aquele bullshit filosófico que você tentou prduzir empiricamente.
Que tópico? Aquele em que você se baseia em resultados empíricos para sustentar suas crendices não empíricas? Aquele em que eu te fiz mais de meia dúzia de perguntas que não respondeu? Entre outras tantas questões não diretamente interrogativas que, no entanto, por honestidade, deveria abordar? Aquele em que, não obstante tudo isso, tendo eu perguntado primeiro, você me veio com uma questão ridícula esotérica? Aquele onde eu disse que iria mesmo atrás de você se não abordasse certo ponto crucial? Você quer que eu volte lá????! Isso é o que? Muita coragem, ou convicção total na sua evasividade?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 05 de Janeiro de 2013, 20:43:44 »
Que tópico? Aquele em que você se baseia em resultados empíricos para sustentar suas crendices não empíricas? Aquele em que eu te fiz mais de meia dúzia de perguntas que não respondeu? Entre outras tantas questões não diretamente interrogativas que, no entanto, por honestidade, deveria abordar? Aquele em que, não obstante tudo isso, tendo eu perguntado primeiro, você me veio com uma questão ridícula esotérica? Aquele onde eu disse que iria mesmo atrás de você se não abordasse certo ponto crucial? Você quer que eu volte lá????! Isso é o que? Muita coragem, ou convicção total na sua evasividade?

:histeria:

Mais do mesmo nhém-nhém-nhém de sempre.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 05 de Janeiro de 2013, 20:51:39 »
Dá no mesmo dizer que paranormal não existe e simplesmente mudar de opinião se novas evidências surgirem.

Se nos preocuparmos que todas as nossas crenças tenham rigor matemático de provas, temos que começar a duvidar até mesmo de que haja uma realidade material objetiva, em vez de todo o universo não passar de uma ilusão de nossa mente. Nós assumimos que a realidade é parecida com o mundo que observamos apenas por parcimônia, o solipsismo não nos ajuda a entender melhor o mundo e nem a fazer previsões úteis sobre ele.

Acho que você tem razão. Vou refletir sobre isso e reconsiderar alguns dos meus pontos de vista.

Valeu.  :ok:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 05 de Janeiro de 2013, 21:34:02 »
É que como já foi dito aqui algumas vezes, não há até onde se conhece nenhuma estrutura cerebral com perfil ou capacidade para o normal. Seria algo anti-biológico, da maneira como conhecemos o corpo hoje. Por isso que podemos ser mais arrojados na afirmação de não existência do fenômeno.

Não concordo. O máximo que podemos afirmar é que até o momento não temos evidências da existência da paranormalidade e que a ausência de evidências, em sí, não é uma evidência da inexistência do fenômeno. Bater o martelo na inexistência é adotar uma atitute dogmática que não combina com a caraterística de falseabilidade da ciência.

O que significa "bater o martelo" nesse contexto?

E se em vez do paranormal estivéssemos falando da capacidade do ser humano voar batendo os braços para cima e para baixo como se fossem asas? Sabemos que nossos braços são curtos e finos, de forma que não conseguem criar sustentação suficiente, que nosso peso é enorme para o tamanho deles, que não somos capazes de agitá-los na frequência necessária, etc.

Então se o Agnóstico tivesse dito: "não há até onde se conhece nenhuma estrutura em nosso corpo com perfil ou capacidade para voar. Seria algo anti-biológico, da maneira como conhecemos o corpo hoje. Por isso que podemos ser mais arrojados na afirmação de que uma pessoa não pode voar agitando os braços para cima e para baixo."

Isso é dogmatismo? Para mim parece uma conclusão bastante sensata. Creio que o dogmatismo não está na maneira como você enuncia uma frase ("É impossível voar agitando os braços para cima e para baixo"), o dogmatismo está na maneira como você se comporta ao ser apresentado a novas evidências que contrariam sua conclusão ("Oh, puxa, uma pessoa que voa agitando os braços... cavalheiros, eu estive enganado por todo esse tempo!")

Perfeito.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 05 de Janeiro de 2013, 22:03:02 »
Bom, se um dia provarem que existe o paranormal, vou me preocupar com isso. Até lá, estou mais preocupado com os próximos episódios de The Walking Dead ou Supernatural...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 05 de Janeiro de 2013, 22:14:14 »
"Não sabemos tudo que há para saber, mas tudo leva a crer que as coisas ditas parnormais/sobrenaturais não existem".

Nunca saberemos tudo o há para saber, logo não é necessário acrescentar essa frase antes de toda a afirmação que se faça. ;-)
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 05 de Janeiro de 2013, 22:36:17 »
Não de toda, apenas dessas que possam levar o interlocutor a retrucar:

Código: [Selecionar]
ah, mas você é um cético prepotente cientificista positivista que acha que conhece toda a realidade? SchopenhauerdissetodasasgrandesidéiaspassamportrêsestágiosridicularizaçãooposiçãoviolentaefinalmenteaceitaçãoseaspessoasfossemtodascomovocêGalileuaindaseriaconsideradoumloucotemmaiscoisaentreocéueaterradoquessonhasuavãfilosofia[....]

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 05 de Janeiro de 2013, 22:41:13 »
Note que eu tive todo esse cidade e obtive o mesmo Schopenhauerdissetodasasgrandesidéiaspassamportrêsestágiosr idicularizaçãooposiçãoviolentaefinalmenteaceitaçãoseaspesso asfossemtodascomovocêGalileuaindaseriaconsideradoumloucotem

E mais o famoso

Acinenciajaerrouantesentaoporquenaopodeerrarmaisumavezedesc obrirquesomosdescendentesdesinossauros...
 :histeria:

No final, acho é afirmar mesmo, principalmente para temas com pouca controvérsia seria

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline rafinhaguiar

• Nível 01
  • *
« Resposta #42 Online: 05 de Janeiro de 2013, 23:23:02 »
Vlw a todos pela opniao, mas eu sou uma pessoa um pouco impressionável, por isso quando aparece esses videos eu fico curioso como por exemplo esses tres:

"eu tenho conhecimento dos truques, como mostra o randi, mas o que vcs pensam desse video"

"nesse, uma mulher vomita lesmas, o que vcs pensam, truque, algo inexplicado?"

"Esse eh um tal pastor tocha o raio x de deus. o que vcs pensam?"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 05 de Janeiro de 2013, 23:36:33 »
Vlw a todos pela opniao, mas eu sou uma pessoa um pouco impressionável, por isso quando aparece esses videos eu fico curioso como por exemplo esses tres:

"eu tenho conhecimento dos truques, como mostra o randi, mas o que vcs pensam desse video"

"Esse eh um tal pastor tocha o raio x de deus. o que vcs pensam?"

Truques de 5a. categoria. Existem truques mais impressionantes.

Dê uma olhada aqui: ../forum/topic=22495.0.html

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 05 de Janeiro de 2013, 23:45:13 »
1. Truque
2. Truque nojento
3. Fala sério...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 05 de Janeiro de 2013, 23:49:48 »

Escargot mal-passado.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, 23:53:01 por uiliníli »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 05 de Janeiro de 2013, 23:50:07 »
Vlw a todos pela opniao, mas eu sou uma pessoa um pouco impressionável...

Lancei diversos tópicos aqui no fórum sobre sugestão e hipnose. Dê uma olhada. Procure entender como isso acontece e como é empregada por charlatões. Quando você começar a entender a hipnose você vai começar a questionar o porque da sua sugestionabilidade.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 05 de Janeiro de 2013, 23:58:13 »
Certa vez fui convidado a participar de uma sessão de cura em que o médium extraia pedras dos rins com a boca. Na minha presença ele não conseguiu. O espírito japonês que realizava a cura estava se sentindo oprimido pelo meu interesse em examinar o médium e verificar tudo o que ele tocava. Não tinha como sair pedra de lugar algum. Resultado, o espírito cansou e foi embora.

Offline rafinhaguiar

• Nível 01
  • *
« Resposta #48 Online: 06 de Janeiro de 2013, 01:39:28 »
Obrigado pelas opnioes, e nao sao so esses nao tem um monte dessas cirurgias em igrejas, (achei que so ocorria no espiritismo)
o que vc acham, tudo truque?
"Tirando tumores"
(cancer no olho)
o que vc acham?
Lipo gospel:

tem ate dente de ouro nascendo em fiel(nessas igrejas tem de tudo)

mais uma vez obrigado pela opnioes, vcs sao as primeiras pessoas ceticas-ateiaa-agnosticas com que converso, ai eu peço a opniao de vcs. XD

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 06 de Janeiro de 2013, 01:57:49 »
Obrigado pelas opnioes, e nao sao so esses nao tem um monte dessas cirurgias em igrejas, (achei que so ocorria no espiritismo)
o que vc acham, tudo truque?
"Tirando tumores"
(cancer no olho)
o que vc acham?
Lipo gospel:

tem ate dente de ouro nascendo em fiel(nessas igrejas tem de tudo)

mais uma vez obrigado pela opnioes, vcs sao as primeiras pessoas ceticas-ateiaa-agnosticas com que converso, ai eu peço a opniao de vcs. XD

rafinhaguiar, seja bem vindo!  :ok:

Olha, nenhum desses vídeos que você postou até agora não conseguiu nem demonstrar nada de valor. Ache primeiro um caso em que um paciente com câncer incurável se apresente com os exames provando que tem a doença. E depois da "cirurgia" apresente os exames provando a sua cura. Você não pode acreditar em qualquer coisa sem o mínimo de provas!  :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x