Homem separa sexo de amor. Fazer sexo com outra não implica que não goste de sua mulher, da mesma forma que tomar uma cerveja com um amigo no bar, não significa que ele goste mais do amigo do que da esposa, com a qual também toma uma cerveja em casa.
A alegação de “amor” desse caso é apenas auto-engano. Muitas mulheres já morreram de câncer de colo de útero por causa do HPV que foi resultado da promiscuidade extraconjugal do marido que oferece esse “amor” (É bom lembrar que camisinha é relativamente ineficaz contra o HPV e que não há vacina para todos os vírus). Haja “amor” em um marido que impõe tamanho risco não-consentido à esposa.
Ademais, uma citação de Steven Pinker sobre esse assunto em
Como a Mente Funciona (Editora Companhia das Letras) é instrutiva:
“Em algum lugar do mundo (...) vive a criatura mais bem apessoada, rica, inteligente, divertida e gentil que aceitaria se casar com você. Mas (...) você poderá morrer solteiro se insistir que ele ou ela apareça. (...) Chega o momento em que compensa estabelecer-se com a melhor pessoa que você encontrou até então.
Mas esse cálculo deixa seu parceiro vulnerável. As leis da probabilidade dizem que algum dia você encontrará alguma pessoa mais desejável, se você sempre estiver em busca do melhor possível, algum dia você abandonará seu cônjuge. Mas esse investiu nesse relacionamento dinheiro, tempo e criação dos filhos e oportunidades que ele abriu mão. Se seu parceiro fosse a pessoa mais desejável do mundo, nada teria com que se preocupar, pois você jamais iria querer abandoná-lo. Mas isso não ocorrendo, seu parceiro teria sido tolo em entrar nesse relacionamento.”
E a ideia de que o homem médio separa atratividade sexual de amor é falsa. Vide a detecção de “efeito Halo” e de profecias de autogratificação em experimentos com namoro (ver: Michener, H.A. et al. Psicologia Social, Editora Thomson, p.364-5). Como o afeto é um petisco acompanhante do sexo e como o homem é vulnerável ao estereótipo “o que é bonito é bom”, o sexo pode perfeitamente levar ao afeto, podendo levar ao conflito que Pinker mencionou.