Há alguns anos eu fiquei pasmo quando vi (ou revi depois de ter esquecido, como de praxe) que o modelo atômico de Bohr funcionava razoavelmente ao mesmo tempo em que se baseava em leis de Newton. Havia lido coisas que me deixaram com a impressão de haver muito menos unificação do que aparentemente há, sendo necessário partir do zero com observações empíricas para esse tipo de coisa, pelo universo em nível "micro" ter regras totalmente diferentes das do macro... foi uma sensação meio surreal até, quase como se alguém dissesse que, sei lá, Einstein tivesse "descoberto" que o sistema solar é na verdade um átomo gigante, pensasse, "espera aí, isso é ridículo, Einstein não pode ter dito isso, devo estar sonhando".... mas não acordo.
Isso agora com a gravidade não foi tão dramático assim, mas imaginava que não existisse essa "compatibilidade"/unificação, no máximo uma aproximação funcional. Um pouco como dois jogos de carro diferentes, um de stock car e outro de off-road, ambos bem realistas, vão ter suas "físicas" diferentes, mas que não são necessariamente redutíveis à mesma fórmula no fim das contas.