Autor Tópico: O Retorno do Universo Vermelho?  (Lida 5346 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:O Retorno do Universo Vermelho?
« Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2013, 17:10:29 »
[...] One of Hawkins’ possible explanations for quasars’ lack of time dilation is that light from the quasars is being bent by black holes scattered throughout the universe. These black holes, which may have formed shortly after the big bang, would have a gravitational distortion that affects the time dilation of distant quasars. However, this idea of “gravitational microlensing” is a controversial suggestion, as it requires that there be enough black holes to account for all of the universe’s dark matter. As Hawkins explains, most physicists predict that dark matter consists of undiscovered subatomic particles rather than primordial black holes.

[...]

Or, quasars may not be located at the distances indicated by their redshifts, although this suggestion has previously been discredited. Although these explanations are controversial, Hawkins plans to continue investigating the quasar mystery, and maybe solve a few other problems along the way.

Read more at: http://phys.org/news190027752.html#jCp

Achei curioso como "não seria preferível" a noção de que isso seria explicado pela matéria escura ser praticamente totalmente composta de buracos negros. Para mim parece é resolver dois problemas de uma vez só... 

Só não sei que problemas que criaria no lugar, pelas expectativas de grandes quantidades matéria escura não-bariônica estarem erradas. Ou talvez problemas específicos aos buracos negros primordiais. Mas muito provavelmente isso é menos problemático do que todo o modelo padrão estar errado.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2013, 18:26:40 »
[...] One of Hawkins’ possible explanations for quasars’ lack of time dilation is that light from the quasars is being bent by black holes scattered throughout the universe. These black holes, which may have formed shortly after the big bang, would have a gravitational distortion that affects the time dilation of distant quasars. However, this idea of “gravitational microlensing” is a controversial suggestion, as it requires that there be enough black holes to account for all of the universe’s dark matter. As Hawkins explains, most physicists predict that dark matter consists of undiscovered subatomic particles rather than primordial black holes.

[...]

Or, quasars may not be located at the distances indicated by their redshifts, although this suggestion has previously been discredited. Although these explanations are controversial, Hawkins plans to continue investigating the quasar mystery, and maybe solve a few other problems along the way.

Read more at: http://phys.org/news190027752.html#jCp

Achei curioso como "não seria preferível" a noção de que isso seria explicado pela matéria escura ser praticamente totalmente composta de buracos negros. Para mim parece é resolver dois problemas de uma vez só... 

Só não sei que problemas que criaria no lugar, pelas expectativas de grandes quantidades matéria escura não-bariônica estarem erradas. Ou talvez problemas específicos aos buracos negros primordiais. Mas muito provavelmente isso é menos problemático do que todo o modelo padrão estar errado.

São muitos ad-hocs para salvar o modelo. Eu prefiro a idéia do universo vermelho!!! :hihi:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2013, 18:48:25 »

É muita matéria escura pra colocar na conta dos buracos negros. Apesar de ser contra-intuitivo, buracos negros são detectáveis, eles aceleram qualquer objeto ao redor, além de emitir raios-x. E a maioria do que se supõe ser matéria escura está no halo da galáxia (na parte mais externa) e não onde é mais fácil a formação de buracos negros (no centro galático).
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2013, 19:09:59 »
São muitos ad-hocs para salvar o modelo. Eu prefiro a idéia do universo vermelho!!! :hihi:

Teria uma contagem comparativa de ad hocs de cada modelo?

É muita matéria escura pra colocar na conta dos buracos negros. Apesar de ser contra-intuitivo, buracos negros são detectáveis, eles aceleram qualquer objeto ao redor, além de emitir raios-x. E a maioria do que se supõe ser matéria escura está no halo da galáxia (na parte mais externa) e não onde é mais fácil a formação de buracos negros (no centro galático).

Mas pelo que entendi o que estaria supondo é que haveria mais buracos negros, não estaria se colocando na conta dos já estimados. E pelo que entendi também essa observação em si já poderia ser um caso de detecção desses buracos negros adicionais.

E a explicação para a origem dos buracos negros primordiais é outra, então o fato de que os "comuns"/"convencionais"/não-primordiais se originariam mais provavelmente sob outras circunstâncias/outras regiões acho que não tem muita relevância.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_negro_primordial

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2013, 18:31:39 »

Mas pelo que entendi o que estaria supondo é que haveria mais buracos negros, não estaria se colocando na conta dos já estimados. E pelo que entendi também essa observação em si já poderia ser um caso de detecção desses buracos negros adicionais.

E a explicação para a origem dos buracos negros primordiais é outra, então o fato de que os "comuns"/"convencionais"/não-primordiais se originariam mais provavelmente sob outras circunstâncias/outras regiões acho que não tem muita relevância.

Do Universo Vermelho não sei, mas o big-bang tem alguns (me corrija se estiver equivocado) :

- Inflação
- Materia Escura
- Energia Escura
- Suposições Sobre os Quasares
...e acho que tem mais...

Abs
Felipe

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2013, 18:34:43 »
São aqueles buracos negros que seriam criados no LHC? Que comprovariam a hipótese da existência desse tipo de buraco negro?

E também, se existirem, não deve haver muitos, eles nem foram detectados ainda. E não resolvem o problema da matéria escura, além deles já terem pensado nesses objetos massivos que não brilham.

Esses buracos negros seriam bem menores e menos massivos que os normais, e os cálculos de matéria escura na nossa galáxia mostram que onde você vê uma estrela deveriam haver três. Então, na nossa vizinhança (100 anos-luz de raio) deveria existir pelo menos um desses buracos negros.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2013, 19:33:50 »

Do Universo Vermelho não sei, mas o big-bang tem alguns (me corrija se estiver equivocado) :

- Inflação

Isso não é praticamente sinônimo de big bang? Como exatamente é uma hipótese ad hoc? Para mim soa meio como falar que irradiação adaptativa é "ad hoc" da teoria da evolução.

- Materia Escura

Não é um problema mais relacionado à gravidade, do que qualquer origem que tenha o universo?

- Energia Escura

Não é uma questão para qualquer cenário que aceite a expansão do universo, mesmo sem big-bang?

Abs
Felipe

Que raio é teoria do "Universo Vermelho", afinal? Nunca vi nada com esse nome, procurando encontro só uma gravadora ou "label" musical. Você prefere isso a BB mesmo sem saber se precisa de mais ou menos hipóteses ad hoc?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2013, 19:35:46 »
São aqueles buracos negros que seriam criados no LHC? Que comprovariam a hipótese da existência desse tipo de buraco negro?

E também, se existirem, não deve haver muitos, eles nem foram detectados ainda. E não resolvem o problema da matéria escura, além deles já terem pensado nesses objetos massivos que não brilham.

Esses buracos negros seriam bem menores e menos massivos que os normais, e os cálculos de matéria escura na nossa galáxia mostram que onde você vê uma estrela deveriam haver três. Então, na nossa vizinhança (100 anos-luz de raio) deveria existir pelo menos um desses buracos negros.

Eu não sei de nada, pode bem ser que seja por aí mesmo.

Mas não me surpreenderia se essas coisas todas talvez pudessem ser revistas, ser baseadas em algumas assunções não necessárias, e daí se pudesse ter buracos negros primordiais para dar conta de toda matéria escura (ou quase), e desse problema dos quasares ao mesmo tempo, não sei.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2013, 10:09:21 »

- Inflação

Isso não é praticamente sinônimo de big bang? Como exatamente é uma hipótese ad hoc? Para mim soa meio como falar que irradiação adaptativa é "ad hoc" da teoria da evolução.

- Materia Escura

Não é um problema mais relacionado à gravidade, do que qualquer origem que tenha o universo?

- Energia Escura

Não é uma questão para qualquer cenário que aceite a expansão do universo, mesmo sem big-bang?

Abs
Felipe

Que raio é teoria do "Universo Vermelho", afinal? Nunca vi nada com esse nome, procurando encontro só uma gravadora ou "label" musical. Você prefere isso a BB mesmo sem saber se precisa de mais ou menos hipóteses ad hoc?

Ola Buckaaro,

Inflação – não é o mesmo que Big-Bang. Foi uma hipótese levantada para solucionar o problema do horizonte (veja este link : http://www.if.ufrgs.br/~thaisa/cosmologia/inflacao.htm)

Matéria Escura – foi levantada esta hipótese, quando os dados observados não bateram com a teoria. Ou mudavam a gravitação, ou consideravam a possibilidade de mais matéria no universo (não prevista pela teoria do Big-Bang).

Energia Escura – Idem. Não necessariamente. De uma olhada aqui : www.youtube.com/watch?v=IFFl9S39CTM

Abs
Felipe

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Janeiro de 2013, 17:45:22 »
Matéria Escura – foi levantada esta hipótese, quando os dados observados não bateram com a teoria. Ou mudavam a gravitação, ou consideravam a possibilidade de mais matéria no universo (não prevista pela teoria do Big-Bang).

Matéria escura não tem nada a ver com "hipóteses ad hoc para o big-bang", e tampouco o problema para o qual ela foi cogitada seria solucionado considerando mais matéria no universo. É uma questão gravitacional, primeiramente observada no comportamento de galáxias e clusters de galáxias. Basicamente, os efeitos gravitacionais observados são compatíveis com uma massa muito maior do que a massa visível da galáxia. Isso nada tem a ver com big bang.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Janeiro de 2013, 18:23:22 »

Matéria escura não tem nada a ver com "hipóteses ad hoc para o big-bang", e tampouco o problema para o qual ela foi cogitada seria solucionado considerando mais matéria no universo. É uma questão gravitacional, primeiramente observada no comportamento de galáxias e clusters de galáxias. Basicamente, os efeitos gravitacionais observados são compatíveis com uma massa muito maior do que a massa visível da galáxia. Isso nada tem a ver com big bang.

Ola Angelo,

Como não tem nada a ver ?

1.O modelo do Big-Bang não previa mais nenhum tipo de matéria; houve uma observação que "falseou" a teoria da gravitação vigente (base para o modelo do Big-Bang). Então, tínhamos 2 caminhos :

a) rever a teoria da gravitação

b) supor que existe mais massa do que estamos detectando "diretamente"

Eu encontrei este artigo, em que tenta-se responder a questão do problema, sem supor a existência da matéria escura (por acaso usando o mesmo prncipio de Mach, que foi usado na teoria do Universo Vermelho):On Dual Phase-Space Relativity, the Machine Principle and Modified Newtonian Dynamics Carlos Castro

Com a  Energia Escura foi a mesma coisa.

Abs
Felipe

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Janeiro de 2013, 18:47:39 »
Ola Angelo,

1.O modelo do Big-Bang não previa mais nenhum tipo de matéria; houve uma observação que "falseou" a teoria da gravitação vigente (base para o modelo do Big-Bang). Então, tínhamos 2 caminhos :

Eu encontrei este artigo, em que tenta-se responder a questão do problema, sem supor a existência da matéria escura (por acaso usando o mesmo prncipio de Mach, que foi usado na teoria do Universo Vermelho):On Dual Phase-Space Relativity, the Machine Principle and Modified Newtonian Dynamics Carlos Castro

Abs
Felipe

O próprio artigo que você postou responde sua pergunta. Observe que todos os esforços feitos para explicar o problema sem recorrer a matéria escura residem em uma dinâmica newtoniana modificada. Ou seja, é um problema essencialmente newtoniano, não einsteniano. A forma de corrigí-lo alterando a gravidade se dá em âmbito da gravitação newtoniana, não da relatividade geral. Ou seja, mesmo que porventura essa fosse a resposta correta, ainda assim o "big bang" continuaria válido.

Quanto a "prever" qualquer tipo de matéria, não é o "big-bang" que faz isso, mas o modelo padrão de física de partículas aplicado ao background do "big-bang". O "big-bang" basicamente só diz que o universo começou em um estado extremamente quente e denso, que foi esfriando conforme foi expandindo. Quando você aplica o conhecimento de física de partículas nesse cenário que é possível explicar o surgimento da matéria. Quem tem que "dar conta" da matéria existente é ele, não o "big-bang".
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Janeiro de 2013, 19:13:38 »
Observe que todos os esforços feitos para explicar o problema sem recorrer a matéria escura residem em uma dinâmica newtoniana modificada. Ou seja, é um problema essencialmente newtoniano, não einsteniano. A forma de corrigí-lo alterando a gravidade se dá em âmbito da gravitação newtoniana, não da relatividade geral.

Deixa eu ver se entendi bem... se fosse prático usar gravidade einsteniana o tempo todo, de forma que a newtoniana tivesse sido "abandonada", então não "precisaríamos" mais de matéria escura? :hein:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Janeiro de 2013, 19:45:34 »
Observe que todos os esforços feitos para explicar o problema sem recorrer a matéria escura residem em uma dinâmica newtoniana modificada. Ou seja, é um problema essencialmente newtoniano, não einsteniano. A forma de corrigí-lo alterando a gravidade se dá em âmbito da gravitação newtoniana, não da relatividade geral.

Deixa eu ver se entendi bem... se fosse prático usar gravidade einsteniana o tempo todo, de forma que a newtoniana tivesse sido "abandonada", então não "precisaríamos" mais de matéria escura? :hein:

Não tem como você "abandonar" a gravitação newtoniana. No limite de baixas massas a RG se "reduz" a gravitação newtoniana.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Janeiro de 2013, 19:50:17 »
"Se reduz" significa literalmente que você parte da gravitação einsteinana, vai resolvendo, eliminando variáveis "zeradas", e o que sobra é    ?

:|

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Janeiro de 2013, 20:08:21 »
"Se reduz" significa literalmente que você parte da gravitação einsteinana, vai resolvendo, eliminando variáveis "zeradas", e o que sobra é    ?

:|

Sim, em termos leigos é mais ou menos isso. Quando você aplica as equações de campo de Einstein em campos gravitacionais fracos (onde a gravitação newtoniana "funciona") e em velocidades muito abaixo da luz, você recupera a gravitação newtoniana.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Janeiro de 2013, 20:23:09 »
Há alguns anos eu fiquei pasmo quando vi (ou revi depois de ter esquecido, como de praxe) que o modelo atômico de Bohr funcionava razoavelmente ao mesmo tempo em que se baseava em leis de Newton. Havia lido coisas que me deixaram com a impressão de haver muito menos unificação do que aparentemente há, sendo necessário partir do zero com observações empíricas para esse tipo de coisa, pelo universo em nível "micro" ter regras totalmente diferentes das do macro... foi uma sensação meio surreal até, quase como se alguém dissesse que, sei lá, Einstein tivesse "descoberto" que o sistema solar é na verdade um átomo gigante, pensasse, "espera aí, isso é ridículo, Einstein não pode ter dito isso, devo estar sonhando".... mas não acordo.

Isso agora com a gravidade não foi tão dramático assim, mas imaginava que não existisse essa "compatibilidade"/unificação, no máximo uma aproximação funcional. Um pouco como dois jogos de carro diferentes, um de stock car e outro de off-road, ambos bem realistas, vão ter suas "físicas" diferentes, mas que não são necessariamente redutíveis à mesma fórmula no fim das contas.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 21 de Janeiro de 2013, 22:44:29 »
Ola Angelo,

Abs
Felipe

O próprio artigo que você postou responde sua pergunta. Observe que todos os esforços feitos para explicar o problema sem recorrer a matéria escura residem em uma dinâmica newtoniana modificada. Ou seja, é um problema essencialmente newtoniano, não einsteniano. A forma de corrigí-lo alterando a gravidade se dá em âmbito da gravitação newtoniana, não da relatividade geral. Ou seja, mesmo que porventura essa fosse a resposta correta, ainda assim o "big bang" continuaria válido.

Quanto a "prever" qualquer tipo de matéria, não é o "big-bang" que faz isso, mas o modelo padrão de física de partículas aplicado ao background do "big-bang". O "big-bang" basicamente só diz que o universo começou em um estado extremamente quente e denso, que foi esfriando conforme foi expandindo. Quando você aplica o conhecimento de física de partículas nesse cenário que é possível explicar o surgimento da matéria. Quem tem que "dar conta" da matéria existente é ele, não o "big-bang".

Mas nao deixa de ser um adhoc, pois ainda assim, dadas as observações discordantes, dada a "robustez" da atual teoria, optou-se por supor a existencia de materia e energia escuras, para manter a atual teoria da gravitação, que é a base do Big-Bang.

Abs
Felipe

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Janeiro de 2013, 22:58:10 »
Seria então, no máximo, ou, mais propriamente, uma hipótese ad hoc da gravitação (especificamente newtoniana); que poderia ou não afetar a validade do big bang, apesar deste se basear nela (noção esta que me era desconhecida).

Eu não consigo ver como é que a gravitação newtoniana "não funcionar direito" dependendo da escala invalidar o big bang, em especial a parte de observação e retrojeção, ainda mais se a einsteniana não tem o mesmo problema, e, suponho, não deixaria de "levar" ao big-bang apesar dessas diferenças.

Nunca tinha notado esse aspecto de teorias alternativas para a origem do universo como diferentes teorias gravitacionais. É isso mesmo? Eu sempre tive a impressão de ser simplesmente uma hipótese alternativa (ou no plural) à "retrojeção total" feita por Hubble. "Ok, voltando atrás estaria tudo condensado mesmo, mas talvez não tenha sido assim, pode ser que [...]" -- o que não necessariamente requeriria modificações na gravidade, acho.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 21 de Janeiro de 2013, 23:19:18 »
Seria então, no máximo, ou, mais propriamente, uma hipótese ad hoc da gravitação (especificamente newtoniana); que poderia ou não afetar a validade do big bang, apesar deste se basear nela (noção esta que me era desconhecida).

Eu não consigo ver como é que a gravitação newtoniana "não funcionar direito" dependendo da escala invalidar o big bang, em especial a parte de observação e retrojeção, ainda mais se a einsteniana não tem o mesmo problema, e, suponho, não deixaria de "levar" ao big-bang apesar dessas diferenças.

Nunca tinha notado esse aspecto de teorias alternativas para a origem do universo como diferentes teorias gravitacionais. É isso mesmo? Eu sempre tive a impressão de ser simplesmente uma hipótese alternativa (ou no plural) à "retrojeção total" feita por Hubble. "Ok, voltando atrás estaria tudo condensado mesmo, mas talvez não tenha sido assim, pode ser que [...]" -- o que não necessariamente requeriria modificações na gravidade, acho.

Ola Buckaroo,

Recentemente tenho lido alguns artigos sobre o assunto, então existe grande chance de eu estar falando besterias!! :histeria: Por isso, iniciei este topico!

Na realidade, a TRG leva a universos dinamicos (sem a inclusão da constante gravitacional - o famoso erro de Einstein). O modelo do Universo Vermelho explica o red shift de forma diferente - se nao me engano, pelo conceito de Mach, onde a materia adquire massa atraves de sua interação (que ocorre na velocidade da luz) com o restante de materia do universo.

Achei esse trabalho da UFMG (ainda nao li) :
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=o%20universo%20vermelho%20e%20a%20trg&source=web&cd=2&ved=0CDQQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.fisica.ufmg.br%2F~dsoares%2Fensino%2Fmarina-teorias.doc&ei=QOj9UJyXIoio9gTA1IDYDQ&usg=AFQjCNEhgmB5HG9eLMc0NvSscoTNI8dnfg&bvm=bv.41248874,d.eWU

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Janeiro de 2013, 00:59:41 »
Buckaroo,

Segue link com documentario sobre a teoria do Universo Vermelho :

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Janeiro de 2013, 23:13:15 »
Pessoal,

Um bom texto revendo a cosmologia :

Controvérsias Científicas: O caso do modelo padrão da - UFMG

www.fisica.ufmg.br/~dsoares/ensino/controversias-grr.doc

Abs
Felipe

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #23 Online: 24 de Janeiro de 2013, 00:58:05 »
O problema desse documentário é que ele só mostra uma evidência sobre o problema dos quasares, uma galáxia que parece estar conectada com outra mas que tem desvios para o vermelho diferentes.

Mas elas podem não estar conectadas, pode ser uma ilusão de ótica, e o universo está cheio dessas ilusões de ótica. Existem galáxias que parecem ter quatro núcleos, estrelas que parecem ser duplas e uma delas desaparece e na verdade tudo isso é causado pela lente gravitacional.

Não é como o problema da matéria escura, que você pega qualquer galáxia espiral mede a velocidade de rotação e acha ela rápida demais para a matéria que tem.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 24 de Janeiro de 2013, 01:07:16 »
Buckaroo,

Abs
Felipe

Ok, só acho que não existe uma teoria com tal nome, ao que me parece foi o título brasileiro que deram a um livro do Halton Arp, "seeing red".

Livro este que tem 22 votos de cinco estrelas na amazon, e este aqui de uma estrela só:

By Astro Prof - See all my reviews
This review is from: Seeing Red: Redshifts, Cosmology and Academic Science (Paperback)
My brother in law who is a creationist thought that as a professional astronomer I would
enjoy this book. I think it is an interesting look into the mind of a once-great scientist
who valiantly defended his alternative theory as to the origin of the quasars as being
non-cosmological.

In the 70s observational evidence became over-whelming against him. Rather than accept that
he couldn't, then retreated to the fringe of science and started hanging out with other
failed scientists. This book completely ignores all the evidence for the big bang and
points out curious anomalies. To a professional scientist its a comedy. For instance
Arp fails to mention the Type I SNe astonishing correlation with redshift or the Lyman
alpha forest. His interpretation of gravitational lensing is truly bizarre! He can't even
seem to think about Einstein rings and what crackpot idea could possibly lead to them
that would allow him to keep his disgraced theory intact? A good book for people who
don't know any astronomy and want to believe that science is a fraud/conspiracy.

If you want to learn about astronomy, try Carl Sagan's masterpiece, Cosmos or going to
College.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!