Não sei se entendi bem. Quer dizer que o uso ou não da matéria escura é correlacionada ao método que utilizo? tipo os cientistas que fazem divulgação científica deveriam explicar melhor, já que nunca vi o problema sendo explicado como um fator de correção utilizado exclusivamente na teoria newtoniano.
O problema da matéria escura é o seguinte. Desde a década de 30 do século passado, quando você calcula a massa de uma galáxia (pelo total de estrelas visíveis) e compara com a velocidade de translação das estrelas em função da distância ao centro da galáxia, o resultado que você obtêm é uma constante, ao invés da diminuição esperada para a distribuição de matéria da galáxia (pense no sistema solar, com a maior concentração de massa no Sol e como os planetas giram ao seu redor cada vez mais devagar conforme aumenta a distância).
Esse tipo de comportamento é incompatível com a matéria visível, mas pode ser explicado se houver muito mais matéria que não possa ser vista na galáxia, com uma distribuição diferente. Ou seja, as galáxias se movimentam como se houvesse mais matéria do que podemos ver, logo, a conclusão lógica é a de que há mais matéria do que podemos ver.
Essa foi a observação inicial. Ao longo do tempo, vários outros fenômenos astronômicos foram observados e atualmente só são explicados e compatíveis com a existência da matéria escura.
Ao contrário do que o Feliperj afirma,
isso não é um ad hoc, mas uma
dedução baseada na diferença do comportamento observado e do comportamento esperado por leis físicas muito bem estabelecidas de grupos de galáxias.
Ao contrário,
modificar a gravitação para explicar o fenômeno é que é um verdadeiro ad hoc, já que por definição, ad hoc é uma modificação arbitrária em uma teoria para se conformar aos dados observados. Ao propor a existência da matéria escura,
você não está modificando a teoria.
Uma analogia que pode ser feita é a seguinte: imagine que você tenha uma caixa de papelão estreita e comprida, que está fechada, de forma que você não pode ver o interior. Agora suponha que (sob os protestos do Juca
) você dispare seu revólver em uma extremidade e meça a velocidade da bala ao sair pela outra. Você inicialmente supunha que a caixa estivesse vazia, e a velocidade de saída deveria ser apenas um pouco menor que a de entrada, pela resistência do ar e do papelão. Mas para sua surpresa, a velocidade de saída é muito menor que a de entrada.
Então, ou A) A caixa não está vazia, tem alguma coisa dentro dela que oferece mais resistência que o ar e está diminuindo a velocidade da bala; ou B) As leis da física conhecida estão erradas e precisam ser modificadas para se adequar as suas medidas. Qual delas é a sua conclusão lógica? E qual delas é um verdadeiro ad hoc?
Sobre a modificação na gravidade (isso sim, um ad hoc), foi proposta em 1981 (conhecido como teoria MOND), e consiste em uma modificação
na Lei de Newton, de forma que para acelerações da gravidade
muito baixas (como ocorre com as estrelas distantes do centro da galáxia) ela não é uma constante dependende apenas da massa, mas uma função desconhecida, que se aproxima da forma usual, em valores "newtonianos" de aceleração.
Esse é um ponto importante. O valor é tão pequeno, que é extremamente difícil fazer qualquer experimento dentro do sistema solar para medí-lo sem que haja interferências que mascarem completamente o resultado.
E, da mesma forma que essa modificação não afeta em nada os resultados da gravitação newtoniana que conhecemos e observamos (ou seja, ela
tem que ser compatível e "se reduzir" a gravitação newtoniana para a "gravitação do dia-a-dia"), também não muda em nada a Relatividade Geral. Ou seja, não se justifica a afirmação de que "a matéria escura é um ad hoc para salvar a teoria em que se baseia o Big Bang".
Outra coisa, essa "modificação" ad hoc da gravitação não é realmente uma explicação equivalente a matéria escura, uma vez que não é capaz de explicar todos os dados, em especial o "bullet cluster". Este em especial, requer mesmo com o MOND
também que se postule a existência de uma certa quantidade de matéria escura para ser compatível com a observaçãoOu seja,
mesmo modificando a gravitação newtoniana, ainda assim a matéria escura é inevitável.E a TGR é para massas muito grandes (maiores do que estrelas e planetas)? pensei que a diferença se dava em grandes velocidades.
Isso é relatividade restrita.