E onde está escrito aí em Mateus que ele aboliu a Lei de Deus?
Aqui por exemplo:
Mateus - Cap. 5 - 38:42
"Vocês ouviram o que foi dito: "Olho por olho, dente por dente."
Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também."
Veja o que encontamos em Deuteronômio:
" Provocaram-me os ciúmes com aquilo que nem deus é e irritaram-me com seus ídolos inúteis. Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de uma nação insensata.....Nas ruas a espada os deixará sem filhos; em seus lares reinará o terror. Morrerão moços e moças, crianças e homens já grisalhos. "
O amigo pode até protestar, mas que Jesus quebra as pernas do paizinho bravo dele, não dá pra negar. ![Hihi! :hihi:](../forum/Smileys/default/icon_cheesygrin.gif)
Acredito que o mais correto a se afirmar é: "Aqui,
o autor do evangelho quebra as pernas do paizinho (que é o próprio Jesus, seria um caso de dupla personalidade)..."
Pois não podemos precisar se Jesus disse isso ou aquilo.
Por ex. alguém estava anotando o sermao da montanha enquanto Jesus falava?
Provavelmente não.
E então como quase 50 anos depois, Mateus (seria ele mesmo?) poderia se lembrar de cada palavra de Jesus? Tradição oral?? Mesmo se fosse, dificilmente o texto permaneceria tal qual Jesus o disse, se é que disse.
Ou seja, quando o autor do evangelho está se contrapondo ao próprio Pai, ou a Lei do Judaismo, ele está mostrando sua posição em relação aos Judeus, numa tentativa de se distanciar daquela religião.
Sem pensar neste contexto, qualquer pessoa menos esclarecida vai achar que Jesus mudou as leis.
Crsitãos sabiam mais que Judeus, Luteranos sabiam mais que catolicos, muçulmanos mais que os outros dois, e espiritas mais que os outros tres...conta outra!
O lance do WI-FI, Jupiter, Mozart. Bem, se o amigo não notou a piada, sinto muito. ![Erm... Umm... :umm:](../forum/Smileys/default/74.gif)
Cara, tô nem aí pra quem sabe mais. Religião é lixo! Espiritismo é uma bosta quanto as suas "verdades" cientificas. Que importa se católicos sabem mais que Judeus? O importante é, sejamos legais uns com os outros conforme o suposto Jesus ensinou. Nisto o catolicismo, espiritismo, alguns outros ismos que não lembro agora, estão de acordo.
Não vou debater com o colega sobre "verdades" exclusivas de religiões e crenças. Podemos focar na bíblia(e ao que me parece, já esgotamos o assunto) quanto suas contradições. Jesus x Jeová dá uma boa briga, não acha? ![OK! :ok:](../forum/Smileys/default/icon13.gif)
[/quote]
Se religião é um lixo, se o espiritismo é uma merda porque vc ainda segue as coisas conforme Jesus?
Jesus só existe porque existe a religão, Jesus é uma invenção da mesma e de novo, vc quer apenas o que acha que é bom e não o pacote todo.
Sobre ser "legal"..Jesus também disse que veio para colocar pai contra filho, para trazer a espada...
É claro neste momento vc vai dizer: Ah mas isto são parabolas metaforas.
E eu te digo: então quando ele diz para "amar-mos uns aos outros", pode ser apenas uma metafora tambem, uma parabola quem sabe para sexo grupal, orgia, quem pode dizer que não?
Quem decide quando é parabola e quando não é? Você? Eu? Santo Agostinho, o cara que odiava judeus? Lutero que também queimou gente viva assim como a Inquisição? Estes sábios da Igreja?
Simplesmente se acredita no que quer e escolhe do buffet aquilo que mais lhe convem.
Neste sentido é que digo que os religiosos são pseudo-religiosos com pseudo-religiões.