Autor Tópico: Porque ainda existimos?  (Lida 6461 vezes)

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re:Porque ainda existimos?
« Resposta #25 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 03:41:22 »
(aliás, há maior possibilidade dos aliens possuírem uma aparência bizarra do que uma aparência semelhante a nossa)

Por quê? Sempre achei que seres de 4 membros e 5 dedos com polegar oposto, entre outras características, eram tendência (em ambiente terrestre pelo menos)...  :)

Não acho que ter dois olhos, dois braços, duas orelhas e tals seja uma tendencia em todo o universo. Quanto a isso, acredito que há iguais possibilidades do Alien ser um misto de Cthulhu com formigas gigantes, dependendo do ambiente em que eles tiveram origem.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 11:40:41 »
Se o único tipo de planeta em que a vida for possível for planetas muito parecidos com o nosso, a evolução convergente vai tratar de fazer com que os alienígenas não sejam tão bizarros assim.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 11:42:55 »
e se a vida em outros planeta não puder sair de la?

algo como arvores que desenvolveram inteligencia, ou um oceano que começou a realizar sinapses, funcionando como um mega cerebro?

Rapaz, você deu a maior tacada até agora com relação a um possível motivo, entre aqueles outros apontados pelo paradoxo de Fermi, de não ter havido contato com civilizações extraterrestres até hoje! Isso mesmo! E se a vida não puder sair de lá, por impossibilidade física mesmo?

Gostei!

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 11:48:16 »
Se o único tipo de planeta em que a vida for possível for planetas muito parecidos com o nosso, a evolução convergente vai tratar de fazer com que os alienígenas não sejam tão bizarros assim.

Por outro lado, se a vida for possível em planetas diferentes do nosso, pode se preparar para um festival de bizarrices.

Já começamos com a gravidade. Imagine planetas com gravidade bem diferente do nosso, para mais e para menos. Os seres já começariam a ser bem diferentes da vida que temos por aqui. Atmosfera diferente, campo magnético, gases e líquidos mais abundantes, oceanos de outros líquidos ou gases, população de microorganismos baseados em outras moléculas em que não exija o carbono, e por aí vai.

Haja imaginação para visualizar uma cadeia evolutiva e o que resulta a partir daí.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 11:56:26 »
Eu li que tem um químico britânico que está prometendo criar vida a partir de óxidos metálicos, em vez de carbono :O

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #30 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 12:11:57 »

algo como arvores que desenvolveram inteligencia, ou um oceano que começou a realizar sinapses, funcionando como um mega cerebro?

Rapaz, você deu a maior tacada até agora com relação a um possível motivo, entre aqueles outros apontados pelo paradoxo de Fermi, de não ter havido contato com civilizações extraterrestres até hoje! Isso mesmo! E se a vida não puder sair de lá, por impossibilidade física mesmo?

Gostei!

Eu acho que isso extrapolou muito, que vantagens teria uma àrvore inteligente? Se ela não pode fazer nada com essa inteligência? Isso certamente seria descartado pela selecão natural, seria como uma zebra falante. E mesmo que isso fosse possível, por que essas árvores não surgiram aqui também? A evolucão teve tempo suficiente pra tentar isso. Agora um oceano realizando sinapses? Como isso ia acontecer? As moléculas de àgua iriam formar algo como um Neurônio?LOL. Um oceano não é um ser vivo(sério mesmo?) ele não sofre pressão seletiva, seria como se um raio caisse no oceano e ele adiquirisse a capacidade de realizar sinapses. Se isso não é impossível, é extremamente improvável.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #31 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 12:27:09 »
Por outro lado, se a vida for possível em planetas diferentes do nosso, pode se preparar para um festival de bizarrices.

Acredito que as outras evoluções tenham que passar por etapas parecidas com a nossa: realização de atividades em grupo, desenvolvimento de linguagem e uso de ferramentas, que por sua vez estimulam ainda mais a inteligência, que é estimulada a produzir novas ferramentas e atividades, e por aí vai. Não é qualquer espécie ou formato de ser vivo que permite essas etapas.

Mesmo os seres mais simples tiveram suas etapas específicas, como o "holocausto do oxigênio", que praticamente extinguiu a vida anaeróbia do planeta. Imaginar que a vida só se desenvolva sob certas condições é uma suposição que faz sentido à vista de como procedeu a evolução em nosso planeta.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #32 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 12:29:14 »

Acredito que as outras evoluções tenham que passar por etapas parecidas com a nossa: realização de atividades em grupo, desenvolvimento de linguagem e uso de ferramentas, que por sua vez estimulam ainda mais a inteligência, que é estimulada a produzir novas ferramentas e atividades, e por aí vai. Não é qualquer espécie ou formato de ser vivo que permite essas etapas.

Mesmo os seres mais simples tiveram suas etapas específicas, como o "holocausto do oxigênio", que praticamente extinguiu a vida anaeróbia do planeta. Imaginar que a vida só se desenvolva sob certas condições é uma suposição que faz sentido à vista de como procedeu a evolução por aqui.

Offline Gugax

• Nível 00
  • *
  • nem queira saber...
« Resposta #33 Online: 24 de Agosto de 2013, 23:54:53 »
Olhem para traz,os passos....o que nos tornou quem somos...
Mesmo que a vida em si seja algo comum no universo(se),a chance dela evoluir ao ponto de criar consciência,abstrair,pensar é mínima.
e se isso ocorrer, as distancias entre as estrelas são enormes,quem dirá entre galáxias....mesmo que cheguem aqui ainda somos 7 bilhões,isso deve contar :lol:
"Hen oida hoti ouden oida" –Sócrates/ Dei vestri sit purus phantasia!-et ego
"O mundo sempre será como ele é; não importa como queremos que ele seja."- Michael Shermer

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #34 Online: 25 de Agosto de 2013, 11:02:33 »

Gostei!

Eu acho que isso extrapolou muito, que vantagens teria uma àrvore inteligente? Se ela não pode fazer nada com essa inteligência? Isso certamente seria descartado pela selecão natural, seria como uma zebra falante. E mesmo que isso fosse possível, por que essas árvores não surgiram aqui também? A evolucão teve tempo suficiente pra tentar isso. Agora um oceano realizando sinapses? Como isso ia acontecer? As moléculas de àgua iriam formar algo como um Neurônio?LOL. Um oceano não é um ser vivo(sério mesmo?) ele não sofre pressão seletiva, seria como se um raio caisse no oceano e ele adiquirisse a capacidade de realizar sinapses. Se isso não é impossível, é extremamente improvável.

Não fale assim de Stanislaw Lem ! :)
Justamente em Solaris ele imagina um oceano pensante, que devolve em ondas o que recebe. Mas o assunto da ficção é provar quantos tipos de seres inteligentes que jamais se comunicariam conosco poderiam existir.

Obs: quanto a seleção natural, o 'oceano' poderia ser como o nosso coral mas melhor adaptado, onde seu pensamento seria originado pela percepção/consciência de milhões de seres em colônia.

A necessidade de expansão nasceria quando os recursos naturais do planeta fossem insuficientes e a espécie tivesse poder de decisão suficiente como para perceber isso e planejar povoar outros planetas. Segundo aquela equação de Drake que Sagan mostra, são duas das variáveis para que esses seres acabam nos encontrando.

http://www.bbc.com/future/story/20120821-how-many-alien-worlds-exist
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #35 Online: 27 de Agosto de 2013, 08:24:59 »

Acredito que as outras evoluções tenham que passar por etapas parecidas com a nossa: realização de atividades em grupo, desenvolvimento de linguagem e uso de ferramentas, que por sua vez estimulam ainda mais a inteligência, que é estimulada a produzir novas ferramentas e atividades, e por aí vai.

Lamarckismo? :hein:

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #36 Online: 27 de Agosto de 2013, 08:35:08 »

Sem Lamarckismo nenhum, estou falando num modelo darwinista. Não pode ocorrer retroalimentação de uma característica nele ao longo de sucessivas gerações?
« Última modificação: 27 de Agosto de 2013, 08:37:14 por Digão »

Offline NandoR

• Nível 11
  • *
« Resposta #37 Online: 30 de Agosto de 2013, 10:56:04 »
Darwinismo?? você está se referindo à "sobrevivência do mais forte"?
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Agosto de 2013, 13:42:54 »
Não posso usar o termo "darwinismo" em relação à moderna teoria da evolução?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 30 de Agosto de 2013, 14:28:25 »
Sobrevivência do mais apto, não necessariamente o mais forte.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #40 Online: 30 de Agosto de 2013, 23:18:36 »

Sem Lamarckismo nenhum, estou falando num modelo darwinista. Não pode ocorrer retroalimentação de uma característica nele ao longo de sucessivas gerações?

É claro que pode, mas não do jeito que você falou. Fazer ferramentas não "estimula ainda mais a inteligência".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 30 de Agosto de 2013, 23:57:42 »
Talvez não encontremos ETs porque sempre a civilização deles chega num dado momento onde tem que escolher entre sua continuidade e a do bioma, e optam pelo bioma, condenando a si próprios.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #43 Online: 31 de Agosto de 2013, 19:07:17 »
É claro que pode, mas não do jeito que você falou. Fazer ferramentas não "estimula ainda mais a inteligência".

Eu havia pensado mais no estímulo que o uso dessas ferramentas provoca, permitindo a execução de atividades mais complexas, seja sozinho ou em grupos. Mas posso ter falado besteira.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 31 de Agosto de 2013, 19:24:17 »
Pode ser que a cultura/tecnologia tanto criasse um ambiente onde mais inteligência é positivamente selecionada, bem como um onde talvez possa ser melhor selecionada, por ser mais "exercitada"/"expressa", se destacando de genes que confiram menos inteligência, que poderiam ter iguais chances em um ambiente onde o potencial não é tão exercitado.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 03 de Setembro de 2013, 09:24:27 »
Sobrevivência do mais apto, não necessariamente o mais forte.

Reprodução, nem necessariamente sobrevivência.
É, melhor colocado!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
  • Não há sofrimento real sem esperança.
« Resposta #46 Online: 03 de Setembro de 2013, 13:10:12 »
Me lembrei daquele filme independence day.
  Hipótese:poderia haver uma civilização igual a do filme que viaja pela galáxia e para se manterem vivos,procuram planetas com recursos abundantes como a terra e depois de esgotarem os recursos partem a procura de outro planeta.E obviamente se encontrarem civilizações em desenvolvimento como a nossa,destroem :olheira:
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #47 Online: 03 de Setembro de 2013, 14:02:45 »
ou se resolve a questão do limite imposto pela velocidade da luz ao tempo das viagens interplanetárias, ou não será possível visitar uma outra civilização.

Pelo nível de conhecimento e progresso que temos hoje, não há nada que indique que iremos poder colonizar outros mundos ou sermos visitados por outras civilizações.
Podemos colonizar Marte ou a lua. Estão logo ali.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 03 de Setembro de 2013, 15:10:36 »
  Hipótese:poderia haver uma civilização igual a do filme que viaja pela galáxia e para se manterem vivos,procuram planetas com recursos abundantes como a terra e depois de esgotarem os recursos partem a procura de outro planeta.E obviamente se encontrarem civilizações em desenvolvimento como a nossa,destroem :olheira:
Posso estar enganado, mas a única coisa que teríamos na Terra e que não poderia ser encontrado em outros planetas, asteroides, cometas e etc seria possivelmente formas de vida complexas.

Já encontraram "lá fora" matéria orgânica, água, metais, etc...

A não ser que "eles" precisassem de organismos complexos para alguma coisa! Poderíamos virar comida, zumbis, mão de obra escrava, parte de tecnologia orgânica, etc!

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #49 Online: 03 de Setembro de 2013, 17:27:07 »
Posso estar enganado, mas a única coisa que teríamos na Terra e que não poderia ser encontrado em outros planetas, asteroides, cometas e etc seria possivelmente formas de vida complexas.

Já encontraram "lá fora" matéria orgânica, água, metais, etc...

A não ser que "eles" precisassem de organismos complexos para alguma coisa! Poderíamos virar comida, zumbis, mão de obra escrava, parte de tecnologia orgânica, etc!

Exatamente. E mais, uma civilização com tecnologia para viagem interestelar muito provavelmente seria capaz de reciclar virtualmente tudo e não precisaria ficar sugando recursos de planetas para se manter, isso não faz sentido algum. Essa ideia de "esgotar recursos" existe porque os humanos ainda estão na idade das pedras e geram muito lixo e poluentes, mas com planejamento e tecnologia suficiente seria possível reciclar tudo, até lixo nuclear (mesmo que não fizesse sentido). A não ser que eles tivessem interesses expansionistas, aí poderiam sair consumindo tudo, mas ainda assim a Terra não teria nada de especial e atraente. Penso que com tecnologia e energia o suficiente seria possível manipular a matéria praticamente a bel-prazer, fusionando e fissionando átomos para obter os elementos desejados para a expansão.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!