Autor Tópico: Um desafio  (Lida 2008 vezes)

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
Um desafio
« Online: 25 de Janeiro de 2013, 14:15:09 »
Eu quero que vocês respondam a pergunta:

"O que é o TEMPO?"

Mas, sem usar a palavra tempo, ou sinonimos, na resposta.

Boa sorte
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Um desafio
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2013, 14:57:43 »
4ª dimensão.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2013, 15:00:53 »
Grandeza Fisica.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2013, 15:10:33 »
O Universo consiste, até onde sabemos, de um conjunto de pontos (chamados "eventos") que existem em um espaço quadridimensional. Um subconjunto desses eventos possui correlações, que permitem estabelecer um ordenamento entre eles. Graficamente, esses conjuntos de eventos se apresentam como linhas, conhecidas como "linhas de mundo". A hipersuperfície que delimita a fronteira entre esse subconjunto e os demais eventos é conhecida como superfície nula. No caso, a superfície nula tem a forma de um cone, conhecido como "cone de luz".

Pronto. Está um pouco vago, mas tá bem geral. Note que o nome "evento" é apenas um rótulo. Eu poderia chamá-lo de "hotdog" que não alteraria em nada a discussão. :)

Bônus:

As linhas de mundo contidas no interior do cone são chamadas de linhas "tipo-tempo". As que estão fora são as "tipo-espaço".

Definição: certos conjuntos de linhas de mundo possuem certos tipos específicos de correlações (que ainda não entendemos bem) e são chamados de consciências. Agora, as consciências que existem nesse espaço costumam chamar o ordenamento entre eventos ao longo de uma das direções do espaço quadridimensional de ordenamento temporal. O conjunto de eventos que que como um todo constituem os chamados processos conscientes dessas entidades possuem tal correlação que, do ponto de vista dessas consciências emerge como uma experiência subjetiva de "fluxo de tempo". 
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
  • "I went out to the insane asylum"
« Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2013, 22:12:02 »
Memória ou conservação...
O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2013, 22:25:39 »
É do que eu mais preciso em certos momentos...
Foto USGS

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2013, 22:34:17 »
É zica.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

• Nível 14
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2013, 23:00:42 »
É do que eu mais preciso em certos momentos...

Pessoalmente, considero a melhor resposta, até agora.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2013, 23:04:53 »
Aquilo que causa a maior ilusão de prejuízo quando entendemos que o desperdiçamos.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2013, 00:10:16 »
É dinheiro.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2013, 00:13:34 »
Segundo Kant, é a duração da consciência.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2013, 00:54:17 »
É o que eu perco todos os dias.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2013, 01:00:32 »
É o que se perde discutindo o livre arbítrio.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2013, 14:05:57 »
Só através do tempo se conquista o tempo.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2013, 16:20:53 »
É o que transcorre através de uma sucessão de eventos e é medido através de processos periódicos. Logicamente, sua percepção só é possível com a existência de movimento. Imagine um lugar sem nenhum movimento; se nada acontece, esse conceito não pode ser notado, experimentado, evidenciado… logo, poderíamos dizer que esse conceito não existe nesse lugar.

É o que temos de mais precioso por todos os movimentos que podemos fazer no seu decorrer. Mas sem movimento, perderia todo o valor, deixaria de ser importante. Aliás, sequer existiria.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Janeiro de 2013, 22:46:35 »
Para definir "evento" ou "processo periódico" você precisa de uma noção de tempo, e fica circular o raciocínio.

Para mim toda definição de tempo é circular, porque tempo (e espaço) não é uma coisa para entendermos, mas a coisa que usamos para entender as coisas. Tempo é uma intuição. Sabe?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Janeiro de 2013, 14:10:14 »
É aquilo que é medido pelos relógios.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Janeiro de 2013, 14:15:40 »
Para definir "evento" ou "processo periódico" você precisa de uma noção de tempo, e fica circular o raciocínio.

Para mim toda definição de tempo é circular, porque tempo (e espaço) não é uma coisa para entendermos, mas a coisa que usamos para entender as coisas. Tempo é uma intuição. Sabe?

Maneira interessante de abordar a questão, mas não deixa de ser insatisfatória. Pelo menos para mim.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Janeiro de 2013, 22:07:07 »
O que é o tempo? O que diferencia, para você, o "tempo" da "medida do tempo"?

Boas perguntas. Defino tempo como um parâmetro de evolução ou mudança e que, alías, a princípio, é naturalmente perceptível e intuitivo, assim como o espaço. Não é necessário nenhum experimento especial para verificar a existência de tal parâmetro (ok., podemos entrar em discussões filosóficas aqui). Porém, usamos instrumentos para medir o tempo de forma arbitrária, com vários objetivos mundanos. Tais instrumentos podem ter seus funcionamentos internos alterados devido a vários fatores.

Relacionado em alguns aspectos, ainda que pareça algo bem mais trivial:

Inventing temperature - This lecture will argue that examining what seems to be a very straightforward question - what is temperature and how can we measure it? - reveals surprising insights into the nature of science and of scientific authority.

http://richmedia.lse.ac.uk/publicLecturesAndEvents/20070418_1715_inventingTemperature.mp3

http://www2.lse.ac.uk/newsAndMedia/videoAndAudio/channels/publicLecturesAndEvents/player.aspx?id=331

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #19 Online: 27 de Janeiro de 2013, 22:27:48 »

Existem dois aspectos diferentes, mas relacionados: aquilo a que me referi acima como a correlação entre eventos (o nome "evento" aqui é apenas um rótulo - você pode chamar isso por qualquer outro nome) e a sensação de "passagem do tempo". A correlação é objetiva, um aspecto factual do Universo. Pense nas peças de um quebra-cabeça: mesmo que estejam embaralhadas, ainda existe uma correlção entre elas expressa na forma de suas bordas. A partir dessa correlação é possível reconstruir a figura do quebra-cabeça. A sensação de passagem do tempo é subjetiva e mais difícil de descrever, mas certamente surge da junção de nossas memórias com uma relação de identidade com essas memórias, criada pelo cérebro.[1]

[1] Um equivalente espacial dessa relação é a identidade com nosso corpo. Em alguns casos, pacientes com danos neurológicos podem se sentir "dissociados" do seu corpo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

• Nível 14
  • *
« Resposta #20 Online: 27 de Janeiro de 2013, 23:11:33 »
A sensação de passagem do tempo é subjetiva e mais difícil de descrever, mas certamente surge da junção de nossas memórias com uma relação de identidade com essas memórias, criada pelo cérebro.

Não sei se entendi o que você quer dizer, mas o cerebro não faz uma distinção visivel entre o que está acontecendo e memórias passadas, ao menos não nos exames que somos capazes de fazer...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Janeiro de 2013, 23:30:22 »
:hein: Como? Pelo que está dizendo dá a impressão que as pessoas vivem num constante estado de confusão por não saber se o agora é agora mesmo ou se é uma memória do passado, como se sua consciência voltasse no tempo feito o cara do "efeito borboleta" e a pessoa não percebesse... mas acho que isso não deve ser a regra, no máximo alguma condição patológica que deveria figurar em algum livro do Oliver Sacks...

• Nível 14
  • *
« Resposta #22 Online: 28 de Janeiro de 2013, 00:29:19 »
:hein: Como? Pelo que está dizendo dá a impressão que as pessoas vivem num constante estado de confusão por não saber se o agora é agora mesmo ou se é uma memória do passado, como se sua consciência voltasse no tempo feito o cara do "efeito borboleta" e a pessoa não percebesse... mas acho que isso não deve ser a regra, no máximo alguma condição patológica que deveria figurar em algum livro do Oliver Sacks...

Eu estou dizendo que não temos a menor ideia (sim, há teorias) de como nós diferenciamos o presente do passado, nós o fazemos, ao menos que haja uma doença neurológica, mas, nós não sabemos como o fazemos.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2013, 09:48:18 por Filosofo Superficial »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Janeiro de 2013, 08:22:29 »
Mudança...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Janeiro de 2013, 20:54:05 »
Eu estou dizendo que não temos a menor ideia (sim, há teorias) de como nós diferenciamos o presente do passado, nós o fazemos, ao menos que haja uma doença neurológica, mas, nós não sabemos como o fazemos.

Acho que a indistinção que existe é em termos de "física em geral", e não "memórias no cérebro versus presente."

Toda aquela questão das leis físicas serem "reversíveis", tanto predizerem quando retrodizerem a partir de um conjunto de variáveis de um dado instante.

Relacionado ao assunto, talvez interesse. Só vi até a metade por enquanto:

The character of physical laws: the distinction of past and future

In this series of Messenger Lectures given at Cornell University, Nobel Prize winning theoretical physicist Richard Feynman explores physical principles and the study of physics. This talk describes the phenomenon of irreversiblity, using analogies from temperature and entropy. Dr. Feynman also explores connections between scientific and philosophical concepts.

http://cds.cern.ch/record/1048166

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!