Mas esse "tempo o bastante" não são trocentos anos? Pelo teor da reportagem, eu imagino que a família estava ali a pouco tempo, até pelo fato da dona não saber de nada até acontecer o caso.
Não. Na lei fala:
"Art. 1.210. O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado.
§ 1o O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo; os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse."
A partir do momento em que passa a existir duvida sobre quem é o verdadeiro dono, só com ação judicial.
Se eu comprei a casa, e ela esta no meu nome, como vai existir dúvida? 
E essa Lei é de quando? 1600? Que diabos de linguagem é essa 
Nem sempre o imóvel está no nome do proprietário, se foi repassado por herdeiros a terceiros sem regularizar a documentação vira um nó que pode levar anos na justiça.
Existe um monte de gente pobre que compra imóveis irregulares com escrituras ainda no nome de falecidos e que foram vendidos pelos herdeiros, então se alguém cair na besteira de alugar um imóvel assim pode levar anos na justiça tentando provar que é o dono.
SE conseguir.