Autor Tópico: Cristianismo e salvação  (Lida 4150 vezes)

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
Cristianismo e salvação
« Online: 28 de Fevereiro de 2013, 10:24:12 »
Amigos,

Estava aqui refletindo sobre a lógica cristã da salvação e me deparei com uma questão interessante.

As religiões cristãs (acho que a maioria) pregam que somente uma pequena parte das pessoas se salvará, indo a maioria delas para o “Inferno”. Se realmente for assim, não poderíamos dizer com isso que Deus estaria perdendo o “jogo” para satanás, em se tratando da disputa pelas almas?

Alguns poderiam até dar alguma explicação com base no “livre arbítrio”, dizendo que é o homem quem escolhe qual caminho deseja seguir, mas isso não muda as coisas pois não estamos falando da nossa vitória, mas sim da vitória de Deus contra Satanás.  É como votarmos em um candidato “x” para vereador. Nós temos o livre arbítrio em votar para quem quisermos, mas isso não muda o fato de que existem vencedores e perdedores na política.

Assim sendo, se Satanás conquistar a maior parte das almas para si, não será ele o “vencedor”?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:Cristianismo e salvação
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 11:04:59 »
Qualidade é melhor do que quantidade. O grande Frank Miller nos ensinou isso em "Os 300 de Esparta".

Palavra da Salvação...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Novag

• Nível 11
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 11:23:00 »
O valor de algo depende do ponto de vista de cada avaliador.

O que Satanás procura nas almas  não é o mesmo Deus também procura, e assim poderiamos dizer que ambos  ganhariam em "qualidade" (segundo o ponto de vista de cada um), mas com satanás ainda ganhando em "quantidade".

« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 11:32:29 por Novag »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 11:39:50 »
Nada disso faz muito sentido se olharmos do ponto de vista prático. Só serve pro sacerdote olhar seu rebanho e dizer: " Tá dominado, ta tudo dominado, pacadum paradumdum..."

Offline Novag

• Nível 11
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 14:10:33 »
É amigo...
Realmente, refletindo melhor, nada disso  faz  sentido para eles. Quem diria então para nós.
Discutir "lógica cristã" é uma verdadeira perda de tempo, a menos que queiramos distrair  um pouco...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Março de 2013, 00:12:55 »
[...]
Estava aqui refletindo sobre a lógica cristã da salvação e me deparei com uma questão interessante.
[...]

Em negrito estão destacadas duas palavras que não podem co-existir.
Foto USGS

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #7 Online: 01 de Março de 2013, 08:46:21 »
Teoricamente, quem perderia algo seria quem não seguisse as palavras do deus, não o deus que não teria suas ordens seguidas.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #8 Online: 01 de Março de 2013, 11:57:45 »
Deixa ver se lembro...

Muitos serão chamados, porém poucos os escolhidos.
Deus Todo-Poderoso nos ama mais que tudo e deseja ardentemente nos dar o céu.
Mas infelizmente o homem, com seu orgulho e arrogância, muitas vezes não escolhe Deus e não segue Suas palavras.
Mas afinal, se Deus é onisciente, não saberia Ele portanto o destino de cada um?
Ah, mas são misteriosos os caminhos de Deus... e quem somos nós para compreender os Seus planos para a humanidade?

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Março de 2013, 12:40:53 »
God acts in a mysterious way. :lol:

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #10 Online: 06 de Março de 2013, 17:34:35 »
Argumento "ad baculum". Estratégia de dominar pelo medo. Mais velho que cagar de cócoras. Simples assim.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Luiz dudu

• Nível 00
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2013, 01:48:30 »
"As religiões cristãs (acho que a maioria) pregam que somente uma pequena parte das pessoas se salvará, indo a maioria delas para o “Inferno”'.Nenhuma denominação cristã prega ou pregou que necessariamente poucas pessoas vão pro céu, tanto que em apocalipse, o apóstolo João fala sobre uma Grande Tribulação

Offline Luiz dudu

• Nível 00
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Abril de 2013, 01:54:51 »
corrigindo meu comentário, João fala, no apocalipse, de uma Grande MULTIDÃO, e não grande tribulação. Perdão pelo erro.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2013, 20:34:27 »
   Mas redenção não é uma ideia longe do pensamento secular, por mais que céticos de plantão se achem a fina flor do pensamento, e libertos de concepções religiosas ultrapassadas.  Para mim não somos tão diferentes daqueles que julgamos. Por exemplo: O gene egoísta, de Dawkins tem  em sí uma ideia libertadora, uma proposta redentora de nos livrarmos de pensamentos "memes" auto replicantes . Seria Dawkins a reencarnação de Santo Agostinho e seu pecado original ou hereditário? A implicação é quase a mesma,  não que eu discorde de nenhuma das duas, eu até acho elas grandiosas.Porque ambas pedem uma certa interiorização ou espiritualização, um olhar pra dentro de sí mesmo.
   Pra mim erra, quem achar que a religião é uma negação desta vida apenas, e a crença no céu assim como algo tão importante para ela. Mas penso no fator significante da crença e no fator de mitificar o sofrimento e trabalhar com a angustia.
"Nada que é humano, é me estranho" Terêncio.
« Última modificação: 07 de Abril de 2013, 20:38:38 por Gelado »
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #14 Online: 07 de Abril de 2013, 23:28:16 »
Sim, religião é a negação desta vida, é a negação do nosso habitat com os olhos em outro fantasioso, é a filosofia porca e parca substituindo o conhecimento do nosso planeta, do ecossistema. É a negação do homem enquanto animal, enquanto encapsula-o de um ser com alma, superior diferente de qualquer ser da natureza, principalmente no cristianismo.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Ef_5,11

• Nível 00
  • *
  • "Deus não se explica, sente-se."
« Resposta #15 Online: 08 de Abril de 2013, 09:41:50 »
Amigos,

As religiões cristãs (acho que a maioria) pregam que somente uma pequena parte das pessoas se salvará, indo a maioria delas para o “Inferno”. Se realmente for assim, não poderíamos dizer com isso que Deus estaria perdendo o “jogo” para satanás, em se tratando da disputa pelas almas?

Alguns poderiam até dar alguma explicação com base no “livre arbítrio”, dizendo que é o homem quem escolhe qual caminho deseja seguir, mas isso não muda as coisas pois não estamos falando da nossa vitória, mas sim da vitória de Deus contra Satanás.  É como votarmos em um candidato “x” para vereador. Nós temos o livre arbítrio em votar para quem quisermos, mas isso não muda o fato de que existem vencedores e perdedores na política.

Assim sendo, se Satanás conquistar a maior parte das almas para si, não será ele o “vencedor”?

Segundo a crença cirstã, depois da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, a derrota e condenção de satanás foi decretada (Jo 16, 11),

sendo assim, restou a satanás, neste meio tempo (antes da volta de Jesus), levar consigo o maior número de almas que conseguir.

E cada alma perdida, é sim uma grande derrota.

Mas independentemente desse número de almas perdidas, a vitória final de Jesus já é certa (para os que creem, obviamente).
"Eles acham que são as coisas criadas, objeto de seu amor, que se vão; na realidade, também eles caminham continuamente em direção à morte. Bem que gostariam de deter-se, reter na vida as coisas que amam. Seriam felizes se as coisas não passassem. Perdem-nas todavia, seja por causa da morte, seja pelos acontecimentos com que faço, escapar-lhes das mão, os bens deste mundo..."
Deus (à Santa Catarina de Siena)

"Quem a tudo renuncia, tudo receberá."
São Francisco de Assis

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #16 Online: 08 de Abril de 2013, 12:32:51 »
Jesus disse que voltaria enquanto alguns de seus discípulos ainda estivessem vivos...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Ef_5,11

• Nível 00
  • *
  • "Deus não se explica, sente-se."
« Resposta #17 Online: 08 de Abril de 2013, 13:11:24 »
Jesus disse que voltaria enquanto alguns de seus discípulos ainda estivessem vivos...

Aí vai de acordo com a interpretação e crença pessoal.

Algumas interpretações à favor:

1- A mensagem de Jesus foi passada pelos seus discípulos a todos que creram e creem até hoje, portanto permanecem vivos

2 - Segundo a crença cristã, a morte da alma (entenda que morte aqui não significa o fim da existência e sim derrota) se dá no momento em que alma é levada para o inferno. Esse inclusive seria o possível motivo pelo qual Jesus disse que 'muitos' (Mt 16, 28) não veriam a morte e não 'todos', pois Judas não seria um deles.

Mas entendo que para quem não cre tudo isso é puro devaneio.
"Eles acham que são as coisas criadas, objeto de seu amor, que se vão; na realidade, também eles caminham continuamente em direção à morte. Bem que gostariam de deter-se, reter na vida as coisas que amam. Seriam felizes se as coisas não passassem. Perdem-nas todavia, seja por causa da morte, seja pelos acontecimentos com que faço, escapar-lhes das mão, os bens deste mundo..."
Deus (à Santa Catarina de Siena)

"Quem a tudo renuncia, tudo receberá."
São Francisco de Assis

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #18 Online: 08 de Abril de 2013, 13:27:50 »
Se ao menos Javé fosse capaz de ser menos ambíguo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Abril de 2013, 13:57:50 »

E a razão é muito simples... É devaneio.

Voce não crê em Ganesh? Para quem cre a historia de um deus com cabeça de elefante é devaneio;
Voce não crê em M´bumbo? Para quem não cre a historia de que o universo foi vomitado por esse deus africano é devaneio;
Voce não crê em Thor? Para quem não cre a historia de um deus que veio nos proteger dos gigantes de gelo é devaneio;
Voce não crê em jesus? Para quem não cre a historia de um zumbi que vai te dar a vida eterna se voce adorá-lo é devaneio;
E assim por diante...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Abril de 2013, 17:57:29 »

Voce não crê em Ganesh? Para quem cre a historia de um deus com cabeça de elefante é devaneio;
Voce não crê em M´bumbo? Para quem não cre a historia de que o universo foi vomitado por esse deus africano é devaneio;
Voce não crê em Thor? Para quem não cre a historia de um deus que veio nos proteger dos gigantes de gelo é devaneio;
Voce não crê em jesus? Para quem não cre a historia de um zumbi que vai te dar a vida eterna se voce adorá-lo é devaneio;
E assim por diante...

Rapaz, lendo esse post do Contini, como não se converter a Thor?

Fico pensando se as crianças tivessem escolha... diz aí, meu filho, qual deus você que adorar, o cabeça de elefante :o, o do estômago fraco, :enjoo:, o magrelo pregado na cruz  <_< ou O QUE VEIO LUTAR COM GIGANTES DE GELO???? :oba:
« Última modificação: 09 de Abril de 2013, 07:04:02 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 08 de Abril de 2013, 18:00:51 »
E eu posso provar que Thor é verdadeiro. Jesus prometeu nos salvar do mau. Você vê o mau? Thor prometeu nos salvar dos gigantes de gelo. Eu não vejo gigantes de gelo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 08 de Abril de 2013, 18:02:17 »
E continuando..  Jesus foi pregado,  Thor tem um martelo. Difícil a escolha não?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #23 Online: 08 de Abril de 2013, 19:46:59 »

E assim por diante...

Rapaz, lendo esse post do Contini, como não se converter a Thor?

Fico pensando se as crianças tivesse escolha... diz aí, meu filho, qual deus você que adorar, o cabeça de elefante :o, o do estômago fraco, :enjoo:, o magrelo pregado na cruz  <_< ou O QUE VEIO LUTAR COM GIGANTES DE GELO???? :oba:

:rola:

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #24 Online: 08 de Abril de 2013, 20:08:55 »

Nenhum deus é melhor do que Baco. Lidem com isto.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!