Agora uma dúvida que me bateu já há um tempo quando tava em alta a possibilidade de um ataque israelense às centrifugas iranianas:
Um ataque militar em uma instalação nuclear não causa uma tragédia nuclear do tipo Chernobyl e Fukoshima? É atacar e mandar uma enorme força de ajuda internacional para conter a radioatividade? Atacar uma ogiva nuclear com uma bomba convencional não causa uma detonação nuclear ou uma contaminação monstro da área?
Se os acidentes de Chernobyl e Fukoshima causaram o estrago que causaram e demandaram o esforço que demandaram para serem solucionados o que um ataque militar em países fudidos por embargos e sem estrutura como Irã e a Coreia não faria.
Eu acho que esse negócio de atacar instalações nucleares militares tem um pouco de bravata dos demandantes.
Mesmo que isso aconteça, se a situação chegar ao ponto de um ataque, provavelmente o atacante não vai se importar muito com as consequências... talvez até as deseje.
Não sei se é tão simples assim.
Israel sendo um país que não é signatário do tratado de não proliferação e um grande violador de resoluções da ONU atacando preventivamente o Irã que é signatário e nunca atacou ninguém comprovadamente e com esse ataque causando uma tragédia humanitária de grandes proporções em uma população que NÃO apóia o regime com pretensões nucleares não é algo simples. O povão do mundo não pensa nas consequências do ato (ataque) em si, mas depois vendo o que ocorreu vai cair matando em cima dos israelenses. O mundo árabe, até os sunitas, iam partir para cima.
A questão das Coreias é ainda mais complicada. Se atacar preventivamente eles revidam com armas nucleares, se por acaso os ataques preventivos neutralizarem todas as armas, mesmo assim seria uma catastrofe humanitária em uma população que não tem culpa do lider e que é família da Coreia do Sul. São todos coreanos. E ainda teria a questão do vento radioativo, se soprar para baixo contamina a Coreia do Sul, se soprar para cima a China revida militarmente.
A mídia sempre mostra as coisas com uma aparência simples e objetiva, mas a mídia é uma bosta.