Autor Tópico: Duvidas de geologia - Historia geológica para dummies!  (Lida 2699 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Duvidas de geologia - Historia geológica para dummies!
« Online: 16 de Março de 2013, 11:59:44 »
Essa pergunta é pro Geotecton:

Geo, eu andei pesquisando sobre o Vale do Paraiba, procurando entender como se formou essa região, o vale e as serras do Mar e Mantiqueira, porque elas formam esse "corredor", etc...

Achei coisas em linguagem muito técnica ou descrições muito superficiais e muito pouco de recursos gráficos, que me ajudam muito em entender certos processos.

Voce teria algum artigo, ou link, que tivesse uma linguagem um pouco mais "popular"?

Obrigado.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Duvidas de geologia - Historia geológica para dummies!
« Resposta #1 Online: 16 de Março de 2013, 12:11:23 »

Geo, eu andei pesquisando sobre o Vale do Paraiba, procurando entender como se formou essa região, o vale e as serras do Mar e Mantiqueira, porque elas formam esse "corredor", etc...

Achei coisas em linguagem muito técnica ou descrições muito superficiais e muito pouco de recursos gráficos, que me ajudam muito em entender certos processos.

Voce teria algum artigo, ou link, que tivesse uma linguagem um pouco mais "popular"?

Obrigado.

Eu vou procurar, mais tarde, algum material que seja um pouco mais didático para você e para os demais interessados.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Março de 2013, 21:54:39 »

Obrigado.

Caro Contini

Fiz uma busca conforme o seu pedido e, até o momento, não achei nenhum material que se encaixe no seu pedido, ou seja, que forneça uma explicação sem uso de 'geologuês profundo' e com uso intensivo de gráficos e desenhos esquemáticos.

Há muito texto extremamente técnico e vários sites com informações muito superficiais e, o que é pior, com erros ou muito defasados.

Tenha paciência.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Março de 2013, 09:35:33 »
Ok Geo,

Agradeço o esforço!  Eu procurei muito e não achei nada! Uma pena, tenho curiosidade de entender os processos que geraram a religião que eu vivo.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #4 Online: 28 de Março de 2013, 09:38:24 »
Ok Geo,

Agradeço o esforço!  Eu procurei muito e não achei nada! Uma pena, tenho curiosidade de entender os processos que geraram a religião que eu vivo.

:hein:

"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Skorpios

• Visitante
« Resposta #5 Online: 28 de Março de 2013, 09:53:37 »
Ok Geo,

Eu sabia. Um quinta coluna no Conselho.... :x

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Março de 2013, 10:32:18 »
Ok Geo,

Caso eu não ache nenhum material, eu farei um resumo da evolução geológica do Vale do Paraíba.

Só peço que você tenha paciência porque estou com muitas atividades/questões simultâneas sendo resolvidas.
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #7 Online: 28 de Março de 2013, 11:30:58 »
Ok Geo,

Um religioso infiltrado que chegou a moderador! :medo:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Skorpios

• Visitante
« Resposta #8 Online: 28 de Março de 2013, 11:40:17 »
Ok Geo,

Mardito corretor ortográfico!! |(

Pelo menos eu não escrevi que gosto de nachos! :biglol:

E quanto a minha religião, me converti a Church of Riff!!  :punk:  Ozzy é o nosso Papa!!

« Última modificação: 28 de Março de 2013, 12:49:30 por Contini »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Março de 2013, 12:52:29 »
E o "modificar" ao lado do "citar" fez a primeira vítima do Contini :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Skorpios

• Visitante
« Resposta #10 Online: 28 de Março de 2013, 13:11:57 »
Ok Geo,

E quanto a minha religião, me converti a Church of Riff!!  :punk:  Ozzy é o nosso Papa!!

Sai desse corpo que não te pertence satanas.... Além de religioso infiltrado no Conselho e na moderação, agora deu de se infiltrar nas minhas mensagens.... :hmph:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Março de 2013, 13:19:15 »
Começou a típica censura religiosa. :nao3:

Primeiro passo é editar mensagens que o desagradam, o próximo é banir todo o conselho e formar um novo com Erivelton, Leafar e Adauto Lourenço.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Março de 2013, 13:21:50 »
Ok Geo,

Sai desse corpo que não te pertence satanas.... Além de religioso infiltrado no Conselho e na moderação, agora deu de se infiltrar nas minhas mensagens.... :hmph:
Putz... como isso aconteceu?!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Março de 2013, 13:24:06 »
Ok Geo,

Putz... como isso aconteceu?!

E o "modificar" ao lado do "citar" fez a primeira vítima do Contini :lol:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Março de 2013, 13:25:15 »
É... Grandes poderes trazem grandes responsabilidades..... heheheh...falha minha!

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #15 Online: 28 de Março de 2013, 13:35:47 »
E começa a revolução no FCC.

E começa pela censura. Coincidentemente, o post do Skorpions pedia para bani-lo.

Tem que ver direito isso aí administração

:histeria:
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Março de 2013, 14:00:01 »
Citação de: Gaucho
Primeiro passo é editar mensagens que o desagradam, o próximo é banir todo o conselho e formar um novo com Erivelton, Leafar e Adauto Lourenço.

:histeria:
"Deus prefere os ateus"

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #17 Online: 22 de Abril de 2013, 22:08:00 »
Geo, que tal esta imagem para ilustrar alguns conceitos?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Abril de 2013, 22:18:11 »
Geo, que tal esta imagem para ilustrar alguns conceitos?

Como uma ilustração simples, para mim está satisfatória, ainda que eu prefira comer aquela bolacha recheada ao invés de usá-la para mostrar aspectos de Geotectônica.  :P
Foto USGS

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #19 Online: 24 de Maio de 2013, 19:26:32 »
Este post é dedicado ao nosso colega Geotecton.

Butterflies remember a mountain that hasn't existed for millennia

Geology is what we look to when we want enduring monuments. Rock and metal outlast anything made of living tissue. Or do they? In another example of science getting poetic, it seems that a symbol of ephemera — a butterfly — provides evidence of a mountain long turned to dust.

Monarch butterflies are some of the toughest insects in the world. Their migration takes them from southern Canada to central Mexico. The journey is so long and difficult that it outlasts the butterfly's lifetime. Monarchs lay eggs at different stages through the journey. No one generation makes the whole trip.

Along this journey are several sites that have become local treasures and tourist attractions. The monarchs, flying in swarms, group together to rest in small areas, covering the trees like bright orange leaves. But although these sites are the most showy part of the journey, they're not the most amazing.

The amazing part of the journey is the sudden eastward turn that monarchs take over Lake Superior. Monarchs fly over the lake, necessarily, in one unceasing flight. That alone would be difficult, but the monarchs make it tougher by not going directly south. They fly south, and at one point of the lake turn east, fly for a while, and then turn back toward the south. Why?

Biologists, and certain geologists, believe that something was blocking the monarchs' path. They believe that that part of Lake Superior might have once been one of the highest mountains ever to loom over North America. It would have been useless for the monarchs to try to scale it, and wasteful to start climbing it, so all successfully migrating monarchs veered east around it and then headed southward again. They've kept doing that, some say, even after the mountain is long gone.

This puts a new spin on how we look at geology and geography. We think of mountains as structures that are, nearly, ageless. They stand while successive generations of animals change and evolve around them. Perhaps not this time, though. This time, butterflies kept up their same pattern while the world changed under them, the mountain wearing away, or being destroyed. This time, flesh outlasted stone.

fonte: http://io9.com/butterflies-remember-a-mountain-that-hasnt-existed-for-509321799
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Maio de 2013, 23:48:45 »
Há pouco tempo li que sob um exame geológico mais acurado, o que parecia ser enterro ceremonial neandertal, mais provavelmente é algo como um neandertal (ou mais, não lembro) que caiu num buraco e morreu lá, ou pixou num solo que afundou e ele morreu lá.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #21 Online: 25 de Maio de 2013, 00:14:51 »
Ouvi de uma professora que "o Brasil não tem serras, tem escarpas", isso procede?
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Maio de 2013, 23:56:25 »
Ouvi de uma professora que "o Brasil não tem serras, tem escarpas", isso procede?

Procede.
« Última modificação: 25 de Maio de 2013, 23:59:00 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 27 de Maio de 2013, 09:05:43 »
Este post é dedicado ao nosso colega Geotecton.

Obrigado.

Butterflies remember a mountain that hasn't existed for millennia

A ideia central é que nos primórdios da imigração das borboletas rumo ao sul, havia uma cadeia montanhosa que as obrigava a fazer uma guinada para leste e depois retornavam gradualmente ao rumo original. É uma hipótese elegante mas que aparentemente não despertou muito a atenção da comunidade geológica. De qualquer modo é uma hipótese testável, pois qualquer cadeia montanhosa erodida deixa marcas que são reconhecidas com uma certa facilidade.

[...]
This puts a new spin on how we look at geology and geography. We think of mountains as structures that are, nearly, ageless. They stand while successive generations of animals change and evolve around them. Perhaps not this time, though. This time, butterflies kept up their same pattern while the world changed under them, the mountain wearing away, or being destroyed. This time, flesh outlasted stone.
[...]

O destacado em negrito é uma ideia comum entre os leigos mesmo atualmente, ou seja, de que as montanhas são "eternas".
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 27 de Maio de 2013, 09:06:29 »
Há pouco tempo li que sob um exame geológico mais acurado, o que parecia ser enterro ceremonial neandertal, mais provavelmente é algo como um neandertal (ou mais, não lembro) que caiu num buraco e morreu lá, ou pixou num solo que afundou e ele morreu lá.

Você lembra qual é a fonte?
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!