Autor Tópico: IES federais do Rio sem dinheiro para pagar conta de luz  (Lida 4828 vezes)

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
IES federais do Rio sem dinheiro para pagar conta de luz
« Online: 23 de Agosto de 2005, 10:03:10 »
Citação de: Folhadirigida

No vermelho

Federais no Rio precisam de R$225 milhões  22/08/2005  

Da Folha Dirigida Online

Desde julho, por falta de recursos, não são pagas as contas de água e luz da UFF. A verba destinada à manutenção do ensino, pesquisa e extensão na Rural foi remanejada para o pagamento de contas. O Hospital Universitário Gaffreé e Guinle, UniRio, acumula uma dívida de R$3,8 milhões. Esses são alguns dos problemas enumerados pelos reitores das quatro universidades federais do Rio de Janeiro — UFF, Rural, UniRio e UFRJ — nesta segunda-feira, dia 22.

Durante entrevista coletiva, eles afirmaram que o déficit conjunto das quatro instituições e do Cefet-RJ, para 2006, é da ordem de R$81 milhões, considerando-se que a dotação orçamentária para o próximo ano é de cerca de R$143,2 milhões. No entanto, as necessidades reais chegam a R$225,2 milhões.

"Nós precisamos aumentar o orçamento para essas necessidades básicas. Não estamos falando de ampliar o acesso, garantir a permanência dos jovens brasileiros ou criar novos cursos, mas de manter a universidade aberta com condições mínimas", disse a reitora da UniRio, Malvina Tuttman.

Para continuar funcionando, as universidades têm feito, segundo seus reitores, verdadeiras manobras orçamentárias. Na UFF, por exemplo, com um déficit de 300 professores e de mais de 1.000 técnico-administrativos, foi preciso incluir nos gastos orçamentários o pagamento por serviços terceirizados.

"Além de ser ruim porque os funcionários temporários não se integram à estrutura da universidade, ainda temos que comprometer cerca de 10% recursos de custeio com a contratação dos terceirizados", contou Cícero Rodrigues, da UFF.

Dispostos a lutar pela ampliação do orçamento das instituições de ensino superior federais do Rio de Janeiro, os reitores que irão a Brasília nesta quarta-feira, dia 24. Na agenda, um café da manhã no Congresso Nacional com a bancada federal do estado, de quem cobrarão maior empenho junto ao Ministério da Educação (MEC) e a área econômica do governo para liberação de recursos

O MEC informou que o orçamento das universidades para 2006 ainda não está fechado e que não há previsão de cortes. O ministério disse ainda que está elaborando um pedido de mais verbas que será apresentado ao Congresso Nacional.

Com Agência Brasil

A União não tá dando conta nem de manter as atuais universidades federais, e o Lula, a poder de canetada, vai criando outras...
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Poindexter

• Visitante
Re: IES federais do Rio sem dinheiro para pagar conta de luz
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2005, 10:19:34 »
Citação de: Roberto

A União não tá dando conta nem de manter as atuais universidades federais, e o Lula, a poder de canetada, vai criando outras...

O problema não está nas IES federais, mas sim na pouca verba que é destinada à elas.

Fora delas, salvo raras exceções, é pagou-passou.

Alguém aqui viu O Aprendiz 2? Os três finalistas, formados em universidades privadas e fazendo MBA sei lá aonde, nem sabiam dizer o nome do vice-presidente do Brasil ou dar o nome de um país sequer da América do Sul que não possuísse litoral.

E nem se pode dizer que foi um "caso isolado". Foram os três finalistas de O Aprendiz 2.

Belo trabalho das privadas, hein?

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2005, 10:46:59 »
Citação de: Poindexter
O problema não está nas IES federais, mas sim na pouca verba que é destinada à elas.

Por decisão recente do governo Lula (não sei se já foi aprovada no Congresso, ou como andam os trâmites), 75% de tudo o que a União gasta com educação (que equivale, se não me engano, a 18% da arrecadação) vai para as IES federais. Quanto é que seria bom? 100%? Quanto mais recursos forem repassados para as IES federais, mais elas vão requerer.

Fora delas, salvo raras exceções, é pagou-passou.

Instituições, digamos assim, "ruins" há em qualquer lugar do mundo, até nos EUA. E, se bobear, são a maioria esmagadora (e nem por isso os profissionais que elas formam deixam de ser vitais para a economia de um país).

O que faz uma instituição de ensino superior ser "superior" são três coisas: bons professores, boas instalações e, principalmente, bons alunos. Não dá pra fazer muita coisa com matéria-prima ruim. Infelizmente, a "matéria-prima", mesmo das particulares brasileiras com melhor infra-estrutura e com o corpo docente mais qualificado é muito ruim, visto que elas pegam invariavelmente o resto do vestibular das públicas.

Não se iluda, Poindexter. Se ainda há uma melhor qualidade nas universidades públicas, no atual quadro em que a maioria das federais se encontra, é porque elas ainda conseguem captar os melhores alunos, ao menos para seus cursos mais procurados. Com boa matéria-prima, mesmo "operários" (professores) desmotivados e mal pagos, em instalações não raras vezes precárias, conseguem um bom produto final. O mérito maior não é do Estado ou mesmo das IES, mas dos alunos.

Alguém aqui viu O Aprendiz 2? Os três finalistas, formados em universidades privadas e fazendo MBA sei lá aonde, nem sabiam dizer o nome do vice-presidente do Brasil ou dar o nome de um país sequer da América do Sul que não possuísse litoral.

E nem se pode dizer que foi um "caso isolado". Foram os três finalistas de O Aprendiz 2.

Uai, isso aí é cultura geral. Que faculdade ensina isso aí que você falou, fora -- talvez -- dos cursos de Geografia ou Ciência Política?
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Ozeias

• Nível 05
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2005, 10:49:59 »

Se me permite um trocadilho... Belas Privadas mesmo, se é que você me entende.
"Oh dia!!! Oh azar!!! Oh vida!!!"
Aquela hiena do desenho animado

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2005, 13:15:42 »
apesar disso, point, o aluno que se esforça pode virar um bom profissional estudando em uma univ. privada sim.
é só ver o índice de aprovação da oab do ano passado.. não vou falar da puc pq vc vai falar que é excessão. mas, fora a puc, havia outra particular paulistana da qual eu nunca tinha ouvido falar, dentre as que mais aprovaram na oab.
também a faceca ou a fadiva, não lembro (faculdades de varginha), parece que proporcionalmente aprovaram muitos.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2005, 13:20:22 »

Uai, isso aí é cultura geral. Que faculdade ensina isso aí que você falou, fora -- talvez -- dos cursos de Geografia ou Ciência Política?

Concordo com o Roberto, nesse caso, o problema em si não é da faculdade, o problema são mesmos os alunos. A maioria está pouco f*dendo para o conhecimento, quer mesmo é terminar o curso e pegar o diploma pra ver se vira alguma coisa na vida.
Se você pegar os alunos de uma sala de aula de uma faculdade privada e trocar com os alunos de uma sala de aula de uma pública, não vai mudar muita coisa.... Experiência própria, estou no 2º ano de Ciência da Computação numa faculdade privada, e já vi gente da minha sala me perguntando como se faz uma conta no MSN...  :wink:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2005, 13:22:54 »
Citação de: tóim
apesar disso, point, o aluno que se esforça pode virar um bom profissional estudando em uma univ. privada sim.

:ok:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2005, 13:40:43 »
Citação de: Oceanos

Concordo com o Roberto, nesse caso, o problema em si não é da faculdade, o problema são mesmos os alunos. A maioria está pouco f*dendo para o conhecimento, quer mesmo é terminar o curso e pegar o diploma pra ver se vira alguma coisa na vida.
Se você pegar os alunos de uma sala de aula de uma faculdade privada e trocar com os alunos de uma sala de aula de uma pública, não vai mudar muita coisa.... Experiência própria, estou no 2º ano de Ciência da Computação numa faculdade privada, e já vi gente da minha sala me perguntando como se faz uma conta no MSN...  :wink:

No final acho que não muda tanto nesse sentido. A alienação está nas universidades públicas e privadas. Observar os fatos ao redor não é exatamente o dever de uma universidade e sim uma escolha de cada um.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Poindexter

• Visitante
« Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2005, 13:53:52 »

Não dá pra fazer muita coisa com matéria-prima ruim.

Dá para reprovarem. Por quê não reprovam? Por quê diplomaram um semi-analfabeto na Estácio de Sá?

Não dá pra fazer muita coisa com matéria-prima ruim.
 Infelizmente, a "matéria-prima", mesmo das particulares brasileiras com melhor infra-estrutura e com o corpo docente mais qualificado é muito ruim, visto que elas pegam invariavelmente o resto do vestibular das públicas.

Se são tão ruins assim, por quê são diplomados? Por quê não são reprovados? Você está querendo dizer que, retirando-se os que se vão para as públicas, o resta é quase que exclusivamente "lixo"? Você quer dizer que, em cursos em que a concorrência na pública é de 40 para 1, o segundo quarenta-avos, que não entra na pública, é "lixo"?

Não se iluda, Poindexter. Se ainda há uma melhor qualidade nas universidades públicas, no atual quadro em que a maioria das federais se encontra, é porque elas ainda conseguem captar os melhores alunos, ao menos para seus cursos mais procurados.

Esta não é a principal razão. Tá cheio de "melhores alunos" passando o dia inteiro nos Centros Acadêmicos jogando sinuca e pebolim. Elas possuem melhor qualidade:

- porque elas COBRAM;

- porque elas avaliam majoritariamente por PROVAS, e não por "TRABALHINHOS" ou provinhas com consulta;

- porque nelas, um professor não tem pudores de reprovar 60% de uma turma majoritariamente "vagabunda";

- porque elas COSTUMAM EXIGIR NOTA MÍNIMA NO VESTIBULAR;

- porque o professor vai indicar uma boa bibliografia, e não aquela "mais ou menos" porque a turma mal sabe fazer regra de três ou porque está escrito em português, podendo mesmo este idioma não ser muito bem compreendido por alguns (ou muitos) alunos, devido à explicações risíveis de tão patéticas como a de que "a aula é de Direito, e não de Português";

- porque se entende que o fato de uma turma ir mal não significa necessariamente que "o erro é do professor";

- porque nelas, um professor não tem problemas se cobra, em uma prova, exemplos que não sejam PRATICAMENTE IDÊNTICOS aos dados em sala de aula;

- porque os alunos que ficam o dia inteiro jogando sinuca ou pebolim descobrem um belo dia que eles possuem duas opções dentro da IES pública em que estão matriculados: continuam assim ou se formam. A outra opção é tentarem ver se conseguem diplomas em privadas...

Com boa matéria-prima, mesmo "operários" (professores) desmotivados e mal pagos, em instalações não raras vezes precárias, conseguem um bom produto final. O mérito maior não é do Estado ou mesmo das IES, mas dos alunos.

Errado. O mérito maior é do CLIMA DE RESPEITO AO CONHECIMENTO E À APRENDIZAGEM que nestas instituições vigora, ao invés do clima de compra de diploma presente nas privadas.

Por quê mandar alunos de Direito lerem livros de Direito, então? Isso é Língua Portuguesa! Só pode ser cobrado, então, no curso de Letras!

Por quê mandar alunos de Medicina fazerem algumas regras de três, então? Isso é Matemática! Só pode ser cobrado, então, no curso de Matemática!

Poindexter

• Visitante
« Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2005, 14:07:04 »

Concordo com o Roberto, nesse caso, o problema em si não é da faculdade, o problema são mesmos os alunos.

Se os problemas são os alunos, porque as IES privadas não os reprovam? Se o aluno, que é o "cliente", é o problema, porque adotar a mentalidade de que "o problema tem a razão"?

A maioria está pouco f*dendo para o conhecimento, quer mesmo é terminar o curso e pegar o diploma pra ver se vira alguma coisa na vida.

Por quê não os reprovam?

Se você pegar os alunos de uma sala de aula de uma faculdade privada e trocar com os alunos de uma sala de aula de uma pública, não vai mudar muita coisa....

Taí o que estou dizendo. É este o meu ponto. O diferencial, claramente, não é apenas o aluno, e, muitas vezes, muito pouco é o aluno, mas sim as diferenças entre os ambientes entre as públicas e as privadas. Na primeira, a idéia é que você demonstre conhecimento. Na segunda, a idéia é que você não troque de instituição.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #10 Online: 23 de Agosto de 2005, 14:10:07 »

:ok:

E os que não se esforçam e ganham diplomas de Medicina estando totalmente despreparados para tal? Você gostaria de se arriscar a estar na mesa de operações de um médico assim?

O que há de mal em um prédio ir abaixo porque o engenheiro mal sabe fazer uma regra de três? Servirá de consolo às famílias dos 500 mortos o fato de que os colegas dele que se esforçaram viraram bons profissionais?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Agosto de 2005, 14:10:41 »
- porque o professor vai indicar uma boa bibliografia, e não aquela "mais ou menos" porque a turma mal sabe fazer regra de três ou porque está escrito em português, podendo mesmo este idioma não ser muito bem compreendido por alguns (ou muitos) alunos, devido à explicações risíveis de tão patéticas como a de que "a aula é de Direito, e não de Português";

Nunca esqueço na UERJ o professor adotou um livro que na época não tinha edição em português (aliás, isso mudou drasticamente em 10 anos, naquela época não havia praticamente nenhum dos MELHORES livros publicados em português), alguns alunos foram reclamar por ser em inglês, a resposta: "Isso é um problema seu! Esse é o melhor livro [da área], pode ir se acostumando."

E quando reclamavam da sobrecarga de trabalhos? A resposta era a clássica pergunta: "O que você faz entre meia-noite e 5 da manhã?". Na verdade o pessoal estava MUITO mal acostumado, mesmo com "todos" esses trabalhos, além da matéria para estudar, sempre dava tempo pra um chopp e saídas nos finais de semana. Niguém virava zumbi se matando de estudar, mas tinha que comprometer uma boa parte do tempo livre sim.

Tenho um amigo que dava aula em uma particular, uma das mais mal vistas aqui no RJ: a UNIG, e quando ele quis elevar o nível das aulas e dos trabalhos foi chamado pra conversar já que os "clientes" estavam reclamando. O pensamento era simples, alunos reprovados ficariam desmotivados, largando a faculdade, e a "universidade" não queria perder seus "clientes".

Poindexter

• Visitante
« Resposta #12 Online: 23 de Agosto de 2005, 14:17:17 »
Citação de: Marcelo Terra

Nunca esqueço na UERJ o professor adotou um livro que na época não tinha edição em português (aliás, isso mudou drasticamente em 10 anos, naquela época não havia praticamente nenhum dos MELHORES livros publicados em português), alguns alunos foram reclamar por ser em inglês, a resposta: "Isso é um problema seu! Esse é o melhor livro [da área], pode ir se acostumando."

E quando reclamavam da sobrecarga de trabalhos? A resposta era a clássica pergunta: "O que você faz entre meia-noite e 5 da manhã?". Na verdade o pessoal estava MUITO mal acostumado, mesmo com "todos" esses trabalhos, além da matéria para estudar, sempre dava tempo pra um chopp e saídas nos finais de semana. Niguém virava zumbi se matando de estudar, mas tinha que comprometer uma boa parte do tempo livre sim.

Tenho um amigo que dava aula em uma particular, uma das mais mal vistas aqui no RJ: a UNIG, e quando ele quis elevar o nível das aulas e dos trabalhos foi chamado pra conversar já que os "clientes" estavam reclamando. O pensamento era simples, alunos reprovados ficariam desmotivados, largando a faculdade, e a "universidade" não queria perder seus "clientes".

Exato, Marcelo. Está aí, muito bem exposta, a grande diferença.

Poindexter

• Visitante
Re.: IES federais do Rio sem dinheiro para pagar conta de lu
« Resposta #13 Online: 23 de Agosto de 2005, 14:24:46 »
Por decisão recente do governo Lula (não sei se já foi aprovada no Congresso, ou como andam os trâmites), 75% de tudo o que a União gasta com educação (que equivale, se não me engano, a 18% da arrecadação) vai para as IES federais. Quanto é que seria bom? 100%?

O problema é a alta percentagem de 75%? Não tem problema, não! Poderia ser de apenas 45%! Que tal, para começar, triplicarmos as verbas para Educação e reduzirmos estes 75% para 45%? Já é um percentual bem menor, não é mesmo?  :lol:

Só isso já as ajudaria bastante a ficarem no AZUL, não é mesmo? :lol:

Quanto mais recursos forem repassados para as IES federais, mais elas vão requerer.

Eu ainda estou para ver nescer alguma instituição ou departamento, público ou privado, que queira MENOS verba do que tem ou que se declare contente com a verba que possui. Desta forma, não é isso que deve pautar uma distribuição orçamentária.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #14 Online: 23 de Agosto de 2005, 14:45:09 »
é só ver o índice de aprovação da oab do ano passado.. não vou falar da puc pq vc vai falar que é excessão. mas, fora a puc, havia outra particular paulistana da qual eu nunca tinha ouvido falar, dentre as que mais aprovaram na oab.
também a faceca ou a fadiva, não lembro (faculdades de varginha), parece que proporcionalmente aprovaram muitos.

Transformar a faculdade em um cursinho de 5 anos para a prova da OAB também não resolve o problema. Em medicina observamos muitos exemplos de alunos de péssimas faculdades que não têm nem hospital, não dão plantões, nunca fizeram um parto na vida, viram meia dúzia de cirurgias mas não entraram em nenhuma, nunca fizeram entubação e outros procedimentos de emergência e etc, mas tiveram todo o sexto ano de faculdade livre para estudar para as provas de residência. Aí passam em muitas ótimas residências e demonstram que não sabem aplicar conhecimentos apenas teóricos.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Agosto de 2005, 16:28:28 »
:shock:

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Re: Re.: IES federais do Rio sem dinheiro para pagar conta d
« Resposta #16 Online: 23 de Agosto de 2005, 17:09:48 »
O problema é a alta percentagem de 75%? Não tem problema, não! Poderia ser de apenas 45%! Que tal, para começar, triplicarmos as verbas para Educação e reduzirmos estes 75% para 45%? Já é um percentual bem menor, não é mesmo?  :lol:

Beleza. Que a União aplique, então, 54% da sua arrecadação em educação. Por que será que tô com aquela impressão de que isso não é nada realista?

Só isso já as ajudaria bastante a ficarem no AZUL, não é mesmo? :lol:

E o resto das contas públicas ficaria no VERMELHO  :? .

Eu ainda estou para ver nescer alguma instituição ou departamento, público ou privado, que queira MENOS verba do que tem ou que se declare contente com a verba que possui. Desta forma, não é isso que deve pautar uma distribuição orçamentária.

Que bom que você consegue enxergar isso. O que pauta a distribuição orçamentário do Estado são os variados interesses dos políticos. Ser refém deles não tem feito nada bem às universidades federais nos últimos anos. Elas já não conseguem nem mais pagar a conta de luz  :wink:

Poindexter

• Visitante
« Resposta #17 Online: 23 de Agosto de 2005, 17:22:00 »

Caro Poindexter, se o Estado não se faz de rogado em dar o diploma do ensino médio a milhares de semi-analfabetos todos os anos, vai-se exigir que as IES particulares tenham pudores em fazê-lo? É brincadeira, sua, né?

Tu Quoque.

Voltando àquele outro tópico, onde eu já expus isso exaustivamente: se fores dar uma olhada em quais são no geral os melhores cursos das particulares, são justamente os mais concorridos nos vestibulares das públicas, pois sempre sobra algum material humano do qual dá para se exigir alguma coisa. Agora, cumé que cê vai "puxar na matéria" com uma turma de licenciatura em matemática de uma faculdadezinha do interior da Bahia? Como um sujeito que nunca aprendeu, como você costuma dizer, nem regra de três no ensino fundamental e médio, vai aprender integral e derivada direito?

Por quê, então, as IES particulares diplomam esse pessoal? Por quê não os reprovam?

E qual a sua sugestão? Que a faculdadezinha feche as portas em nome de uma quimérica qualidade do ensino porque sua clientela, proveniente das escolas públicas, não dá conta de acompanhar o curso num nível mais elevado?

E qual a tua sugestão? Que o Estado reconheça o sujeito como Bacharel em Matemática apenas porque ele pagou suas mensalidades em dia? Quem pagou manja da matéria simplesmente porque pagou?

Outro mito que precisa ser desfeito é o de que o nível de exigência nas públicas é homogêneo.

Não disse que é homogêneo. Por outro lado, em média é bem superior que o das privadas.

Como bem me disse meu professor lá da UFU, se ele puxasse na matéria do mesmo jeito que os professores dele puxavam lá na USP, ele reprovaria 2/3 da sala (já estava usualmente reprovando quase 1/3). Se o seu congênere puxasse lá na Unitri (a particular mais bem equipada e com o quadro docente mais qualificado da região de Uberlândia) o que ele puxa na UFU, reprovaria 90% dos alunos.

Reprovaram esse pessoal todo? Se não reprovaram, por quê não reprovaram? Porque seriam demitidos se cobrassem como deveriam?

O nível de cobrança, Poindexter, é diretamente proporcional ao nível da clientela da instituição, indo além, do curso. Isso vale para as públicas tanto quanto vale para as privadas.

Não é. Nas públicas, é diretamente proporcional à qualidade e à vontade de cobrar por parte do Corpo Docente e, nas particulares, é diretamente proporcional à vontade dos "clientes" de serem mais ou menos cobrados.

Além disso, deve haver um nível mínimo para um sujeito merecer um diploma. Um sujeito que não sabe integrar não merece um diploma de bacharel em Matemática.

Isso depende do curso, Poindexter. É normal, mesmo nas públicas, que as disciplinas de humans tenham muitos trabalhos. Mas, aproveitando o ensejo, devo repetir que o nível de cobrança, Poindexter, seja nas provas ou nos trabalhos, é diretamente proporcional ao nível da clientela da instituição, indo além, do curso. Isso vale para as públicas tanto quanto vale para as privadas.

Não é. Nas públicas, é diretamente proporcional à qualidade e à vontade de cobrar por parte do Corpo Docente e, nas particulares, é diretamente proporcional à vontade dos "clientes" de serem mais ou menos cobrados.

Além disso, deve haver um nível mínimo para um sujeito merecer um diploma. Um sujeito que não sabe integrar não merece um diploma de bacharel em Matemática.

Só se for assim na USP. Eu mesmo já passei em semestre com 59 pontos (a nota mínima para passar era 60  :? ). Qual a mágica? O professor me deu um pontinho. Tive um colega que fez duas substitutivas em Cálculo III.

Ele te deu esse pontinho porque quis ou porque foi chorar na diretoria? Se ele não quisesse e você fosse à diretoria reclamar, iam obrigá-lo a te dar o pontinho?

Deram as duas substitutivas ao teu colega porque quiseram ou porque ele foi chorar na diretoria? Se eles não quisessem e ele fosse à diretoria reclamar, iriam obrigá-los a dar as duas substitutivas?

Os professores "ferradores", desses que reprovam 60% da turma, realmente existem. Geralmente, são dinossauros com didática zero que atribuem a culpa da sua incompetência como educadores à vagabundagem dos alunos. Mas eles não são neeeeeeeeeeeeeeeeeeeem de longe a maioria dos professores, nem mesmo nas públicas.

Ou são professores que dão aulas para turmas de calouros que ainda não se ligaram que, uma vez terminado o vestibular, já é hora de queimar as pestanas novamente.

Do segundo ano em diante, casos como estes reduzem bastante, mas do primeiro ano para o segundo é uma verdadeira "limpeza". E olha que estamos falando dos que foram melhor no vestibular, hein?

E qual é a sua sugestão? Que as particulares fechem suas portas, porque os egressos da escola pública de ensino médio são incapazes de fazer uma nota mínima num vestibular?

Quem mandou as particulares entrarem no ramo? Não sabiam que teriam esse problema?

Por quê não fazem vestibulares mais difíceis de passar? Será porque haveriam poucos alunos de qualidade e elas seriam inviáveis economicamente? Então, por quê entraram no negócio, para início de conversa? Por quê, ao invés de entrarem no ramo do Ensino Superior, não escolheram operar no mercado de cereais ou de roupas?

E qual é a tua sugestão? Que moremos em prédios assinados por engenheiros que não sabem fazer uma regra de três apenas porque eles pagaram suas mensalidades em dia?

E qual é a sua sugestão? Que as particulares fechem suas portas, porque os egressos da escola pública de ensino médio são incapazes de ler um livro no próprio idioma nativo, que dirá em outro?

Quem mandou as particulares entrarem no ramo? Não sabiam que teriam esse problema?

Por quê não fazem vestibulares mais difíceis de passar? Será porque haveriam poucos alunos de qualidade e elas seriam inviáveis economicamente? Então, por quê entraram no negócio, para início de conversa? Por quê, ao invés de entrarem no ramo do Ensino Superior, não escolheram operar no mercado de cereais ou de roupas?

E qual é a tua sugestão? Que moremos em prédios assinados por engenheiros que não sabem fazer uma regra de três apenas porque eles pagaram suas mensalidades em dia?

E qual é a sua sugestão? Que as particulares fechem suas portas, porque os egressos da escola pública de ensino médio são incapazes de acompanhar uma aula num nível mais alto?

O problema continua lá, no ensino médio, Poindexter. A IES particular não tem como consertar isso em quatro anos.

Tu Quoque. Um erro não justifica o outro.

Meus colegas que matavam aula para jogar sinuca no boteco (Igão, Mosquito, Ginetom) eram os melhores alunos da turma.

Estou falando na média. Casos isolados são apenas casos isolados. Há gente que aprende Cálculo aos 13 anos por prazer e entra na IES pública (há casos também nas particulares) aos 18 anos lendo, por prazer, matemática de nível de Mestrado ou Doutorado e com teoremas praticamente prontos.... se estes forem jogar pebolim, não será isso que os reprovará, com certeza.

Não sei quais são os casos do Igão, do Mosquito e do Ginetom... não sei quais os seus QI's, não sei o que eles já sabiam antes de entrarem no Terceiro Grau, não sei a facilidade que eles tinham para aprender, não sei o quanto eles estudavam fora da universidade...

:D  :D  :D  :D  :D

Belo slogan. Como todo slogan, é idiota.

Provas de que é idiota?

Será que "começou a baixaria" no tópico?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #18 Online: 23 de Agosto de 2005, 17:31:42 »

Beleza. Que a União aplique, então, 54% da sua arrecadação em educação. Por que será que tô com aquela impressão de que isso não é nada realista?

Você está querendo dizer que, hoje, a União aplica 30% da sua arrecadação em Educação? (0.3*0.45*3/0.75 = 0.54) :roll:

Por quê será que eu tô com aquela impressão de que isso não é nada realista? :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Provas?

Que bom que você consegue enxergar isso. O que pauta a distribuição orçamentário do Estado são os variados interesses dos políticos. Ser refém deles não tem feito nada bem às universidades federais nos últimos anos. Elas já não conseguem nem mais pagar a conta de luz  :wink:

E quem elege os políticos é a população. Se ela não quiser saber de Educação, o problema será dela, por mais que fique culpando "os estrangeiros" ou "os políticos" por sua lamentável situação.

Estou falando sobre idéias para o Brasil. Se o povo vai abraçá-las ou não, isso é outra estória.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Agosto de 2005, 18:18:07 »
Citação de: PSYCHOCANDY
No final acho que não muda tanto nesse sentido. A alienação está nas universidades públicas e privadas. Observar os fatos ao redor não é exatamente o dever de uma universidade e sim uma escolha de cada um.

Exato, foi o que tentei dizer...

Se os problemas são os alunos, porque as IES privadas não os reprovam? Se o aluno, que é o "cliente", é o problema, porque adotar a mentalidade de que "o problema tem a razão"?

Cliente reprovado é cliente que não faz faculdade, logo, é cliente que não paga.

Por quê não os reprovam?

Advinha?  :roll:

Taí o que estou dizendo. É este o meu ponto. O diferencial, claramente, não é apenas o aluno, e, muitas vezes, muito pouco é o aluno, mas sim as diferenças entre os ambientes entre as públicas e as privadas. Na primeira, a idéia é que você demonstre conhecimento. Na segunda, a idéia é que você não troque de instituição.

Não discordo de você Poindexter, em nenhum momento neguei IES privadas visam o lucro e não o conhecimento.
O que quero ressaltar é que os alunos sabem da diferença de cada tipo de instituição, e por isso o diferencial é na maioria o próprio aluno. Se alunos de IES privadas entrassem na faculdade pra demonstrar conhecimento não estaria essa merda que é hoje.

E os que não se esforçam e ganham diplomas de Medicina estando totalmente despreparados para tal? Você gostaria de se arriscar a estar na mesa de operações de um médico assim?

O que há de mal em um prédio ir abaixo porque o engenheiro mal sabe fazer uma regra de três? Servirá de consolo às famílias dos 500 mortos o fato de que os colegas dele que se esforçaram viraram bons profissionais?

Calma ai Poin, também condeno o fato de faculdades particulares não exigirem muito de seus alunos, mas não vejo limitação nenhuma pra um aluno que quer estudar, virar um bom profissional da área tanto se for formado por uma IES particular ou pública.
A diferença está exclusivamente no aluno...  :wink:

Atheist

• Visitante
« Resposta #20 Online: 24 de Agosto de 2005, 01:04:56 »
Por decisão recente do governo Lula (não sei se já foi aprovada no Congresso, ou como andam os trâmites), 75% de tudo o que a União gasta com educação (que equivale, se não me engano, a 18% da arrecadação) vai para as IES federais. Quanto é que seria bom? 100%? Quanto mais recursos forem repassados para as IES federais, mais elas vão requerer.

Não é necessário aumentar o percentual gasto com as IES, mas o valor absoluto gasto com educação. As escolas públicas também estão sucateadas e os professores ganham uma miséria.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Agosto de 2005, 10:05:05 »
Esse negócio de que as privadas não exigem, não reprovam é uma generalização grosseira.
Li coisas nesse tópico, como por exemplo o professor da particular dizendo "o q vc faz da meia noite as 5?"(ouvi muito isso do meu professor de física 1), como a indicação de livro ser em inglês que eu vejo dentro da minha própria faculdade, por acaso, privada!
O curso de engenharia é puxado pra caramba, frequentemente acontecem reprovações de quase salas inteiras SIM, ao contrário do que foi dito por aí.
professor tem que ajudar, explicar, e tudo mais, mas não tem dó de aluno não. Sabe passa, não sabe não passa. e Não adianta ir chorar pro reitor não, que vc ainda vai tomar mais uma carcada por ser vagabundo.
Pelo menos na Escola de Engenharia do Mackenzie funciona assim.
Os outros cursos e faculdades eu não conheço, mas um é o suficiente para revermos uma generalização concordam?

O meu professor de eletricidade falou essa semana que a grande maioria dos engenheiros que trabalham em hidroelétricas no Brasil são Mackenzistas ou Politécnicos. Tanto que mudaram o nome de duas usinas, uma para Usina Hidroelétrica Mackenzie e a outra para Usina Hidroelétrica Escola Politécnica.

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Agosto de 2005, 10:32:57 »
Você está querendo dizer que, hoje, a União aplica 30% da sua arrecadação em Educação? (0.3*0.45*3/0.75 = 0.54) :roll:

18%, se não me engano. Se eu triplico esse percentual, dá 54%. Deixa eu fazer a conta aqui com a calculadora do Windows... é, ela concorda comigo. Mais tarde, eu faço a conta no Linux, caso você não confie nem em mim, nem na calculadora do Windows.

Por quê será que eu tô com aquela impressão de que isso não é nada realista? :histeria: ...

Hmmm... histeria é o nome do emoticon? Bem apropriado.

Bom que você tenha a mesma impressão que eu. Já é um bom indicativo que não é realista.

Provas?

A bem da verdade, as contas públicas já estão no vermelho. Bem, se você aumenta os gastos com alguma coisa, sem reduzir com outras, e não aumenta a sua receita...  :wink: Talvez sua proposta envolva o aumento das receitas do Estado. É isso?

E quem elege os políticos é a população. Se ela não quiser saber de Educação, o problema será dela, por mais que fique culpando "os estrangeiros" ou "os políticos" por sua lamentável situação.

Por isso o ideal é não depender de recursos alocados politicamente pra sobreviver, você não concorda? Afinal, esta é a realidade que está posta. Mas a partir do momento que as próprias universidades federais querem depender deles, querem tirar suas receitas de custeio do OGU, elas têm que aceitar a idéia de que podem não vir a ter recursos pra pagar suas contas de luz, empregando pra tanto, como fez a UFF, recursos que originalmente seriam aplicados em pesquisa.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Agosto de 2005, 10:37:37 »
Citação de: Atheist
Não é necessário aumentar o percentual gasto com as IES, mas o valor absoluto gasto com educação. As escolas públicas também estão sucateadas e os professores ganham uma miséria.

A proposta do Poindexter era essa, se bem me lembro. Se hoje, de cada 1 Real líquido arrecadado, a União gasta 0,18 centavos com educação, a sugestão dele, triplicando, seria que se gastasse 0,54 centavos (pelas minhas contas, feitas de cabeça e com a calculadora do Windows). O problema é que há muitas outras contas a serem pagas.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #24 Online: 24 de Agosto de 2005, 11:38:33 »
18%, se não me engano. Se eu triplico esse percentual, dá 54%. Deixa eu fazer a conta aqui com a calculadora do Windows... é, ela concorda comigo. Mais tarde, eu faço a conta no Linux, caso você não confie nem em mim, nem na calculadora do Windows.

Em primeiro lugar: estes 18% se referem à receita de impostos, e não à arrecadação do Estado. Afinal de contas, você deve saber que imposto é uma coisa, tributo é outra, e que os impostos não são a única forma de o Estado arrecadar...

Só para começar, há tributos de três tipos: impostos, taxas e contribuições de melhoria, e olha que o Estado não arrecada apenas com tributos...

Daí, você dá uma lida na seguinte matéria do Estado de São Paulo: http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/ensino_recebe_menos.htm e lê que estes 18% DO IMPOSTOS não são 18%, mas sim 9,8%.

Em outras palavras... o triplicamento não atinge 54% nem a pau. Se chegar em 20%, é muito.

E tem mais: tem mais que haver aquele percentual de 75%, mesmo! Afinal, enquanto a União é a responsável pelo Ensino Superior, os estados são pelo Ensino Médio e, os municípios, pelo Fundamental.

OBS: Esqueça aquela conta dos 30%. Ali, eu havia confundido verbas para Educação com verbas para IES superiores, por isso ela não faz sentido.

Bom que você tenha a mesma impressão que eu. Já é um bom indicativo que não é realista.

E não é, mesmo! Teus números não são realistas!

A bem da verdade, as contas públicas já estão no vermelho. Bem, se você aumenta os gastos com alguma coisa, sem reduzir com outras, e não aumenta a sua receita...  :wink: Talvez sua proposta envolva o aumento das receitas do Estado. É isso?

Tem uma alternativa aí que você está se esquecendo. Vamos ver se você acerta... (DICA: não é endividamento, mas sim algo muito mais simples que isso).

Por isso o ideal é não depender de recursos alocados politicamente pra sobreviver, você não concorda? Afinal, esta é a realidade que está posta. Mas a partir do momento que as próprias universidades federais querem depender deles, querem tirar suas receitas de custeio do OGU, elas têm que aceitar a idéia de que podem não vir a ter recursos pra pagar suas contas de luz, empregando pra tanto, como fez a UFF, recursos que originalmente seriam aplicados em pesquisa.

A menos as IES públicas dipomam por conhecimento, e não por pagamento de mensalidades.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!