Autor Tópico: IES federais do Rio sem dinheiro para pagar conta de luz  (Lida 4829 vezes)

Poindexter

• Visitante
Re: Re.: IES federais do Rio sem dinheiro para pagar conta d
« Resposta #25 Online: 24 de Agosto de 2005, 11:43:09 »
Citação de: Roberto

A proposta do Poindexter era essa, se bem me lembro. Se hoje, de cada 1 Real líquido arrecadado, a União gasta 0,18 centavos com educação, a sugestão dele, triplicando, seria que se gastasse 0,54 centavos (pelas minhas contas, feitas de cabeça e com a calculadora do Windows). O problema é que há muitas outras contas a serem pagas.

O Estado põe na Educação apenas 9,8% de seus IMPOSTOS arrecadados, e não 18% de sua receita total? É aí que tá a questão!

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Re: IES federais do Rio sem dinheiro para pagar conta de luz
« Resposta #26 Online: 24 de Agosto de 2005, 11:47:41 »
Citação de: Poindexter
Tu Quoque.

Explica isso aí.

E qual a tua sugestão? Que o Estado reconheça o sujeito como Bacharel em Matemática apenas porque ele pagou suas mensalidades em dia? Quem pagou manja da matéria simplesmente porque pagou?

Minha sugestão -- e não é só minha, diga-se de passagem -- é que primeiro o Estado cuide de oferecer um mínimo de qualidade na educação básica. Querer melhorar o nível geral de qualidade da educação na ponta de cima, no ensino superior, é impossível.

Não disse que é homogêneo. Por outro lado, em média é bem superior que o das privadas.

Eu não disse que você disse. Apenas apresentei minha tese de que o nível de cobrança depende fundamentalmente do nível dos alunos.

Reprovaram esse pessoal todo? Se não reprovaram, por quê não reprovaram? Porque seriam demitidos se cobrassem como deveriam?

Porque acabaria o curso  :D Entendeu? O que você quer pura e simplesmente é que as IES privadas dêem um tiro no próprio pé (no pé, não, no coração) em nome de uma quimérica qualidade do ensino. Cara, tenha certeza de que nem Harvard ou o MIT ou qualquer outra instituição de renome internacional faria isso. Se os alunos de Harvard, por alguma razão, fossem tão ruins quanto os da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santa Rita de Cássia de Onde Judas Perdeu as Botas, você acredita que Harvard iria à falência, deixaria de existir, só para poder dizer que ficou na história por ser uma instituição que não abriu mão de oferecer ensino superior de alto nível  :?:  :?:  :?: Tá cheio de IES meia-boca nos EUA, cara, tão ruins quanto as piores IES brasileiras. (Mas tem um detalhe: nem a melhor IES brasileira chega aos pés de uma IES top americana, invariavelmente privada.)

Não é. Nas públicas, é diretamente proporcional à qualidade e à vontade de cobrar por parte do Corpo Docente e, nas particulares, é diretamente proporcional à vontade dos "clientes" de serem mais ou menos cobrados.

Tá bom. Sugiro que você vá fazer umas aulas lá na Federal do Tocantins, pra ver se o nível de cobrança lá é pelo menos igual, não digo nem da USP, mas de uma particular renomada, como a FGV. Detalhe: universidade nova, instalações novinhas, nos concursos a titulação mínima exigida é o mestrado, mas sou capaz de apostar que a maioria dos docentes efetivos tem doutorado.

Além disso, deve haver um nível mínimo para um sujeito merecer um diploma. Um sujeito que não sabe integrar não merece um diploma de bacharel em Matemática.

Concordo plenamente contigo. Bato palmas. É isso mesmo. Mas esse mínimo só poderá ser exigido quando for exigido também que uma pessoa, pra pegar o diploma do ensino médio, saiba fazer regra de três. Reitero que querer melhorar o nível na ponta de cima é impossível e, que mais não fosse, o país precisa desses profissionais.

Ele te deu esse pontinho porque quis ou porque foi chorar na diretoria? Se ele não quisesse e você fosse à diretoria reclamar, iam obrigá-lo a te dar o pontinho?

Não é diretoria, é coordenação. Bem, ele me deu porque quis. Já uma colega da minha esposa, que estuda lá na Unitri (a particular de que falei), não conseguiu o pontinho nem indo chorar na coordenação. Ficou de dependência mesmo. (A propósito, o professor foi demitido este semestre, não porque se recusasse a dar pontinhos extras pros alunos passarem, mas por ser Doutor; que merda, hein?) O que isso prova? Nada, é uma evidência anedota, certo? O que suas generalizações precipitadas provam? Nada também.

Quem mandou as particulares entrarem no ramo? Não sabiam que teriam esse problema?

Ninguém mandou. Entraram porque há demanda pelo serviço, que o Estado não tem como suprir. Se há demanda pelo serviço, é porque há demanda pelos profissionais. Se não fosse as particulares, esses profissionais não existiriam.

Poindexter, o mercado de trabalho não é feito só de profissionais brilhantes. Aliás, ele é feito mais é de carregadores de piano. Isso quer dizer que eu seja contra exigir um mínimo de qualidade na formação desses carregadores de piano? Não, como eu já disse acima, com as devidas ressalvas.

Então, por quê entraram no negócio, para início de conversa? Por quê, ao invés de entrarem no ramo do Ensino Superior, não escolheram operar no mercado de cereais ou de roupas?

Porque a demanda de mercado maior era para os serviços educacionais.

E qual é a tua sugestão? Que moremos em prédios assinados por engenheiros que não sabem fazer uma regra de três apenas porque eles pagaram suas mensalidades em dia?

Minha sugestão tá lá em cima, meu segundo comentário, se não me engano. Bem, não vejo prédios projetados por engenheiros caindo todo dia, como seria de se esperar, dada a grande quantidade de engenheiros que não devem nem saber regra de três (os formados por particulares, já que você falou em pagamento de mensalidades) no mercado. Das duas, uma: ou esses engenheiros que não sabem nem regra de três não andam projetando prédios, ou regra de três não é essencial para o projeto de prédios.

Tu Quoque. Um erro não justifica o outro.

Não há erro algum sendo justificado.

Estou falando na média. Casos isolados são apenas casos isolados.

Era uma evidência anedota, Poindexter. Como a sua. Qual é mesmo a fonte da sua média? Você tem aí o índice de reprovação dos sinuqueiros e pebolimeiros de alguma IES pública dentro de algum período razoável de tempo?

Provas de que é idiota?

De qual compromisso com o conhecimento você está falando? O dos professores substitutos, que não raras vezes mal sabem a matéria que vão ensinar? O dos efetivos, que se arrogam o direito de faltar à aula sem dar maiores explicações aos alunos? O dos técnicos-adminstrativos, que atendem os alunos com aquela reconhecida má vontade?

Será que "começou a baixaria" no tópico?

Eu disse que o slogan que você proferiu é idiota. Como, aliás, todo slogan que eu já tenha visto. Se, por outro lado, você acredita que slogans são dignos de serem levados a sério num debate, continue a proferi-los. O moderador é você, eu não tenho como impedi-lo.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #27 Online: 24 de Agosto de 2005, 13:28:33 »

A proposta do Poindexter era essa, se bem me lembro. Se hoje, de cada 1 Real líquido arrecadado, a União gasta 0,18 centavos com educação, a sugestão dele, triplicando, seria que se gastasse 0,54 centavos (pelas minhas contas, feitas de cabeça e com a calculadora do Windows). O problema é que há muitas outras contas a serem pagas.

O Estado põe na Educação apenas 9,8% de seus IMPOSTOS arrecadados, e não 18% de sua receita total? É aí que tá a questão!

18% da receita líquida é o que estabelece a Constituição. Quase 1/5 de tudo o que a União dispõe pra gastar. Está de bom tamanho. Quem acha pouco, sinto muito, vá reclamar com Deus (se acredita no cara) por tê-lo feito nascer no Brasil, não na Suécia.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #28 Online: 24 de Agosto de 2005, 13:42:00 »

18% da receita líquida[/i] é o que estabelece a Constituição. Quase 1/5 de tudo o que a União dispõe pra gastar. Está de bom tamanho. Quem acha pouco, sinto muito, vá reclamar com Deus (se acredita no cara) por tê-lo feito nascer no Brasil, não na Suécia.

Você leu a matéria?

Provas de que o Estado emprega 18% da receita líquida na Educação?

Explique o MEC ter recebido apenas uns R$5 bi.

Qual a definição de "líquido" na receita do Estado? Qual o percentual da receita do Estado que é "líquida"? 90%? 1%?

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #29 Online: 24 de Agosto de 2005, 14:54:47 »
Em primeiro lugar: estes 18% se referem à receita de impostos, e não à arrecadação do Estado.

É verdade, Pondexter, esqueci de colocar que são 18% da receita líquida de impostos, e não da arrecadação. Evidentemente, as receitas de contribuições e de taxas já têm fins predefinidos, não têm como ser vinculadas à educação (a menos, claro, que se criase uma contribuição como a CPMF para o financiamento da educação ou que se cobrassem taxas (mensalidades) diretamente nas instituições).

Daí, você dá uma lida na seguinte matéria do Estado de São Paulo: http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/ensino_recebe_menos.htm e lê que estes 18% DO IMPOSTOS não são 18%, mas sim 9,8%.

Putz, eu tinha me esquecido da DRU. É, de fato a DRU reduz o bolo em 20%.

De qualquer forma, fica uma vez mais corroborada minha tese de que não é nada bom depender das deliberações dos políticos pra sobreviver. Quem não pensa como eu, quem acha que é assim que tem de ser, que suporte as conseqüências. E aqui voltamos ao tema do tópico, que são os problemas enfrentados pelas universidades federais (por que raios fomos entrar nessa discussão de IES privadas, eu não sei).

OBS: Esqueça aquela conta dos 30%. Ali, eu havia confundido verbas para Educação com verbas para IES superiores, por isso ela não faz sentido.

Ok.

Tem uma alternativa aí que você está se esquecendo. Vamos ver se você acerta... (DICA: não é endividamento, mas sim algo muito mais simples que isso).

Emissão de papel-moeda?

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #30 Online: 24 de Agosto de 2005, 14:58:16 »
Qual a definição de "líquido" na receita do Estado? Qual o percentual da receita do Estado que é "líquida"? 90%? 1%?

Segue:

Citação de: Constituição Federal
Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

§ 1º - A parcela da arrecadação de impostos transferida pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, ou pelos Estados aos respectivos Municípios, não é considerada, para efeito do cálculo previsto neste artigo, receita do governo que a transferir.

A partir de 94 ou 95, além das transferências, passou a haver também a DRU.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #31 Online: 24 de Agosto de 2005, 15:03:30 »
Citação de: OldSkull
Esse negócio de que as privadas não exigem, não reprovam é uma generalização grosseira.

Liga não, velha caveira. É preciso manter a mitologia.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #32 Online: 24 de Agosto de 2005, 15:42:39 »

Mackenzie, FGVs, alguns cursos das PUCs e alguns raros cursos "carro-chefe" de algumas privadas, como Direito na Cândido Mendes, são raras exceções à regra.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #33 Online: 24 de Agosto de 2005, 15:45:16 »

Emissão de papel-moeda?

Não. :lol:

A resposta é "corte de gastos em outras áreas", podendo-se aí começar com os bolsas-tudo, plebiscito do desarmamento, Pro-Uni... :lol:

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #34 Online: 24 de Agosto de 2005, 15:52:33 »
A resposta é "corte de gastos em outras áreas", podendo-se aí começar com os bolsas-tudo, plebiscito do desarmamento, Pro-Uni... :lol:

Hmmm... eu gosto da primeira parte da tua proposta, a parte dos cortes, mas eu prefiriria que eles servissem pra reduzir impostos. Mas seja pra enfiar mais dinheiro nas federais, seja pra reduzir impostos, tendo em vista o contexto político que por ora vivenciamos, hmmm... esquece, mano. Isso aí não é nada, nada realista.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #35 Online: 24 de Agosto de 2005, 16:02:18 »

Mackenzie, FGVs, alguns cursos das PUCs e alguns raros cursos "carro-chefe" de algumas privadas, como Direito na Cândido Mendes, são raras exceções à regra.

Que o mais comum seja a ruindade, ninguém discute, até porque o que não falta são instituições de ensino superior de fundo de quintal neste país (pra que serve o MEC?). Que isso seja uma regra e que as exceções a ela sejam raras, aí depende muito dos critérios de raridade e de regularidade que você usa.

Se pegarmos apenas as universidades e os centros universitários privados, posso dizer tranquilamente que há muitas instituições bem estruturadas e com corpo docente relativamente bem qualificado espalhadas pelo país afora. Não que sejam ótimas, excelentes, dignas das 500+ da Nina, mas o nível dos cursos está mais pra mediano do que pra ruim.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #36 Online: 24 de Agosto de 2005, 16:30:22 »

Se pegarmos apenas as universidades e os centros universitários privados, posso dizer tranquilamente que há muitas instituições bem estruturadas e com corpo docente relativamente bem qualificado espalhadas pelo país afora.

Muitas IES particulares só possuem mestres e doutores nos percentuais mínimos exigidos pelo MEC, porque, além de praticamente não realizarem pesquisa, para ensinar apenas "1+1=2" graduados dão conta (aliás, muita gente da 5a série do Fundamental dá conta, só que, novamente, o MEC exige que os docentes tenham no mínimo 3o Grau e a Lei não permite que menores de 14 anos trabalhem).

É aquela velha estória: do que adiantam laboratórios moderníssimos e professores bem qualificados se o laboratório só será usado "para aprender a somar no Excel" e se o professor não pode passar do "1+1=2"?

Não que sejam ótimas, excelentes, dignas das 500+ da Nina, mas o nível dos cursos está mais pra mediano do que pra ruim.

Só que as públicas conseguiram posições nas 500+! :)

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #37 Online: 24 de Agosto de 2005, 16:37:19 »
Só que as públicas conseguiram posições nas 500+! :)

Tô curioso: ondé qu'eu acho esse ranking?

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #38 Online: 24 de Agosto de 2005, 23:14:34 »

Logo vc não deveria usar privadas (que engloba tudo) para falar das outras.
Eu sei que o brasil anda uma fábrica de universidade, concordo que essas unis da vida que aparecem acada dia em cada esquina não tem nível. Eu acompanhei a criação de um curso de ciência da computação pra uma dessas novas aí.. Um professor amigo meu foi dar aula lá. Os caras deram um prazo ridículo, algo perto de 1 mês para eles terem na mão o projeto do curso, grades de matérias e tudo mais pronto pra levar pro MEC avaliar. Tem que ser rápido pra abrir logo e pagar o investimento, é com isso que eles estão preocupados, daí não tem como sair coisa boa mesmo.

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: IES federais do Rio sem dinheiro para pagar conta de lu
« Resposta #39 Online: 24 de Agosto de 2005, 23:30:12 »
mas a questão é, e daí?
privadas ruins ou fecham as portas ou produzem maus profissionais. o mercado de trabalho sabe muito bem reconhecer as universidades e os formados.
alguém tem alguma dúvida de que se privatizassem a usp ela ainda continuaria como a melhor latino-americana?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
IES federais do Rio sem dinheiro para pagar conta de luz
« Resposta #40 Online: 25 de Agosto de 2005, 09:39:08 »
Bem, o papo sobre as privadas tá bom, mas o problema com as públicas persiste. A UFF ainda não conseguiu grana pra pagar a conta de luz. Será possível ter ensino de qualidade no escuro?

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #41 Online: 25 de Agosto de 2005, 09:52:16 »
Citação de: tóim
mas a questão é, e daí?
alguém tem alguma dúvida de que se privatizassem a usp ela ainda continuaria como a melhor latino-americana?

Se ela continuasse a ter a mesma quantidade de recursos que tem hoje, provavelmente não. A tese de que a má qualidade é um mal congênito do ensino superior privado é tão furada quanto a de que a boa qualidade seja intrínseca ao ensino superior público. Não tem como haver qualidade superior onde faltam recursos (recursos, aqui, num sentido mais amplo, que inclui não apenas dinheiro, mas a "matéria-prima" da qual venho falando).

Deixando a retórica de lado, eu acho (e nisso, possivelmente, o Poindexter haverá de concordar comigo) que o MEC deveria ser bem mais rigoroso na hora de aprovar o funcionamento de um novo curso, ou mesmo de uma nova instituição. Mas isso não vai surtir efeito algum na melhora da qualidade do ensino superior se o problema da educação básica persistir.

Quando você faz um provão (agora, ENADE) e os alunos de uma universidade ou centro universitário privado só tiram D, C, de vez em quando um B (lembram dos Mamonas? hehehe), e o pessoal do MEC vai lá e encontra uma boa infra-estrutura (bibliotecas, salas de aula e laboratórios modernos e bem equipados) e um quadro docente relativamente bem qualificado, fica claro que o problema não está na instituição. Ela tem plenas condições de oferecer ensino de melhor qualidade aos seus alunos; os alunos é que não estão preparados (e, muitas vezes, não querem) para receber ensino de qualidade.

Vender a reprovação massiva como panacéia, como faz o Poindexter (que, presumo, nunca quis ser levado a sério com isso), também não vai resolver nada. Vai é quebrar as particulares e causar sérios problemas a amplos setores do mercado, que certamente preferem profissionais de qualidade duvidosa a nenhum profissional. Um exemplo: a LDB preconiza que todos os professores da educação básica tenham ensino superior até um determinado ano, acho que é 2007. Se fôssemos contar apenas com as públicas, isso jamais seria possível. Aí o pessoal acha ruim dos cursinhos de licenciatura de final de semana que muitas particulares oferecem; o que seria melhor, que continuássemos a ter professores leigos dando aula de matérias fundamentais, como Matemática e Português, como sói acontecer em muitos rincões do país mesmo nos dias de hoje?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #42 Online: 25 de Agosto de 2005, 10:09:06 »
mas a questão é, e daí?
privadas ruins ou fecham as portas ou produzem maus profissionais.

Poderiam, então, fechar as portas e entrarem para o agrobusiness.

o mercado de trabalho sabe muito bem reconhecer as universidades e os formados.

Depois de alguns funerais e edifícios caídos. De qualquer forma, o simples fato de "deixar para o mercado analisar isso" já caracteriza engodo aos estudantes das particulares, uma vez que as universidades privadas vendam a imagem de que eles "vão se dar bem" no futuro.

Eu tenho praticamente certeza que ela perderia este posto. Do dia para a noite, percentual expressivo do pessoal que lá estuda iria embora por não poder pagar as mensalidades e a pesquisa iria cair em mais de 50%, por "não ter retorno financeiro promissor nos próximos 10 anos". Continuando o processo, para manter o grupo dos vagabundos "filhinhos de papai" por lá, iriam obrigar os professores a terem taxas irrisórias de reprovação, e por aí vai...

Poindexter

• Visitante
« Resposta #43 Online: 25 de Agosto de 2005, 10:38:18 »

Se ela continuasse a ter a mesma quantidade de recursos que tem hoje, provavelmente não.

A USP está mantendo este posto, mesmo sucateada.

A tese de que a má qualidade é um mal congênito do ensino superior privado é tão furada quanto a de que a boa qualidade seja intrínseca ao ensino superior público.

É mesmo? Onde estão, então, as privadas n lista das 500+?

Não tem como haver qualidade superior onde faltam recursos (recursos, aqui, num sentido mais amplo, que inclui não apenas dinheiro, mas a "matéria-prima" da qual venho falando).

E onde a norma é "manter o cliente".

Deixando a retórica de lado, eu acho (e nisso, possivelmente, o Poindexter haverá de concordar comigo) que o MEC deveria ser bem mais rigoroso na hora de aprovar o funcionamento de um novo curso, ou mesmo de uma nova instituição.

Aqui, eu concordo.

Mas isso não vai surtir efeito algum na melhora da qualidade do ensino superior se o problema da educação básica persistir.

Aqui eu deixo de concordar. Muito embora uma melhoria no Ensino Médio ampliasse os efeitos de uma postura mais dura do MEC, daria para melhorar MUITO, MAS MUITO AINDA o nível das privadas, mesmo sem a respectiva melhora do Ensino Médio, se as IES privadas obrigassem seus alunos a se esforçarem.

Quando você faz um provão (agora, ENADE) e os alunos de uma universidade ou centro universitário privado só tiram D, C, de vez em quando um B (lembram dos Mamonas? hehehe), e o pessoal do MEC vai lá e encontra uma boa infra-estrutura (bibliotecas, salas de aula e laboratórios modernos e bem equipados) e um quadro docente relativamente bem qualificado, fica claro que o problema não está na instituição.

Fica claro que o problema É, SIM, da instituição! Fica claro que ela apenas quer fazer folhetos bonitinhos para espalhar nas ruas mostrando que lindos prédios ela tem, que seus banheiros possuem lindas torneiras automáticas, que seus computadores são muitos e super-modernos e que ela tem sei lá quantos livros na sua biblioteca, enquanto que dá para o aluno um telefone para ele "agendar" o seu "vestibular", não cobra nota mínima neste e a diretoria repreende o professor que quiser fazer com que os alunos façam algo mais que "1+1" no Excel ou que leiam mais de 5 páginas de um daqueles livros para um trabalho (digo trabalho porque, prova, nem pensar).

Ela tem plenas condições de oferecer ensino de melhor qualidade aos seus alunos; os alunos é que não estão preparados (e, muitas vezes, não querem) para receber ensino de qualidade.

Se não querem, que voltem para suas casas com o Ensino Médio ou se adequem. Será que muitos não se adequariam mais cedo ou, vendo que "o biquinho não funcionou", mais tarde, tentando se transformar em formados de verdade?

Vender a reprovação massiva como panacéia, como faz o Poindexter (que, presumo, nunca quis ser levado a sério com isso), também não vai resolver nada.

Na minha opinião, quem não tem condições tem que ser reprovado, quer esteja ele em uma instituição pública ou em uma instituição privada.

Vai é quebrar as particulares...

Fazer o quê, não é mesmo?

... e causar sérios problemas a amplos setores do mercado, que certamente preferem profissionais de qualidade duvidosa a nenhum profissional.

Daí, em face à decisão firme do Estado de não mais tolerar diplomas do mundo da carochinha, apesar de tudo que é tipo de lobby, estes próprios setores iriam exigir maior qualidade dos formados, e os pais de seus filhos, como ocorre no Japão, que das duas bombas atômicas em 1945 chegou a ser a segunda potência do mundo (concordo que não precisamos chegar ao ponto ver nossos estudantes se jogando de prédios por não terem sido os melhores da turma).

Um exemplo: a LDB preconiza que todos os professores da educação básica tenham ensino superior até um determinado ano, acho que é 2007. Se fôssemos contar apenas com as públicas, isso jamais seria possível. Aí o pessoal acha ruim dos cursinhos de licenciatura de final de semana que muitas particulares oferecem; o que seria melhor, que continuássemos a ter professores leigos dando aula de matérias fundamentais, como Matemática e Português, como sói acontecer em muitos rincões do país mesmo nos dias de hoje?

Então, porque o Estado não reconhece por decreto, do dia para a noite, o nível superior logo para todos os profissionais da educação basica?

Resolve o problema em uma única canetada! :)

Ah, imagino... deve-se manter o fingimento de que aqueles profissionais estão realmente obtendo o nível superior para que as entidades que promovem essas licenciaturas obtenham lucros, para tentar ver se se consegue vender a idéia de que o Brasil conseguiu atingir sua meta sem ser muito ridicularizado no exterior e para não ficar tão visível a absurda falta de qualificação entre os egressos das públicas e os demais. :roll:

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #44 Online: 25 de Agosto de 2005, 11:45:48 »
A USP está mantendo este posto, mesmo sucateada.

Não acho que a USP esteja sucateada. Pelo menos, nunca ouvi dizer que lá faltasse dinheiro pra pagar conta de luz ou pra fazer reformas emergenciais num banheiro.

A tese de que a má qualidade é um mal congênito do ensino superior privado é tão furada quanto a de que a boa qualidade seja intrínseca ao ensino superior público.

É mesmo? Onde estão, então, as privadas n lista das 500+?

A gente já discutiu isso aí exaustivamente lá no outro tópico  :wink: A propósito, onde eu acho esse ranking aí, das 500+? Partindo do princípio que ele existe (o que é bem provável, aliás, deve haver não um, mas vários rankings desse tipo), no topo dele, a maioria das IES é pública ou privada? Tua tese é insustentável, velho, até as "provas" que você apresenta te contradizem.

Não tem como haver qualidade superior onde faltam recursos (recursos, aqui, num sentido mais amplo, que inclui não apenas dinheiro, mas a "matéria-prima" da qual venho falando).

E onde a norma é "manter o cliente".

Você acha que a norma de Harvard ou do MIT, instituições presentes entre as dez primeiras de qualquer ranking de melhores universidades que você puder imaginar, é outra? Nenhuma instituição privada, que depende do dinheiro dos seus clientes pra sobreviver, pode ter outra "norma". A sobrevivência vem antes de tudo, aliás, de TUDO, meu caro. Sorte de Harvard e do MIT (sorte não, porra, mérito) que elas PODEM ser seletivas quanto aos seus clientes: não basta o cara PODER pagar (e elas são caaaaaaaras), o cara tem que ser BOM, tem que ser diferenciado, pra estudar lá. Agora, entope elas com alunos no nível do Adventist College de Cincinatti pra ver se elas vão sair reprovando 90% das turmas e ir a falência em nome de uma qualidade de ensino superior.

E outra coisa: se dá pra confiar que os filmes americanos representam em alguma medida a realidade dos EUA, não duvido que, como neles, na vida real haja muito filhinho de papai que obtenha molinho, molinho um diploma de Harvard porque o papai garantiu um bom "gift" pra universidade.

Enquanto no Brasil fica-se com essa besteira, esse slogan idiota (desculpa aí o pleonasmo) de que que "EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA", em alguns países, como o Reino Unido (certamente famoso pela péssima qualidade do seu ensino superior), ela é sim mercadoria, regiamente vendida pra centenas de milhares de estrangeiros (inclusive à distância; dê uma olhada no site da Universidade de Londres -- http://www.londonexternal.ac.uk/ --, se duvida, ou no da OpenUniversity -- http://www.open.ac.uk) e garante bilhões de dólares de retorno para o país. Aqui no Brasil, peruano, boliviano, equatoriano vem estudar de graça numa pública e, se bobear, ainda ganha bolsa da CAPES.

Aqui, eu concordo.

É, também não dá pro cara alugar um andar de prédio, contratar meia dúzia de professores e chamar isso de faculdade. Pra que que serve o MEC?

Aqui eu deixo de concordar. Muito embora uma melhoria no Ensino Médio ampliasse os efeitos de uma postura mais dura do MEC, daria para melhorar MUITO, MAS MUITO AINDA o nível das privadas, mesmo sem a respectiva melhora do Ensino Médio, se as IES privadas obrigassem seus alunos a se esforçarem.

Não é só questão de esforço, Poin. Tudo começa pelo fato de que as IES particulares, modo geral, não têm como ser muito seletivas na hora de selecionar os alunos (ou então ficam sem alunos). Aí entra um caboclo no curso de Engenharia que, como você diz, não sabe nem regra de três. Se for só um, ou dois, beleza, no final do primeiro ano o cara já desiste, vai procurar a turma dele, que certamente não é num curso de Engenharia. Mas e se for 30, 40% da turma, cumé que faz? Se sair reprovando esse pessoal indiscriminadamente, botá-los pra correr ao final do primeiro ano (e aqui cabe lembrar que há muita ociosidade nas privadas, ou seja, já tá faltando aluno), elas simplesmente quebram. Ainda assim, acredito eu, os que efetivamente se formam, se não vai dar pra serem profissionais top do mercado, ao menos servirão pra carregar piano.

Observação: aqui estou levando em consideração instituições sérias, que ofereçam uma boa estrutura de ensino, que não obstante é subutilizada. Faculdade de fundo de quintal, e há muitas por aí, não vale à pena nem discutir.

Fica claro que o problema É, SIM, da instituição! Fica claro que ela apenas quer fazer folhetos bonitinhos para espalhar nas ruas mostrando que lindos prédios ela tem, que seus banheiros possuem lindas torneiras automáticas, que seus computadores são muitos e super-modernos e que ela tem sei lá quantos livros na sua biblioteca, enquanto que dá para o aluno um telefone para ele "agendar" o seu "vestibular", não cobra nota mínima neste e a diretoria repreende o professor que quiser fazer com que os alunos façam algo mais que "1+1" no Excel ou que leiam mais de 5 páginas de um daqueles livros para um trabalho (digo trabalho porque, prova, nem pensar).

É interessante como você fala as coisas tentando me refutar e só faz corroborar o que eu digo  :wink:

Na minha opinião, quem não tem condições tem que ser reprovado, quer esteja ele em uma instituição pública ou em uma instituição privada.

Quem não tem realmente condições, acaba reprovado, mesmo na mais tosca das particulares que você nunca sonhou em imaginar. O problema é que a condição mínima pra passar é sempre função da média dos alunos da própria instituição, não algo absoluto. Tenho quase certeza de que 90% dos alunos da Unitri, aqui de Uberlândia, não teria condições de passar do primeiro ano de curso algum na USP. Evidentemente, não dá pra Unitri tomar como parâmetro a média dos alunos da USP, mas apenas a média dos seus próprios alunos. Ou isso, ou fecha as portas.

Detalhe, antes que você fale que a Unitri só se preocupa com o lucro, ela é uma instituição sem fins lucrativos. Mas que ainda assim quer sobreviver.

Fazer o quê, não é mesmo?

Tá, isso é razoável pra você, não vou nem discutir suas razões. Mas não é razoável pra mim, nem pras instituições, nem pras pessoas que, se não fossem essas instituições, jamais fariam um curso superior, nem pros professores e demais empregados dessas instituições, nem pro mercado que precisa dos profissionais formados pro elas, nem pro próprio MEC, que sabidamente não tem mais condições de expandir a oferta do ensino superior público. Qualidade como um valor absoluto, como você estranhamente coloca... simplesmente não vale nada.

Atheist

• Visitante
« Resposta #45 Online: 26 de Agosto de 2005, 16:58:05 »
A qualidade superior das públicas em geral é mantida pelos professores, mas é extremamente dependente do nível dos alunos ingressos. É possível sim uma universidade sucateada ser a melhor do Brasil, quando há seleção para os alunos que entram, e esta seleção não é o volume da conta bancária.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #46 Online: 26 de Agosto de 2005, 18:33:54 »
Tem um detalhe a se considerar sobre professores..
Tem uma amiga minha que faz Fonoaudiologia na Sta Casa. É o mesmo curso da USP, teve um tempo qtinha até os mesmos professores e o vestibular era integrado tb. O que tem acontercido mais e mais vezes é um professor que dava aula lá e na USP largar a USP e continuar só na Sta Casa por atraso nos pagamentos e por qtdade tb. A privada ganhou os melhores professores de SP na área por causa disso

Atheist

• Visitante
« Resposta #47 Online: 26 de Agosto de 2005, 20:02:04 »
Citação de: OldSkull
Tem um detalhe a se considerar sobre professores..
Tem uma amiga minha que faz Fonoaudiologia na Sta Casa. É o mesmo curso da USP, teve um tempo qtinha até os mesmos professores e o vestibular era integrado tb. O que tem acontercido mais e mais vezes é um professor que dava aula lá e na USP largar a USP e continuar só na Sta Casa por atraso nos pagamentos e por qtdade tb. A privada ganhou os melhores professores de SP na área por causa disso

Isso aconteceu muito há um tempo atrás. As particulares prometiam mundos e fundos e muitos professores largaram as públicas para ganhar mais nas privadas. Com o tempo as coisas voltaram ao que era antes e hoje há vários professores tentando voltar às públicas...

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #48 Online: 26 de Agosto de 2005, 21:18:48 »
Depende do curso e da área. Na fono os pt´roprios professores que contam.
Na sala da minha amiga tem 4 meninas q largaram outras faculdades e tão assistindo aula lá na Sta Casa e ingressarão lá regularmente ano que vem pq nas faculdades delas elas só tem aulas vagas e pouca tecnologia nos laboratórios. Estudavam na USP as 4..

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #49 Online: 27 de Agosto de 2005, 10:22:21 »
Citação de: Atheist
A qualidade superior das públicas em geral é mantida pelos professores, mas é extremamente dependente do nível dos alunos ingressos.

É verdade. Há muitos professores que vestem a camisa da instituição, batalham pra implantar cursos de graduação e de pós e pra abrir linhas de pesquisa. Não são a maioria, penso eu, mas são uma minoria que faz.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!