A redução substancial do consumo de carne traria grande contribuição para diminuir os problemas ambientais no planeta?
Segundo um relatório publicado em 2006 pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a pecuária é "uma das duas ou três maiores contribuintes para os mais graves problemas ambientais, em todos os níveis, do local ao global"[1], (...)
Globalmente, o setor da pecuária é responsável por 18% das emissões antropogênicas de gases do efeito estufa. Essa contribuição é maior que a do setor de transportes. Os principais fatores que determinam esse quadro são mudanças do uso da terra, especialmente desmatamento, causado pela expansão de pastagens e áreas de cultivo de ração; emissão de metano como resultado do processo de fermentação entérica; e emissão de óxido nitroso a partir do esterco. (...)
Nesse sentido, o vegetarianismo aparece como a saída possível para a solução do problema. Se num primeiro momento o principal argumento da maior parte dos vegetarianos era o dos direitos animais, agora há ainda a questão da sustentabilidade. De acordo com o biólogo estadunidense Edward Wilson, da Universidade Harvard, só será possível alimentar a população mundial no fim do século se todos forem vegetarianos.[3] A questão pode ser traduzida em termos matemáticos: se por um lado a produção de grãos de uma fazenda com cem hectares pode alimentar 1.100 pessoas comendo soja, ou 2.500 com milho, por outro, a carne produzida a partir da utilização da mesma área para produção de ração bovina ou pasto alimentaria o equivalente a oito pessoas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pecu%C3%A1ria_e_sustentabilidade1. Não encontrei um tópico específico que tratasse da questão apenas pelo viés ambiental (os que achei tratam de questão de saúde, de ética (empatia com o sofrimento dos animais), etc. Se isso já foi discutido, por favor, me mostrem o
link.