Autor Tópico: Por que assistimos esporte? Estética ou ética?  (Lida 3473 vezes)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Por que assistimos esporte? Estética ou ética?
« Online: 19 de Abril de 2013, 00:56:27 »
Para motivar a pergunta do tópico, transcrevo uma carta escrita do Coetzee para o Auster, tirada do blog do Sérgio Rodrigues.

Caro Paul,

Você parece tratar o esporte como um fato sobretudo estético, e os prazeres do espectador de esporte como prazeres sobretudo estéticos. Tenho dúvidas sobre essa abordagem, por uma série de razões. Por que o futebol é um grande negócio, enquanto o balé – cujos atrativos estéticos são certamente superiores – precisa ser subsidiado? Por que uma disputa “esportiva” entre robôs não teria interesse algum? Por que as mulheres são menos interessadas em esportes do que os homens?

O que a abordagem estética ignora é nossa necessidade de heróis, que o esporte satisfaz. Essa necessidade manifesta-se em sua forma mais passional entre garotos que são jovens o bastante para terem uma vida de florescente fantasia; suspeito que seja o resíduo dessa fantasia juvenil que impulsiona o apego dos adultos ao esporte.

Na medida em que reajo à estética do esporte, é a momentos de graça (graça: que palavra complexa!) que eu reajo, momentos ou movimentos (outra palavra interessante) que não são resultados de um planejamento racional, mas parecem cair do alto como uma espécie de bênção sobre os jogadores mortais, momentos em que tudo dá certo, tudo se encaixa, quando os espectadores nem mesmo querem aplaudir, apenas agradecer em silêncio por estarem lá como testemunhas.

No entanto, que atleta gostaria de ser parabenizado por sua graciosidade em campo? Até mulheres atletas o olhariam de cara feia. Graça, graciosidade: termos efeminados.

Quando examino meu coração e me pergunto por que, no crepúsculo dos meus dias, ainda me vejo – às vezes – disposto a gastar horas assistindo a partidas de críquete na televisão, devo dizer que, mesmo absurdamente, mesmo caprichosamente, continuo em busca de momentos de heroísmo, momentos de nobreza. Em outras palavras, a base de meu interesse é ética e não estética.

O que é absurdo, porque o esporte profissional moderno não tem interesse algum na ética: ele responde à nossa fome de heroísmo apenas com a encenação do heroico. “Pedimos pão e você nos deu pedras.”
« Última modificação: 19 de Abril de 2013, 01:23:01 por Martuchelli »

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
Re:Por que assistimos esporte? Estética ou ética?
« Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2013, 09:43:28 »
Existe algo além de estética a ser retirado de algo que é chamado de arte? Se o futebol é arte, o que se retira é a estética, se é esporte, o que se retira é uma infinidade de informação puramente não-estética.

Acho que a verdadeira questão aí é sobre o que é, efetivamente, arte e esporte, por isso a comparação - talvez involuntária - entre futebol e ballet.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2013, 10:35:05 »
Certamente existem mais elementos nessa conta, mas achei bem expostos os termos deles. Gostei.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2013, 10:48:46 »
Esportes coletivos podem ser vistos como batalhas estilizadas. Temos, principalmente os homens, um impulso para nos envolver emocionalmente com o confronto físico (é importante para primatas sociais saber quem é o macho alfa do bando :) ). O aspecto estético é só um bônus, nem sempre necessário mas bem-vindo. É como ir a um restaurante de luxo: temos necessidade de nos alimentar, temos o sentido do paladar para nos estimular a apreciar o sabor dos alimentos, mas certamente não vamos a um restaurante caro apenas porque estamos com fome - existe toda uma experiência estética envolvida, que inclui até a iluminação do ambiente.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2013, 14:59:00 »
Eu nunca entendi isso e nunca pagaria caro por um jantar somente pelas coisas que não têm nada a ver com a comida. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2013, 15:04:07 »
Em breve este tópico se tornará uma discussão sobre termos marxistas.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2013, 15:17:18 »
Em breve este tópico se tornará uma discussão sobre termos marxistas.

A exemplo de todos os outros  :lol:...
"Deus prefere os ateus"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 19 de Abril de 2013, 15:43:49 »
Eu nunca entendi isso e nunca pagaria caro por um jantar somente pelas coisas que não têm nada a ver com a comida. :P

No dia em que voce tiver mais dinheiro que o necessário voce mudará de ideia.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #8 Online: 19 de Abril de 2013, 15:46:42 »
"Isso ocorre certamente porque você considera somente o caráter objetivo e concreto do produto que você consome, ou então, considera que a única composição que efetivamente agrega valor ao objeto é a exibição concreta do trabalho somente no produto consumido."
Se quem ler sua frase for um fanático, é muito possível que alegue-se uma "contradição nas entrelinhas desta frase".  :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Abril de 2013, 16:14:54 »

Não necessariamente.
Foto USGS

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Abril de 2013, 16:22:50 »

Você pode até não estar pagando caro ostensivamente por causa do ambiente - o restaurante pode ter um chef famoso e cobrar mais caro por isso. Mas mesmo assim, o ambiente vai influenciar a sua apreciação da comida. A questão não é o preço em si, mas a procura pela experiência estética.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Abril de 2013, 17:23:54 »
Belo tópico.

Eu adicionaria na conta também o fator de pertencimento de grupo que esportes coletivos te proporcionam. O jogo pode ser uma merda, não valer nada, teu time ser uma merda e tu saber disso, mas o fato de tu tirar uma boa parte do teu fim-de-semana para ir com teus amigos na cancha ajudar o time oferece uma experiência de grupo bem singular. Um filme que ilustra bem isso é "I.D", sobre policiais que se infiltram numa organização hooligan e acabam contagiados pelo ambiente.

Mas, realmente, o fator heróico eu diria que é o que mais me motiva. Como quando esses dias o Borussia Dortmund virou o jogo nos últimos minutos, tu pensa na hora: "Ahhhh, que bueno... é por isso que eu assisto essa merda..."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Abril de 2013, 19:19:27 »
Nem uma e nem outra.

Catarse coletiva é a resposta.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Abril de 2013, 21:48:43 »

A cúpula do PT adora beber Chateau Lafitte.

(dando um empurrãzinho na tendência  :hihi:)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Abril de 2013, 11:56:01 »
Belo tópico.

Eu adicionaria na conta também o fator de pertencimento de grupo que esportes coletivos te proporcionam. O jogo pode ser uma merda, não valer nada, teu time ser uma merda e tu saber disso, mas o fato de tu tirar uma boa parte do teu fim-de-semana para ir com teus amigos na cancha ajudar o time oferece uma experiência de grupo bem singular. Um filme que ilustra bem isso é "I.D", sobre policiais que se infiltram numa organização hooligan e acabam contagiados pelo ambiente.

Mas, realmente, o fator heróico eu diria que é o que mais me motiva. Como quando esses dias o Borussia Dortmund virou o jogo nos últimos minutos, tu pensa na hora: "Ahhhh, que bueno... é por isso que eu assisto essa merda..."

Uruguai X Gana na copa 2010. Aquilo foi um mix de heroísmo e magia.

Cassius clay X Foreman foi outro exemplo de heroísmo e magia.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Abril de 2013, 15:18:25 »

Você pode até não estar pagando caro ostensivamente por causa do ambiente - o restaurante pode ter um chef famoso e cobrar mais caro por isso. Mas mesmo assim, o ambiente vai influenciar a sua apreciação da comida. A questão não é o preço em si, mas a procura pela experiência estética.

Se eu tivesse procurando uma experiência estética, iria a um desfile e não a um restaurante. :P

Isso me parece ser algo extremamente pessoal. Algumas pessoas vão se importar com todas essas "frescuras", outras não.

Claro que eu não vou gostar de comer em um ambiente imundo, com talheres enferrujados e copos sujos, mas um dos melhores pratos de comida que eu já experimentei foi em um restaurante humilde (mas limpo :P) no centro de POA: uma ala minuta de chuleta + um copo de refri por R$8,90.  Sério, um prato espetacular (e gigante, é impossível cortar a chuleta antes de comer um pouco do arroz e batatas, pois não há espaço).
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Abril de 2013, 00:17:35 »
Quando tu comer um entrecot ao béchamel por esse valor, conversamos...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Abril de 2013, 01:24:47 »
Será que o Gaúcho levaria a namorada a esse restaurante para um jantar romântico e traçar uma chuleta acompanhada por um copo de refri?

E se ele tivesse um vale de R$ 500,00 para ser usado em qualquer restaurante da cidade? Ainda assim ele optaria pelo mesmo programa sabendo que existem ótimas churrascarias em POA? Qual seria o critério de escolha da churrascaria sabendo que você tem opções que oferecem uma excelente chuleta com fritas?

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 23 de Abril de 2013, 03:24:17 »

Se eu tivesse procurando uma experiência estética, iria a um desfile e não a um restaurante. :P

Isso me parece ser algo extremamente pessoal. Algumas pessoas vão se importar com todas essas "frescuras", outras não.

Claro que eu não vou gostar de comer em um ambiente imundo, com talheres enferrujados e copos sujos, mas um dos melhores pratos de comida que eu já experimentei foi em um restaurante humilde (mas limpo :P) no centro de POA: uma ala minuta de chuleta + um copo de refri por R$8,90.  Sério, um prato espetacular (e gigante, é impossível cortar a chuleta antes de comer um pouco do arroz e batatas, pois não há espaço).

Claro que é bem pessoal, mas comer essa mesma chuleta, num restaurante no 100 andar de um prédio, tendo uma vista maravilhosa, uma musica suave de fundo, pessoas educadas te atendendo, uma boa bebida sai bem mais caro que um lugar barulhento, feio, quente, com o balconista gritando com o cozinheiro sobre o jogo do Inter.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Damásio

• Nível 04
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Abril de 2013, 07:06:48 »

Em estética, não dá para fugir do pontapé inicial, representado por Platão, aceite-se ou não sua discutível associação entre o Belo e o Bom. Continuando o jogo, a bola chega até Hegel, passando por outros zagueiros, com Marx batendo muito bem a bola no peito (Lukács, o doutrinador máximo da estética marxista, embolou a linha de campo), e, para o meu gosto, chegamos aos artilheiros Walter Benjamin e Theodor Adorno, este último a base filosófica de minha ora em andamento tese de doutorado em estética literária. Não esqueçamos, no caso da estética em literatura, das ideias de Sartre. Agora, para os temperamentos conservadores, o cardápio é mais suculento quando se pede o "Breviário de estética" de Benedetto Croce. Mas deste último, não faço parte do time.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Abril de 2013, 14:15:51 »
Será que o Gaúcho levaria a namorada a esse restaurante para um jantar romântico e traçar uma chuleta acompanhada por um copo de refri?

E se ele tivesse um vale de R$ 500,00 para ser usado em qualquer restaurante da cidade? Ainda assim ele optaria pelo mesmo programa sabendo que existem ótimas churrascarias em POA? Qual seria o critério de escolha da churrascaria sabendo que você tem opções que oferecem uma excelente chuleta com fritas?

Outback + motel, sem nem pensar 2x.

Não necessariamente nesta ordem. :lol:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Abril de 2013, 14:23:48 »

Olha a indigestão...  :lol:
"Deus prefere os ateus"

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Abril de 2013, 15:10:22 »

Pois é. Depende da qualidade da comida.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 23 de Abril de 2013, 15:41:39 »
Quando tu comer um entrecot ao béchamel por esse valor, conversamos...

<a href="http://www.youtube.com/v/a9J1b3MqiX8" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/a9J1b3MqiX8</a>

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!