Já foi dado o exemplo das Teles no Brasil, privadas, que oferecem um serviço muito pior do que em outros países. Já foi dado o exemplo do BB, que funciona tão bem quanto qualquer outro banco privado. Qual a grande questão?
Pois é, no outro tópico o próprio Agnóstico argumentou que "se a concessão do Metrô foi mal fadada isso deve ser culpa de características culturais tipicamente brasileiras, que não desqulificam as vantagens das priva" (ou algo nesse caminho) mas ao mesmo tempo experiências positivas de estatais mundo afora são desqualificadas sob o mesmo argumento (estatal lá fora é uma coisa, estatal aqui é outra).
Fica uma coisa engraçada, parece afinal que o problema é o Brasil e não ser privada ou estatal afinal. Não interessa se é fora ou dentro, não é isso que estamos discutindo.
Exemplos anedóticos? Acabo de ver que o segundo melhor aeroporto da mesma lista e o melhor da Ásia (Seul) também é estatal (Wikipedia que não me faça passar vergonha de novo), idem para o 4º (Hong Kong) e 5º do mundo (Pequim) - e segundo e terceiro melhores da Ásia.
Ou seja: dos cinco melhores aeroportos do mundo pelo menos 4 tẽm administração estatal (e eu ainda não vi quem adminstra o primeiro lugar): de quantas evidẽncias anedóticas preciso para que elas deixem de ser anedóticas?
(E ainda acho que este tópico cabia melhor como um argumento dentro do outro que está funcionando a pleno vapor e sobre o mesmo assunto ,) )
Dona, pense em um lugar do mundo, qualquer lugar do mundo, onde se pode roubar a vontade e ninguém vai preso, se político for. Sabe quantos políticos existem presos no brasil? Cinco, seis. Monumentos à corrupção como Maluf, Quercia (morreu rindo), Fleuri, os petistas de sempre.. Nada? Ninguém? Acha que o Dirceu vai preso? Já tenho dúvidas.
Veja é esperado do ser humano médio que ele roube se nada houver que lhe impeça.
Agora vamos prosseguir: Quantos cargos de confiança existem no Brasil? Quantos tem nos EUA? Na Suécia?
Quantos assessores têm os congressistas suecos? Casas? Apartamentos?
E como é feito a indicação dos cargos de gestão das estatais?
Perceba Dona, que existe lógica na coisa. Seria uma surpresa, para não dizer milagre, que a gestão pública brasileira fosse distinta. Não é. Ela é assim. É nojenta.
Então o Brasil tem que, no momento, tirar dinheiro da gestão pública. Estamos literalmente, financiando um grupo que não mais tem incentivos comuns ao nosso.
Quanto ao exemplo que citei da empresa de limpeza. Dona, seja sincero. Existe chance dessa contratação ter sido realizada para alguém tirar algum troco a mais de outra empresa?
Veja, empresas privadas fazem limpeza de onde trabalho e de zilhões de outras em estado de limpeza muito profissional. Você não pode realmente afirmar o que afirmou, que é uma falha da gestão privada porque você não pode replicar o racional que te coloquei acima para estatais em empresas privadas.
Já já alguém descobre que a empresa é do tio do sobrinho do governador. Você sabe disso.
Como um ponto para provar o que digo, espero que seja óbvio para você também. O que faz um cliente que não está satisfeito com o serviço? Demite, termina o contrato da empresa. Porque o governo não faz isso?? Pense... pense... pense..
Te afirmo algo. O governo pode ter uma limpeza adequada com o serviço privado.