Autor Tópico: Injustiça : Brasil não tem nenhum aeroporto entre os 100 melhores do mundo  (Lida 2811 vezes)

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
Re:Injustiça : Brasil não tem nenhum aeroporto entre os 100 melhores do mundo
« Resposta #25 Online: 22 de Abril de 2013, 23:50:38 »
COMO ASSIM você quer uma demonstração? Você não sabe o que é uma estatal?

Estatais não podem falir pois o governo injeta dinheiro nelas se necessário o que faz com que as regulamentações gerais sobre prudência na gestão não sejam necessárias para as estatais, elas têm preferência por planos de desenvolvimento, o governo pode a qualquer momento lançar planos para forçar o mercado a se moldar aos moldes estatais... A lista é infinita, se você não as conhece, não devia nem ter entrado no debate do outro tópico.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #26 Online: 23 de Abril de 2013, 00:15:20 »
Quanto à última resposta do Agnóstico, a mim endereçada ,)

Opa, mals aê de novo, acabei trocando as bolas: o aeroporto que estava faltando não era o primeiro da lista, era o segundo; o primeiro é o já citado aeroporto de Seul que é de propriedade da prefeitura daquela cidade: o segundo, que realmente estava falatando, era o de Singapura, que sim, também é estatal. Ou seja: o tópico tem a mensagem implícita de que a má gestão dos aeroportos brasileiros se deve à gestão estatal destes e que a grande solução é privatizá-los. Para isto apresenta uma lista de comparação entre os serviços aeroportuários mundiais cujos 5 melhores qualificados são aeroportos estatais. Para mim isto não parece ok.

Em outro tópico para refutar a menção da Telefônica (que ok, não é mais uma estatal, mas, até 4 anos após a compra das estatais brasileiras, era) um forista afirmou que "com certeza na época de estatal a Telefõnica servia de cabide de empregos e era deficitária na Espanha", agora o mesmo mudou de idéia e diz que "com certeza nos países desenvolvidos é óbvio que as estatais não servem de cabides de emprego e não são deficitárias".

Repito o que falei na primeira postagem lá no outro tópico: não sou contra a atividade privada na maioria dos setores: se acham que a culpa dos maus serviços da Infraero é da adminsitração estatal, nada contra a iniciativa privada comprar uma área de campo aberto nos arredores do Rio e construir um aeroporto com melhor infraestrutura e serviços mais eficientes geridos (ou não) para concorrer com o Galeão. Nada de muito contra nem à iniciativa privada, estando com preguiça de começar um projeto do zero, comprar toda a estrutura de aeroportos já existentes desde que pague por eles o real valor e não preço de sucata.

Agora, para julgar o que está em debate, se de fato empresas privadas são francamente vantajosas em relação a empresas públicas para a população como um todo, eu tenho que levar em consideração os exemplos de privatização aqui e mundo a fora, os exemplos de não privatização aqui e mundo afora, considerar os caso positivos e negativos (e em que aspectos foram positivos ou negativos).

Não dá pra ignorar os casos feios e pegar os bonitinhos; não dá pra livrar a cara dos casos feios de privatização nacional usando o mesmíssimo argumento que se levanta para condenar os casos de ainda não privatização.

Repito: exemplos como as teles, o Metrô Rio, a Super Via (transporte ferroviário de passageiros do Rio), a Light e a Ampla (energia elétrica do Rio), o Engenhão (estádio de futebol concedido a um clube logo após sua construção a um custo bilionário pela prefeitura do Rio), as dezenas de estradas privatizadas, et cetera não me demonstram de modo algum uma vantagem clara da admnistração privada sobre a pública (e não estou dizendo de modo algum que o inverso seja verdadeiro, não tenho dito isso aqui em tópico algum). Exemplos internacionais também não me dizem nada sobre o que é o tema do tópico. Ou seja: serviços privados são generalizadamente melhores que os públicos? Minha resposta baseada na minha observação tanto do cenário nacional quanto do internacional: nem aqui nem na China.

É engraçado que no outro tópico os bons exemplos para refutar os maus exemplos supracitados tenham sido Embraer e Vale: confesso que sou absolutamente inábil para comparar estas duas empresas antes e depois da privatização, mas é interessante que ambas sejam empresas que não prestam serviço direto ao "público" (sei, ambas têm um público, mas este público, pelo menos do ponto de vista direto não somos a maioria de "nozes"). O que me lembra (eu quase me esqueço) que talvez também tenhamos posições viciadas sobre como avaliar a melhora ou não de uma empresa desestatizada: eu, réles mortal, avalio mais pelo lado de se os vagões estão mais ou menos lotados, se os picos de energia são mais ou menos comuns, se o preço cabe mais ou menos no meu bolso, se os serviços são prestados a uma parcela mais ou menos seleta e exclusiva da população, se as viagens estão mais ou menos barulhentas e se esperar cinco anos pela linha telefônica em 1995 é mesmo algo muito diferente de esperar cinco anos pelo sinal de banda larga em 2013.

Pessoas com um perfil menos popular tenderão a ver as questões a partir de outros referenciais (não estou sendo irônico).

Que no Brasil há a lei de Gérson entranhada em nossas veias? Que somos o maldito país do jeitinho? Até que se demonstre (e não que se afirme) o contrário, isto é assunto para outro tópico.
« Última modificação: 23 de Abril de 2013, 00:29:30 por Donatello van Dijck »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 23 de Abril de 2013, 00:32:22 »
Dona pode responder ao meu post, minha impressão é que você colocou coisas já respondidas por mim.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #28 Online: 23 de Abril de 2013, 15:42:29 »
COMO ASSIM você quer uma demonstração? Você não sabe o que é uma estatal?

Estatais não podem falir pois o governo injeta dinheiro nelas se necessário o que faz com que as regulamentações gerais sobre prudência na gestão não sejam necessárias para as estatais, elas têm preferência por planos de desenvolvimento, o governo pode a qualquer momento lançar planos para forçar o mercado a se moldar aos moldes estatais... A lista é infinita, se você não as conhece, não devia nem ter entrado no debate do outro tópico.

Pelo pouco que sei , empresas privadas podem ter as mesmas regalias estratégicas que as estatais. Vide reserva de mercado, ou redução de impostos para determinado setor, emprestimos camaradas, facilitação para fusões e ganho de escala, etc...e tudo isso feito com dinheiro público. Eu só gostaria que você dispusesse quais são esses planos por você citado, em que estatais estão e o quanto elas representam em ganho para as estatais atuais.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #29 Online: 23 de Abril de 2013, 17:04:54 »
Pelo pouco que sei , empresas privadas podem ter as mesmas regalias estratégicas que as estatais.
Negativo. São muito reduzidos os setores que recebem benefícios diretos do governo.
Redução de impostos serve de fomento ao consumo ou maior acesso a este - é aplicável geralmente em setores decadentes ou em setores que praticam altos preços - é uma regalia muito mais polítca do que econômica, reservas de mercado são práticas imbecis que comprovadamente não favorecem as empresas protegidas - não são regalias, empréstimos camaradas são oferecidos à todos, não somente pelo governo - não é exatamente uma regalia, "facilitações para fusões" precisam ser provadas e ganhos de escala não são regra, nem necessariamente providos pelo Estado.

Eu só gostaria que você dispusesse quais são esses planos por você citado, em que estatais estão e o quanto elas representam em ganho para as estatais atuais.
As estatais de energia detêm monopólios em sua maioria, a PBR tem o monopólio do pré-sal, que a gera muitíssima riqueza indireta, os Correios não pagam ISS e todas elas são infalíveis por terem plena preferência do Estado em todos os tipos de facilitações. Caso queira os valores, pesquise os balanços das empresas nos períodos antes e depois dos monopólios/benefícios serem formados, é lá que a "teoria" que vai totalmente contra a aceitação da boa-gestão-que-gera-lucros-foda-se-como toma lugar.

Se não questiona o gerenciamento das estatais, não deveria colocar questão que beiram a semântica ou são pura teoria. Não estou aqui pra debater elementos gerenciais ou conceitos gerenciais, abra outro tópico e passe a discutir esses parâmetros.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #30 Online: 23 de Abril de 2013, 17:57:22 »

Negativo. São muito reduzidos os setores que recebem benefícios diretos do governo.

http://dm.com.br/texto/54434-anfavea-renuncia-fiscal-com-ipi-e-de-r-83-milhoesdia

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,bndes-aposta-r-75-bi-no-friboi,511466,0.htm

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1159926-foxconn-exige-reserva-de-mercado-e-fabrica-de-telas-pode-nao-sair.shtml

http://www.valor.com.br/brasil/2803084/renuncia-fiscal-com-desoneracoes-em-2012-e-2013-soma-r-359-bilhoes

Redução de impostos serve de fomento ao consumo ou maior acesso a este - é aplicável geralmente em setores decadentes ou em setores que praticam altos preços - é uma regalia muito mais polítca do que econômica, reservas de mercado são práticas imbecis que comprovadamente não favorecem as empresas protegidas - não são regalias, empréstimos camaradas são oferecidos à todos, não somente pelo governo - não é exatamente uma regalia, "facilitações para fusões" precisam ser provadas e ganhos de escala não são regra, nem necessariamente providos pelo Estado.

Parece com o que o Donatello falou, o mesmo tipo de ação que vale para o setor privado é nefasto quando aplicado para o público/estatal. Se a empresa pública é eficiente, ajuda nas contas do governo, desenvolve o mercado interno, não importa ela é ruim pelos mesmo fatores que são aplicados a empresas privadas por "n" situações das quais contrariamente não são rechaçadas.  :|

As estatais de energia detêm monopólios em sua maioria, a PBR tem o monopólio do pré-sal, que a gera muitíssima riqueza indireta, os Correios não pagam ISS e todas elas são infalíveis por terem plena preferência do Estado em todos os tipos de facilitações. Caso queira os valores, pesquise os balanços das empresas nos períodos antes e depois dos monopólios/benefícios serem formados, é lá que a "teoria" que vai totalmente contra a aceitação da boa-gestão-que-gera-lucros-foda-se-como toma lugar.

É que você só fica dizendo que é isso e é aquilo, coisa e tal. Eu gostaria de dados concretos que comprovem suas afirmações. A única coisa que eu afirmo que essas empresas hoje são rentáveis, e muito, e já postei o quanto são. Agora eu gostaria de saber o quanto dessa rentabilidade advém de vantagens que como você deu a entender, na verdade são custos.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #31 Online: 23 de Abril de 2013, 18:30:44 »

http://dm.com.br/texto/54434-anfavea-renuncia-fiscal-com-ipi-e-de-r-83-milhoesdia

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,bndes-aposta-r-75-bi-no-friboi,511466,0.htm

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1159926-foxconn-exige-reserva-de-mercado-e-fabrica-de-telas-pode-nao-sair.shtml

http://www.valor.com.br/brasil/2803084/renuncia-fiscal-com-desoneracoes-em-2012-e-2013-soma-r-359-bilhoes
Esses links aí são para quê?

Parece com o que o Donatello falou, o mesmo tipo de ação que vale para o setor privado é nefasto quando aplicado para o público/estatal. Se a empresa pública é eficiente, ajuda nas contas do governo, desenvolve o mercado interno, não importa ela é ruim pelos mesmo fatores que são aplicados a empresas privadas por "n" situações das quais contrariamente não são rechaçadas.  :|
Nenhum deles "vale" para um mas não para outro, eles não valem em nenhuma configuração. Por isso mesmo, quem defende protecionismo Estatal e critica estatais serem garantidas pelo estado é completamente irracional.

É que você só fica dizendo que é isso e é aquilo, coisa e tal. Eu gostaria de dados concretos que comprovem suas afirmações. A única coisa que eu afirmo que essas empresas hoje são rentáveis, e muito, e já postei o quanto são. Agora eu gostaria de saber o quanto dessa rentabilidade advém de vantagens que como você deu a entender, na verdade são custos.
[/quote]
Qualquer monopólio é naturalmente ruim, e a produção pública de bens e serviços não-fundamentais tende à ineficiência por fatores já mencionados no tópico sobre as privatiações.
Indiferente de lucratividade e retorno, o povo se importa com serviços bem prestados e produtos de qualidade. Se as empresas estatais estão fazendo um bom serviço, ótimo, que se mantenham enquanto não forem deficitárias, não sejam monopólios forçados nem sejam garantidas por barreiras à entrada de cocorrentes, caso contrário, que sejam extintas e que a concorrência trate de dar o povo o melhor serviço possível sob a devida regulamentação do Estado.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 23 de Abril de 2013, 20:18:51 »

Este é mais um caso da péssima interferência política do Estado embora traga à tona um assunto essencial, que é a necessidade das reformas no sistema tributário e nas atribuições do Estado.

É impressionante como os estatistas 'esquecem' dos custos inerentes associados às empresas estatais, entre os quais estão a parte com mão-de-obra (aposentadoria integral, previdência complementar paga pela empresa, etc) e sobre o Tesouro Nacional, com o pagamento de juros na emissão de títulos públicos para aporte de capital visando custeio e investimentos.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 24 de Abril de 2013, 05:35:14 »
Quem trabalha em estatal tem aposentadoria integral? Tem certeza?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 24 de Abril de 2013, 07:19:26 »

Sim, para todos os que entraram em estatais antes do ano de 2000. Após, se eu não estiver enganado, ocorreram modificações.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 24 de Abril de 2013, 22:40:00 »

Sim, para todos os que entraram em estatais antes do ano de 2000. Após, se eu não estiver enganado, ocorreram modificações.

Geo, não tenho tanta certeza (ainda que não seja contator), mas...

nformações Gerais Sobre a Carreira Pública nformações Gerais Sobre a Carreira Pública

As contratações do setor público podem ocorrer tanto pelo Regime Estatutário quanto pelo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Este último é obrigatório no caso de As contratações do setor público podem ocorrer tanto pelo Regime Estatutário quanto pelo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Este último é obrigatório no caso de empresas públicas, fundações públicas com personalidade jurídica com personalidade jurídica de direito privado e sociedades de economia mista, como Correios, Fundap e empresas públicas, fundações públicas com personalidade jurídica com personalidade jurídica de direito privado e sociedades de economia mista, como Correios, Fundap e Banco do Brasil. O regime estatutário é próprio da administração pública direta, que também pode encontrar servidores pelo regime celetista. Banco do Brasil. O regime estatutário é próprio da administração pública direta, que também pode encontrar servidores pelo regime celetista.

Regime Estatutário Regime Estatutário Direitos/Deveres: Previstos em lei municipal, estadual ou federal. Características: Estabilidade no emprego; aposentadoria com valor integral do salário (mediante Direitos/Deveres: Previstos em lei municipal, estadual ou federal. Características: Estabilidade no emprego; aposentadoria com valor integral do salário (mediante complementação de aposentadoria), férias, gratificações, licenças e adicionais variáveis de acordo com a legislação específica. Pode aproveitar direitos da CLT. complementação de aposentadoria), férias, gratificações, licenças e adicionais variáveis de acordo com a legislação específica. Pode aproveitar direitos da CLT.

Regime Celetista Regime Celetista Direitos/Deveres: Previstos na Consolidação das Leis do Trabalho. Características: Apesar de não haver estabilidade, as demissões são rara e devem ser justificadas. Os Direitos/Deveres: Previstos na Consolidação das Leis do Trabalho. Características: Apesar de não haver estabilidade, as demissões são rara e devem ser justificadas. Os servidores têm direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), aviso prévio, multas rescisórias, férias, décimo terceiro, vale-transporte e aposentadoria pelo servidores têm direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), aviso prévio, multas rescisórias, férias, décimo terceiro, vale-transporte e aposentadoria pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que respeita um teto de R$ 3.416,54, entre outros. Muitas empresas estatais, como o Banco do Brasil, oferecem fundos de Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que respeita um teto de R$ 3.416,54, entre outros. Muitas empresas estatais, como o Banco do Brasil, oferecem fundos de previdência que garantem ganhos superiores ao teto do INSS. previdência que garantem ganhos superiores ao teto do INSS.

http://www.tudosobreconcursos.com/diferencas-entre-regime-estatutario-e-celetista

Grifos meus. E parece-me que os funcionários de estatais são sempre clt, mesmo antes de 2000. O que houve modificações foi nos estatutários, que são da administração direta, que hoje não se aposentam mais com o salário integral. No caso das estatais, o que complementa suas aposentadorias são os fundos de pensão.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 11 de Janeiro de 2014, 20:15:23 »
Vamos ganhando campeonato atrás de campeonato. Somos agora os primeiros em Pior Aeroporto do Mundo.

Site americano aponta Guarulhos como pior aeroporto do mundo
EFEEFE – 23 horas atrás

Redação Central, 10 jan (EFE).- O aeroporto internacional de Guarulhos, o maior do país, foi considerado o pior aeroporto do mundo de acordo com uma lista divulgada nesta sexta-feira por um site inglês de análise financeira, o Wall St. Cheat Sheet.

Na lista dos dez piores aeroportos do mundo, que o site recomenda serem evitados pelos turistas, estão três americanos, dois europeus, dois asiáticos e dois africanos.

Os critérios analisados foram pontualidade, informação, filas de imigração e espaço físico, entre outros.

Guarulhos ganhou esse "prêmio" por causa, principalmente, da falta de pontualidade dos voos, o serviço de alimentação caro e pelas longas filas da imigração.

Nos EUA, o aeroporto de Chicago ficou em segundo, especialmente devido aos problemas de pontualidade. Os dois aeroportos de Nova York também entraram na lista. John F. Kennedy (3º) por ser considerado o mais feio do mundo, e La Guardia (em 7º) pelo difícil acesso de transporte público.

Na Europa, Paris Beauvais Tille (5º) sofre do mesmo problema, por não possuir metrô que o ligue ao centro da capital francesa e por fechar à noite. E Heathrow (6º), o maior de Londres, por também ser considerado feio.

O aeroporto do Chade, que ficou em 4º lugar, é infestado de insetos, e o de Nairóbi, Jomo Kenyatta (9º), no Quênia, tem metade da capacidade de seu atual fluxo de passageiros, que gira em torno de cinco milhões de passageiros.

Nas Filipinas, o Ninoy (8º) é considerado muito cheio, e as greves de funcionários são bastante comuns. Fechando a lista, o aeroporto internacional do Nepal, Tribhuvan, é sujo, bagunçado e enfrenta muitos problemas climáticos. EFE

01 - Guarulhos (Brasil)
02 - Chicago (EUA)
03 - John F. Kennedy (EUA)
04 - (Chade)
05 - Beauvais Tille (França)
06 - Heathrow (Inglaterra)
07 - La Guardia (EUA)
08 - Ninoy (Filipinas)
09 - Jomo Kenyatta (Quênia)
10 - Tribhuvan (Nepal)

Um comentário bem humorado:
Leocadio  •  22 horas atrás Denunciar abusos

- Então, muda o nome prá "Bagulhos" ...

1 Responder

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 11 de Janeiro de 2014, 21:06:01 »
Peraí, Guarulhos é pior que um aeroporto africano infestado por insetos?

O que tem em Guarulhos? Problemas com pulgas e baratas?

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #38 Online: 11 de Janeiro de 2014, 21:35:27 »
Considerar um aeroporto como um dos piores do mundo apenas por ser feio é de cair o cú da bunda.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 11 de Janeiro de 2014, 21:48:30 »
apenas ser feio?

Primeiro, é horroroso, não é feio. Segundo, é completamente ultrapassado, pequeno, disfuncional, com filas quilométricas, sujo, mal organizado..   Não conheço aeroporto internacional pior.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 11 de Janeiro de 2014, 21:48:44 »
Considerar um aeroporto como um dos piores do mundo apenas por ser feio é de cair o cú da bunda.

Também achei isso uma enorme boiolagem...
"Deus prefere os ateus"

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 11 de Janeiro de 2014, 21:50:09 »
apenas ser feio?

Primeiro, é horroroso, não é feio. Segundo, é completamente ultrapassado, pequeno, disfuncional, com filas quilométricas, sujo, mal organizado..   Não conheço aeroporto internacional pior.

O feioso não é Guarulhos...
"Deus prefere os ateus"

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #42 Online: 11 de Janeiro de 2014, 21:53:59 »
É eu tava falando do John F. Kennedy e do Heathrow citados na reportagem.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #43 Online: 12 de Janeiro de 2014, 15:04:55 »
Não acho o JFK feio, tem uns terminais novos bonitos até. Acho que depende da compania que você está viajando lá, mas ele é meio confuso e antiquado sim. E concordo que o O'Hare é o pior dos EUA, extremamente lotado, longe da cidade, meio confuso, filas enormes de segurança.

Mas nenhum é pior que Guarulhos, concordo.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!