Hoje foram comunicadas as previsões da UE e claro, no caso do Espanha, os dados são até piores do que o governo de Rajoy tinha "predito".
Desculpas pela demora em responder.
Você sabe o motivo?
Vários, mas o principal eu já falei aqui (nas palavras de Krugman):
… the new austerity measures just announced make no sense at all.
…
Parabéns por saber somar.
Você ainda não demonstrou de onde que o governo poderia tirar o dinheiro necessário sem cortes nestas áreas.
Demonstrou? Grande palavra para meu objetivo e, alias o deste fórum.
Sem dúvida devem ser aplicadas medidas para melhorar a gestão pública (licitações, Lei de transparência, taxas, fraude fiscal, economia submersa, melhorias na administração autonómica, corrupção, etc. etc.). Neste sentido muitas pessoas pensam que um dos grandes problemas da Espanha é o seu enorme gasto público. Mas isso não é verdade. Espanha sempre esteve muito por baixo da media europeia, tanto na quantidade de gasto público por habitante como no número de pessoas empregadas por ele. Fora disso, eu não considero que seja imprescindível recortar nesta medida o gasto público e continuo a pensar que existem alternativas.
Krugman e muitos outros defendem a aplicação de políticas mais ou menos keynesianas, com um aumento do estímulo público. Neste sentido caminha tanto o pacto social que estão tentando alcançar os partidos da oposição na Espanha quanto proposta de Hollande e outros líderes europeus.
Um coletivo de economistas e intelectuais que costumo acompanhar é o grupo ATTAC (originariamente francês). Merece a pena conferir suas análises e alternativas. A página do grupo espanhol é
www.attac.es. Desconheço se existem páginas em português o um grupo no Brasil.
Para outro tipo de alternativas pode consultar as propostas de grupos de esquerda espanhola (como IU – Izquierda Unida, etc.).
E sempre existe a possibilidade de sair do euro, como alguns foristas já postaram aqui. Não é uma decisão fácil, mas sempre será melhor que a desgraça atual.
Para mim o momento é perfeito para começar a debater um novo modelo produtivo, focado principalmente na luta contra a desigualdade social e a sustentabilidade ambiental. As mesmas soluções de sempre estão demostrando que não funcionam.
E foi terrívelmente agressiva porque o gradualismo é uma merda que só funciona em curtíssimo prazo. O choque econômicom foi dado justamente porque se fossem esperar as reações do mercado depois das alterações nas polítcas o governo acabaria e o plano não poderia ser impantado.
Você dá como fato que já que esta reforma deve ser feita melhor fazer logo que aos poucos. Mas esta reforma não precisava ser feita! E muito menos desta maneira. Era simplesmente a única ideia que eles admitiam como válida, seja por incapacidade, covardia ou pura ideologia.
Esta mal chamada crise de ser um problema passou a ser a desculpa perfeita para aplicar umas políticas/práticas neoliberais por motivos principalmente ideológicos e não por que fosse a única solução. Durante anos está tentando ser vendida a ideia que este tipo de pensamento político e econômico é a única saída possível e não é verdade.