O preço dos carros no Brasil é alto pelos seguintes fatores, todos contribuindo para isso:
- Impostos
- Custo de Produção
- Margem de Lucro
Os impostos sobre carros no Brasil são de fato altos quando comparados com os de outros países. Isso com certeza encarece o valor final, mas não explica a diferença absurda que se ve em alguns modelos.
Outra coisa que se tem que considerar é o chamado Custo Brasil. Nesse caso, não estamos só comparando salários do Brasil com salários da China, mas sim a produtividade de uma fábrica brasileira quando comparada com uma fábrica de qualquer lugar no mundo. Aqui é mais caro importar máquinas e insumos, transportar mercadorias, cumprir exigências tributárias e vários outros fatores. Mas não é só isso que explica o preço final de um carro.
Há também a margem de lucro das montadoras aqui. Por causa da forte demanda de veículos automotores no Brasil, o brasileiro médio aceita pagar um prêmio razoável sobre um veículo. E devido à baixa competição no mercado, especialmente a restrição a importados, fica fácil para as montadoras cobrarem margens de lucro muito superioras àquelas que elas obteriam em outros lugares do mundo, já que a barreira de entrada é considerável no caso brasileiro.
Enfim, para resolver o problema, o governo deveria baixar impostos, tentar diminuir gargalos de infraestrutura e incentivar a importação. Porém os lobbies das montadoras ameaçam com a diminuição de empregos e investimentos, o que de fato ocorrerá. Como um corte de empregos de algumas dezenas de milhares de pessoas aparece muito mais que uma redução nos preços de alguns pontos percentuais, nenhum governo no mundo preocupado com a opinião pública tomará essas medidas, por mais vantajosas que elas sejam. Logo estamos presos com estes preços no médio prazo, pelo menos.