Quanto a você ter dito que movimentos pró-negro serem compreensíveis como movimentos de auto afirmação de quem se sentiu desprezado e discriminado, digo que o mesmo vale para os brancos... aí estão as quotas raciais nas universidades para mostrar isso!
Você acha que essas cotas em universidades são comparáveis aos problemas que os negros passaram? E ainda passam em alguns lugares? Me desculpe mas não concordo. Sim, sou contra o sistema de cotas raciais, isso é racismo e acho que um processo deveria resolver isso, essa sandice deve ser inconstitucional. Cotas para estudantes de escolas públicas ainda seria um erro mas seria "menos incompreensível". Mas isso não é suficiente para que se diga que brancos foram discriminados e humilhados. Quantas gerações tivemos do fim da escravidão até agora? Há quanto tempo que uma filha de família branca de classe média, pra cima, causaria escândalo se aparecesse com um namorado negro? Quanto tempo tem que uma pessoa família branca de classe média causaria mal estar se tivesse um amigo próximo negro? Há quanto tempo que negros só eram vistos como empregados de atividades de baixo nível? É a isso que me refiro quando falo de reação à humilhação e a discriminação. Ainda está viva uma geração que passou muito por isso e outra que viram seus pais passarem por isso e é por isso que digo que é compreensível, apesar de não concordar. Acho que esses movimentos devem desaparecer naturalmente onde não houver preconceito, a mesma coisa com os movimentos contra o preconceito contra os homossexuais. Não serão umas cotinhas que irão igualar brancos com negros em termos de preconceito e discriminação. Quanto ao site e seu conceito de identidade racial definindo indivíduos, como na parte que citei, não parece ser nenhuma reação a cotas nas universidades.
É aquela velha estória de que "se andar com camisa "100% negro", tudo bem, mas se andar com camisa "100% branco", deve apanhar"... não sei porque um caso "poderia" e o outro caso "não poderia".
Sinceramente, poder pode mas é idiota pois não há nenhum motivo relevante historicamente para isso. É a mesma coisa com os homossexuais, que tem em movimentos mais recentes que lutar contra o preconceito, o caso deles inclusive é uma luta que ainda está acontecendo e deve estar longe de acabar já que bate de frente com os cristãos protestantes que os consideram de doentes a endemoniados.
Concordo que a cor da pele, em si, não é motivo válido de orgulho, mas, como você mesmo disse, esses movimentos são compreensíveis como resposta à desprezo e discriminação, como vêm sofrendo hoje os brancos com relação às quotas nas universidades e com o estereótipo de "opressores por excelência", como se fosse a única cor de pele que oprimiu bastante na História...
Não, os brancos não são os opressores por exelência, são os opressores na história recente da nossa sociedade e fingir não perceber isso não ajuda em nada a diminuir o problema. Como disse acho que os movimentos de orgulho negro devem ser desestimulados sim, eu desestimulo, agora fazer uma inversão, sem nenhum motivo razoável para justificar, só irá alimentar a situação. Que façam camisas contra o sistema de cotas ao invés de ficar jogando lenha em uma fogueira que está se apagando.
Só reafirmando, esse sistema de cotas não se aproxima, nem minimamente, dos problemas pelos quais os negros passaram. Seria uma agressão histórica reduzir a situação dos negros no Brasil, do fim da escravidão até hoje, à ligeira frustração de ter que disputar vagas em universidades com alguns candidatos à mais por não ser negro. Não vamos distorcer a história por causa disso.
Eu sou CONTRA o sistema de cotas por raça, credo, sexo ou classe social.