Autor Tópico: Passem-me suas impressões, por favor  (Lida 4875 vezes)

Poindexter

• Visitante
Passem-me suas impressões, por favor
« Online: 24 de Agosto de 2005, 12:57:29 »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re.: Passem-me suas impressões, por favor
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2005, 13:18:35 »
Não li tudo, estou sem tempo aqui no trabalho....
A idéia é interessante, vamos ver se o conteúdo também é....

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2005, 14:38:38 »
A idéia é civilizada. Vamos observar pra ver que rumo isso toma...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2005, 15:06:24 »
Site idiota, esta é a minha opinião. Sou contra movimento pró-qualquer-raça, apóio movimentos contra preconceitos sejam eles quais forem mas esse tipo de iniciativa é uma pirração tola de desocupados ou coisa muito pior disfaçada. Os movimentos de orgulho negro são compreensíveis historicamente, um movimento de auto afirmação de quem se sentiu desprezado, discriminado. Mas mesmo assim eles não são relevantes além disso, um anestésico para a alma. Movimentos de orgulho branco ou são movimentos irônicos de quem não consegue enxergar a situação em contexto, ou pior, de racistas procurando brechas para voltar à carga tais como zumbis criacionistas voltando de suas covas (epa! fugi do assunto). Não aceito e repudio a afirmação abaixo:
Na existência das diferenças raciais – Acreditamos que a realidade racial é e sempre foi um fator visível, inegável, benéfico e altamente influente no caráter, comportamento, pensamento, e no tipo de civilização e cultura que seus membros podem ter e desenvolver. A identidade racial é algo de suma importância e ninguém, com o mínimo de conhecimento e bom senso necessário, poderá negar que tipo de influência comportamental ela pode representar na identidade de indivíduo ou grupo.

Identidade racial é resquício da cultura que queremos eliminar. Sou mestiço e tenho tanto orgulho de ser negra quanto de ser branco: NENHUM. Tais características não se prestam a ser motivo de orgulho ou vergonha. Eu pessoalmente acho que à questão racial só resta um caminho a ser buscado: que deixe de ser uma questão.

Quanto aos movimentos de orgulho listrados ou com bolinhas. Eu estou me lixando pra cultura africana de parte dos meus ancestrais, assim como estou me lixando pra cultura portuguesa da outra parte.

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2005, 15:33:14 »
Assino em baixo, Marcelo.  :)
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Passem-me suas impressões, por favor
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2005, 15:51:30 »
:+1:
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2005, 16:12:32 »
Uma dúvida que me ocorreu. O site é seu, Poindexter?

Poindexter

• Visitante
Re: Re.: Passem-me suas impressões, por favor
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2005, 16:15:05 »
Citação de: Marcelo Terra
Uma dúvida que me ocorreu. O site é seu, Poindexter?

Não, não é.

Não o vi muito bem, ainda, mas ali já encontrei coisas com que concordo quanto coisas com que não concordo.

Quanto a você ter dito que movimentos pró-negro serem compreensíveis como movimentos de auto afirmação de quem se sentiu desprezado e  discriminado, digo que o mesmo vale para os brancos... aí estão as quotas raciais nas universidades para mostrar isso!

É aquela velha estória de que "se andar com camisa "100% negro", tudo bem, mas se andar com camisa "100% branco", deve apanhar"... não sei porque um caso "poderia" e o outro caso "não poderia".

Concordo que a cor da pele, em si, não é motivo válido de orgulho, mas, como você mesmo disse, esses movimentos são compreensíveis como resposta à desprezo e discriminação, como vêm sofrendo hoje os brancos com relação às quotas nas universidades e com o estereótipo de "opressores por excelência", como se fosse a única cor de pele que oprimiu bastante na História...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2005, 17:36:38 »
Citação de: Poindexter
Quanto a você ter dito que movimentos pró-negro serem compreensíveis como movimentos de auto afirmação de quem se sentiu desprezado e  discriminado, digo que o mesmo vale para os brancos... aí estão as quotas raciais nas universidades para mostrar isso!

É aquela velha estória de que "se andar com camisa "100% negro", tudo bem, mas se andar com camisa "100% branco", deve apanhar"... não sei porque um caso "poderia" e o outro caso "não poderia".

Concordo que a cor da pele, em si, não é motivo válido de orgulho, mas, como você mesmo disse, esses movimentos são compreensíveis como resposta à desprezo e discriminação, como vêm sofrendo hoje os brancos com relação às quotas nas universidades e com o estereótipo de "opressores por excelência", como se fosse a única cor de pele que oprimiu bastante na História...

Assino em baixo...

Atheist

• Visitante
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2005, 17:53:57 »
E como se comprovar que é 100% branco? Qual o argumento para a validade de "raça" em humanos atuais?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2005, 18:07:32 »

Mas isso não é tu quoque?  :P

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2005, 18:19:09 »
Citação de: Atheist
E como se comprovar que é 100% branco? Qual o argumento para a validade de "raça" em humanos atuais?

Nem tem como se ser 100% branco se os brancos descendem de negros.... e negro 100% negro só lá na África mesmo, e olhe lá...

Uma citação do livro "genes, povos e línguas":

"Estudos com marcadores genéticos indicam miscigenação média de 30% de ["genes de", eu acho*] brancos na população negra (as freqüências variam entre cerca de 50% no Norte e 10% no Sul dos Estados Unidos).
Durante os três séculos em que negros e brancos conviveram nesse país, 5% de genes de brancos teriam de entrar na população negra a cada geração para atingir a média geral atual de 30%".

Acho que no Brasil deve ser maior, não?

*não estou com o livro aqui, copiei a citação de outra parte desse forum, e posso ter copiado errado da primeira vez....

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2005, 20:46:19 »
Sou a favor do equilíbrio. Se a sociedade aceita e encoraja os negros e os índios a se organizarem a fim de buscar vantagens para os de sua etnia ( o que já está errado ), acho saudável que as demais etnias se organizem para que não sejam prejudicadas.

E não é um erro para consertar outro, é um modo civilizado e pacífico de equilibrar a balança.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2005, 20:48:33 »
Citação de: Atheist

Para a nossa legislação, é caucasiano quem se achar caucasiano, negro quem se achar negro e por aí vai... você pode ser bem claro e ter traços caucasianos e mesmo assim invocar uma tia-avó mulata pra pleitear vaga em cota para negros...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2005, 21:51:32 »
acho que, mesmo se eu fosse negro, não teria coragem de usar o sistema de cotas...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

ukrainian

• Visitante
« Resposta #15 Online: 24 de Agosto de 2005, 21:55:59 »
vai irritar os "politicamente corretos"...

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
« Resposta #16 Online: 24 de Agosto de 2005, 21:56:48 »
Sabe o que eu acho...
Que Marcelo Terra está certo, não se deve denominar "raça", a cor é apenas uma questão que só deve ser levada em consideração, quem sabe, na estética, ou nem isso, não existe raça, tirem isso de vossas cabeças, somos iguais em realação a isso, acabou...
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #17 Online: 24 de Agosto de 2005, 22:19:23 »
Citação de: Jasig Aurumalfa
Sabe o que eu acho...
Que Marcelo Terra está certo, não se deve denominar "raça", a cor é apenas uma questão que só deve ser levada em consideração, quem sabe, na estética, ou nem isso, não existe raça, tirem isso de vossas cabeças, somos iguais em realação a isso, acabou...

Todas as etnias são iguais mesmo ?

ukrainian

• Visitante
« Resposta #18 Online: 24 de Agosto de 2005, 22:20:35 »
Citação de: Marcelo Terra
Os movimentos de orgulho negro são compreensíveis historicamente, um movimento de auto afirmação de quem se sentiu desprezado, discriminado.

Engraçado, o povo japonês a menos de 60 anos atrás também fora desprezado, discriminado, massacrado, viu suas cidades serem devastadas por massivos bombardeios incendiários estadunidenses, por 2 bombas atômicas, e mesmo assim não vejo nenhum deles andando com camisetas "100% japonês" por aí. Muito menos precisando de cotas para entrarem nas Universidades. Estes batalharam e hoje seu país é uma das maiores (senão a maior) potências tecnológicas do mundo. Não houve necessidade de se fazerem de "coitadinhos", nem de procurar por auto-afirmação, pois sempre souberam que são capazes.

Vejo nesses movimentos de "auto afirmação" racial o maior empecilho para o fim do racismo no Brasil, pois ao invés de promoverem o fim das diferenças, promovem a afirmação destas. Ora, julgam a capacidade de uma pessoa pela história de sua etnia? Isso sim que é racismo dos brabos.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #19 Online: 24 de Agosto de 2005, 22:26:48 »
Eu já acho que a própria noção histórica que justifica o sistema de cotas está errada. São poucos os negros descendentes de africanos e não miscigenados no Brasil. Os mestiços ( que se auto-intitulam negros ) são descendentes dos escravos E dos escravizadores. Assim, se "receberam" historicamente os danos da escravidão, também receberam a culpa por isso.

Minha família, que veio ao Brasil depois dessa época, não tem nada a ver com isso.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Agosto de 2005, 22:39:12 »
Citação de: Stéfano

Minha família, que veio ao Brasil depois dessa época, não tem nada a ver com isso.

pra falar a verdade, tem sim. é o que dizem os professores de história e geografia  :P
a partir de 1850, com a lei euzébio de queiróz e o tráfico negreiro oficialmente proibido, começou um branqueamento da população. alemães, portugueses, italianos, etc.... a história já é manjada. mas a questão é que os negros foram então discriminados e excluídos do mercado de trabalho.. já que eram deixados de lado perantes os brancos... então saíram da escravidão sem ter o que fazer ou onde morar.

então seu ancestral (assim como o meu) é culpado por ter vindo pra roubar os empregos dos negros...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #21 Online: 24 de Agosto de 2005, 23:07:27 »
Citação de: tóim
então seu ancestral (assim como o meu) é culpado por ter vindo pra roubar os empregos dos negros...

Não faz sentido se considerarmos que essa onde de imigração européia levou ao crescimento econômico e criação de empregos que não existiam.

Seguindo o mesmo raciocínio, deveríamos limitar o acesso aos descendentes de orientais nas faculdades públicas, pois eles tiraram vagas de membros de outras etnias, incluindo aí brancos e negros.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Agosto de 2005, 23:24:12 »
Eu acho que os culpados mesmo foram as tribos africanas que capturaram pessoas de tribos inimigas e venderam como escravos. Os descendentes desses é que tinham que pagar...  :roll:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Agosto de 2005, 23:32:17 »
Citação de: Stéfano
Citação de: tóim

Não faz sentido se considerarmos que essa onde de imigração européia levou ao crescimento econômico e criação de empregos que não existiam.

Seguindo o mesmo raciocínio, deveríamos limitar o acesso aos descendentes de orientais nas faculdades públicas, pois eles tiraram vagas de membros de outras etnias, incluindo aí brancos e negros.

concordo...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 25 de Agosto de 2005, 11:10:48 »

Você acha que essas cotas em universidades são comparáveis aos problemas que os negros passaram? E ainda passam em alguns lugares? Me desculpe mas não concordo. Sim, sou contra o sistema de cotas raciais, isso é racismo e acho que um processo deveria resolver isso, essa sandice deve ser inconstitucional. Cotas para estudantes de escolas públicas ainda seria um erro mas seria "menos incompreensível". Mas isso não é suficiente para que se diga que brancos foram discriminados e humilhados. Quantas gerações tivemos do fim da escravidão até agora? Há quanto tempo que uma filha de família branca de classe média, pra cima, causaria escândalo se aparecesse com um namorado negro? Quanto tempo tem que uma pessoa família branca de classe média causaria mal estar se tivesse um amigo próximo negro? Há quanto tempo que negros só eram vistos como empregados de atividades de baixo nível? É a isso que me refiro quando falo de reação à humilhação e a discriminação. Ainda está viva uma geração que passou muito por isso e outra que viram seus pais passarem por isso e é por isso que digo que é compreensível, apesar de não concordar. Acho que esses movimentos devem desaparecer naturalmente onde não houver preconceito, a mesma coisa com os movimentos contra o preconceito contra os homossexuais. Não serão umas cotinhas que irão igualar brancos com negros em termos de preconceito e discriminação. Quanto ao site e seu conceito de identidade racial definindo indivíduos, como na parte que citei, não parece ser nenhuma reação a cotas nas universidades.

Sinceramente, poder pode mas é idiota pois não há nenhum motivo relevante historicamente para isso. É a mesma coisa com os homossexuais, que tem em movimentos mais recentes que lutar contra o preconceito, o caso deles inclusive é uma luta que ainda está acontecendo e deve estar longe de acabar já que bate de frente com os cristãos protestantes que os consideram de doentes a endemoniados.

Não, os brancos não são os opressores por exelência, são os opressores na história recente da nossa sociedade e fingir não perceber isso não ajuda em nada a diminuir o problema. Como disse acho que os movimentos de orgulho negro devem ser desestimulados sim, eu desestimulo, agora fazer uma inversão, sem nenhum motivo razoável para justificar, só irá alimentar a situação. Que façam camisas contra o sistema de cotas ao invés de ficar jogando lenha em uma fogueira que está se apagando.

Só reafirmando, esse sistema de cotas não se aproxima, nem minimamente, dos problemas pelos quais os negros passaram. Seria uma agressão histórica reduzir a situação dos negros no Brasil, do fim da escravidão até hoje, à ligeira frustração de ter que disputar vagas em universidades com alguns candidatos à mais por não ser negro. Não vamos distorcer a história por causa disso.

Eu sou CONTRA o sistema de cotas por raça, credo, sexo ou classe social.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!