Autor Tópico: Passem-me suas impressões, por favor  (Lida 4876 vezes)

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
Em que ponto...
« Resposta #25 Online: 25 de Agosto de 2005, 20:17:50 »
Citação de: Stéfano
Citação de: Jasig Aurumalfa
Sabe o que eu acho...
Que Marcelo Terra está certo, não se deve denominar "raça", a cor é apenas uma questão que só deve ser levada em consideração, quem sabe, na estética, ou nem isso, não existe raça, tirem isso de vossas cabeças, somos iguais em realação a isso, acabou...

Todas as etnias são iguais mesmo ?

São de um modo em que nenhuma se superiora a outra...
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Poindexter

• Visitante
Re: Re.: Passem-me suas impressões, por favor
« Resposta #26 Online: 26 de Agosto de 2005, 09:15:32 »
Citação de: Marcelo Terra

Você acha que essas cotas em universidades são comparáveis aos problemas que os negros passaram?

São. São atitudes discriminatórias do mesmo jeito.

Sim, sou contra o sistema de cotas raciais, isso é racismo e acho que um processo deveria resolver isso, essa sandice deve ser inconstitucional. Cotas para estudantes de escolas públicas ainda seria um erro mas seria "menos incompreensível".

Concordamos nisto. :tintin:

Mas isso não é suficiente para que se diga que brancos foram discriminados e humilhados.

É, sim.

Quantas gerações tivemos do fim da escravidão até agora? Há quanto tempo que uma filha de família branca de classe média, pra cima, causaria escândalo se aparecesse com um namorado negro? Quanto tempo tem que uma pessoa família branca de classe média causaria mal estar se tivesse um amigo próximo negro? Há quanto tempo que negros só eram vistos como empregados de atividades de baixo nível? É a isso que me refiro quando falo de reação à humilhação e a discriminação.

De qualquer forma, eu não participei destes atos discriminatórios, mas estou vendo estas quotas, que contam com o beneplácito do Estado! Se não me engano, há mais de 100 anos o Estado já não fazia distinção de cor de pele!

Ainda está viva uma geração que passou muito por isso e outra que viram seus pais passarem por isso e é por isso que digo que é compreensível, apesar de não concordar. Acho que esses movimentos devem desaparecer naturalmente onde não houver preconceito, a mesma coisa com os movimentos contra o preconceito contra os homossexuais. Não serão umas cotinhas que irão igualar brancos com negros em termos de preconceito e discriminação. Quanto ao site e seu conceito de identidade racial definindo indivíduos, como na parte que citei, não parece ser nenhuma reação a cotas nas universidades.

Há notícias lá falando sobre as quotas. Ontem, ao menos, havia uma matéria ínformando sobre a implantação dessas quotas no Pará.

Sinceramente, poder pode mas é idiota pois não há nenhum motivo relevante historicamente para isso.

Considero que as quotas são extremamente relevantes, ainda mais sendo o próprio Estado o promotor delas, depois de, se não me engano, de mais de 100 anos sem fazer distinção de cor de pele!

É a mesma coisa com os homossexuais, que tem em movimentos mais recentes que lutar contra o preconceito, o caso deles inclusive é uma luta que ainda está acontecendo e deve estar longe de acabar já que bate de frente com os cristãos protestantes que os consideram de doentes a endemoniados.

Os homossexuais são discriminados pelo Estado. Os negros, se não me engano há mais de 100 anos não são.

Não, os brancos não são os opressores por exelência, são os opressores na história recente da nossa sociedade e fingir não perceber isso não ajuda em nada a diminuir o problema. Como disse acho que os movimentos de orgulho negro devem ser desestimulados sim, eu desestimulo, agora fazer uma inversão, sem nenhum motivo razoável para justificar, só irá alimentar a situação. Que façam camisas contra o sistema de cotas ao invés de ficar jogando lenha em uma fogueira que está se apagando.

Talvez a forma do pessoal desse site seja mais eficiente na medida em que eles possam se vestir com o rótulo de "excluídos"...

De qualquer forma, concordo que "o correto" seria apenas lutar contra as quotas...

Só reafirmando, esse sistema de cotas não se aproxima, nem minimamente, dos problemas pelos quais os negros passaram. Seria uma agressão histórica reduzir a situação dos negros no Brasil, do fim da escravidão até hoje, à ligeira frustração de ter que disputar vagas em universidades com alguns candidatos à mais por não ser negro. Não vamos distorcer a história por causa disso.

De qualquer forma, eu não tenho nada a ver com essa dscriminação. Além do mais, não tem aquela estória de que praticamente todo mundo tem "sangue de todo tipo"?

Eu sou CONTRA o sistema de cotas por raça, credo, sexo ou classe social.

:clap:

Offline Taleb

• Nível 20
  • *

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re.: Passem-me suas impressões, por favor
« Resposta #28 Online: 26 de Agosto de 2005, 10:32:29 »
Os homossexuais são discriminados pelo Estado. Os negros, se não me engano há mais de 100 anos não são.

O Estado pode até não ter discriminado mas a sociedade discriminou e ainda há algum preconceito.

Poindexter, me desculpe mas quanto a alguém achar que essa questão específica das cotas e apenas ela seria equivalente, em qualquer proporção, ao que os negros passaram eu me recuso a continuar o assunto. Quoto a mim mesmo:
Seria uma agressão histórica reduzir a situação dos negros no Brasil, do fim da escravidão até hoje, à ligeira frustração de ter que disputar vagas em universidades com alguns candidatos à mais por não ser negro.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #29 Online: 26 de Agosto de 2005, 10:40:44 »
Discriminação é discriminação. Além disso, eu não tenho culpa nenhuma de ter havido escravidão no Brasil até 1888 ou de negros terem capturado negros na África para vendê-los aos portugueses. Por quê se descontar em mim coisas das quais eu não tenho nada a ver?

Como branco, estou sofrendo discriminação por este sistema de quotas para negros. Adiantaria alguma coisa para mim "ser contrabalançado" por alguma quota para brancos implantada cem anos depois de minha morte? Para mim não adianta nada!

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #30 Online: 26 de Agosto de 2005, 11:01:17 »
Rancaram o site do ar já? :?

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #31 Online: 26 de Agosto de 2005, 11:08:59 »
Citação de: Poindexter
Discriminação é discriminação.

Coisa alguma. Existem diversos graus de humilhação pelos quais se podem passar. Estar com meias de cores diferentes não é tão humilhante quanto estar com os fundos das calças rasgados. E como eu disse, querer IGUALAR é uma agressão histórica que apenas daria mais força para os movimentos seja-lá-como-se-chamem negros, ao colocar os fatos na balança.

Além disso, eu não tenho culpa nenhuma de ter havido escravidão no Brasil até 1888 ou de negros terem capturado negros na África para vendê-los aos portugueses.

Distorções históricas não são compensadas no nível individual, você não seria tão ingênuo a ponto de sugerir isso. O problema no caso em questão é que isso não é uma correção de uma distorção social. Se tivesse sido feito nas primeiras décadas do século passado teria sido uma iniciativa genial, fantástica, para ajudar a colocar os negros em condições de igualdade com os brancos na sociedade. Agora é TARDE DEMAIS, a maior parte do trabalho de colocar negros, e mestiços, em condições de igualdade social já foi feito. Eles, ou deveria dizer nós, já ocupam posições em todos os níveis de cientistas a juízes, engenheiros a atores, e dificilmente encontramos casos em que alguém seja preterido pela cor da pele, pelo menos nos meios em que vivi que são urbanos. Talvez reste alguma coisa a fazer, mas é algo que o tempo resolve facilmente.

Por quê se descontar em mim coisas das quais eu não tenho nada a ver?

Não se trata de indivíduos como já disse acima.

Como branco, estou sofrendo discriminação por este sistema de quotas para negros.

E aí, está gostando? hehehe

Adiantaria alguma coisa para mim "ser contrabalançado" por alguma quota para brancos implantada cem anos depois de minha morte? Para mim não adianta nada!

Como já disse, não se trata de indivíduos. Você acha errado que uma sociedade ou grupo de pessoas compense outra por erros do passado só por que os indivíduos não são os mesmos? O problema é que não se trata mais disso, o tempo de compensação já passou, já era, é tarde demais.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #32 Online: 26 de Agosto de 2005, 11:09:36 »
Citação de: OldSkull
Rancaram o site do ar já? :?

Tomara que sim.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #33 Online: 26 de Agosto de 2005, 11:13:19 »
This site was deactivated due to its content...
hosted by BOBOS.ca - Free Web Hosting !!!

Ainda bem.

Na existência das diferenças raciais – Acreditamos que a realidade racial é e sempre foi um fator visível, inegável, benéfico e altamente influente no caráter, comportamento, pensamento, e no tipo de civilização e cultura que seus membros podem ter e desenvolver. A identidade racial é algo de suma importância e ninguém, com o mínimo de conhecimento e bom senso necessário, poderá negar que tipo de influência comportamental ela pode representar na identidade de indivíduo ou grupo.

Pra mim as idéias acima e outras expostas no site não passavam de racismo disfarçado.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #34 Online: 26 de Agosto de 2005, 11:44:19 »
Impressionante exemplo de racismo anti-branco!

Os brancos estão sendo discriminados!

Por quê não se tira do ar páginas "pró-negros" e se tira páginas "pró-branco"?

O branco se vê prejudicado na questão das quotas, não pode ter site pró-branco enquanto negros podem ter sites pró-negros...

Olha o racismo aí, gente!

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #35 Online: 26 de Agosto de 2005, 11:48:55 »
Poindexter, não é apenas um site pró-branco, é um site que defende que existem diferenças raciais. Uma tática de evitar adjetivos ofensivos afirmando "apenas" que existem diferenças entre grupos de "raças" diversas, veja o meu quote. Vai carnavalizar a situação?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #36 Online: 26 de Agosto de 2005, 12:40:20 »
Poindexter, não é apenas um site pró-branco, é um site que defende que existem diferenças raciais. Uma tática de evitar adjetivos ofensivos afirmando "apenas" que existem diferenças entre grupos de "raças" diversas, veja o meu quote. Vai carnavalizar a situação?

Quanto à brancos irem melhor em corridas rápidas, negros irem melhor em corridas de fundo e esportes como o boxe e asiáticos irem melhor em jogos como ping-pong e irem pior em corridas de automóvel, você concorda?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #37 Online: 26 de Agosto de 2005, 12:50:24 »
Quanto à brancos irem melhor em corridas rápidas,

Você está falando de velocistas? Não acompanho o esporte mas todos que consigo me lembrar são negros.

negros irem melhor em corridas de fundo

Também não acompanho, mas não são só os quenianos que se destacam?

e esportes como o boxe

Espere, aí, tem uma coisa faltando... Ah, sim. Qual é a proporção de brancos e negros que praticam cada um desses esportes que você está citando?

[quotes]e asiáticos irem melhor em jogos como ping-pong[/quote]

Isso é devido a um fator racial ou cultural? Tem evidências?

e irem pior em corridas de automóvel, você concorda?

Não, apenas não tem tradição na modalidade.

A superioridade das ginastas de países do bloco comunista no passado era devido a fatores raciais? Você está considerando todos os fatores nessa sua especulação? Bem, não parece...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 26 de Agosto de 2005, 13:15:06 »

Quanto à brancos irem melhor em corridas rápidas, negros irem melhor em corridas de fundo e esportes como o boxe e asiáticos irem melhor em jogos como ping-pong e irem pior em corridas de automóvel, você concorda?

Eu não vi o que o site defendia, mas já vi sites que suspeito serem do tipo, defendem a manutenção das raças, não-miscigenação, e orgulho das próprias raças, sem necessariamente falar mal das outras.

O problema é que muitas das coisas a que eles dão "mérito racial" não tem realmente. Há sim, diferenças raciais, mas não são geralmente as que eles queriam que fossem, como os brancos terem fundado as civilizações clássicas, terem um monte de grandes gênios, etc. Nada disso deve-se ao baixo melanismo ou qualquer outra característica de raças brancas, que nem são uma só, "arianos", como costuma ser colocado. Arianos, na verdade, mal são o que se considera brancos, era um povo lá da região do Afeganistão e arredores.

Quanto a essa questão dos esportes, podem haver respostas tanto biológicas quanto culturais. As respostas biológicas não são necessariamente raciais, e nem necessariamente genéticas. Apesar de haverem genes típicos de determinadas raças, a maior parte dos genes varia mais dentro das raças do que entre elas. Além disso, diferenças bastante significativas para os esportes (ou para outras coisas diversas) podem ocorrer sem determinância genética "forte", mas ser praticamente apenas resultado do desenvolvimento.
Por exemplo:

http://pharyngula.org/index/weblog/comments/two_legged_goats_and_developmental_variation/

Essas são ramificações comuns da aorta em humanos; não se sabe se afetam significativamente as nossas vidas, mas também acho que isso mal é estudado, já que só se vem a saber como é a aorta de uma pessoa se ela por algum motivo vai parar na mesa de cirurgia.

Há realmente alguns fatores genéticos/morfológicos ligados às raças que podem ser um pouco vantajosos ou desvantajosos em determinados esportes, mas acho que exceto nos casos de corridas, me parece muito mais provável que as causas sejam de tradição nesses esportes. Acho que dizer que os asiáticos são melhores em ping-pong por genes é mais o menos como dizer que os brasileiros são bons em futebol e ruins em baseball por causa de genes.

Para poder se defender algo assim mesmo, teria que se ter números iguais de pessoas de diferentes raças entrando nessas modalidades, tendo treinamentos e demais condições de vida desprezivelmente diferentes. Eu acho que não é o que ocorre, acho que mais negros acabam entrando no boxe, então a é maior a probabilidade dos melhores boxeadores serem negros. Mais ou menos como pessoas de cabelo longo tem maior probabilidade de serem mais baixas: já que são na maioria mulheres, que são, por outras razões que nada tem a ver com o tamanho do cabelo, geralmente mais baixas.

Outra coisa, os melhores boxeadores nem são simplesmente "negros", porque há várias raças negras. As maiores diferenças raciais existentes são entre as raças negras. Assim fica bem mais difícil analisar que raças seriam melhores em quais esportes, dizer que "negros" são melhores nisso ou naquilo pode estar se falando de um monte de raças, o que acaba sendo até contrário a intenção da afirmação, de que a vantagem seria conferida por alguma característica racial.

Eu já ouvi cogitarem explicações genéticas (não necessariamente raciais) para diferenças em modalidades de corridas, essas são acho que as mais simples de se comprovar (também acho que são as mais prováveis de existirem, em alguns casos), mas ainda pode ser em muitos casos apenas aclimatação.

Já se estivesse defendendo a existência dessas diferenças apenas de forma cultural, aí tudo bem, nem tem o que discutir. Mas não sei se faz sentido colocar como diferenças raciais (termo biológico) as difernças étnicas (culturais).

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: Em que ponto...
« Resposta #39 Online: 26 de Agosto de 2005, 13:43:49 »
Sabe o que eu acho...
Que Marcelo Terra está certo, não se deve denominar "raça", a cor é apenas uma questão que só deve ser levada em consideração, quem sabe, na estética, ou nem isso, não existe raça, tirem isso de vossas cabeças, somos iguais em realação a isso, acabou...

Todas as etnias são iguais mesmo ?

São de um modo em que nenhuma se superiora a outra...

São todas iguais em todos os sentidos ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #40 Online: 26 de Agosto de 2005, 13:51:58 »
As etnias tem diferenças entre si sim. Negros são melhores corredores pela sua estrutura muscular e por isso mesmo são péssimos nadadores ( alguém aí tem visto nadadores negros ? ). Há uma corrente na medicina aonde se observa diferenças de doenças dependendo da etnia e recentemente foi lançad o o primeiro remédio para hipertensão "para negros". Ignorar a realidade e insistir num dogma ( todas as etnias são iguais sob a pele ) por motivos morais é estranho numa comunidade de céticos.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Poindexter

• Visitante
« Resposta #41 Online: 26 de Agosto de 2005, 14:00:43 »
As etnias tem diferenças entre si sim. Negros são melhores corredores pela sua estrutura muscular e por isso mesmo são péssimos nadadores ( alguém aí tem visto nadadores negros ? ). Há uma corrente na medicina aonde se observa diferenças de doenças dependendo da etnia e recentemente foi lançad o o primeiro remédio para hipertensão "para negros". Ignorar a realidade e insistir num dogma ( todas as etnias são iguais sob a pele ) por motivos morais é estranho numa comunidade de céticos.

Caem, portanto, as justificativas para o tratamento desigual sofrido pelo site pró-branco com relação aos sites "pró-negro", evidenciando-se assim racismo anti-branco.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #42 Online: 26 de Agosto de 2005, 14:06:28 »
Concordo novamente..
Não que seja comparável a quantidade, mas HÁ sim preconceito contra brancos nadefesa do anti-preconceito contra negros. É bem o q falaram mesmo, se vc é negro vc pode sair por aí com uma camiseta que afirme isso, se é branco vai dar merda com certeza. Essa sociedade é toda errada mesmo..
Mas sei lá, acho melhor que seja assim do que igual certo lugares nos EUA por ex, onde o racismo de ambas as partes é tão grande que certos lugares de negros não podem ser frequentados por brancos de maneira nenhuma e vice-versa.

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 26 de Agosto de 2005, 14:07:00 »
Caem, portanto, as justificativas para o tratamento desigual sofrido pelo site pró-branco com relação aos sites "pró-negro", evidenciando-se assim racismo anti-branco.

Ah tá, então se "negros" (há mais de um tipo de negros, e há mais diferenças entre raças negras do que entre uma raça negra e uma branca) tem, digamos, maior incidência de câncer no pulmão, então a humanidade deve à "raça branca" (como se houvesse uma só) por suas fantásticas realizações, levando o progresso e a civilização à humanidade, algo que eles tem que se orgulhar, os da raça branca, a única.

Há também afirmações racistas equivalentes vindas de negros, e provavelmente há maior tolerância quanto a essas, mas um erro nào justifica o outro. É esses sites que deviam ser combatidos também, em vez de se permitir o racismo dos "dois" lados.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 26 de Agosto de 2005, 14:11:18 »

Isso vale para todos os "negros", do norte ao sul da África, e para os aborígenes australianos, de descendência asiática?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #45 Online: 26 de Agosto de 2005, 14:32:47 »

Não são fatores diferentes que existem em um mesmo grupo de pessoas? Todos os negros tem essa mesma estrutura? Se brancos são bons nadadores e negros bons corredores um mestiço de ambos ficaria na média e seria ruim em tudo? Ou alguns podem ter apenas algumas características podendo uns ser bons nadadores e outros bons corredores? Aceitar essas diferenças como intrínsecas, inerentes ao conceito duvidoso, por ser arbitrário, de raça não seria estranho em uma comunidade de céticos? Essas diferenças de doenças existem apenas entre grandes grupos étnicos (brancos, negros e amarelos) ou existem também dentro desses grandes grupos? Deveríamos criar mais raças?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #46 Online: 26 de Agosto de 2005, 14:36:26 »

A solução é simples: peça o fechamento de sites pró-negro. Você constatou que é uma iniciativa racista, eu concordo, então lute contra ela ao invés de propor que, já que movimentos que deveriam apenas lutar contra a discriminação estão na verdade fomentando uma discriminação contrária, então os brancos também teriam direitos de iniciar movimentos discriminatórios. Você pode estar percebendo o problema certo mas está propondo a solução errada.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #47 Online: 26 de Agosto de 2005, 14:48:46 »
Concordo novamente..
Não que seja comparável a quantidade, mas HÁ sim preconceito contra brancos nadefesa do anti-preconceito contra negros. É bem o q falaram mesmo, se vc é negro vc pode sair por aí com uma camiseta que afirme isso, se é branco vai dar merda com certeza. Essa sociedade é toda errada mesmo..

Já falei sobre isso. É uma movimento de reação contra o preconceito e a discriminação. Negros vestem camisas declarando orgulho de ser negro em uma resposta a movimentos discriminatórios, QUE AINDA EXISTEM EM MUITOS LUGARES, que os classificavam como inferiores. É compreensível apesar de ser desnecessário em muitos lugares. Brancos não precisam se afirmar pois não foram considerados com desprezo, nem humilhados, nem considerados inferiores ou mal vistos. Em muitos lugares, principalmente urbanos, o pior já passou e eu ACHO que é uma questão de tempo para varrer os resquícios (o que quer dizer, esperar os racistas que restam morrerem já que ninguém vai mudar suas cabeças na marra). Não há justificativa para um movimento que declare orgulho de ser branco, assim como não há para um movimento que declare orgulho de ser hetero. Movimentos assim serão vistos como racistas disfarçados e não sem razão. Acho que a história é muito recente, tão recente que ainda não terminou, para alguns fingirem não compreender a situação no contexto.

Mas sei lá, acho melhor que seja assim do que igual certo lugares nos EUA por ex, onde o racismo de ambas as partes é tão grande que certos lugares de negros não podem ser frequentados por brancos de maneira nenhuma e vice-versa.

Sim. Acho que a situação nos EUA ainda é pior que no Brasil, na verdade acho que sempre foi , talvez devido ao fato de que o grau de miscigenação seja maior aqui.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #48 Online: 26 de Agosto de 2005, 14:49:34 »
Citação de: Danniel

Isso vale para todos os "negros", do norte ao sul da África, e para os aborígenes australianos, de descendência asiática?

Lógico que não, são para os negros dos EUA, cuja maioria pertence a etnias negras restritas. Mas você concorda que são etnias diferentes ou não ?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #49 Online: 26 de Agosto de 2005, 14:52:13 »
Lógico que não, são para os negros dos EUA, cuja maioria pertence a etnias negras restritas. Mas você concorda que são etnias diferentes ou não ?

Ora, então não estamos sendo suficientemente racistas. Vamos detalhar esse racismo e dividir cada grande grupo étnico para sermos mais específicos em discriminar indivíduos por sua etnia. Mas... e o que fazemos com os mestiços?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!