Autor Tópico: Os pseudo-religiosos  (Lida 2101 vezes)

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
Os pseudo-religiosos
« Online: 22 de Maio de 2013, 00:09:43 »
Citação de:  O Price é lindão
Moça: "Você tem religião?"
Price: "Sou ateu, e você."
Moça: "Ah, eu sou evangélica, vou ao culto todo sábado."
Pensamento do Price: "Mesmo assim veste como uma vagabunda, que delícia de religião."

Hoje, tendo a "primeira conversa" com uma moça me veio a questão: "estão as religiões se liberalizando ou os religiosos perdendo a religiosidade?"

A cada dia notamos mais e mais igrejas sendo criadas e subdivididas, todo o povo que nelas entra e segue os ensinamentos adquire novas concepções da sociedade e molda o seu dia-a-dia, de modo que a quantidade de pessoas que se declara "evangélica" vem aumentando nos censos.
Embora isso ocorra, é inevitável notar a quandidade de religiosos que sequer aparentam aquela concepção antiga de "santo", de sujeito temente a deus e à sua justiça; tenhamos por exemplo os(as) cantores(as) de funk gospel ou as mais notavelmente cantoras que clamam por deus nos mesmos shows que balançam o rabo (as de axé, geralmente).

O que vocês acham que está acontecendo, as igrejas estão modificando seus critérios, exigindo menos dos fieis, ou os fieis estão desconsiderando as concepções originais e consideram-se religiosos mesmo sendo desprendidos dos conceitos das religiões?
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Os pseudo-religiosos
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2013, 00:20:36 »
Eu tive um papo parecido um tempo atrás. Uma moça vestida bem sensualmente, bebendo, que eu ja sei que deu pra uns 5 conhecidos, pregando contra o casamento gay porque vai contra a familia e contra os ensinamentos de Jesus.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2013, 01:08:08 »
[ V ] Crescei-vos e multiplicai-vos
[ x ] Sejais vós um bando de sodomitas

Não fornicarás, não julgue, case virgem ou será apedrejada.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2013, 01:38:38 »
Igreja sempre foi local de azaração, a paquera corre solta e o que menos importa é a religião, que serve apenas como pretexto para estar lá. Tem uma igreja católica aqui na minha cidade que é famosa como local de paquera e tem o mesmo perfil de público de um bar da moda no melhor estilo ecumênico, com pessoas vestidas como se estivessem numa balada.

Faça o teste. Entre numa igreja católica ou evangélica como se estivesse indo à caça, garanto que você vai se dar bem.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2013, 03:05:04 »
Eu cresci inserido no contexto social de uma igreja considerada rígida, e acompanho de perto (de dentro, inclusive) que há uma mudança de mentalidade quanto a diversas questões que antes eram consideradas tabus.

O que vocês acham que está acontecendo, as igrejas estão modificando seus critérios, exigindo menos dos fieis, ou os fieis estão desconsiderando as concepções originais e consideram-se religiosos mesmo sendo desprendidos dos conceitos das religiões?

Acho que as duas alternativas são complementares. A igreja é composta por seus fieis, e todo o corpo ministerial constituído é muitas vezes escolhido dentre os próprios fieis (especificamente nas igrejas evangélicas). Assim, a mudança de pessoas é inevitavelmente acompanhada da mudança de pensamento.
Isso falando de igrejas mais tradicionais, como as fundadas até o meio do século passado, quando ainda não havia começado esse aumento exponencial no número de igrejas. Como as pessoas, principalmente jovens, estão cada vez menos isoladas umas das outras e como não é mais possível viver sem esbarrar em diversos dilemas que requerem decisões a serem tomadas, está ocorrendo uma mudança "de baixo para cima".

Para exemplificar: na geração dos meus avós, no meio rural em que foram criados, havia a regra rígida (e religiosa) de que mulheres não usavam calças, apenas saias, vestidos ou similares. E isso não era questionado, porque minha avó, por exemplo, nunca deve ter achado necessário usar uma calça. Durante boa parte de sua vida, não deve ter sequer visto uma mulher de calça. Porém, quando passou a morar em São Paulo descobriu uma coisa fascinante: as mulheres também podiam trabalhar e receber salário, igual os homens. Descobriu que muitas empresas não deixavam as mulheres trabalharem de saia por questões de segurança. Ou seja, se antes a proibição parecia natural e não havia, na mentalidade de uma pessoa simplória como ela, motivo para questionar, para as gerações seguintes a igreja dela precisaria se manifestar sobre o fato, e o que ocorreu foi a liberação do uso de calça para mulheres por questões de trabalho ou prática de atividades físicas. Em outras palavras, foi o contato com uma cultura de mentalidade diferente e a necessidade dos membros de se inserirem nela que causou as mudanças de regras.

E por mais que queira, nenhuma igreja tem o poder para exigir que seus membros abdiquem de serem influenciados da cultura que os cerca. Por mais que se tente, o isolamento é impossível. Até para as mulheres muçulmanas, muito vagarosamente a história já está começando a mudar.

No caso das denominações mais "mercadistas", como as novas pentecostais (mais ou menos da fundação da Assembleia de Deus em diante), me parece claro que a pouca imposição de regras de conduta é um fator para atrair fieis, mas essas igrejas já nasceram com essa mentalidade, então não se trata de mudança. Mesmo assim, apenas o viés mercadológico não poderia ser responsável pelo sucesso dessas igrejas. Elas nasceram mais como uma resposta à mudança de mentalidade dos evangélicos do que o contrário.

Quanto aos fieis se considerarem religiosos mesmo sem o cumprimento das regras, é uma questão quase exclusiva dos católicos, mas também presente em algumas outras religiões e praticamente ausente nos evangélicos. Conheço uma pessoa que se declara católica, mas me disse que jamais foi a uma igreja que não fosse em um casamento ou batizado de um conhecido. Há casos mais raros, como muçulmanos não praticantes (já conheci um). Mas nesse caso, acho que é questão de tempo (leia: questão de gerações) para que essas pessoas passem a se considerar como não religiosas ou então migrem de vez para outras igrejas.

Fugindo só um pouquinho do tema, também há a questão de a pessoa de fato tornar-se de fato irreligiosa, embora continue se declarando como crente para evitar as tensões sociais que infelizmente ainda são geradas contra as pessoas que perdem a fé. Conheço duas ou três pessoas que não acreditam em Deus (inclusive um gay), mas que mais do que semanalmente sentam-se nos bancos da igreja e participam dos serviços como todos os outros, e sei que fazem isso justamente por não quererem enfrentar a inevitável rusga familiar e social que seria criada se decidissem tornar públicas as suas realidades. É óbvio que essas pessoas são virtualmente incapazes de colocarem em prática todos os ensinamentos de uma doutrina mais rígida. Parece secundário, mas o medo da pressão e do preconceito ainda é o principal fator que prende muitos membros em diversas igrejas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2013, 04:54:37 »
[ V ] Crescei-vos e multiplicai-vos
[ x ] Sejais vós um bando de sodomitas

Não fornicarás, não julgue, case virgem ou será apedrejada.....

"Quem não tiver pecado atire a primeira pedra."

VITÓRIA COM JESUS.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2013, 07:24:21 »
É comum que pessoas que querem crer em  deus e não se encaixem nos padrões das religiões normais "customizem" deus  para se adequar a elas. Por exemplo, conheço homossexuais que acreditam em deus, rezam as orações católicas ou evangélicas que aprenderam quando crianças, tem respeito pela bíblia, fazem promessas, etc., mas que se dizem não religiosos porque "deus não precisa de intermediários". Na verdade o que me parece observando estes casos é que eles/elas não vão às igrejas porque se revoltam com a pregação anti-gay, mas se tivessem uma igreja que os aceitasse, iriam correndo e esqueceriam essa conversa de "não precisar de intermediários para falar com deus".

Talvez a proliferação de seitas/cultos/crenças e o relaxamento das regras rígidas das diversas religiões seja no sentido de absorver esse tipo de público.
"Deus prefere os ateus"

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2013, 08:17:21 »
A religiosidade atual consiste em seguir apenas o que convém ao indivíduo sem que este se sinta obrigado a comportamentos que não lhe agradam, senão muda para outra seita menos exigente... Quanto a Deus e Sua Vontade, ninguém está preocupado com isso, mas tão-só com a questão de ter ou não um assento no Céu para si próprio, e julga que com meia-dúzia de orações, idas a missas e declarações de fé ocas terá o seu lugar garantido lá no alto!  :biglol:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Santista

• Nível 11
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2013, 08:17:57 »
Hoje em dia fazer parte de uma igreja ou assembléia, pode até ajudar nos negócios. O cara que pintou a minha casa falou abertamente que não lhe falta trabalho porque os irmãos o contratam sempre. Então, mesmo sem acreditar muito no troço, pra ele é interessante frequentar o culto.
Musicos fazendo gospel sem acreditar em deus é oque mais tem, porque o gospel vende muito.
Eu morro de fome, mas não entro nessa nem a cacete!
Uma parte de mim pesa, pondera...
Outra parte delira.

Se é proibido espinafrar, nenhum elogio é válido.

O baguio é luoco!

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2013, 08:32:17 »
A religiosidade atual consiste em seguir apenas o que convém ao indivíduo sem que este se sinta obrigado a comportamentos que não lhe agradam, senão muda para outra seita menos exigente... Quanto a Deus e Sua Vontade, ninguém está preocupado com isso, mas tão-só com a questão de ter ou não um assento no Céu para si próprio, e julga que com meia-dúzia de orações, idas a missas e declarações de fé ocas terá o seu lugar garantido lá no alto!  :biglol:

Sem contar que a grande maioria que são de religiosos não praticantes, não conhecem quase nada da doutrina/ensinamentos da religião que diz fazer parte. Se eu perguntar aos meus pais que são católicos, no máximo vão à missa uma vez por semana e o meu pai assiste durante a semana de manhãzinha alguma oração na Rede Vida, o que acontece depois da morte, eles muito provavelmente falaram alguma coisa relacionada com o espiritismo.

É interessante que as pessoas menos religiosas quando procuram uma outra religião, eles querem uma coisa mais light. Um exemplo disso é um monte de católicos que freqüentam centros espíritas.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2013, 10:34:24 »
Mas como alguém pode ser religioso sem ser praticante?
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Maio de 2013, 10:50:43 »

Acredito mas não estou para me chatear agindo em conformidade?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2013, 10:56:06 »
Nesse tipo de tópico me vem aquela máxima de Nietzsche: "Deus esta morto e permanece morto". No meu modo de entender o Deus que ele descreve como morto se refere ao Deus que dava explicação para os valores, sendo o que permeia toda sua obra é a pergunta  se os valores transcendentais morreram quais os valores assumiremos? Não vejo isso como uma tarefa tão simplista, e não gosto de colocar nossos amigos crentes como seres desprovidos de qualquer razão. Pois um universo sem sentido a priori,sem um telos como construiremos uma constituição de valores? de forma utilitarista?assumir o princípio utilitarista não seria a assumir um telos de máxima felicidade? Mas essa máxima felicidade se sustenta e além disso como descreve-la? isto me parece uma tarefa bem Herculana.
Nesse sentido é bem pratico entender a religião como algo tb em transformação, que eu não necessite seguir todo conjunto de valores, somente aqueles mais uteis pra mim.Com o benefício de o universo permanecer com sentido(telos) para mim.  Fora isso, parece que o sentido parece se tornar ou liberdade para todos, igualdade para todos de forma bem utilitarista. Eu realmente não sei o caminho, e se respondi a pergunta.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Maio de 2013, 12:03:34 »

Realmente foi um equívoco com as terminologias.

Podemos dizer de pessoas que tem religião, mas não são praticantes.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #15 Online: 22 de Maio de 2013, 12:40:21 »

Mas como pode-se ter uma religião sem praticar? Se para ser católico o camarada tem que ir à igreja, participar daquelas aulinhas e seguir os mandamentos comportamentais, como pode ele o ser sem seguir as regras?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #16 Online: 22 de Maio de 2013, 12:51:06 »
Para ser católico basta ser batizado.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Maio de 2013, 12:53:16 »

Mas como pode-se ter uma religião sem praticar? Se para ser católico o camarada tem que ir à igreja, participar daquelas aulinhas e seguir os mandamentos comportamentais, como pode ele o ser sem seguir as regras?

Ele se entitula católico, responde ao censo dizendo que é católico, vai à missa lá uma vez ou outra, fica curioso quando trocam o papa, e para ele está valendo. E o mais importante: quando passa algum perrengue ele reza, diz que "seja o que Deus quiser", "Deus sabe o que faz", e outros clichês do gênero, ou seja, tem  uma muleta conveniente para momentos de crise.

Concordo que é um catolicismo virtual, mas muitos "fiéis" são assim.
"Deus prefere os ateus"

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Maio de 2013, 13:01:49 »
se os valores transcendentais morreram quais os valores assumiremos?

Valores decorrentes do uso da razão como os expressos na "Declaração Universal dos Direitos do Homem", "Convenção de Defesa dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais" (é a Convenção Europeia dos Direitos do Homem), os valores expressos em constituições nacionais democráticas,...

Sempre procurando melhorar e lembrando Jean Rostand "duvido e detesto a verdade absoluta, a verdade total e definitiva, a verdade com V grande, que está na base de todos os sectarismos, de todos os fanatismos e de todos os crimes"..., daí os perigos de se inventarem valores transcendentais... e o perigo de se sentir a falta desses supostos valores...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Maio de 2013, 14:24:45 »
se os valores transcendentais morreram quais os valores assumiremos?

Valores decorrentes do uso da razão como os expressos na "Declaração Universal dos Direitos do Homem", "Convenção de Defesa dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais" (é a Convenção Europeia dos Direitos do Homem), os valores expressos em constituições nacionais democráticas,...

Sempre procurando melhorar e lembrando Jean Rostand "duvido e detesto a verdade absoluta, a verdade total e definitiva, a verdade com V grande, que está na base de todos os sectarismos, de todos os fanatismos e de todos os crimes"..., daí os perigos de se inventarem valores transcendentais... e o perigo de se sentir a falta desses supostos valores...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Maio de 2013, 15:54:24 »

Meu pai não gosta da igreja, acha os padres atrasados, mas reza com frequência, tenta converter os filhos e tem deus no coração.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Maio de 2013, 16:05:22 »
Meu pai não gosta da igreja, acha os padres atrasados, mas reza com frequência, tenta converter os filhos e tem deus no coração.

Ao que parece, sem muito sucesso  :P...
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 22 de Maio de 2013, 16:43:53 »
Como vi que meus filhos de 9 e 5 anos estavam entrando em discussões com amigos antes do tempo pedi para que eles se declarem católicos, disse que é a melhor maneira de não encherem o saco. Todos já esperam que não seja praticante.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mahul

• Nível 17
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Maio de 2013, 17:23:10 »
Como vi que meus filhos de 9 e 5 anos estavam entrando em discussões com amigos antes do tempo pedi para que eles se declarem católicos, disse que é a melhor maneira de não encherem o saco. Todos já esperam que não seja praticante.
Muitíssimo bem pensado, Agnóstico! :ok:
Não gosto da direita porque ela é de direita e não gosto da esquerda porque ela também é de direita - Mestre Millôr

Deus seria reprovado em qualquer escola de engenharia - Paulo Francis

Só vou acreditar em socialismo no dia em que todo mundo puder morar em Ipanema - Grande Tom Jobim

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #24 Online: 22 de Maio de 2013, 17:38:41 »
Seu pai não é religioso, só crê em deus.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!