Autor Tópico: Eventos Astronômicos  (Lida 10804 vezes)

Offline Lion

• Nível 35
  • *
Eventos Astronômicos
« Online: 18 de Junho de 2013, 08:53:08 »
Superlua aparece neste domingo (23)

A Lua cheia de 23 de junho será uma superlua. O evento acontece quando o satélite está no ponto de sua órbita mais próximo da Terra e aparenta ser maior e mais brilhante do que as outras luas cheias do ano. O termo científico para o fenômeno é perigeu lunar.

Segundo o site da Nasa, a Agência Espacial Americana, a Lua segue uma trajetória elíptica em volta da Terra. O ponto mais próximo é chamado de perigeu e se localiza cerca de 50 mil quilômetros mais perto do nosso planeta do que o apogeu (ponto mais distante). Por isso, as luas cheias que acontecem no perigeu parecem ser maiores e mais brilhantes. No entanto, sem instrumentos para medir o diâmetro lunar, a superlua se parece como qualquer outra.

A melhor hora para se observar e registrar o fenômeno é quando a Lua está próxima do horizonte. Nessa situação é possível compará-la com edifícios, árvores ou qualquer outro objeto que sirva como referência.

A proximidade da Lua pode aumentar um pouco as marés, mas a Nasa informou que não há razão para se preocupar: as variações serão de apenas alguns centímetros a mais do que o normal.

Por Fábio Paschoal

http://viajeaqui.abril.com.br/materias/supelua-aparece-no-domingo-23-de-junho-noticias

<a href="http://www.youtube.com/v/mPp216uimcY" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/mPp216uimcY</a>

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re:Eventos Astronômicos
« Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2013, 09:00:06 »
O ISON vem aí, olê, olê, olá....
   Cometa do Século: ISON se aproxima do Sol a 87 mil km/h

Translate
O cometa C/2012 S1 ISON continua se aproximando da Terra e do Sol e ao que tudo indica não fará feio. Apesar da distância até o astro-rei ser bastante grande, o cometa está bastante ativo e se as expectativas se confirmarem, em novembro poderá ser visto até mesmo durante o dia. Será mesmo?

Uma nova série de imagens feitas entre fevereiro e maio de 2013 pelo Observatório Gemini, no Havaí, mostra que a atividade cometária de C/2012 S1 ISON é bastante alta, apesar de ainda distante.

Imagens registradas pelo telescópio de 8 metros de diâmetro, no comprimento de onda da luz vermelha, permitiram enfatizar alguns detalhes da poeira cometária e mostram que grande parte do material que compõe o objeto está "vazando" no espaço.

Dados coletados no espectro ultravioleta pelo satélite Swift, da Nasa, confirmam que ISON está perdendo cerca de 850 toneladas de poeira gelada a cada segundo. Essa informação permitiu aos cientistas estimarem que o núcleo de ISON tenha entre 5 e 6 quilômetros de diâmetro, com a coma - a cabeleira do cometa - medindo aproximadamente 5000l quilômetros de diâmetro.

Segundo a astrônoma Karen Meech, do Instituto de astronomia da Universidade do Havaí, que está estudando as imagens captadas pelo Gemini, a atividade do cometa diminui ligeiramente no mês de maio.

"Isso pode ter acontecido por ser o início da aproximação do Sol, o que pode revelar a vaporização de uma camada menos ativa ou densa do corpo do objeto", disse Meech. Para a pesquisadora, não há dúvida que a atividade crescerá muito à medida que ISON se aproximar mais do Sol. "Assim que o gelo começar a sublimar (passar do estado sólido para o gasoso), ISON vai nos revelar seus segredos", disse Meech.

Localização e Velocidade
Na última imagem feita pelo telescópio Gemini, em maio de 2013, ISON estava a 580 milhões de quilômetros do Sol, ligeiramente inserido dentro da orbita de Júpiter. No início de junho essa distância já havia diminuído para 516 milhões de quilômetros, situando o cometa entre Marte e o gigante gasoso.

ISON está viajando no espaço a 87 mil km/h e essa velocidade deverá ainda mais. Estima-se que em 28 de novembro de 2013 sua velocidade atingirá 1.36 milhões de km/h. Se fosse um avião, seria possível fazer uma viagem de São Paulo à Nova York em menos de 20 segundos!

Sobre o Cometa
Batizado como C/2012 S1 (ISON), o cometa foi inicialmente observado pelos observatórios de Monte Lemmon e Panstarrs, nos EUA, entre 28 de dezembro de 2011 e 28 de janeiro de 2012 e teve sua órbita calculada com precisão a partir de observações feitas pelo astrônomo russo Artyom Novichonok e pelo seu colega Vitali Nevski, da Bielorússia, a quem cabem os créditos pela descoberta.

ISON é um cometa não periódico (o "C" inicial de seu nome indica isso). Isso significa que é um objeto que foi visto apenas uma vez, com órbita quase parabólica e período de retorno ao Sistema Solar de milhares de anos, caso retorne.

À medida que se aproxima da Terra e do Sol, as especulações sobre seu tamanho, magnitude e risco potencial começam a crescer. Estima-se que seu brilho poderá chegar a nada menos que 19 magnitudes negativas, o que em termos práticos significa um verdadeiro holofote no céu.

Aproximação Máxima
A cada dia ISON se aproxima mais e em 28 de novembro de 2013 deverá chegar a apenas 1.1 milhão de quilômetros da superfície escaldante da estrela, mas ninguém sabe exatamente o que pode acontecer. Em 26 de dezembro o cometa atingirá o menor ponto de aproximação com a Terra, a 60 milhões de quilômetros de distância, mas não há risco de colisão.

Apesar de todos os cálculos indicarem que a magnitude do cometa C/2012 S1 ISON será extremamente baixa durante o periélio (28 de novembro), fazendo-o brilhar mais forte que a Lua cheia, nenhum astrônomo amador ou profissional em sã consciência coloca a mão no fogo por isso.

Os cometas são bastante temperamentais e até novembro muita coisa pode acontecer. Se ISON seguir a orbita calculada, deverá contornar o Sol e seguir seu caminho. Outra possibilidade é ISON ser atraído pela gravidade e ser destruído pelo calor escaldante da estrela. Antes disso, porém, o cometa poderá se partir em vários pedaços ou então entrar em Outburst, um fenômeno que faz com que um cometa repentinamente perca muita massa e passe a brilhar centenas de vezes.

O que vai acontecer exatamente com ISON ninguém sabe, mas a aproximação máxima está chegando!     

http://www.apolo11.com/cometa_73p.php?titulo=Cometa_do_Seculo_ISON_se_aproxima_do_Sol_a_87_mil_km/h&posic=dat_20130606-071356.inc
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2013, 09:13:22 »
Quer dizer que os cometas são temperamentais? Vamos esperar para ver como esse se comporta.  :P

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2013, 09:29:51 »
Ainda lembro quando o Haley ia passar! ficamos esperando ansiosos e foi... um fiasco!

Espero que esse não seja assim! Se bem que isso faria pipocar umas seitas apocalípticas, seria "interessante"! hehehe
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2013, 14:33:36 »
Dados coletados no espectro ultravioleta pelo satélite Swift, da Nasa, confirmam que ISON está perdendo cerca de 850 toneladas de poeira gelada a cada segundo. Essa informação permitiu aos cientistas estimarem que o núcleo de ISON tenha entre 5 e 6 quilômetros de diâmetro, com a coma - a cabeleira do cometa - medindo aproximadamente 5000l quilômetros de diâmetro.

Que tipo de medida é essa? Aquilo é um L?
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2013, 15:38:39 »
5000 metros mais ou menos... erro do estagiário....

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2013, 09:53:33 »
Fotos tiradas ontem!! Infelizmente quando a Lua estava surgindo o céu estava encoberto por nuvens e chovia, mas depois Thor, Zeus e outros deuses ficaram  comovidos com as minhas orações e levaram as nuvens e a chuva para longe.

Super Lua 23-06-13 por Toalha42, no Flickr

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2013, 18:15:36 »
Muito bom! Usou telescópio? Qual?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2013, 18:27:51 »
Superlua daltônica!

Mais superlua em Helsinki:

Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2013, 10:33:08 »
Muito bom! Usou telescópio? Qual?
Sim, um Newtoniano feito por um amigo. Nesse dia usamos uma ocular de 12mm e uma de 20mm. No momento das fotos acho que era a de 20mm. Já os espelhos eu não sei qual o diâmetro. Vou procurar saber e depois digo.

Já a câmera foi uma Olynpus FE 115, bem simples. http://www.steves-digicams.com/2006_reviews/fe115/fe115_front_blk.jpg

Teles1 por Toalha42, no Flickr

Teles2 por Toalha42, no Flickr

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Junho de 2013, 10:36:18 »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Junho de 2013, 18:38:13 »
Valeu!

Ficaram muito legais as fotos! O telescópio parece bem estável.

Eu queria morar num lugar que desse pra ter um telescópio desses =(
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Junho de 2013, 22:37:03 »
O seu amigo poliu o espelho ou comprou pronto?
« Última modificação: 25 de Junho de 2013, 22:39:38 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Junho de 2013, 09:33:46 »
Eu queria morar num lugar que desse pra ter um telescópio desses =(

Mas qual o problema? Espaço? Poluição luminosa?

O seu amigo poliu o espelho ou comprou pronto?

Comprou pronto, se não me engano foi na astroshop. Vi alguns vídeos no youtube sobre polimento de espelhos para telescópios. Putz... trabalheira, mas deve ser recompensador se a superfície sair perfeita.   

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Junho de 2013, 20:02:34 »
Tentei polir um espelho de 20 cm de diâmetro sem sucesso para um newtoniano. Na última medição estava com cerca de 5 m de distância focal (o objetivo era cerca de 1.60 m) e apresentando aberrações que não tinha idéia de como eliminar. Muita gente consegue e fica muito bom.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Junho de 2013, 13:38:47 »
Eu até pensei em montar um telescópio, mas acho que vou comprar. Estou namorando alguns na astroshop. O foda são os preços.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Junho de 2013, 23:13:09 »
Cheguei à conclusão que sem a assessoria de alguém com muita experiência no assunto é muito difícil fazer algo que preste na área de óptica.  Tem um pessoal em SP organizado em torno desse hobby. Acho que tem uns poucos no RJ também. Mesmo os livros que ensinam como montar (tenho alguns deles) não detalham o processo ao ponto de evitar desastres e no final acaba saindo mais caro que comprar online. Comprando os espelhos e as objetivas fica fácil montar. Mas o melhor mesmo é economizar para comprar aquele Celestron todo paramentado, meu sonho de consumo nessa área.

Celestron NexStar 8 SE Computerised Telescope
« Última modificação: 27 de Junho de 2013, 23:15:35 por Gigaview »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Junho de 2013, 09:48:54 »
Aquilo do lado é um telefone pro "ET cal home"??  :biglol:

Mas falando sério, Esse telescópio cairia muito bem em um terraço lá na minha chácara!! hehehe Esses com espelho refletor tem menos problemas de distorção como a aberração cromática, não?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Junho de 2013, 11:44:53 »
Você digita a posição do astro e ele procura e acompanha. Você também pode conectar a um notebook e escolher o que quer observar na própria carta celeste. Na verdade, acho um desperdício de grana investir ( uns US$ 4 mil) nele sem estar envolvido num projeto sério, mesmo que amador, de astronomia. Nos meus tempos de astrônomo amador aprendi a monitorar a magnitude de estrelas variáveis, preencher planilhas e informar os resultados a astrônomos profissionais. Seria de enorme valia naquele época, hoje me contento em olhar de vez em quando o céu sem compromisso. Para isso, um bom binóculo serve.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Junho de 2013, 14:23:10 »
Esse "Celestron NexStar 8 SE Computerised" foge da minha realidade $$$$$$$$$$$.

Eu e minha esposa estamos pensando em um na faixa de 3 mil. O irmão mais novo do Celestron NexStar 8 SE Computerised já seria suficiente. http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=11049

Giga, vc recomendaria algum nessa faixa de preço?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Junho de 2013, 16:25:51 »
Estou desatualizado, precisaria fazer uma pesquisa, mas esse Celestron menor parece legal. Nos USA é muito mais barato, pesquise com os executivos de fronteira a possibilidade de trazer um desses.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #21 Online: 28 de Junho de 2013, 17:29:26 »
Tenho um amigo que está morando lá. Ele não é exatamente um executivo de fronteira, mas quem sabe? Valeu a dica!

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #22 Online: 28 de Junho de 2013, 17:43:06 »
Já tentou visualizar a Estação Espacial? http://spotthestation.nasa.gov/

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #23 Online: 19 de Julho de 2013, 14:33:40 »
A Day to Celebrate the Pale Blue Dot

Something great, something big, something very special that's never happened before is about to happen!

On July 19, 2013, Cassini's cameras will be turned in the direction of the sun and will capture the Earth, alongside Saturn and its rings, in an event that will mark the first time Earthlings know in advance their picture is being taken from a billion miles away.

It will be a day to revel in the extraordinary achievements in the exploration of our solar system that have made such an interplanetary photo session possible. And it will be a day for all of us to smile and celebrate life on the Pale Blue Dot.

Details concerning the images that will be taken of Earth are given below. Here are other things you should know about:

- The event is called The Day The Earth Smiled

- Two contests will be held in association with The Day The Earth Smiled: one an image contest and one a musical composition contest. Consider entering! For more information, go to http://diamondskyproductions.com

- A portal for other information about this event can be found at: http://thedaytheearthsmiled.com

- If you wish to hold a gathering or party in your area in conjunction with this event, or you would like to know of other events in your area that you might attend, visit Astronomers Without Borders , the organization coordinating events around the world.

Fonte: http://www.ciclops.org/view_event/193/A_Day_to_Celebrate_the_Pale_Blue_Dot?js=1

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Julho de 2013, 15:54:12 »
Chuva de Meteoros Aquarids Delta  -- (Observada a olho nu)

28 de Julho, 29 - . Southern Delta Chuva de Meteoros Aquarids Os Aquarids Delta pode produzir cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. O chuveiro atinge o auge em 28 de julho e 29, mas alguns meteoros também pode ser visto a partir de 18 julho - 18 agosto. O ponto radiante para este chuveiro estará na constelação de Aquário. A lua do último trimestre será em torno do show e pode esconder alguns dos meteoros mais fracos. Melhor visualização geralmente é para o leste após a meia-noite. http://exploradordosceus.blogspot.com.br/p/2013.html

A chuva de meteoros Aquarids Delta de 2013 poderá ser vista em toda a Terra, e os observadores do céu no hemisfério Sul serão os mais privilegiados. Este evento astronômico é oficialmente ativo entre 12 julho a 23 agosto de cada ano, mas a Delta Aquarids é melhor observada no final de julho e início de agosto.
As vezes confunde-se a Delta Aquarids com a chuva de meteoros Perseidas, em agosto, e aqueles que observam as Perseidas com certeza vão ver os meteoros da Aquarids Delta na mesma noite. O melhor horário para observar ambas, Perseidas e as Aquarids Delta é entre meia-noite e antes do amanecer.
Chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa a órbita de um cometa. Quando um cometa se aproxima do Sol e aquece, ele lança pedaços que se espalham na corrente orbital do cometa. Essa “poeira” do cometa colide com a atmosfera superior da Terra a milhares de quilômetros por hora, vaporizando-a na forma de meteoros ou estrelas cadentes. A Aquarid Delta pode ter origem no Cometa 96P Machholz. O Cometa 96P Machholz foi descoberto em 12 de Maio de 1986, por Donald Machholz.
...............
..............
..............
http://bussoladeplasma.wordpress.com/2013/07/03/chuva-de-meteoros-aquarids-delta/

<a href="http://www.youtube.com/v/8HMHHAqjjcI" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/8HMHHAqjjcI</a>

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!