Olá pessoal,
Estou muito satisfeito com a repercussão do tópico e era justamente isso que eu queria, um debate saudável, sem aquela alieanação sem noção, para chegarmos a algumas conclusões racionalmente.
Em relação especifcamente à acupuntura , as poucas indicações para as quais existem dados científicos satisfatórios são as patologias osteoarticulares e os mesmos resultados não apoiam a hipótese de "energia vital" , "Ch'i" , "meridianos".
Outras patologias , como hipertensão arterial e diabetes mellitus , não têm qualquer evidência científica de que a acupuntura seja superior ao placebo.
Sobre o assunto dê uma olhada neste tópico ../forum/topic=14889.0.html#msg624687
Obrigado pelo link Luiz, olhei no tópico como um todo e me chamou bastante atenção esse post
../forum/topic=14889.0.html#msg586010e deopis este outro post
../forum/topic=14889.0.html#msg623871o qual tem um link de um cara comentando a matéria de forma crítica (e cita vários links). Depois vou dar uma lida com calma e posto minhas conclusões
Silva você disse que como alguns mediuns pode sentir certos fenômenos. A primeira coisa que você precisa saber é que sentir algo, ver algo, ouvir algo ou mesmo os todos eles juntos não diz nada sobre a veracidade dos fatos. Quando eu era espírita também sentia e via coisas, mas na verdade a crença condiciona seu raciocínio.
Quem acredita em aliens será abduzido, quem acredita em espíritos será obsediado ou ajudado, quem acredita em cristais...
No final, é apenas a crença enganando seu cérebro
Quando eu digo sinto fenômenos físicos, não são nem de perto com os que eu postei no 1º post do tópico, por isso ACHO que não tem haver com crendice. O que eu sinto são as energias passando pelo corpo (por estar fazendo essa técnica de energias ja algum tempo). Não consigo mover objetos ou curar alguém (APESAR DE EU ACREDITAR SER POSSIVEL ISSO, TUDO FEITO COM AS ENERGIAS, NADA DE SOBRENATURAL).
E desde essa época, eu nunca mais gripei, tive resfriados, algo parecido (ja tem uns 3-4 anos). É por esse caminho que quero levar o debate, se essas energias existem ou não e como elas podem ser usadas para, por exemplo, se ter uma boa saúde.
Veja bem, eu nunca vi espíritos, nunca falei com espíritos, não acho que vou ser abduzido, ou seja, nesse aspecto, acho que sou tao cético quanto vocês do fórum. E é por isso que estou dizendo que esse assunto das energias físicas, ao meu ver, é possível sim ser tratado com racionalidade.
Eu acho curioso como o conceito de "energia" é apropriado por "ciências alternativas". É um conceito interessante para se apropriar mesmo - quase ninguém entende, é vago, mas é onipresente, de forma que dá um ar de veracidade.
Silva, o que você diria que é energia?
Energia é aquilo que tem nos energéticos, usados para dar um gás antes da balada, mas toda energia no fundo é quântica mesmo.
Energia é aquilo que tem nos energéticos, usados para dar um gás antes da balada, mas toda energia no fundo é quântica mesmo.
Na prática é usado assim né, como sinônimo de vigor ou o que dá vigor. Mas o que dá vigor são coisas materiais - e energia é pensado como uma coisa "não material" (mas que se comporte como um!).
Parte dos cientistas também é culpada desse crime do uso indevido da palavra 'energia'. Já vi gente falando que um fóton é um 'pacotinho de energia'. Ou é uma palavra utilizada para não explicar. Como explicar um trovão dizendo que é a conversão de energia elétrica em sonora.
Na prática é usado assim né, como sinônimo de vigor ou o que dá vigor. Mas o que dá vigor são coisas materiais - e energia é pensado como uma coisa "não material" (mas que se comporte como um!).
Parte dos cientistas também é culpada desse crime do uso indevido da palavra 'energia'. Já vi gente falando que um fóton é um 'pacotinho de energia'. Ou é uma palavra utilizada para não explicar. Como explicar um trovão dizendo que é a conversão de energia elétrica em sonora.
A energia verdadeira é aquela que brota do amor.
A energia verdadeira é aquela que brota do amor.
O amor viola a lei da conservação da energia.
Fiz o quote de todos esses posts pois estão relacionados, sobre o que é energia e como saber isso pode ser útil para nós no dia-a-dia (ja pensei muito mesmo sobre isso), mas antes, quero mostrar o porque eu acho que para acreditar na existência das energias físicas você nao precisa acreditar em Deus ou Jesus. Na verdade, eu acho ate que quem acredita nas energias tem MUITO MAIS MOTIVOS para não acreditar em Deus, Jesus...
Ontem antes de dormir, eu estava pensando sobre esse tema: Como vou mostrar pro pessoal do fórum que essa questão de energias não tem tanto haver com religião/fé mas sim com aspectos físicos / produtividade no dia-a-dia?
Foi então que me lembrei de um episódio que tive ano passado com uma tia minha, extremamente católica e alienada, onde p/ ela Deus é tudo, Jesus é o salvador, que ela não tem poder sobre nada e nem de decidir nada ... não precisa dizer que não faço a menor questão que ela vem na minha casa não é?!
Então, nesse dia, mais uma vez na roda de conversa com ela e outros parentes, estava acontecendo aquela rotineira enorme rasgação de seda para Deus e Jesus e, como eles eram tão importantes, blá-blá-blá. Eu, nesse dia, esta disposto a perder um tempo e querendo um conflito/ver o circo pegar fogo
, e foi que resolvi, em vez de ficar calado, soltar na conversa o que eu realmente acredito, que é a ideia de que o poder não está na mão de Deus, mas sim na mão do homem, que cada um tem que acreditar em si mesmo pois as pessoas não sabem o poder que tem... e até citei que eu até acredito que possam existir alguns seres espirituais que te ajudam em alguns momentos/direcionamentos, mas isso é algo como 5% ou menos na equação da vida. foi algo + - assim. Ou seja, não falei falando que DEUS NÃO EXISTE, mas esse meu comentário foi o suficiente para despertar a iria interior Divina Celestial
Eu lembro desse episódio e dou risada demais, incrível. Ela começa a justificar: MAS QUE ABSURDO é ESSEEEEEEEE!!! Você está falando isso porque vc não conhece Jesus, porque se você conhecesse você ia ver, ele e bom demais!!! E falava isso como emoção mesmo, como se fosse a 1ª Maravilha do Mundo, e continua: Ele te acalma, te deixa tranquilo, te ajuda a fazer as coisas. Eu poderia ter concordado e finalizado o assunto aqui, e fazer ela parar de tentar me convencer, mas não, nesse dia eu não iria me omitir á essas conversinhas sem noção, então, continuei a colocar lenha na fogueira
Mas tia, veja bem, se a pessoa busca o auto-conhecimento, ela mesma consegue controlar as próprias emoções. Logo, não é Deus quem dá esse auto-controle, mas sim é tudo por causa do auto-esforço de cada um. E é esse auto-esforço que fará com que você evolua na vida. Me parece muito muito fácil e cômodo falar que você é assim ou porque você não consegue nada na vida só por que Deus quer ou não quer e isso me parece coisa de pessoas sem motivação ou sem qualquer energia, pessoa acomodadas na vida.
VIIIIXXXIIIIIIIII...... NESSE MOMENTO, ELA SE ALTEROU MESMO : Mas meu filho! você não sabe nada!!! Deus sabe tudo, você não é nada perante a Deus!!! Você tem que ouvir a palavra de Deus porque é ele que sabe o que é bom para você. Quando ela levou o assunto p/ esse caminho, para a ignorância mesmo, comecei a me sentir raiva/ofendido, pois quando ela fala isso, ela esta me dizendo que eu sou igual a qualquer alienado religioso, que não sabe se quer formular uma premissa racional, ou seja, ela esta dizendo que eu sou parecido com ela!!! Eu não poderia aceitar isso! Logo eu, que tenho um esforço danado para pesquisar/ ler sobre varias doutrinas buscando entender melhor as coisas, muitas vezes vou dormir de madrugada, tendo que trabalhar de manha, lendo livros, artigos, e ela me faz um comentário desses? Da vontade de sair p/ a ignorância também viu.
Nesse momento, tive que ter um INCRÍVEL força mental para dar uma repirada bem profunda para não ser agressivo/ignorante, não digo nem fisicamente, mas ser ignorante nas palavras mesmo, dizer coisas como É um absurdo o que você esta falando, Uma pessoa totalmente alienada, estúpida, nunca estou nada na vida e ainda querendo me impor algo? Quém é você para fazer isso? E nesse caminho não iria sair nada produtivo. E após essa respirada, resolvi falar: Ta bom então tia, a senhora tem razão, e sai para o outro lado, querendo sair um pouco daquele circulo de total alienação. E, esse stress todo foi útil? Eu acho que sim, pois eu poderia concluir que não tem argumentação contra a fé. As vezes eu realmente tenho medo da fé, pois o que ela pode fazer realmente é assustador.
Povos inteiros podem matar outros povos em nome de uma ideia totalmente vaga
Conclusão: O que quis mostrar com esse episódio é que o assunto energias, da onde surge a energia, o que é, não é abordado pelos católicos/evangélicos, porque nao tem como se fazer isso. A alienação é demais. Só o fato de você começar a dizer que são suas próprias energias, e não as de Deus, o assunto ja começa a ir para a ignorância. Então, me parece, que para os religiosos Deus é energia e energia é Deus. Com isso, acredito que posso dizer que energias é diferente de crenças/religião (abaixo vou explicar o porque acho que não é nem um pouco interessante p/ as religiões falarem sobre isso.) E, ao conversar com um desses religiosos, faça a experiência de insistir nesse assunto das energias do corpo humano, do homem,, as primeiras reações que aparecem são: ENERGIAS DO CORPO?! DO HOMEM? MAS QUEM TEM ENERGIA É DEUS, JESUS! ENERGIA DO HOMEM É SO SE FOR MACUMBA?! EU HEIMM?!!! SAI PRA LÁ!!! ISSO E COISA DE MACUMBA, E COISA DO CAPETA! EU ESTOU COM SENHOR JESUS! É ELE QUEM ME DÁ AS ENERGIAS QUE EU PRECISO, EU DEIXO NA MÃO DE DEUS PORQUE DEUS ME PROTEGE! Ou seja, tentar falar com religiosos sobre energias é dar murro em ponta de faca.
E, por ser tratado por muitas pseudociências, que falam de vários assuntos gerais e totalmente sem lógica, muitas vezes, pessoas céticas e racionais, ao verem esse conceito das energias associado á outros conceitos totalmente sem noção/sem lógica, acabam assumindo, por tabela, que o conceito das energias também é sem noção. E é ai que eu acho que está o ponto que nós podemos debater, pois eu realmente acho que as energias são uma coisa e fé/crenças são outras totalmente diferentes, pois ao se movimentar energias, me parece que realmente você pode ter benefícios de saúde com isso, diferentemente de ter fé/crenças, que só te deixa alienado.
Agora, uma opinião pessoal mesmo, Porque a Igreja Católica nunca comentou/ não comenta nada sobre energias? Sinceramente, me parece que seria um tiro no pé e isso começou a muito tempo atrás. Se você começa a analisar que o objetivo da Igreja Católica, que teve seu auge na época da Inquisição na Baixa Idade Média, era manipular as pessoas, utiliznado para esse fim o artificio da fé, ou seja, façam isso porque Deus é quem disse, e se você não obedecer a Deus, você é um herege e logo merece ser morto na fogueira. Então, se você decide divulgar vários conhecimentos para as pessoas dizendo que a força esta em você, que você pode evoluir bastante acreditando em si mesmo, eu pergunto a voces: PORQUE, MAS PORQUE ELAS IRIAM ACREDITAR EM DEUS, NUM SER INVISÍVEL, INCOLOR, INODOR E QUE NÃO SE PODE TOCAR? Seria totalmente estúpido.
E, com o passar dos séculos, com ideia da fé ja bem enraizada na sociedade, não me parecia e ainda não me parece inteligente a Igreja soltar essa bomba de que cada pessoa pode controlar suas energias e com isso terem acesso a um grande poder interior, DISTORCENDO TODA A IDÉIA DE QUE A FORMA NÃO ESTA EM DEUS, MAS EM VOCÊ. Logo, NA MINHA VISÃO, é por isso que esse assunto das energias NUNCA é comentado E DIFICILMENTE O SERÁ ALGUM DIA (QUEM SABE?!)
E sinceramente, se eu fosse da alta Cúpula da Igreja Católica naquela época, se meu objetivo era ter poder e manipular o povo, eu jamais incentivaria o povo a trabalhar com energias. Mas muito pelo contrário, iria punir e taxar como bruxaria pesada, fogueira, forca qualquer pequeno sinal dessa atividade. Com isso, gerando medo, ameaças, as pessoas ficariam acuadas e seria bem mais fácil que elas aceitassem que toda a existência foi criada por um Deus, e que esse Deus queria que os padres/ pessoas da Igreja fossem ricas/poderosos e vivessem na mordomia.
Vou comentar nos proximos posts sobre o que, EU ACHO, que são as energias, como elas podem influenciar nosso corpo e como pode nos deixar mais produtivos pois esse aqui já esta grande e já estou cansado de escrever e revisar parágrafos
Qualquer coisa comentem que trocamos idéias