Autor Tópico: Ectoplasmia - Energias - Fenômenos Físicos  (Lida 5723 vezes)

Offline silva15

• Nível 00
  • *
Ectoplasmia - Energias - Fenômenos Físicos
« Online: 27 de Junho de 2013, 07:55:34 »
Olá Pessoal,

Antes de mais nada, quero dizer que estou aberto a opinião e debate dos membros, que alías, gostaria muito que vocês opinassem sobre o assunto, mesmo que seja para discordar de tudo rsrs, visto que, o mesmo ainda me parece bastante "nebuloso". Sobre a minha fé, acredito sim que existam seres de luz/ espirituais que estao nos observando e ajudando, mas, ao contrario de muitos fieis, acredito que esses seres só possam te ajudar em 5-10% de suas desições na vida, que 90 - 95% da força bruta da evolução quem faz é você, ou seja, acho um absurdo comentarios como coloquei na mao de deus, só é deus é quem sabe, deus é quem decide minha vida, e blá-blá-blá.

O que vou falar agora não tem muito haver com crenças religiosas, mas sim com efeitos físicos de certos fenômenos que, alguns pesquisadores chamam de ectoplasmia / exteriorização de energias densas.

Segue o link para uma excelente entrevista, trabalho sério mesmo, sem fanatismo ou crendices, que recomendo para quem quer saber ou se aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

Link para um trecho da entrevista (visao geral sobre o que é ectoplasma)
<a href="http://www.youtube.com/v/etxw7Qs1S80" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/etxw7Qs1S80</a>

Link para a entrevista completa
<a href="http://www.youtube.com/v/kwC2NJFFjRc" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/kwC2NJFFjRc</a>

Então, se alguém teve a oportunidade de ver a entrevista ou ja sabe um pouco sobre o assunto, sabe que existem médiuns ectoplastas, que são aqueles que possuem enorme poder de exteriorização de energias densas, e que conseguem, por meio das energias, realizarem fenômenos físicos, como os das materializações. Normalmente ectoplastas, pessoas normais que nao estimularam esse aumento de ectoplasmia, mas que naturalmente ja tem esse aspecto desenvolvido (tlz por carregar isso de vidas anteriores) são consideradas pessoas que tem aquela "força" interior, e com isso são consideradas pessoas que possuem uma grande capacidade de produzir/ serem eficientes em seus trabalhos ou na vida.

Um exemplo de caso de uma jovem que nasceu com isso naturalmente, mas que nunca conseguiu controlar essas situações/fenômenos físicos.
<a href="http://www.youtube.com/v/R1d_L7je6ow" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/R1d_L7je6ow</a>

(Reparem que no video existem pessoas idosas relatando, o caso foi noticiado pela imprensa, entao acho que não teria porque assumir que isso seja mentira ou armação).

Outro caso famoso, o de Zé Arigó, que curava as pessoas com essa energia com apenas objetos banais, sem anestesia nenhuma, e as pessoas saiam curadas e sem qualquer tipo de infecção.
Aqui, link para o programa linha direta, da globo, que conta a história dele
<a href="http://www.youtube.com/v/jn8UP7TRDu0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/jn8UP7TRDu0</a>

Novamente, existe milhares de casos de curas do Zé Arigó, ele até curou a filha do JK, que era presidente do Brasil na época (caso que é contato no video que indiquei acima, mostrando o Jk levando sua filha p/ ser atendida por Zé Arigo). Logo, pelo menos para mim, não faz sentido isso ser mentira ou armação. Tanto é que ele nunca cobrava por suas consultas/atendimentos.

Para debatermos, assumindo a existência dessa energia, até que ponto pode se "aumentar" essa quantidade de exteriorização de energias? Existe um limite? Ou seja, até que ponto o corpo suporta? Porque li casos de ectoplastas que, após materializações, tinha bastante problemas fisicos. O meu objetivo com isso nao é materializar espiritos ou algo parecido rsrs mas sim tentar entender ate que ponto uma pessoa poderia, por meio de tecnicas, aumentar sua capacidade de exteriorizar energias densas e com isso se tornar mais produtiva/eficiente no trabalho e na vida.

Postem para trocarmos ideias!

Abraços
« Última modificação: 27 de Junho de 2013, 11:21:24 por silva15 »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Ectoplasmia - Energias - Fenômenos Físicos
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2013, 09:11:54 »
Olá Pessoal,

Seja bem vindo silva51.

Se for possível (e do seu desejo) passe no tópico de apresentações.

Antes de mais nada, quero dizer que estou aberto a opinião e debate dos membros, que alías, gostaria muito que vocês opinassem sobre o assunto, mesmo que seja para discordar de tudo rsrs, visto que, o mesmo ainda me parece bastante "nebuloso".

Eu não represento os foristas, mas afirmo com elevado grau de segurança que todos os foristas céticos não acham que este tema seja "nebuloso" e sim que ele é anticientífico.

Sobre a minha fé, acredito sim que existam seres de luz/ espirituais que estao nos observando e ajudando, mas, ao contrario de muitos fieis, acredito que esses seres só possam te ajudar em 5-10% de suas desições na vida, que 90 - 95% da força bruta da evolução quem faz é você, ou seja, acho um absurdo comentarios como coloquei na mao de deus, só é deus é quem sabe, deus é quem decide minha vida, e blá-blá-blá.

Muitas pessoas acreditam em muitas coisas. Mas em um fórum cético e materialista, nós temos que apresentar não as nossas crenças e sim as evidências científicas que nos levam a "crer" em algo.

O que vou falar agora não tem muito haver com crenças religiosas, mas sim com efeitos físicos de certos fenômenos que, alguns pesquisadores chamam de ectoplasmia / exteriorização de energias densas.

Quais são estes "pesquisadores"? Em quais instituições eles trabalham? Quais foram os trabalhos 'revisados por pares' que eles publicaram? Em quais revistas ou periódicos foram publicados?

Um glossário ajudaria: O que são ectoplasmia e 'energias densas'? Estes termos são usados no meio espírita, não é mesmo?

Segue o link para uma excelente entrevista, trabalho sério mesmo, sem fanatismo ou crendices, que recomendo para quem quer saber ou se aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

Link para apenas 5 min (visao geral sobre o assunto)

Link para a entrevista completa

Eu recomendo que você troque as suas fontes porque vídeos no YouTuve não são evidências consistentes para este tipo de assunto.

Então, se alguém teve a oportunidade de ver a entrevista ou ja sabe um pouco sobre o assunto, sabe que existem médiuns ectoplastas, que são aqueles que possuem enorme poder de exteriorização de energias densas, e que conseguem, por meio das energias, realizarem fenômenos físicos, como os das materializações. Normalmente ectoplastas, pessoas normais que nao estimularam esse aumento de ectoplasmia, mas que naturalmente ja tem esse aspecto desenvolvido (tlz por carregar isso de vidas anteriores) são consideradas pessoas que tem aquela "força" interior, e com isso são consideradas pessoas que possuem uma grande capacidade de produzir/ serem eficientes em seus trabalhos ou na vida.

Seria interessante você apresentar as evidências científicas e as fontes que corroborem as suas afirmações da existência de "vidas passadas", "espíritos", "energias densas", "ectoplasma" e "médiuns".

Um exemplo de caso de uma jovem que nasceu com isso naturalmente, mas que nunca conseguiu controlar essas situações/fenômenos físicos.

(Reparem que no video existem pessoas idosas relatando, o caso foi noticiado pela imprensa, entao acho que não teria porque assumir que isso seja mentira ou armação).

Insisto que vídeos no YouTube não são evidências consistentes. Além disto, o fato de um suposto "fenômeno" ter sido relatado por pessoas idosas e pela imprensa não o torna real e muito menos que ele seja algo relacionado ao que você apresenta.

Outro caso famoso, o de Zé Arigó, que curava as pessoas com essa energia com apenas objetos banais, sem anestesia nenhuma, e as pessoas saiam curadas e sem qualquer tipo de infecção.
Aqui, link para o programa linha direta, da globo, que conta a história dele

Novamente, existe milhares de casos de curas do Zé Arigó, ele até curou a filha do JK, que era presidente do Brasil na época (caso que é contato no video que indiquei acima, mostrando o Jk levando sua filha p/ ser atendida por Zé Arigo). Logo, pelo menos para mim, não faz sentido isso ser mentira ou armação. Tanto é que ele nunca cobrava por suas consultas/atendimentos.

Há varias falácias no seu texto supra incluindo, novamente, a do argumentum ad antiquitatem, ou seja, apelo à sabedoria e tradição de idosos. Sob o ponto de vista científico, os relatos sem um acompanhamento científico são meras evidências anedóticas.

Para debatermos, assumindo a existência dessa energia, até que ponto pode se "aumentar" essa quantidade de exteriorização de energias? Existe um limite? Ou seja, até que ponto o corpo suporta?

Porque li casos de ectoplastas que, após materializações, tinha bastante problemas fisicos. O meu objetivo com isso nao é materializar espiritos ou algo parecido rsrs mas sim tentar entender ate que ponto uma pessoa poderia, por meio de tecnicas, aumentar sua capacidade de exteriorizar energias densas e com isso se tornar mais produtiva/eficiente no trabalho e na vida.

Você quer um debate estabelecendo como premissa a existência de algo que não é reconhecida no meio cético-científico e muito menos é demonstrada?

Sugiro que você mude o enfoque. Demonstre a existência do fenêomeno e aí sim será possível discutir nuances e características dele.

Postem para trocarmos ideias!

Foi feito conforme vossa vontade.

Abraços

Igualmente.

Foto USGS

Offline silva15

• Nível 00
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2013, 10:59:30 »
Olá Geotecton,

Obrigado pela resposta firme e objetiva.

Fiquei pensando aqui, qual o nivel de incredulidade da maioria dos participantes do forum (pois não sei de todos que do forum não acreditam em nada ou se acreditam em alguma coisa). Porque assim, eu descobri o forum justamente pesquisando pela ectoplasmia no google (cai no tópico do Adriano). Logo, acredito que alguns dos membros acreditem na existência dos fenômenos por ter experimentado, visto ou conhecer alguém que ja teve, ou seja, não vou ser eu que vou convencê-los da existência dos mesmos.

Realmente Geotecton eu acho que não serei capaz de provar a existência de tais fenômenos. Muitos pesquisadores no passado tentaram fazê-lo mas, dada a falta de metodologia das pesquisas ciéntíficas, de muitos “golpistas” (porque eu tenho consciência de que esse assunto gera margem para se fazer vários golpes mesmo), não se conseguiram conseguir muitos resultados.

De fato, parece que ao falar sobre ectoplasmia vem o assunto do espiritismo, mas eu quero tentar dissasociar do espiritismo, pois realmente meu objetivo aqui é seria buscar mais informações desse fenômeno para aplicar na vida do dia-a-dia.

O meu objetivo com esse tópico é tentar encontrar algumas pessoas que conseguem sentir essas energias (assim como eu) ou que já viram algumas experiências ou conhece alguém que vivenciu para justamente trocarmos idéias sobre o assunto.  E estou postando aqui devido justamente a dificuldade de encontrar fóruns na internet que poderiam ter uma ou outra pessoa para comentar sobre o assunto (como ja disse, encontrei o fórum pesquisando o assunto na internet e encontrei essa página,  ../forum/topic=21350.325.html  logo, pensei que poderia ter mais algumas pessoas que poderiam, por ter tido algumas experiências próprias, comentar sobre o assunto.

Novamente, não tenho o objetivo de convencer ninguém da existência desses fenômenos (nem se eu quisesse eu conseguiria pois realmente não existe – ou pelo menos eu desconheço, trabalhos científicos sobre o assunto). Então, se alguém já tiver pesquisado – tiver alguma familiaridade com o assunto por qualquer que seja a razão, poderia postar sua opinião.

Obrigado pela atenção.

Offline silva15

• Nível 00
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2013, 11:00:45 »
Abaixo está o topico no qual eu me referi do Adriano, que fala da ectoplasmia e que foi pelo qual eu descobri o fórum.

De qualquer maneira, não respondeu novamente. Se o Giga então poder nos dar uma luz sobre o que seria parapsiquismo....
Eu?  :stunned: Talvez alguma coisa de paraquedismo. Serve?
Eu que te citei, por você ter experiência de debate no tema, muito mais aprofundados que muitos daqui. Por isso alguns (muitos) tomam partido das suas críticas e se posicionam a seu favor, defendendo o seu lado. Já eu, que forista eu ganho de simpatia? O Lusitano...

Lusa, não é que eu desconsidere a sua participação, mas eu também já fui muito crítico com relação a sua forma de participação. E você acaba me prejudicando, pois ao invés de você me apoiar no uso de argumentos bem embasados, você vem com besteirol e me complica mais ainda. Não estou defendendo a conscienciologia da internet, esta está ai para quem quiser procurar através do google, basta pesquisar. Isso é bobagem. Mas eu tenho os mais importantes tratados da área, e já estou retomando faz algum tempo este estudo. E consta a minha participação em eventos institucionais, como no IIPC São Paulo, que vai ter agora, 19 e 20, a técnica de ectoplasmia assistencial, e também vou fazer. Participei pessoalmente da Tertulia, e acabei tendo sorte de poder tirar uma foto com o Waldo, pela estima que tenho com ele como escritor. Sem contar a minha experiência já antiga, como é constatado através deste tópico, várias idas e vindas.

Mas agora espero que todos tenham se acalmados,  assim como estou calmo agora, e possamos ter um debate informativo para os interessados.

Na verdade ainda continuo curioso com essa estória de ectoplasma.
Sobre a técnica que te falei, do pesquisador fazer na própria residência, tem o livro tem pdf disponível para donwload. O link é: http://www.editares.org/images/stories/pdf/manual_tenepes_3_ebook.pdf

Tanto que fui até buscar nas tertúlias alguma informação, daí, no caminho tropecei neste videozinho     que diz que as lâmpadas queimam quando ligamos o interruptor por causa do nosso ectoplasma.  :biglol:
É por esta análise através dos métodos da física clássica que não tem como abordar estes fenômenos. Eu estou sinceramente motivado com a emergência do enfoque quântico que surgiu neste debate. Estou retomando, priorizando, o estudo de Goswami. Ele defende o idealismo monista, através da revolução de paradigma. Ele alega estar mudando para o entendimento quântico da nossa existência. Esse é o seu ativismo.

Esse pessoal da conscienciologia vive se repetindo com o juizo crítico suspenso.
Espero que essa fase tenha já passado e que possamos manter a harmonia neste tópico. Eu faço parte do pessoal da conscienciologia. E peço desculpas se te ofendi de alguma forma.

Esse ectoplasma, aposto que nunca ninguém viu lá mas todo mundo jura que existe e é claro que sempre fica a desculpa esfarrapada, do tipo que os espíritas oferecem, de que se trata de uma substancia tão tênue que se desmancha no ar, não pode ser detectada e só pode ser emanada no escuro.
Os espíritas são um caso a parte, ficaram para trás falando apenas de Jesus e Kardec. Mas na conscienciologia estão construindo um laboratório equipado com tecnologia atual para registro dos eventos cerebrais. O foco é a pesquisa da paracirurgia, cordenado com um médico da conscienciologia, que muito me surpreendeu com esta proposta de instrumentalização laboratorial.

E vejam, tem que ser considerado, que estou trazendo informações sobre a atuação da conscienciologia, que para a maioria daqui eram ignoradas.

Quando o ectoplasma resolve aparecer publicamente iluminado é sempre um escândalo: http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/3417/chico-xavier-e-a-fraude-de-otlia-diogo-a-irm-josefa

O senhor de óculos é o Waldo Vieira, criador da conscienciologia.
Este é um caso muito polêmico, como entendo, do ponto de vista da construção dos fatos. A crítica mais comum é a alegação de charlatanismo, que incide no aspecto jurídico, senão, ao menos no ético e moral dos fenômenos que podem ser chamados de anômalos.

O mesmo ocorre comigo, no caso de eu ser considerado um forista desonesto com as minha alegações.

Entendo que o meu debate aqui, não depende tanto da moderação, como já disse antes, mas sim da atitude vocês foristas, em respeitar a minha cognição diferente. E se não há esse respeito, como espero que possa haver, então está será a minha resposta quanto a questão moral sobre a minha condição de forista pelos próprios foristas  :|

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2013, 20:39:58 »
Acho que você não vai encontrar muitos que acreditam ter passado ou passar constantemente por fenômenos sobrenaturais num fórum cético.

Offline silva15

• Nível 00
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2013, 21:16:54 »
 :(
Acho que você não vai encontrar muitos que acreditam ter passado ou passar constantemente por fenômenos sobrenaturais num fórum cético.

Eu, sou uma pessoa que acredita nas coisas pelas experiências que eu julgo ser reais, ou seja, para alguns talvez não sejam, como viagens atrais ou contato com energias.  Jamais irei tentar convencer outra pessoa por argumentos baseados somente na fé. Porque realmente eu acho extremamente irritante aqueles que tentam te convencer de sua crença porque ele acredita que, por exemplo, Deus existe, que Jesus existiu.... E quanto alguém diz prova para mim, e essa pessoa fala: Não tenho como, É preciso fé. Realmente as vezes da vontade de jogar um tijolo na cabeça da pessoa hehe.Ate porque, atos realizados por meio da fé, dão muita margem para se inventar qualquer coisa, visto que não se pode provar nada.

Agora eu queria saber ate que ponto vai o ceticismo do pessoal do forum, alguém, acredita, por exemplo, que a acunputura seja útil para tratar doenças/mal estares? Acreditam que o corpo, além de ossos e músculos, possua energias (alguns chamam de bioenergias) ? Porque uma vez que estabelecemos ate que ponto a pessoa acredita ou não em algo ai é possivel analisar se é possivel ou não trocar ideias sobre alguns assuntos que estejam quase na interseção entre ser cético ou ter fé.

Me parece que esse assunto das energias do corpo, sem falar se deus existe ou não, se espiritos existem ou não, se viagem astral existe ou é tudo da sua cabeça, se existem vidas passadas, céu,inferno ou não existe nada após a vida...., está nessa interseção de entre os conjuntos de quem acreditam (tem fé) e de quem não acredita em nada (não tem fe, ateu) e por isso acho que seria possivel debater sobre isso.

Offline silva15

• Nível 00
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2013, 21:19:32 »
OBS: Descobri o fórum a poucos dias e eu simplesmente estou adorando. Tem muita gente que posta com extrema racionalidade para falar sobre vários assuntos que realmente mostra que a pessoa parou para pensar sobre aquilo. Ou seja, um conhecimento que foi construído por meio de vários pensamentos racionais. E eu particularmente gosto de ver os 2 lados da questão para tirar minhas conclusões.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2013, 21:37:11 »
:(

Eu, sou uma pessoa que acredita nas coisas pelas experiências que eu julgo ser reais, ou seja, para alguns talvez não sejam, como viagens atrais ou contato com energias.  Jamais irei tentar convencer outra pessoa por argumentos baseados somente na fé. Porque realmente eu acho extremamente irritante aqueles que tentam te convencer de sua crença porque ele acredita que, por exemplo, Deus existe, que Jesus existiu.... E quanto alguém diz prova para mim, e essa pessoa fala: Não tenho como, É preciso fé. Realmente as vezes da vontade de jogar um tijolo na cabeça da pessoa hehe.Ate porque, atos realizados por meio da fé, dão muita margem para se inventar qualquer coisa, visto que não se pode provar nada.

Agora eu queria saber ate que ponto vai o ceticismo do pessoal do forum, alguém, acredita, por exemplo, que a acunputura seja útil para tratar doenças/mal estares? Acreditam que o corpo, além de ossos e músculos, possua energias (alguns chamam de bioenergias) ? Porque uma vez que estabelecemos ate que ponto a pessoa acredita ou não em algo ai é possivel analisar se é possivel ou não trocar ideias sobre alguns assuntos que estejam quase na interseção entre ser cético ou ter fé.

Me parece que esse assunto das energias do corpo, sem falar se deus existe ou não, se espiritos existem ou não, se viagem astral existe ou é tudo da sua cabeça, se existem vidas passadas, céu,inferno ou não existe nada após a vida...., está nessa interseção de entre os conjuntos de quem acreditam (tem fé) e de quem não acredita em nada (não tem fe, ateu) e por isso acho que seria possivel debater sobre isso.

Em relação especifcamente à acupuntura , as poucas indicações para as quais existem dados científicos satisfatórios são as patologias osteoarticulares e os mesmos resultados não apoiam a hipótese de "energia vital" , "Ch'i" , "meridianos".
Outras patologias , como hipertensão arterial e diabetes mellitus , não têm qualquer evidência científica de que a acupuntura seja superior ao placebo.
Sobre o assunto dê uma olhada neste tópico ../forum/topic=14889.0.html#msg624687
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2013, 21:48:19 »
Silva você  disse que como alguns mediuns pode sentir certos fenômenos.  A primeira coisa que você precisa saber é que sentir algo, ver algo, ouvir algo ou mesmo os todos eles juntos não  diz nada sobre a veracidade dos fatos. Quando eu era espírita também sentia e via coisas,  mas na verdade a crença condiciona seu raciocínio. 

Quem acredita em aliens será abduzido,  quem acredita em espíritos será obsediado ou ajudado,  quem acredita em cristais...

No final,  é apenas a crença enganando seu cérebro
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Junho de 2013, 23:36:48 »
Eu acho curioso como o conceito de "energia" é apropriado por "ciências alternativas". É um conceito interessante para se apropriar mesmo - quase ninguém entende, é vago, mas é onipresente, de forma que dá um ar de veracidade.

Silva, o que você diria que é energia?
« Última modificação: 27 de Junho de 2013, 23:44:17 por Martuchelli »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2013, 23:46:10 »
Se a aura é colorida, por que o ectoplasma sempre aparece na cor branca? Será que é porque a maioria das fotos disponíveis do ectoplasma é da época em que não existia camera colorida? Ou porque era mais conveniente que tivesse mesmo a cor do algodão? De qualquer modo, espíritos materializados nunca aparecem em cores, talvez porque a ciência espírita "do outro lado" ainda não tenha desenvolvido esse tipo de tecnologia. Numa época em que dispomos de telas "retina display", materializações monocromáticas são bem antiquadas, e apesar de serem tridimensionais, ficam atrás das modernas impressoras 3D já disponíveis no mercado.

Portanto, do ponto de vista da utilidade, o ectoplasma é uma bobagem mesmo, até para materializar espíritos. Afinal, de que vale um espírito materializado que pode ser confundido com um lençol? Um médium que exterioriza algo que parece com algodão? O ectoplasma só apareceu para complicar e colocar ainda mais dúvida na realidade dos espíritos. É por isso que ninguém leva o ectoplasma a sério.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Junho de 2013, 23:53:09 »
Energia é aquilo que tem nos energéticos, usados para dar um gás antes da balada, mas toda energia no fundo é quântica mesmo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2013, 00:10:03 »
Energia é aquilo que tem nos energéticos, usados para dar um gás antes da balada, mas toda energia no fundo é quântica mesmo.

Na prática é usado assim né, como sinônimo de vigor ou o que dá vigor. Mas o que dá vigor são coisas materiais - e energia é pensado como uma coisa "não material" (mas que se comporte como um!).

Parte dos cientistas também é culpada desse crime do uso indevido da palavra 'energia'. Já vi gente falando que um fóton é um 'pacotinho de energia'. Ou é uma palavra utilizada para não explicar. Como explicar um trovão dizendo que é a conversão de energia elétrica em sonora.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Junho de 2013, 00:11:50 »
Silva15, divirta-se com este blog. Ele tem tudo o que você precisa para mudar a mente fechada desses céticos bitolados. Use e abuse.

http://felixcircle.blogspot.com.br/2011/06/different-dissolving-states-of.html

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2013, 00:17:27 »

Na prática é usado assim né, como sinônimo de vigor ou o que dá vigor. Mas o que dá vigor são coisas materiais - e energia é pensado como uma coisa "não material" (mas que se comporte como um!).

Parte dos cientistas também é culpada desse crime do uso indevido da palavra 'energia'. Já vi gente falando que um fóton é um 'pacotinho de energia'. Ou é uma palavra utilizada para não explicar. Como explicar um trovão dizendo que é a conversão de energia elétrica em sonora.

A energia verdadeira é aquela que brota do amor.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Junho de 2013, 00:33:03 »

O amor viola a lei da conservação da energia.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #16 Online: 28 de Junho de 2013, 04:30:34 »
Olá Pessoal,

Antes de mais nada, quero dizer que estou aberto a opinião e debate dos membros, que alías, gostaria muito que vocês opinassem sobre o assunto, mesmo que seja para discordar de tudo rsrs, visto que, o mesmo ainda me parece bastante "nebuloso". Sobre a minha fé, acredito sim que existam seres de luz/ espirituais que estao nos observando e ajudando, mas, ao contrario de muitos fieis, acredito que esses seres só possam te ajudar em 5-10% de suas desições na vida, que 90 - 95% da força bruta da evolução quem faz é você, ou seja, acho um absurdo comentarios como coloquei na mao de deus, só é deus é quem sabe, deus é quem decide minha vida, e blá-blá-blá.

Ola, (nao li o resto do topico)

Resumindo, isso eh so wishfull thinking. Vc esta quase virando um ateu, continue estudando e enjoy the life :D.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline silva15

• Nível 00
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Junho de 2013, 09:26:45 »
Olá pessoal,

Estou muito satisfeito com a repercussão do tópico e era justamente isso que eu queria, um debate saudável, sem aquela alieanação sem noção, para chegarmos a algumas conclusões racionalmente.

Em relação especifcamente à acupuntura , as poucas indicações para as quais existem dados científicos satisfatórios são as patologias osteoarticulares e os mesmos resultados não apoiam a hipótese de "energia vital" , "Ch'i" , "meridianos".
Outras patologias , como hipertensão arterial e diabetes mellitus , não têm qualquer evidência científica de que a acupuntura seja superior ao placebo.
Sobre o assunto dê uma olhada neste tópico ../forum/topic=14889.0.html#msg624687

Obrigado pelo link Luiz, olhei no tópico como um todo e me chamou bastante atenção esse post
../forum/topic=14889.0.html#msg586010
e deopis este outro post
../forum/topic=14889.0.html#msg623871
o qual tem um link de um cara comentando a matéria de forma crítica (e cita vários links). Depois vou dar uma lida com calma e posto minhas conclusões

Silva você  disse que como alguns mediuns pode sentir certos fenômenos.  A primeira coisa que você precisa saber é que sentir algo, ver algo, ouvir algo ou mesmo os todos eles juntos não  diz nada sobre a veracidade dos fatos. Quando eu era espírita também sentia e via coisas,  mas na verdade a crença condiciona seu raciocínio. 

Quem acredita em aliens será abduzido,  quem acredita em espíritos será obsediado ou ajudado,  quem acredita em cristais...

No final,  é apenas a crença enganando seu cérebro

Quando eu digo sinto fenômenos físicos, não são nem de perto com os que eu postei no 1º post do tópico, por isso ACHO que não tem haver com crendice. O que eu sinto são as energias passando pelo corpo (por estar fazendo essa técnica de energias ja algum tempo). Não consigo mover objetos ou curar alguém (APESAR DE EU ACREDITAR SER POSSIVEL ISSO, TUDO FEITO COM AS ENERGIAS, NADA DE SOBRENATURAL).

E desde essa época, eu nunca mais gripei, tive resfriados, algo parecido (ja tem uns 3-4 anos). É por esse caminho que quero levar o debate, se essas energias existem ou não e como elas podem ser usadas para, por exemplo, se ter uma boa saúde.

Veja bem, eu nunca vi espíritos, nunca falei com espíritos, não acho que vou ser abduzido, ou seja, nesse aspecto, acho que sou tao cético quanto vocês do fórum. E é por isso que estou dizendo que esse assunto das energias físicas, ao meu ver, é possível sim ser  tratado com racionalidade.

Eu acho curioso como o conceito de "energia" é apropriado por "ciências alternativas". É um conceito interessante para se apropriar mesmo - quase ninguém entende, é vago, mas é onipresente, de forma que dá um ar de veracidade.

Silva, o que você diria que é energia?

O amor viola a lei da conservação da energia.

Fiz o quote de todos esses posts pois estão relacionados, sobre o que é energia e como saber isso pode ser útil para nós no dia-a-dia (ja pensei muito mesmo sobre isso), mas antes, quero mostrar o porque eu acho que para acreditar na existência das energias físicas você nao precisa acreditar em Deus ou Jesus. Na verdade, eu acho ate que quem acredita nas energias tem MUITO MAIS MOTIVOS  para não acreditar em Deus, Jesus...

Ontem antes de dormir, eu estava pensando sobre esse tema: Como vou mostrar pro pessoal do fórum que essa questão de energias não tem tanto haver com religião/fé mas sim com aspectos físicos / produtividade no dia-a-dia?

Foi então que me lembrei de um episódio que tive ano passado com uma tia minha, extremamente católica e alienada, onde p/ ela Deus é tudo, Jesus é o salvador, que ela não tem poder sobre nada e nem de decidir nada ... não precisa dizer que não faço a menor questão que ela vem na minha casa não é?!

Então, nesse dia,  mais uma vez na roda de conversa com ela e outros parentes, estava acontecendo aquela rotineira enorme rasgação de seda para Deus e Jesus e, como eles eram tão importantes, blá-blá-blá. Eu, nesse dia, esta disposto a perder um tempo e querendo um conflito/ver o circo pegar fogo  :twisted:, e foi que resolvi, em vez de ficar calado, soltar na conversa o que eu realmente acredito, que é a ideia de que o poder não está na mão de Deus, mas sim na mão do homem, que cada um tem que acreditar em si mesmo pois as pessoas não sabem o poder que tem... e até citei que eu até acredito que possam existir alguns seres espirituais que te ajudam em alguns momentos/direcionamentos, mas isso é algo como 5% ou menos na equação da vida. foi algo + - assim. Ou seja, não falei falando que DEUS NÃO EXISTE, mas esse meu comentário foi o suficiente para despertar a iria interior Divina Celestial :histeria:

Eu lembro desse episódio e dou risada demais, incrível. Ela começa a justificar: MAS QUE ABSURDO é ESSEEEEEEEE!!! Você está falando isso porque vc não conhece Jesus, porque se você conhecesse você ia ver, ele e bom demais!!! E falava isso como emoção mesmo, como se fosse a 1ª Maravilha do Mundo, e continua: Ele te acalma, te deixa tranquilo, te ajuda a fazer as coisas. Eu poderia ter concordado e finalizado o assunto aqui, e fazer ela parar de tentar me convencer, mas não, nesse dia eu não iria me omitir á essas conversinhas sem noção, então, continuei a colocar lenha na fogueira  :twisted: :twisted: Mas tia, veja bem, se a pessoa busca o auto-conhecimento, ela mesma consegue controlar as próprias emoções. Logo, não é Deus quem dá esse auto-controle, mas sim é tudo por causa do auto-esforço de cada um. E é esse auto-esforço que fará com que você evolua na vida. Me parece muito muito fácil e cômodo falar que você é assim ou porque você não consegue nada na vida só por que Deus quer ou não quer e isso me parece coisa de pessoas sem motivação ou sem qualquer energia, pessoa acomodadas na vida.

VIIIIXXXIIIIIIIII...... NESSE MOMENTO, ELA SE ALTEROU MESMO : Mas meu filho! você não sabe nada!!! Deus sabe tudo, você não é nada perante a Deus!!! Você tem que ouvir a palavra de Deus porque é ele que sabe o que é bom para você. Quando ela levou o assunto p/ esse caminho, para a ignorância mesmo, comecei a me sentir raiva/ofendido, pois quando ela fala isso, ela esta me dizendo que eu sou igual a qualquer alienado religioso, que não sabe se quer formular uma premissa racional, ou seja, ela esta dizendo que eu sou parecido com ela!!! Eu não poderia aceitar isso! Logo eu, que tenho um esforço danado para pesquisar/ ler sobre varias doutrinas buscando entender melhor as coisas, muitas vezes vou dormir de madrugada, tendo que trabalhar de manha, lendo livros, artigos, e ela me faz um comentário desses? Da vontade de sair p/ a ignorância também viu.

Nesse momento, tive que ter um INCRÍVEL força mental para dar uma repirada bem profunda para não ser agressivo/ignorante, não digo nem fisicamente, mas ser ignorante nas palavras mesmo, dizer coisas como É um absurdo o que você esta falando, Uma pessoa totalmente alienada, estúpida, nunca estou nada na vida e ainda querendo me impor algo? Quém é você para fazer isso? E nesse caminho não iria sair nada produtivo. E após essa respirada, resolvi falar: Ta bom então tia, a senhora tem razão, e sai para o outro lado, querendo sair um pouco daquele circulo de total alienação. E, esse stress todo foi útil? Eu acho que sim, pois eu poderia concluir que não tem argumentação contra a fé. As vezes eu realmente tenho medo da fé, pois o que ela pode fazer realmente é assustador. :olheira: Povos inteiros podem matar outros povos em nome de uma ideia totalmente vaga :olheira:

Conclusão: O que quis mostrar com esse episódio é que o assunto energias, da onde surge a energia, o que é, não é abordado pelos católicos/evangélicos, porque nao tem como se fazer isso. A alienação é demais. Só o fato de você começar a dizer que são suas próprias energias, e não as de Deus, o assunto ja começa a ir para a ignorância. Então, me parece, que para os religiosos Deus é energia e energia é Deus. Com isso, acredito que posso dizer que energias é diferente de crenças/religião (abaixo vou explicar o porque acho que não é nem um pouco interessante p/ as religiões falarem sobre isso.) E, ao conversar com um desses religiosos, faça a experiência de insistir nesse assunto das energias do corpo humano, do homem,, as primeiras reações que aparecem são: ENERGIAS DO CORPO?! DO HOMEM? MAS QUEM TEM ENERGIA É DEUS, JESUS! ENERGIA DO HOMEM É SO SE FOR MACUMBA?! EU HEIMM?!!! SAI PRA LÁ!!! ISSO E COISA DE MACUMBA, E COISA DO CAPETA!  EU ESTOU COM SENHOR JESUS! É ELE QUEM ME DÁ AS ENERGIAS QUE EU PRECISO, EU DEIXO NA MÃO DE DEUS PORQUE DEUS ME PROTEGE! Ou seja, tentar falar com religiosos sobre energias é dar murro em ponta de faca.

E, por ser tratado por muitas pseudociências, que falam de vários assuntos gerais e totalmente sem lógica, muitas vezes, pessoas céticas e racionais, ao verem esse conceito das energias associado á outros conceitos totalmente sem noção/sem lógica, acabam assumindo, por tabela, que o conceito das energias também é sem noção. E é ai que eu acho que está o ponto que nós podemos debater, pois eu realmente acho que as energias são uma coisa e fé/crenças são outras totalmente diferentes, pois ao se movimentar energias, me parece que realmente você pode ter benefícios de saúde com isso, diferentemente de ter fé/crenças, que só te deixa alienado.

Agora, uma opinião pessoal mesmo, Porque a Igreja Católica nunca comentou/ não comenta nada sobre energias? Sinceramente, me parece que seria um tiro no pé e isso começou a muito tempo atrás. Se você começa a analisar que o objetivo da Igreja Católica, que teve seu auge na época da Inquisição na Baixa Idade Média, era manipular as pessoas, utiliznado para esse fim o artificio da fé, ou seja, façam isso porque Deus é quem disse, e se você não obedecer a Deus, você é um herege e logo merece ser morto na fogueira. Então, se você decide divulgar vários conhecimentos para as pessoas dizendo que a força esta em você, que você pode evoluir bastante acreditando em si mesmo, eu pergunto a voces: PORQUE, MAS PORQUE ELAS IRIAM ACREDITAR EM DEUS, NUM SER INVISÍVEL, INCOLOR, INODOR E QUE NÃO SE PODE TOCAR? Seria totalmente estúpido.

E, com o passar dos séculos, com ideia da fé ja bem enraizada na sociedade, não me parecia e ainda não me parece inteligente a Igreja soltar essa bomba de que cada pessoa pode controlar suas energias e com isso terem acesso a um grande poder interior, DISTORCENDO TODA A IDÉIA DE QUE A FORMA NÃO ESTA EM DEUS, MAS EM VOCÊ. Logo, NA MINHA VISÃO, é por isso que esse assunto das energias NUNCA é comentado E DIFICILMENTE O SERÁ ALGUM DIA (QUEM SABE?!)

E sinceramente, se eu fosse da alta Cúpula da Igreja Católica naquela época, se meu objetivo era ter poder e manipular o povo, eu jamais incentivaria o povo a trabalhar com energias. Mas muito pelo contrário, iria punir e taxar como bruxaria pesada, fogueira, forca qualquer pequeno sinal dessa atividade. Com isso, gerando medo, ameaças, as pessoas ficariam acuadas e seria bem mais fácil que elas aceitassem que toda a existência foi criada por um Deus, e que esse Deus queria que os padres/ pessoas da Igreja fossem ricas/poderosos e vivessem na mordomia.

Vou comentar nos proximos posts sobre o que, EU ACHO, que são as energias, como elas podem influenciar nosso corpo e como pode nos deixar mais produtivos pois esse aqui já esta grande e já estou cansado de escrever e revisar parágrafos :lol:

Qualquer coisa comentem que trocamos idéias  :)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Junho de 2013, 11:29:01 »
Até você explicar essa conversa toda de "energias" fico concordando com a sua tia.

Offline Mahul

• Nível 17
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Junho de 2013, 00:53:18 »
Eu sei que é um pouco fora do tema do tópico, mas não totalmente, porque se trata também de espiritismo. É que eu fiquei sabendo que o Divaldo Franco, numa das suas intermináveis palestras, disse que a reencarnação foi extirpada do chamado cristianismo primitivo por ordem de Teodora, mulher do imperador Justiniano. Não sei dos detalhes, mas parece que é alguma coisa a ver com uma série de assassinatos ordenados por ela. Explicando melhor, Teodora mandou matar 500 e tantas prostitutas de Constantinopla (segundo o Divaldo ela mesma tinha sido prostituta antes de se casar com Justiniano). O povo então começou a dizer que ela pagaria por cada uma daquelas mortes através de 500 e tantas reencarnações. Daí que a imperatriz resolveu pedir a Justiniano que abolisse a reencarnação num daqueles concílios da Santa Madre. :umm: Claro que eu poderia pesquisar em livros e na internet mesmo para saber se essa história (que até hoje não vi em lugar nenhum) tem algum fundamento. Mas para que perder tempo se aqui mesmo no CC tem uns gênios que conhecem melhor a história da Igreja que 99% dos crentes? ::) E então, camaradas, tem fundamento essa história ou o Divaldo anda muito mal assessorado espiritualmente? :?
Não gosto da direita porque ela é de direita e não gosto da esquerda porque ela também é de direita - Mestre Millôr

Deus seria reprovado em qualquer escola de engenharia - Paulo Francis

Só vou acreditar em socialismo no dia em que todo mundo puder morar em Ipanema - Grande Tom Jobim

Offline silva15

• Nível 00
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Junho de 2013, 14:00:34 »
Eu sei que é um pouco fora do tema do tópico, mas não totalmente, porque se trata também de espiritismo. É que eu fiquei sabendo que o Divaldo Franco, numa das suas intermináveis palestras, disse que a reencarnação foi extirpada do chamado cristianismo primitivo por ordem de Teodora, mulher do imperador Justiniano. Não sei dos detalhes, mas parece que é alguma coisa a ver com uma série de assassinatos ordenados por ela. Explicando melhor, Teodora mandou matar 500 e tantas prostitutas de Constantinopla (segundo o Divaldo ela mesma tinha sido prostituta antes de se casar com Justiniano). O povo então começou a dizer que ela pagaria por cada uma daquelas mortes através de 500 e tantas reencarnações. Daí que a imperatriz resolveu pedir a Justiniano que abolisse a reencarnação num daqueles concílios da Santa Madre. :umm: Claro que eu poderia pesquisar em livros e na internet mesmo para saber se essa história (que até hoje não vi em lugar nenhum) tem algum fundamento. Mas para que perder tempo se aqui mesmo no CC tem uns gênios que conhecem melhor a história da Igreja que 99% dos crentes? ::) E então, camaradas, tem fundamento essa história ou o Divaldo anda muito mal assessorado espiritualmente? :?

Olá,

Na verdade quando você fala que o assunto das energias esta relacionado ao espiritismo, me parece que é a mesma coisa que dizer que quem não é espíritita ou não acredita no espiritismo não poderia acreditar na existência das energias, o que, para mim, é falso.

Offline silva15

• Nível 00
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Junho de 2013, 14:05:21 »
Olá pessoal,

Hoje eu vim aqui para postar realmente a minha visão sobre as energias, mas pelo o que eu estou vendo, isso não vai ser útil para vocês, visto que eu não tenho bases científicas para afirmar a existência das mesmas, apenas algumas experiências quem nem são tão incríveis, como ver ou falar com um espirito ou algo assim.

Eu teria como utilizar de argumentos para mostrar para algumas pessoas que partem do princípio de que elas existem, pessoas que talvez até contestam a existência de deus, jesus ou espíritos. Como vocês partem do principio de que deus, jesus ou espíritos não existem mas que também as energias não existem, fica complicado para mim tentar provar a existência delas.

Dessa forma, peço desculpas a todos se causei algum transtorno criando o tópico, e gostaria de pedir, assim como o giga fez, se conhecerem alguns sites que pesquisam ou relatam a existência das energias, sites sobre taoismo, chi, prana, algo sobre isso, se puderem, eu gostaria que vocês postassem o link para mim, pois dessa forma eu teria alguns materiais de estudo, e, quem sabe no futuro, eu possa até postar algo aqui no fórum.

Abraço a todos e, mais uma vez, peço desculpas pelo incômodo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Julho de 2013, 20:01:28 »
...e gostaria de pedir, assim como o giga fez...

Desde o instante que incluí ectoplasma de ovo de galinha na minha dieta, tento dar o exemplo para abrir a mente dos pseudocéticos deste fórum. Não me deixe só nesta empreitada. Conte comigo.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 01 de Julho de 2013, 23:26:28 »
Se o pessoal usasse o recurso de pesquisa do fórum não pagariam tanto mico... Né Giga?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Julho de 2013, 23:39:39 »
É...mas como se diz em Araçatuba, faz parte.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!